Dracaena fragrans, ou Dracaena perfumada, é um arbusto alto, com vários caules e uma copa exuberante. As condições mais adequadas para seu crescimento são em climas tropicais. Com parâmetros ambientais semelhantes (temperatura confortável, alta umidade), a planta pode se desenvolver adequadamente em um vaso.
Contente
Características botânicas
Dracaena fragrans é uma representante do gênero aspargo. Esta variedade é considerada uma das mais exigentes em termos de cuidados. Cresce nas regiões ocidentais da África e atinge de 6 a 15 m. No entanto, é possível observar o crescimento de um arbusto grande apenas em condições naturais: no dia a dia, a altura da planta não ultrapassa 2 m.
A Dracaena recebeu esse nome devido ao agradável aroma exalado por suas flores brancas (na tradução do inglês, “fragrance” significa “aroma”).
As folhas da planta são longas, estreitas, brilhantes e podem ter nervuras de cores diferentes. No ambiente natural, seu comprimento costuma ser de 1 m e sua largura não passa de 10 cm. Devido ao aparecimento de um grande número de folhas com tais parâmetros, cria-se a aparência de que a copa é exuberante. Uma das características da planta é a borda ao longo da borda, cuja cor varia do amarelo ao verde claro.
As folhas cobrem o caule nos estágios iniciais de desenvolvimento. À medida que cresce, a parte inferior do tronco se abre, fazendo com que a dracena pareça uma palmeira, mas são plantas diferentes.
Na maioria dos casos, o arbusto não floresce em casa. Em condições naturais, as flores têm uma tonalidade clara e formam um pincel. O pedúnculo pode atingir 1 m de comprimento.
Variedades de Dracaena fragrans
Este grupo de plantas inclui as seguintes espécies:
- Massangeana. As folhas, que medem de 8 a 12 cm de comprimento, distinguem-se pela presença de uma faixa amarela no meio. Há muitas veias da mesma cor ao redor dela. A altura média do arbusto quando cultivado em casa é de 1,5 m. Na natureza, a planta atinge 5-6 m. É pouco exigente em cuidados, mas no verão é recomendável manter a dracaena longe da sombra densa e da luz solar direta, e no inverno - do frio e das correntes de ar.
- Vitória. O arbusto difere pouco das flores de outras espécies de Draсaena. A diferença entre elas é que as folhas da variedade Victoria são contornadas por uma faixa amarela.
- Compactar. Esta variedade é resistente a fatores externos negativos. No entanto, o vaso com a planta deve ser colocado o mais longe possível das janelas, pois a dracena se desenvolve mais rápido em luz difusa. A faixa de temperaturas suportáveis é bastante ampla: +12…+30°С.
- Tília. As folhas são de cor irregular, com listras brancas nas bordas. É uma planta ramificada que atinge 1,6 m de altura. A flor se desenvolve melhor em temperaturas de +16…+27°C. Ao contrário de outras variedades, ela pode suportar o ar seco.
- Limão e Lima. A planta se desenvolve melhor sob a influência da luz solar direta, prefere umidade moderada, por isso é necessário colocar o vaso com o arbusto em local aberto por várias horas.
- Surpresa. As folhas da planta são longas e enroladas nas pontas. Há uma borda larga verde-claro ao longo das bordas. A coroa se distingue pelo tamanho compacto e pelo arranjo de folhas em forma de roseta. A altura da flor não ultrapassa 40 cm.
Peculiaridades do atendimento domiciliar
Para que a planta floresça em casa, é necessário criar condições o mais próximas possíveis do natural. Neste caso, os fatores-chave são temperatura, umidade do ar, intensidade de iluminação e rega, frequência de adubação e quantidade de fertilizantes, poda e replantio.
Temperatura
O ponto crítico é em +12°C. Abaixo desse valor, criam-se condições nas quais o arbusto começa a morrer. No inverno, recomenda-se manter a temperatura entre +15…+17°С. No verão, o arbusto não deve ser exposto a mudanças de temperatura; também não deve ser deixado no calor. A faixa de temperatura recomendada para este período varia entre +18…+25°С. O limite superior deste parâmetro é +28°C.
Umidade do ar
A maioria das variedades de dracena cresce melhor em ambientes onde o ar contém mais umidade. Um valor de pelo menos 60% é considerado suficiente. Algumas variedades se desenvolvem em condições mais adversas (quando o ar está seco), mas com umidade adicional. Neste caso, o vaso é colocado em uma bandeja larga com argila expandida. Você pode borrifar a planta com um borrifador, mas o excesso de umidade deve ser retirado das folhas. Uma opção alternativa é limpar com um pano úmido.
Iluminação
Variedades com folhas verde-escuras podem crescer em sombra parcial. Entretanto, na maioria dos casos, é recomendável colocar o vaso com o arbusto na luz, mas não sob os raios solares. A radiação deve ser difundida. Variedades com folhas multicoloridas perderão o brilho na sombra.
Rega
Excesso de líquido no inverno prejudica a planta. Do final do outono ao início da primavera (durante o período de dormência), é recomendável regar a flor no máximo uma vez a cada 10-12 dias. Durante a estação quente, sob a influência de temperaturas mais altas, é necessário garantir a rega regular do arbusto. É umedecido 2 a 3 vezes por semana: o solo é regado moderadamente e as folhas e o caule são irrigados adicionalmente. A rega intensiva contribui para a estagnação da umidade nas raízes, o que afeta negativamente a planta.
Cobertura superior
A frequência da fertilização depende da estação. Por exemplo, da primavera ao final do outono, as plantas são alimentadas pelo menos duas vezes por mês. No inverno, basta aplicar fertilizante uma vez a cada 30 dias. Para isso, são utilizados aditivos especiais para dracenas e palmeiras.
Transferir
Não é recomendado replantar a planta anualmente: a dracena prefere constância. Entretanto, à medida que o arbusto se desenvolve (recomendação para plantas jovens), ele é replantado após 2 anos. Uma dracena adulta também precisa ser replantada, mas com menos frequência – a cada 3 anos.
Quando o arbusto atingir sua altura máxima, não deve ser replantado: basta trocar regularmente a camada superior do solo, que consiste em folhas, composto, solo de grama com adição de turfa de esfagno, areia (grossa, purificada). Você pode comprar terra pronta em lojas especializadas, adicionando areia a ela.
Para garantir uma estrutura de solo solta, são utilizados carvão ou lascas de tijolo.
Como podar uma planta
Siga estas recomendações:
- Para obter uma planta ramificada (com vários troncos), a coroa é cortada abaixo do nível das folhas em 15 cm.
- As áreas cortadas são tratadas com carvão ativado.
- Após 1 mês, novos brotos aparecem no tronco, dos quais cresce um arbusto com vários caules. Os brotos excedentes (se houver mais de 5 brotos) são removidos.
A coroa cortada é colocada primeiro num vaso sem terra - para secar. Depois adicione uma mistura de areia e turfa e cubra com filme plástico para criar um efeito estufa. A planta deve ser colocada em um ambiente aquecido e a cobertura deve ser removida diariamente por 30 minutos para ventilação.
Quando e como a Dracaena fragrans floresce
Para que as flores apareçam, é necessário proporcionar condições próximas às naturais (como em países tropicais).
As flores da dracaena aparecem durante a noite, emitindo um forte aroma à noite (elas ficam fechadas durante o dia). O caule da flor é cortado após o término do período de floração. Brotos laterais começam a crescer em seu lugar.
Reprodução de Dracaena Fragrans
Possíveis opções de reprodução:
- Estacas. A opção mais comum. Os brotos são cortados do topo da coroa. Para ajudá-las a criar raízes, um substrato é usado. O recipiente é coberto com vidro ou filme. A planta cria raízes em 1 mês.
- Camadas. As camadas são obtidas fazendo um corte ao longo do tronco até o meio. Para evitar que as bordas da abertura se fechem, você precisa inserir um fósforo no corte. Esta área é isolada com musgo e polietileno.
- Estacas de caule. O caule é cortado de modo que pelo menos 2 brotos permaneçam em cada seção. O comprimento dessas estacas pode variar: de 5 a 15 cm. Elas precisam ser enraizadas usando solo leve.
- Sementes. A planta raramente se reproduz por sementes, o que se deve à sua rara floração no dia a dia. Neste caso, é necessário polinizar artificialmente as flores com um pincel.
Doenças e pragas
Doenças comuns:
- podridão (seus vários tipos) devido ao aumento da intensidade de rega, baixas temperaturas;
- hipotermia;
- amarelecimento das folhas devido ao ar seco.
As pragas mais comuns encontradas na dracena são ácaros, pulgões, cochonilhas e cochonilhas. Elas devem ser controladas com inseticidas ou acaricidas. A escolha do produto é feita levando em consideração o tipo de inseto ou carrapato. Além disso, o nível de umidade do solo deve ser aumentado. Recomenda-se borrifar a planta com água de um borrifador, pois os parasitas não toleram alta umidade.