Dracaena Deremensis, ou Dracaena deremensis, é uma planta da família Agave. Não requer a criação de condições especiais, mas reage a temperaturas extremamente baixas ou altas. Esta planta perene é um semi-arbusto com uma copa densa; para manter suas propriedades decorativas, é importante regular a umidade do ar, fornecer iluminação suficiente e proteção contra pragas.

Dracaena derema.

Descrição da Dracaena deremense

A altura da planta é de 1,5 m. Durante todo o período de desenvolvimento, sua aparência muda significativamente. Por exemplo, no estágio inicial, a dracena parece um pequeno arbusto, o caule fica escondido atrás das folhas. Quando a planta cresce, ela se parece mais com uma palmeira: um tronco alto, de espessura considerável, com folhas concentradas no topo.

Em condições naturais, quando não são realizadas podas, a planta atinge 3 m de altura. Em um apartamento/casa particular, a coroa é formada, e é por isso que brotos laterais aparecem. Devido a isso, a flor parece mais exuberante. A principal característica da Dracaena derema é a cor das folhas: são verde-escuras, com uma borda clara (branco-amarelada) ao longo da borda.

A planta raramente produz flores se cultivada em ambientes fechados (uma vez a cada 8-10 anos). Mas na maioria dos casos, os brotos não se formam durante todo o período de crescimento.

As flores da dracaena são vermelhas por fora e brancas por dentro. Em condições naturais, após o período de brotação, surgem pequenos frutos amarelos.

Breve história da aparência

A terra natal da planta é a África e a Ásia, e a dracena é encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Acredita-se que foi trazido pela primeira vez do Congo ou das Ilhas Canárias. A flor recebeu esse nome devido a crenças populares: uma lenda sobre um dragão derrotado, cujo sangue aspergiu a terra. Foi assim que surgiu o nome do gênero da planta – Dracaena. Traduzido do latim, significa "sangue de dragão". A flor recebeu esse nome por sua capacidade de secretar resina vermelha. Apesar de pertencer ao gênero Dracaena, a Dracaena deremense não possui tais propriedades.

Variedades comuns

Existe um grande número de espécies desta planta. Mas alguns deles são mais comuns. Isso se deve às excelentes propriedades decorativas e à capacidade da planta de mantê-las mesmo em condições não confortáveis ​​para o desenvolvimento. As variedades mais difundidas são:

  • Limão Lima;
  • Listra Branca;
  • Varneski;
  • Janet Craig.

Propriedades medicinais

Graças à flor, o estado psicoemocional melhora. Dracaena ajuda a lidar com o estresse. Ao mesmo tempo, as funções de proteção do corpo são aprimoradas. Dracaena purifica o ar e remove compostos nocivos. Esta planta alivia dores de cabeça. Graças a ela, o estado geral do corpo melhora.

Tolerância à sombra

A planta não tolera exposição direta ao sol, mas também se sente desconfortável em sombra densa. Nessas condições, o brilho da cor das folhas diminui, o desenvolvimento desacelera e o risco de desenvolver doenças aumenta.

Propriedades.

O que fazer imediatamente após comprar uma flor

É necessário avaliar o estado geral da dracena. Portanto, se ela parecer saudável, sem sinais de doença (sem letargia, pigmentação, etc.), é recomendável esperar de 1 a 2 semanas. Esse período é concedido para que a flor se adapte às novas condições. A Dracaena reage imediatamente a situações estressantes (mudança para um novo local, transplante) mudando sua aparência e retardando seu desenvolvimento. Entretanto, se a flor parecer enfraquecida e apresentar sinais de murcha, ela precisará ser transplantada para um vaso novo e maior, com solo fértil.

Cultivo e cuidado em casa

Neste caso, não há necessidade de criar condições especiais; basta manter a temperatura e a umidade no nível necessário. A flor cresce bem em luz forte e solo fértil, umedecido conforme necessário. Também é importante podar regularmente, o que ajudará a moldar a coroa e controlar a altura da flor.

Iluminação e local confortável

É necessário colocar a planta em locais onde não haja correntes de ar e onde não haja incidência direta de luz solar. É melhor colocar a flor a alguns metros da janela: 1 m no lado sul, 2-3 m no lado norte. Essa distância é suficiente para evitar o aparecimento de queimaduras (manchas brancas) devido à exposição direta ao sol.

Fertilizantes e regime de irrigação

É necessário umedecer o solo quando necessário, como é o caso de muitas outras plantas perenes (por exemplo, Ficus Benjamin): quando a camada superficial do solo seca até uma espessura de 2-3 cm da superfície. No inverno, a frequência de rega diminui, mas no verão, ao contrário, aumenta. Recomenda-se umedecer o solo a cada 2-3 dias durante a estação quente. No inverno, regue a dracena uma vez por semana.

Se a casa estiver quente ou o ar ficar seco devido ao sistema de aquecimento, a planta será regada com mais frequência durante a estação fria – 2 vezes por semana.

O solo é fertilizado regularmente, mas a frequência da alimentação depende da estação do ano. Por exemplo, na primavera, a dracaena se desenvolve ativamente, e esse processo não termina até o final do outono. Durante esse período, o solo é fertilizado uma vez por semana. No inverno, não há necessidade de alimentar a planta com substâncias úteis.

Temperatura e humidade do ar

Faixa de temperatura recomendada: +18…+25°С. Ao mesmo tempo, a dracaena se desenvolve bem e não perde suas propriedades decorativas. O tempo frio faz com que a flor cresça mais lentamente. A Dracaena tolera muito bem mudanças de temperatura de até +16°C. No entanto, a exposição prolongada a um microclima mais frio (+12°C) levará à morte da flor.

O nível recomendado de umidade do ar interno é de 40-80%. No verão, como no inverno, com um sistema de aquecimento em funcionamento, o valor deste parâmetro é significativamente reduzido. Além de regar, você precisa organizar a pulverização da planta usando um borrifador. Esta medida é aplicável a plantas maiores. Pequenos semi-arbustos podem ser regados usando um chuveiro no banheiro.

Momento e tecnologia do transplante

O solo e o vaso são trocados na primavera, quando começa a fase ativa de crescimento da flor. Frequência de replantio: uma vez por ano (para plantas jovens). É melhor não perturbar uma dracena adulta desnecessariamente. Ela precisa ser replantada quando necessário (o vaso ficou muito pequeno, o solo está ficando ácido porque não há drenagem), mas não mais do que uma vez a cada 2-3 anos. Tecnologia:

  1. O solo no vaso deve ser umedecido previamente. A flor com o sistema radicular é retirada do recipiente, sendo necessário agir de forma a não danificar as raízes.
  2. O solo é removido.
  3. As raízes são colocadas no novo vaso no centro; deve haver drenagem (areia, argila expandida) e uma pequena camada de solo no fundo.
  4. Eles começam a encher o recipiente com terra. Depois é levemente compactado.

Vaso e terra

Recomenda-se usar um substrato especial para dracena. Pode ser comprado em floriculturas. É necessário usar solo decíduo ou levemente ácido (pH não superior a 6,5). No primeiro caso, adiciona-se areia, no segundo – esterco podre.

Ao escolher um vaso, leve em consideração seu formato e tamanho. O recipiente deve ser 3-4 cm maior que o diâmetro do sistema radicular (1,5-2 cm de cada lado). Deve haver furos no fundo. Para uma dracaena adulta, é recomendável comprar um vaso em formato de vidro; para plantas jovens, esse parâmetro não importa; qualquer recipiente pequeno serve.

Aparar

Se você não planeja cultivar um semi-arbusto alto, você deve podá-lo. Para fazer isso, remova parte do caule na altura do crescimento do broto.

Cuidado

Métodos de reprodução

Vários métodos são considerados: uso de sementes, estacas. O primeiro método é mais difícil de implementar, já que a planta não produz frutos em casa, mas você pode encontrar sementes em lojas especializadas. O método de estacas é usado com mais frequência. É fácil de implementar, pois ao podar, os brotos novos sempre permanecem.

Por estacas apicais

O período de desenvolvimento de novas plantas é de 2 meses. Devem ser utilizadas estacas pré-secas. Algumas horas após a poda, elas devem ser colocadas em água (utilize líquido filtrado ou decantado). Para acelerar o crescimento, são utilizados aditivos (Kornevin, Epin). Depois que as raízes aparecem, a planta é plantada no solo.

Estacas de caule

Ao podar uma dracena, uma parte significativa do tronco é removida. Pode ser usado para propagar a planta: corte em várias partes e plante no solo (vertical ou horizontalmente). A temperatura recomendada para o crescimento ativo das flores não é inferior a +24°C.

Sementes

A desvantagem desse método é a perda da cor das folhas. Antes do uso, as sementes devem ser deixadas de molho por 24 horas. Prepare vasos com no máximo 10 cm de diâmetro, coloque areia e argila expandida no fundo e terra destinada às mudas por cima. A camada de drenagem total é de 1,5 cm. Coloque 1 grão em cada recipiente. A profundidade máxima é de 1 cm. O vaso é coberto com polietileno e colocado na luz; a temperatura recomendada é de pelo menos +25°C.

Período de floração da Dracaena

Os brotos são coletados em inflorescências. Elas não estão localizadas no pedúnculo, como em algumas espécies de plantas desta família, mas nas axilas das folhas. Mesmo que todas as regras de cuidado sejam seguidas, é difícil fornecer condições que correspondam exatamente às naturais, por isso o período de floração muitas vezes não ocorre.

Problemas com o crescimento

Cuidados insuficientes podem levar à deterioração da aparência da planta ornamental. Aparecem manchas de cores diferentes, as folhas ficam deformadas. Com o tempo, o arbusto para de se desenvolver.

Perde brotos e folhas

É assim que a falta de nutrientes se manifesta. A queda de folhas e brotos ocorre devido à violação do regime de alimentação. Os fertilizantes são adicionados ao solo de forma irregular, em quantidades insuficientes ou sua composição não é adequada. Existe um fertilizante especial para dracenas e palmeiras. Deve ser usado 2 a 4 vezes por mês, no inverno – 1 a 2 vezes por semana (se a coroa estiver ficando mais fina).

As folhas estão ficando pálidas

Quando a cor das folhas ficar mais clara, basta mover o vaso com a dracena para um local iluminado. No verão, ela pode ser levada para a varanda, mas não sob luz solar direta. A luz deve ser difusa, mesmo que a planta precise urgentemente de iluminação intensa. No inverno, dispositivos de iluminação são usados ​​para essa finalidade.

As pontas das folhas estão secando

Possíveis razões:

  • exposição prolongada a baixas temperaturas;
  • falta de nutrientes.

Se você eliminar os fatores negativos, a aparência da planta irá melhorar gradualmente.

As folhas inferiores estão caindo

Esse é um processo normal, é assim que o caule fica lenhoso. Como resultado, a casca cresce e os pontos de desenvolvimento dos brotos nessa área ficam dormentes, tornando-se inativos mesmo no período de março a novembro. No entanto, se esse processo se desenvolver de forma muito intensa (as folhas inferiores caem rapidamente e em grandes quantidades), as razões podem ser diferentes:

  • excesso de umidade;
  • infecção, incluindo ataques de insetos microscópicos e carrapatos.

Doenças e pragas

Infecções e insetos que ocorrem no cultivo da dracaena:

  • oídio - se desenvolve como resultado de infecção fúngica; fungicidas são usados ​​para destruir o revestimento branco, e também é necessário limpar regularmente as folhas do pó, borrifá-las com um borrifador ou limpá-las com um pano úmido;
  • ácaro-aranha - neste caso, aparecem manchas claras nas folhas, pigmentação (manchas marrons), teias de aranha, acaricidas são usados ​​para destruir pragas, os inseticidas só ajudarão a reduzir a atividade dos parasitas e diminuir a taxa de sua reprodução, mas não destroem as pragas;
  • cochonilhas - primeiras manchas escuras aparecem, depois as folhas secam completamente; inseticidas são usados ​​para combater essas pragas;
  • tripes - vivem na parte inferior das folhas e os insetos deixam para trás manchas claras; para destruir tais indivíduos, são utilizados preparados biológicos ou inseticidas.

Antes de começar a tratar a planta com o produto escolhido, é necessário remover as folhas infectadas. A inspeção regular da dracaena permitirá que você detecte pragas a tempo no futuro.

Na maioria das vezes, carrapatos e insetos se escondem na parte inferior da folha, onde também depositam ovos. O tratamento é realizado várias vezes com um intervalo de 5 a 21 dias, dependendo das condições ambientais. Quase todos os inseticidas não funcionam em ovos, sendo necessário esperar até que as larvas apareçam. A duração do período de desenvolvimento depende dos parâmetros do ar, por isso é mantido um intervalo entre os procedimentos de tratamento.