Dracaena Golden Coast é um arbusto ornamental decíduo perene que atrai muitos com sua aparência brilhante e cores ricas. Sua criação e cultivo não são difíceis se você souber como cuidar adequadamente da planta, qual local escolher e quanta luz e ar a planta verde precisa.

Costa Dourada

Descrição da Dracaena fragrans Costa Dourada

A Dracaena fragrans Golden Coast tem um tronco verde e fino que se torna lenhoso à medida que cresce. O arbusto cresce até 2 m de altura, a copa é formada em forma de roseta. As folhas atraem atenção especial: são delimitadas por listras claras e amareladas, grandes, ovais e coriáceas.

A floração da dracena é um fenômeno raro; o processo dura até 4 semanas. As flores são pequenas, cremosas e reunidas em inflorescências esféricas.

Cultivo e cuidado

Os principais componentes de um atendimento de qualidade são:

  1. Rega e umidade.
  2. Luz e ar.
  3. Fertilização e formação adequada da coroa.

Rega

A dracaena deve ser regada moderadamente, mas regularmente, o principal é não deixar o solo secar. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes e a morte da planta.
No verão, durante os períodos particularmente quentes, a dracena deve ser regada em intervalos de 3-4 dias; no inverno – não mais do que uma vez por semana. Primeiro, a água é deixada em temperatura ambiente por 10 a 12 horas.

Rega

Iluminação

Deve ser claro, mas ao mesmo tempo, a luz solar direta não deve atingir a folhagem. A duração do dia é de pelo menos 10-12 horas. No inverno, a luz é fornecida por lâmpadas.

Temperatura

Temperatura ambiente ideal: +16…+28°С, mínima +15°С. Se os indicadores estiverem abaixo do nível permitido ou houver mudanças bruscas de até +10°C, a planta pode morrer. Não é aconselhável colocar o vaso em locais com correntes de ar fortes.

Temperatura

Umidade

Como a planta é tropical, é importante manter o nível de umidade adequado no ambiente – 60-70%. É difícil conseguir tais condições em casa, por isso é necessário borrifar a dracena com água morna e sedimentada de um borrifador duas vezes por semana. Você também deve limpar as folhas de poeira e sujeira uma vez a cada 7 dias e lavá-las no chuveiro.

Cobertura superior

A planta é alimentada durante todo o ano – uma vez a cada 7 dias no verão, uma vez por mês no inverno. Como cobertura, é aconselhável escolher um fertilizante especial para palmeiras com uma proporção ideal de componentes nutricionais - nitrogênio, fósforo, potássio na proporção de 9:3:3.

Cobertura superior

Mantendo a aparência

Para manter adequadamente a aparência da dracaena, ela é podada durante o período de crescimento ativo - da primavera ao outono.

Motivos do procedimento:

  • a necessidade de rejuvenescimento das plantas;
  • deformação ou formação da coroa;
  • reprodução por divisão;
  • Prevenção de doenças de dracaena e eliminação de pragas.

A sequência de corte é a seguinte:

  1. Usando uma faca afiada e esterilizada, faça um corte suave e preciso no caule central (acima de 30 cm do chão) ou em um broto lateral e trate-o com piche de jardim ou carvão ativado triturado. Isso evitará que o tronco interno seque.
  2. Se as folhas crescerem a uma distância de 10 cm do corte, elas devem ser removidas para reduzir a área de evaporação propriamente dita e provocar o surgimento de novos brotos laterais.
  3. Para estimular o aparecimento de brotos, o caule onde foi feito o corte deve ser tratado com um estimulador de crescimento. Por exemplo, poderia ser uma solução de Epin, Charcor ou qualquer outro.
  4. Enrole o tronco ao redor do corte por 15 cm com musgo úmido e deixe o corte aberto.
  5. Cubra a planta com polietileno - isso criará as condições mais favoráveis ​​para a dracena. Nessa forma, a flor deve ser mantida por 2 a 3 semanas em temperatura de +25°C e umidade de pelo menos 70%.
Mantendo a aparência

Após a poda, a planta deve ser regada generosamente e depois colocada em uma área sombreada por 2 a 3 dias.

Transferir

Um ponto importante no cuidado é o transplante. O futuro da planta depende de quão correta e oportuna ela for realizada. A época ideal para o transplante é a primavera; não é recomendado realizar o procedimento em outros meses. No outono, a dracena se prepara para o inverno, e a interrupção desse processo levará à morte da planta.

O arbusto é transplantado para um novo vaso, previamente tratado com água fervente. O fundo do recipiente é forrado com drenagem, a espessura da camada é de 2-3 cm. Em seguida, o pedaço de terra com raízes é cuidadosamente removido do vaso antigo, inspecionado para verificar se há danos e transferido para um novo, preenchendo cuidadosamente o espaço entre as paredes e as raízes com terra. Para adaptar a planta ao novo solo, ela é regada com água e fertilizante. Muitos jardineiros aconselham regar o arbusto com água e adição de "Zircon" duas vezes por mês no início.

Transferir

Pote

As dicas a seguir de jardineiros experientes ajudarão você a escolher um vaso:

  1. Você precisa comprar um recipiente com base no tamanho do sistema radicular: adicione 3-5 cm ao seu volume. Não compre um vaso com reserva - o excesso de umidade causará o apodrecimento do sistema radicular e a morte da planta.
  2. Muitos jardineiros recomendam escolher vasos de cerâmica devido à sua estrutura porosa, embora as dracenas cresçam bem em vasos de plástico.
  3. Se a planta já estiver madura, compre um recipiente no formato de um copo alongado.
  4. Uma condição obrigatória é a presença de furos de drenagem no fundo. Eles ajudarão a remover o excesso de umidade do vaso e evitarão que ele fique estagnado. Caso contrário, isso levará ao apodrecimento do sistema radicular.

Reprodução

A melhor maneira de propagar a dracena é por meio de estacas. Isso também pode ser feito com sementes, mas jardineiros experientes afirmam que esse método raramente dá os resultados desejados devido à baixa taxa de germinação do material da semente.

Reprodução

Ao propagar por estacas, você deve cortar a parte superior do caule e, em seguida, colocá-lo cuidadosamente em uma mistura de areia, turfa, terra de folhas e húmus. O corte precisa ser regado, pulverizado e, o mais importante, coberto com um frasco de vidro para criar condições de temperatura favoráveis ​​e proteger das correntes de ar. A planta é ventilada da seguinte forma: o frasco é levantado e deixado por 10 a 15 minutos, mas com a condição de que a temperatura ambiente não seja inferior a +23°C. Após um mês, a muda criará raízes e poderá ser transplantada para o vaso selecionado.

Como alternativa, em vez do topo, você pode cortar caules de dracaena de 6 a 9 cm de altura, secá-los e colocá-los na mistura de solo descrita acima.

Com os devidos cuidados regulares, um broto lateral com folhas cresce do caule, que, ao atingir 10-12 cm, é transplantado para um local permanente.

Erros graves

No processo de cuidar da dracaena, jardineiros iniciantes cometem erros graves que afetam negativamente a aparência da planta e até levam à sua morte. As dicas a seguir ajudarão você a evitar esse resultado:

  1. Se a dracena floresceu, você não deve comemorar, pois isso indica cuidado inadequado. O próprio caule da flor precisa ser removido, pois isso só enfraquecerá a planta. Se você não quiser fazer isso, aplique mais fertilizante.
  2. Não coloque a planta em locais com correntes de ar. A dracena em si é termofílica e reage negativamente às mudanças de temperatura, especialmente no início da primavera e no final do outono. Você também não deve colocar a planta sob um ar condicionado - as correntes de ar frio não só resfriam o solo, mas também fazem com que ele perca muita umidade.
  3. Se o solo não for renovado regularmente, ele perde sua composição benéfica. A falta de nutrientes no solo não é a melhor condição para o crescimento da dracena, por isso é aconselhável renovar regularmente o solo do vaso ou substituí-lo completamente por um solo mais nutritivo e solto.
  4. Alguns jardineiros, por inexperiência, colocam a dracena na luz, mas o sol forte pode causar queimaduras nas folhas.
  5. Doenças podem ser transmitidas à dracena por plantas vizinhas que não foram colocadas em quarentena, bem como pelo solo que não foi cozido no vapor e está infectado com fungos. Portanto, antes de colocar uma nova planta ao lado da dracaena, ela deve ser mantida em uma sala separada por 12 a 14 dias, e o solo comprado deve ser assado no forno.

Doenças e métodos de tratamento da Dracaena da Costa Dourada

As pragas que mais frequentemente atacam a dracena são cochonilhas e tripes. Você pode se livrar delas usando uma esponja de prato embebida em sabão em pó. A espuma é aplicada na planta, deixada por 24 horas e depois lavada com água morna. O procedimento é repetido de 3 a 5 vezes em intervalos de um dia.

Doenças da Dracaena

Se as folhas secarem e ficarem cobertas de manchas marrons, é bem provável que a dracena não tenha umidade suficiente. É necessário regar com mais frequência e pulverizar a flor diariamente.

Ferrugem nas folhas também pode aparecer devido ao não cumprimento das condições de temperatura.

Se aparecerem manchas esbranquiçadas nas folhas, são queimaduras causadas pela luz solar direta. Você pode salvar a planta simplesmente movendo o vaso para outro local.
Quando as folhas ficam amarelas e secam nas pontas, isso indica que o ar no ambiente está muito seco. Por isso, é importante borrifar a planta regularmente e colocar um recipiente com água por perto.

A Dracaena da Costa Dourada é venenosa?

A dracena não é considerada uma planta venenosa, mas seu suco contém compostos especiais que podem causar alergias, distúrbios gastrointestinais e diarreia. O suco da planta não faz mal a um adulto, mas pode causar problemas de saúde em crianças pequenas ou animais. Se já houver uma planta em casa, ela deve ser colocada em um local onde animais de estimação e crianças não possam alcançá-la.

Dracaena Costa Dourada no interior

Uma grande variedade de espécies de dracenas são amplamente utilizadas na decoração de casas e escritórios, e a Golden Coast não é exceção. Fotos com opções de posicionamento das plantas ajudarão você a escolher a melhor solução.

Ao usar fragrâncias no interior, os benefícios e malefícios da planta devem ser levados em consideração. A Dracaena é capaz de purificar o ar de substâncias nocivas e também libera fitoncidas especiais que suprimem e destroem microrganismos patogênicos. No entanto, a planta pode provocar uma reação alérgica, embora isso aconteça raramente.

Dracaena fragrans Golden Coast simboliza conforto e bem-estar familiar. Com os devidos cuidados, ele encantará seus donos com sua beleza. De acordo com os ensinamentos orientais, esta planta é capaz de atrair riqueza e sorte se colocada na parte sudeste da casa.