A planta perene de interior dracena requer cuidados especiais. Se as regras de cuidado não forem seguidas, a flor pode ficar doente. Muitos jardineiros estão interessados em como revitalizar a dracena sem prejudicá-la.
Contente
- Características da Dracaena
- Condições para a planta
- Razões pelas quais a dracena é podada
- Tipos de Dracaena que precisam ser podados
- Época de poda
- Preparando a palma antes do procedimento
- Ferramentas necessárias
- Instruções para formação de coroa
- Como podar dracaena corretamente
- Poda sanitária para renovação
- Cuidados após a poda
- Galeria de fotos
Características da Dracaena
Uma característica especial da dracena é que, sem formação forçada do tronco, ela cresce apenas para cima. Com o tempo, as folhas inferiores caem gradualmente e o tronco nu com a parte superior verde perde seu efeito decorativo. A dracena é uma planta despretensiosa e fácil de propagar se você não cometer erros nos cuidados.
Condições para a planta
Em condições de apartamentos na cidade, a planta muitas vezes sofre com a falta de calor e umidade. É necessário monitorar regularmente a condição da flor e tomar as medidas necessárias para salvá-la em tempo hábil.
Umidade do ar
A dracaena adora ar úmido, por isso é recomendado borrifá-la com a maior frequência possível. Em climas quentes, a planta pode ser lavada em chuveiro corrente ou as folhas podem ser limpas com um pano macio úmido.
Para evitar que a flor seque, ela não deve ser colocada perto de aparelhos de aquecimento ou radiadores.
Rega
A dracaena gosta de rega moderada, mas você não deve deixar o solo secar. É desejável que esteja ligeiramente úmido.
Regue a planta somente quando a camada superior do solo no vaso estiver seca a uma profundidade de 5 cm.
Se houver manchas marrons nas folhas, a flor está muito seca. Caso isso aconteça, a rega deve ser feita em pequenas porções e somente na bandeja para que o solo seja umedecido gradualmente.
É conveniente monitorar a condição do solo com um pedaço de madeira que precisa ser cravado no chão. Se o solo for regado em excesso, as folhas inferiores ficam amarelas e caem.
Razões pelas quais a dracena é podada
Existem vários motivos para podar sua dracena:
- dando à planta um aspecto decorativo e formando uma bela coroa;
- propagação de uma planta por brotos;
- poda sanitária (se as folhas secarem e ficarem amareladas);
- ressuscitação de uma flor quando ela é afetada por uma doença (para reviver a planta);
- perigo de encurvamento de um tronco com mais de 50 cm de altura.
Tipos de Dracaena que precisam ser podados
Nem todos os tipos de dracena precisam ser podados. Apenas alguns deles precisam deste procedimento. Para garantir que uma planta de casa não morra após a poda, você precisa saber exatamente a que espécie ela pertence. Abaixo está uma lista de plantas que precisam de poda.
Curvado
Dracaena reflexa tem um caule grande que pode crescer até 1 m, folhas verde-escuras com uma faixa amarelo-clara nas bordas.
Perfumado
Dracaena fragrans cresce até 2 m, tem folhas verde-escuras com listras claras, de formato pontiagudo. Uma característica especial desta espécie é a presença de um agradável aroma herbáceo durante a floração. Para controlar o crescimento, recomenda-se aparar periodicamente a parte superior das folhas. Com os devidos cuidados, a planta pode florescer dentro de casa.
Surculosa scutellaria
Dracaena Surculosa tem folhas verdes brilhantes, de formato arredondado, com inclusões manchadas. Novos brotos se formam na raiz da planta, que são cortados e transplantados para um novo vaso.
Delimitado
Dracaena marginata, mais conhecida como "Árvore Dragão", é uma planta atraente com folhas verdes, em forma de espada, com bordas vermelhas, nativa de Madagascar.
Época de poda
Para não prejudicar a planta, é necessário escolher a época certa para a poda. Durante o período de outono-inverno, a flor fica em estado dormente, acumulando força.
Portanto, o período de março a junho é adequado para a poda, quando todos os processos vitais dentro da flor se aceleram. Durante esse período, ele não sofrerá choque grave e o ferimento no local do corte cicatrizará rapidamente.
Em alguns casos, se o tronco estiver danificado, a poda pode ser feita em qualquer época do ano.
Você não pode podar a planta imediatamente após replantá-la. É melhor fazer isso em um mês, quando estiver completamente enraizado.
Preparando a palma antes do procedimento
A planta deve ser preparada alguns dias antes da poda. Ela é regada generosamente para que toda a umidade seja absorvida antes do procedimento e a flor não seque. Use um cotonete úmido para limpar delicadamente as folhas empoeiradas. É essencial pulverizar o tronco e as folhas com uma preparação especial chamada “Epin” para produzir substâncias necessárias para superar o estresse.
Ferramentas necessárias
A ferramenta escolhida é uma faca afiada, bisturi ou tesoura de jardim sem serrilhas. Para garantir a esterilidade, a lâmina do instrumento é limpa com álcool.
Instruções para formação de coroa
Ao podar plantas, siga estas recomendações:
- O vaso de flores é colocado em um local bem iluminado.
- Eles avaliam a altura da planta e o formato da futura copa, e marcam o local do corte.
- Os brotos localizados abaixo de 30 cm do solo não são cortados.
- O broto é cortado com ou sem folhagem.
- Se houver folhas no local do corte, elas serão removidas e o tronco ficará vazio.
- O local do corte é rapidamente desinfetado, e o broto cortado é tratado com Kornevin e plantado em um pequeno vaso. A esterilidade deve ser mantida durante o procedimento.
Como podar dracaena corretamente
- Determine visualmente o local do corte, levando em consideração a altura da flor e a localização dos futuros ramos.
- O corte é feito de maneira uniforme e rápida com um movimento brusco do instrumento.
Poda sanitária para renovação
Se houver alguma doença, a poda sanitária da dracena pode ser realizada para remover os brotos doentes. O procedimento é realizado com uma faca afiada e esterilizada. O local do corte é tratado com piche de jardim, um agente antifúngico, pó de carvão ativado, parafina derretida ou canela em pó.
Cuidados após a poda
Após a poda, a planta precisa de cuidados especiais. Antes do procedimento ela era regada, então após a poda devem se passar vários dias antes da próxima rega. Se os brotos não acordarem ou o local cortado começar a apodrecer, você pode cortá-lo novamente alguns centímetros mais baixo do que antes.
Processamento
Para evitar que o tronco cortado perca umidade e apodreça, ele é cuidadosamente tratado com um cotonete embebido no agente antimicrobiano selecionado. Uma vez por semana, a área afetada é tratada com piche de jardim. Não há necessidade de envolvê-lo em polietileno para fornecer oxigênio à área cortada.
Aceleração
Se a coroa foi cortada para posterior enraizamento, imediatamente após o procedimento o broto cortado é enraizado em um recipiente preparado com solo. Regue o solo conforme ele seca. Mais tarde, o broto criará raízes e começará a crescer para cima. Também pode ser colocado em um recipiente com água, mas neste caso o desenvolvimento será mais demorado.
Fertilizantes que estimulam a germinação de brotos
Para aumentar a taxa de desenvolvimento de novos brotos, é recomendável alimentar a planta podada. Para isso, você pode usar pasta de citocinina, que estimula o crescimento dos brotos.
O produto é aplicado na área danificada várias vezes por semana durante um mês. À medida que seca, ela cairá do tronco sozinha. Após a aplicação da pasta de citocinina, novos brotos se formam no corte.
Para estimular o crescimento dos brotos, você pode pulverizar a planta com uma solução de ureia na proporção de 1 g do produto para 1 litro de água. Para restaurar a força de uma flor cortada, você também pode preparar uma solução de pulverização a partir de:
Com poda oportuna e cumprimento de todas as regras de cuidado, a dracaena irá encantar você com sua beleza por vários anos.
Há duas razões possíveis; 1. Falta de umidade devido à rega insuficiente (umidade insuficiente para o crescimento normal das folhas). 2. Muita umidade devido à rega excessiva (isso pode levar ao apodrecimento das raízes).
O tronco seca devido à hipotermia. Via de regra, o congelamento começa pelo topo e, para salvar a planta, é necessário aparar o topo até o início do tronco saudável. É assim que você pode salvar uma dracena se a parte superior estiver seca.