Dracaena (dragoeira) é uma planta perene que tem sido cultivada ativamente em casa há mais de 100 anos. À medida que cresce, forma um tronco lenhoso coberto por um denso tufo de longas folhas verdes. Isso faz com que a dracena pareça uma palmeira em miniatura e permite que ela seja usada no design de residências, escritórios, shopping centers, etc.
Contente
História da planta
Dracaena é uma planta relíquia. Eles surgiram durante o aparecimento dos primeiros dinossauros. Sua terra natal são os trópicos e subtrópicos da África e do Sudeste Asiático. Além disso, a planta é encontrada nas Ilhas Canárias.
Na natureza, existem cerca de 200 variedades de espécies arbóreas e arbustivas desta planta.
Apenas 15 delas são cultivadas em casa. Algumas árvores grandes são protegidas por lei. A idade de espécimes particularmente valiosos é de aproximadamente 3.000 anos. É impossível determinar com precisão, pois as dracenas não formam anéis anuais.
Lendas da Flor
A aparência incomum da planta levou ao surgimento de diversas lendas sobre ela. Segundo um deles, há muitos anos o planeta era habitado por dragões inteligentes que podiam viver para sempre. Entretanto, as pessoas queriam aprender seu segredo e se tornar imortais, então começaram a exterminar os antigos lagartos, acreditando que seu sangue ajudaria a derrotar a velhice e daria força.
O último dragão escapou de um triste destino por muito tempo, mas quando os guerreiros o alcançaram e o feriram gravemente, ele perdoou seus assassinos e todas as pessoas. No local onde o dragão foi enterrado, cresceu uma árvore dracaena, cujo suco podia curar doenças e feridas.
Sinais e superstições
Existem muitos sinais e superstições associados à dracena. Plantas com 3,5 ou 7 caules são as mais felizes. Recomenda-se colocá-los como talismã perto da entrada da casa.
A dragoeira é uma boa planta de interior para sala de estar e quarto porque ajuda a criar energia favorável.
Há um sinal de que se uma dracaena for repentinamente presenteada a uma pessoa, ela terá sorte no amor e rápido crescimento profissional.
Além disso, esta flor pode trazer harmonia aos relacionamentos familiares. No entanto, se a dracena começou a secar, isso pode indicar que há energia negativa prevalecendo na casa e pode até mesmo prever a morte de um dos cônjuges.
A Magia de Dracaena
Acredita-se que a dracena tenha uma energia poderosa e algumas propriedades mágicas.
Esta planta:
- melhora o bem-estar;
- dá força para resolver problemas;
- limpa os pensamentos;
- alivia doenças de pele;
- atrai boa sorte em questões financeiras;
- fortalece relacionamentos amorosos e de amizade, etc.
O cultivo de dracaena em casa pode aumentar a expectativa de vida de seus donos e proteger a família de provações difíceis.
Significado Feng Shui
O Feng Shui dá à dracaena a capacidade de trazer felicidade à vida de uma pessoa. Esta planta é um bom presente para qualquer feriado. De acordo com este ensinamento, um vaso com esta flor deve ser colocado na zona de riqueza, ou seja, nos lados leste e sul da casa.
A razão do nome “árvore da felicidade”
Na mitologia asteca, esta planta era chamada de "árvore da felicidade". Segundo a lenda, um guerreiro que se apaixonou pela filha de um sumo sacerdote teve que cumprir a condição do pai dela, que lhe deu um graveto e lhe disse para regá-lo por 5 dias seguidos e fazer com que folhas aparecessem nele.
Se não surgirem brotos verdes, o noivo não perderá apenas a noiva, mas também a vida. Entretanto, os deuses tiveram pena do guerreiro e, ao final do tempo estipulado, folhas apareceram no graveto.
O padre foi forçado a dar sua filha em casamento, e o bastão foi plantado no solo. Essa era a dracena. Acredita-se que se você cortar um galho desta planta exatamente à meia-noite de lua cheia, isso trará felicidade em sua vida pessoal.
Descrição da Dracaena
Dracaena é uma planta de vida longa que pode atingir tamanhos gigantescos em condições naturais. No entanto, isso requer um longo período de tempo. Em casa não atinge tais dimensões. Além disso, muitas espécies anãs desta planta já foram criadas, destinadas ao cultivo no parapeito de uma janela.
Tamanho e tipo de planta
Todos os tipos de dracena podem ser divididos em arbóreos e arbustivos. Plantas pertencentes à primeira categoria são encontradas apenas em regiões áridas. Alguns exemplares chegam a 20 m de altura.
As formas arbustivas crescem em solos pobres e rochosos. Muitas vezes, elas formam de 1 a 4 caules grossos a partir de uma raiz, no topo da qual há um conjunto de folhas longas e duras.
Essas dracenas crescem lentamente e não atingem mais de 2,5 m de altura. Em algumas espécies, à medida que envelhecem, forma-se um espessamento na base do caule, no qual água e nutrientes se acumulam.
Dracenas domésticas raramente excedem 2 m. A espessura do tronco chega a 10 cm de diâmetro. Além disso, de 2 a 10 caules podem crescer de uma raiz ao mesmo tempo. Essas plantas geralmente crescem pouco.
Porta-malas
As formas arbóreas da planta desenvolvem um tronco grosso, cujo diâmetro pode chegar a 13 m. É coroado por uma grande coroa em forma de guarda-chuva. O tronco poderoso contém uma grande quantidade de seiva resinosa, que inclui uma grande quantidade de umidade e nutrientes que ajudam a árvore a sobreviver aos períodos mais secos.
Uma característica especial dessa substância é sua capacidade de adquirir uma coloração vermelha quando em contato com o oxigênio. Por isso, a planta recebeu o nome de "dragão". Somente no topo é que as folhas longas crescem em cachos.
Estando embaixo de uma árvore dessas, é quase impossível vê-los. Variedades arbustivas e criadas artificialmente da planta geralmente não apresentam ramos pronunciados na extremidade, mas apresentam uma transição suave para uma roseta de folhas.
Folhas
Dependendo da variedade da dracena, o comprimento de suas folhas pode variar de 10 a 55 cm. Sua largura varia de 1,5 a 7 cm. A maioria das plantas tem folhas verde-escuras, mas também há espécies que se distinguem pela coloração listrada.
Período de floração
O período de floração da maioria das espécies dessas plantas que crescem na natureza começa com o início da estação chuvosa ou imediatamente após seu término. Geralmente demora entre 3 semanas e 2 meses.
Espécies ornamentais raramente florescem.
Mesmo a criação de melhores condições para a planta não leva à ativação desse processo.
Flores
Durante a época de reprodução, árvores e arbustos adultos produzem grandes inflorescências de tonalidade branca, rosa ou roxa. Seu comprimento chega a 20 cm. Elas emitem um aroma agradável. Durante o dia, elas atraem insetos e, à noite, são polinizadas por algumas espécies de primatas, morcegos e mariposas-falcão.
Sementes e frutas
Após a floração, frutos esverdeados, atingindo 2 cm de diâmetro, se formam no lugar das flores. Pequenas sementes pretas se formam em sua polpa. À medida que os frutos amadurecem, eles adquirem uma tonalidade vermelha. Elas são atraentes para animais e pássaros, que podem então carregar as sementes por longas distâncias.
Composição química
Na medicina popular e na farmacologia, os frutos, sementes e suco da dracena são especialmente valorizados.
Eles contêm a quantidade máxima de substâncias ativas, como:
- borneol;
- alfa-copaína;
- alfa-tuhin;
- penina;
- alfa-calacorina;
- beta-elemeno;
- beta-cariofileno;
- betaína;
- cedrusina;
- catequina;
- galocatequina;
- Descosterol;
- canfina;
- bincatriol;
- D-limoneno;
- eugenol;
- di-hidrobenzofurano dimetilcedrusina;
- magnoflorina;
- lignina;
- gama-terpineol;
- tanino;
- taspina;
- metiltimol;
- norisoboldina;
- taspina;
- dracocarmim;
- pigmentos;
- éteres, etc.
Além disso, os frutos e o suco da dracena contêm alto teor de taninos, vitaminas e minerais.
Propriedades farmacológicas
Estudos recentes e aprofundados revelaram as propriedades farmacológicas da dracena.
Os compostos ativos contidos nas matérias-primas desta planta são capazes de:
- suprimir a atividade de vírus, bactérias e fungos patogênicos;
- tem efeito antioxidante;
- acelerar a cicatrização de feridas;
- fortalecer as fibras musculares;
- melhorar a imunidade.
Além disso, produtos à base do suco desta planta podem ser utilizados para eliminar parasitas. Também é observado o efeito positivo das substâncias ativas presentes na dracena no metabolismo.
Variedades de dracaena
Tanto as espécies de dracena naturais quanto as criadas artificialmente têm características próprias.
Marginata
Esta é a espécie mais popular entre os floricultores, não sendo particularmente exigente em termos de cuidados. Marginata atinge 3 m de altura. As folhas desta dracena são bastante estreitas e ligeiramente curvadas. Suas bordas têm uma tonalidade avermelhada. A presença de finas listras amarelas é aceitável. Do tronco emergem até 2 a 5 brotos coroados com rosetas verdes.
Perfumado
A fragrante dracena se distingue por suas folhas grandes, que atingem 70 cm de comprimento e 10 cm de largura. As bordas externas são verde-claras e o miolo é escuro. O tronco da árvore cresce lentamente.
Esta dracena pode atingir 2 m. É uma das poucas variedades da planta criadas artificialmente que são capazes de florescer. Na primavera, elas produzem flores brancas que emitem um forte perfume.
Deremskaya
Esta espécie é caracterizada por crescimento lento, mas é capaz de atingir grandes tamanhos. O comprimento de uma planta adulta é de pelo menos 1,4 m. Esta dracena forma rosetas densas. O comprimento das folhas é maior que 50 cm. Eles têm listras longitudinais assimétricas de diferentes tons de verde.
Curvado
Esta espécie é mais adequada para cultivo em estufas onde é possível manter alta umidade. Ela cresce na forma de um arbusto. Dracaena é altamente decorativa.
O tronco é coberto por folhas, cujo comprimento é de 20-25 cm. Suas bordas externas são amarelas, e a parte interna é verde-escura. Com os devidos cuidados, o arbusto pode atingir 2 m de altura.
Dourado
Dracaena dourada é uma variedade anã que atinge 1 m de altura. O comprimento das folhas é de 20 cm. Sua largura chega a 10-15 cm. As folhas são pontiagudas nas extremidades. Suas bordas são douradas e o centro é de um verde intenso. O tronco torna-se lenhoso lentamente, permanecendo verde por muito tempo. Esta planta é caprichosa na manutenção.
Usos da Dragoeira
Esta planta perene tem propriedades curativas pronunciadas e também é usada na indústria e no cultivo de plantas.
No cultivo de plantas
A dracaena é cultivada para posterior venda como planta ornamental. Menos frequentemente, suas folhas são usadas para fazer cobertura morta, que tem como objetivo proteger o solo do ressecamento e da erosão.
Na indústria
Na indústria, as folhas da planta são utilizadas para obter fibras grossas, que são a matéria-prima para a produção de cordas de alta resistência. O suco de dracaena é usado para criar tintas e vernizes naturais.
Na medicina
Na medicina popular de vários países africanos e asiáticos, o suco de dracaena é usado ativamente. É usado para suprimir as manifestações de diabetes, dermatite e câncer.
Além disso, o suco da planta é usado para tratar patologias gastrointestinais e infecções fúngicas. Na medicina popular, a dracena é usada para eliminar doenças inflamatórias ginecológicas e sangramento pós-parto. Na China, o suco é usado para tratar úlceras estomacais.
Cuidados necessários
Dracaena é uma planta bastante caprichosa que requer o nível necessário de condições de iluminação e temperatura.
É necessário regar corretamente e manter a umidade do ar. Além disso, muitas espécies desta planta perene são altamente exigentes em termos de composição do solo.
Localização e iluminação
Esta planta perene adora luz, por isso o vaso com ela deve ser colocado no parapeito da janela no lado sudeste ou sudoeste. Ao cultivar em uma janela voltada para o sul, é preciso ter cuidado para garantir que as folhas não sejam queimadas pela luz solar direta. A duração do dia deve ser de pelo menos 10 horas por dia. No verão é recomendável levar a planta para fora.
Durante o inverno, a dracena pode sofrer com falta de luz. Nesse caso, as folhas podem ficar amarelas e murchar. Para compensar a deficiência, deve-se fornecer iluminação adicional usando fitolâmpadas.
Temperatura
Dracaena é uma planta perene que gosta de calor. Durante todo o ano a temperatura deve ser de +20…+28°C. Se a temperatura cair para +15°C, você precisa parar de regar para salvar a planta. A maioria das espécies desta planta pode sobreviver a quedas de temperatura de curto prazo de até -5°C.
Umidade do ar
Na natureza, a dracena cresce em regiões onde a precipitação é rara. A maior parte da umidade é obtida do ar. Quando o ambiente está empoeirado e seco, as folhas da planta começam a secar.
Para manter a umidade necessária, é necessário ventilar regularmente o ambiente e limpar periodicamente a planta com um pano úmido. Um recipiente com água deve ser colocado próximo aos vasos. O líquido irá evaporar, mantendo a umidade do ar.
Cobertura superior
Esta planta perene precisa ser alimentada duas vezes por mês na primavera e no verão, e uma vez a cada 30 dias no inverno. Para isso, são adequados fertilizantes complexos de jardim que contêm todos os nutrientes necessários.
Rega
Durante o calor do verão, a planta precisa ser regada 4 vezes por mês. Com a chegada do tempo frio, o solo do vaso deve ser umedecido uma vez a cada 2 semanas. Para regar é necessário utilizar água decantada.
Preparação
Esta planta perene cresce melhor em solos bem drenados e com alta permeabilidade ao ar.
Para preparar uma mistura adequada para dracena, misture o seguinte em proporções iguais:
- cascalho fino;
- argila;
- turfa;
- húmus de folhas;
- pedra-pomes.
Todos os componentes são bem misturados para obter uma mistura homogênea.
Vaso para dracena
Para o plantio desta planta, são adequados vasos com altura mínima de 15 cm e diâmetro superior a 10 cm. No futuro, essa planta perene precisará ser replantada todos os anos, aumentando o volume do recipiente. O fundo do vaso deve ter muitos furos para drenar o excesso de umidade.
Mantendo a aparência
A planta perene não requer cuidados especiais. A remoção das folhas inferiores é praticada para atingir o formato desejado.
Quando e como podar a dracena
Para obter um galho, corta-se todo o topo. O local do corte deve ser coberto com polietileno por 30 dias. A parte cortada é usada para obter estacas. É melhor realizar esse procedimento no outono.
Métodos de plantio
É melhor propagar e plantar a dracena durante a estação quente. A maneira mais fácil de realizar o procedimento é com sementes e estacas. Cada um desses métodos tem suas próprias características.
Camadas
Dracenas, que têm caules flexíveis, podem ser plantadas em camadas. Neste caso, o tronco é flexionado em direção ao solo e fixado nesta posição. Você precisa polvilhar um pouco de terra por cima.
Mais tarde, raízes se formarão no local da aspersão. Depois disso, a planta pode ser separada da raiz mãe. Esse processo leva cerca de 2 a 3 semanas. O corte deve ser coberto com filme plástico. Mais tarde, brotos se formarão nele.
Sementes
Obter plantas a partir de sementes de dracaena é muito difícil porque elas são caracterizadas por baixas taxas de germinação. Para aumentar as chances de um resultado positivo, você precisa deixá-los de molho em um estimulador de crescimento morno por 24 horas. Depois você pode semeá-las em solo de palmeira.
O substrato deve ser umedecido moderadamente. Depois disso, o vaso com as mudas é coberto com filme plástico. Em média, os primeiros brotos aparecem após 1-2 meses. É necessário ventilar periodicamente os recipientes levantando os filmes e, se necessário, umedecer o substrato.
Reprodução
É mais fácil propagar esta planta perene por meio de estacas apicais e caulinares. Esse processo tem algumas peculiaridades.
Por estacas apicais
Para obter estacas apicais, deve-se fazer um corte em forma de T na parte superior do tronco, no qual é colocada turfa desinfetada. A área superior é cuidadosamente envolvida com polietileno. Isso estimula a formação de raízes aéreas. Após cerca de um mês, a muda é separada e plantada em outro vaso.
Estacas de caule
Se houver um grande número de brotos no tronco, eles podem ser usados para obter novas plantas. Primeiro, o caule é dividido em pedaços para que cada um deles tenha pelo menos 2 brotos. O comprimento dos pedaços deve ser de 3-5 cm.
As mudas prontas são plantadas em substrato umedecido, mantido aquecido e com a iluminação necessária.
O recipiente é coberto com polietileno para evitar que o solo seque rapidamente. Novos brotos aparecem dentro de um mês.
Doenças e pragas
A dracaena é suscetível a muitas doenças e ataques de pragas. Ela sofre frequentemente ataques de cochonilhas, cochonilhas e ácaros. Doenças infecciosas observadas nesta planta incluem filostictose, alternária, murcha manchada e bacteriose.
Eu compro por qualquer valor!!!
E que tipo de planta é essa, Putin, adivinhei pela música. Essa é a palavra!