As principais tarefas resolvidas durante o replantio são a substituição do solo e o uso de um vaso maior. Como resultado, são criadas condições adequadas para o desenvolvimento das plantas. Mas é importante primeiro aprender como transplantar uma dracena, porque erros cometidos neste caso levam à deterioração da aparência da flor ou contribuem para sua morte.
Contente
Qual é a melhor época para replantar?
Se o arbusto se desenvolver sem desvios, de acordo com as normas, não deve ser perturbado desnecessariamente. Isso ocorre porque o transplante é estressante para a planta.
Transplante urgente
É necessário substituir o solo ou o vaso o mais rápido possível nas seguintes situações:
- As raízes cresceram, passaram pela drenagem e se espalharam para fora, superando o obstáculo (o fundo do recipiente). Isso acontece devido ao crescimento intensivo e ao uso descontrolado de substâncias que estimulam o crescimento das plantas.
- Permanência prolongada em um contêiner por mais de 3 anos. Neste caso, observa-se amarelecimento das folhas, murcha, queda, inibição do crescimento da dracaena e deterioração geral da aparência.
- Acidificação do solo. Ocorre como resultado de hidratação intensa e regular. Um sinal desse fenômeno são os mosquitos acima da camada superficial do solo.
- Doenças infecciosas. Na maioria das vezes, é necessária uma substituição completa do solo, o vaso é tratado com soluções desinfetantes ou inseticidas e, às vezes, o recipiente é trocado por um novo.
Planejado
Motivos para o transplante:
- A dracena é movida para um vaso novo e maior, em substrato fresco e fértil. Isso deve ser feito nos primeiros 7 a 14 dias após a compra. O período depende das condições do arbusto: se não houver sinais de doenças ou letargia, recomenda-se colocá-lo em quarentena, o que permitirá identificar infecções e adaptá-lo às novas condições.
- As plantas jovens são replantadas todos os anos.
- Não é recomendado perturbar flores maduras (com mais de 5 anos) com frequência; basta trocar o solo a cada 2-3 anos.
Recomenda-se o transplante no final do período de dormência – no início da primavera. Graças a isso, é possível acelerar o desenvolvimento das plantas jovens, já que o sistema radicular está em solo fértil e solto.
Regras para transplante em casa
Como uma planta com mais de 5 anos já se desenvolveu bastante, o sistema radicular é volumoso, é recomendável colocá-la em um novo recipiente como último recurso. Na maioria das vezes, é usado um método simplificado: adicionar terra ao vaso.
Transplante de uma flor comprada
Deixar o arbusto no recipiente que foi usado para transportá-lo até a loja não é recomendado por vários motivos:
- alto teor de turfa no substrato, o que faz com que a umidade seja retida com mais frequência, o que pode fazer com que as raízes apodreçam;
- baixa permeabilidade ao ar do substrato, o que aumenta o risco de sua acidificação e o aparecimento de mofo;
- em recipientes pequenos, as raízes crescem e ficam compactadas, o que causa danos.
O contêiner de transporte é destinado apenas ao transporte e desenvolvimento temporário da planta nele contida. O arbusto pode morrer se for deixado em tal vaso.
Ferramentas necessárias
Para o trabalho prepare:
- tesouras de poda;
- uma faca bem afiada;
- colher;
- recipiente com borrifador;
- balde para substrato;
- um recipiente fundo com água.
É melhor realizar o procedimento de transplante com luvas, pois será necessário entrar em contato com o solo (por exemplo, lavar as raízes). O instrumento deve ser desinfetado. Isso ajudará a prevenir a propagação da infecção caso você já tenha usado o equipamento para transplantar outras plantas.
Escolhendo o pote certo
Para determinar o tamanho do vaso, você precisa saber o diâmetro do torrão. Deve haver 1,5-2 cm entre ele e as paredes do recipiente. Regras de seleção:
- Um vaso de barro é adequado para cultivar um arbusto; é feito de material respirável, mas se não houver outras variedades, é permitido comprar um recipiente de plástico;
- deve haver furos no fundo;
- Recomenda-se considerar os tipos de vasos que são vendidos completos com bandeja, este elemento é necessário, pois a água irá escorrer pelos furos no fundo do recipiente, podendo ser retirada imediatamente, diminuindo assim o risco de acidificação do solo;
- o diâmetro do vaso deve ser 3 cm maior que o anterior (valor médio);
- para plantas baixas o formato do recipiente não importa;
- para uma dracaena com mais de 40 cm de altura, você deve comprar um vaso em formato de vidro, ele deve ser estável, neste caso o diâmetro mínimo é de 20 cm;
- Não é recomendável escolher um recipiente muito grande – a umidade será retida pelo solo.
A panela precisa ser limpa, mesmo que seja nova. As superfícies internas são tratadas com uma solução de sabão. Em seguida, é enxaguado com água sem aditivos.
Solo para dracaena
É utilizado solo pronto para dracenas e palmeiras. Trata-se de uma mistura equilibrada de componentes que fornece a esses tipos de plantas uma quantidade suficiente de nutrientes. Se não for possível comprar esse solo, você mesmo pode fazê-lo levando:
- relva (2 ações);
- composto (1 ação);
- solo foliar (1 ação).
O principal componente é a turfa, cuja acidez está dentro de 6,5 pH. Sua quantidade não deve ser inferior a ½ do volume total do solo acabado. É importante usar uma composição especial e não terra do local. Contém muitos compostos minerais. Além disso, há o risco de a flor ficar infectada. O solo no local pode conter microrganismos nocivos, ovos de insetos e ácaros. Ao entrarem em condições ambientais confortáveis, seu processo de desenvolvimento é ativado, o que levará à infecção da planta.
Uma condição importante é obter solo com estrutura solta. Para fazer isso, ao fazer você mesmo, adicione lascas de tijolo, areia de rio ou argila expandida à composição. É necessário misturar o solo para distribuir uniformemente as frações sólidas por toda a estrutura.
Esterilização do solo
Existem 2 métodos utilizados:
- o tratamento é realizado com água fervente;
- O substrato no forno é desinfetado.
No primeiro caso, o solo não é apenas esterilizado, mas também umedecido. Você não deve usar o solo imediatamente depois disso; você precisa esperar até que esfrie e o excesso de umidade evapore. O solo precisa ser disposto sobre jornal. Depois que esfria, a dracena é replantada.
Se você escolher o método de cozimento no forno, será necessário colocar o solo em uma assadeira. O regime de temperatura é predefinido dentro de +100°C. Microrganismos nocivos não conseguem sobreviver nessas condições. Não aparece excesso de umidade, mas é importante esperar até que o solo esfrie. Depois disso, você pode prosseguir com o transplante do arbusto.
Como transplantar dracaena corretamente
Instruções passo a passo:
- É necessário preparar ferramentas, recipientes e substrato. É mais conveniente realizar o procedimento sobre uma mesa ou no chão.
- Para remover a planta, o vaso deve ser inclinado em um leve ângulo. Depois você precisa tocar no fundo do recipiente.
- O sistema radicular é examinado. Não deve haver pragas ou vestígios de sua atividade (ovos, poeira). As áreas danificadas das raízes são cortadas. Depois, elas são tratadas com carvão e uma solução de permanganato de potássio.
- É necessário umedecer as raízes, para isso utilize um borrifador.
- A drenagem é formada no fundo do vaso.
- Uma camada de terra é despejada.
- A planta fica centralizada e deve ser segurada com uma mão o tempo todo.
- O sistema radicular é coberto com terra usando uma pá. Ao mesmo tempo, você precisa sacudir a panela. Como resultado, o solo fica compactado e preenche os espaços entre as raízes. Não há necessidade de compactar o solo com muito esforço.
- O nível de solo recomendado é de 1-2 cm abaixo da borda superior do vaso. Essa medida permitirá que a planta seja hidratada. A água não transbordará pelas bordas.
Após o transplante, é necessário umedecer o solo. A planta é borrifada com água de um borrifador. Isso evitará que as folhas murchem ao trocar o solo ou o recipiente.
Peculiaridades do transplante de uma planta jovem
Regras que devem ser seguidas para manter a viabilidade do arbusto:
- o solo deve estar seco, então pare de regar a dracaena 2 dias antes de replantar;
- é necessário extrair o sistema radicular para que o solo permaneça sobre ele, mas se surgirem infecções (danos por pragas microscópicas, fungos), é necessário, ao contrário, remover todo o solo, se possível;
- limpar as raízes do solo velho é uma medida necessária se a planta não foi replantada por um longo tempo, o solo está muito esgotado e repor a deficiência de nutrientes com fertilizantes não resolverá o problema;
- no fundo é formada uma camada de drenagem: cascalho, areia, sua espessura não pode ser inferior a 1/8 da altura do vaso.
Cuidando da Dracaena após o Replantio
Recomendações para manter a imunidade das plantas:
- o solo é umedecido uma vez a cada 2-3 dias, e é recomendado o uso de água derretida, é preparado com antecedência, o líquido usado está em temperatura ambiente;
- ventilação eficaz for instalada, uma opção alternativa é a ventilação regular;
- a temperatura do ar na sala é de +25°C, na fase de adaptação é importante criar as condições mais confortáveis, e o nível de umidade não deve ser inferior a 80%;
- a flor não deve ser exposta à luz solar direta, pois isso causará queimaduras nas folhas enfraquecidas;
- durante o período de crescimento (na primavera) são adicionados fertilizantes (a cada 2 semanas);
- No estágio inicial de desenvolvimento em um novo vaso, devem ser utilizadas soluções estimulantes, que ativarão o processo de crescimento do arbusto.
Que problemas podem surgir?
Dificuldades que surgem ao replantar dracaena:
- se a planta cair durante o processo, o caule ou a raiz quebrar, corte as partes não danificadas, coloque as mudas em água ou solução de carvão ativado, quando as raízes aparecerem, plante as plantas em vermiculita umedecida, cubra com polietileno e ventile periodicamente;
- o vaso não é desinfetado, independentemente de ser novo ou usado anteriormente, e microrganismos nocivos entram nas raízes (especialmente se estiverem parcialmente danificadas) e a planta fica infectada;
- a dracaena é regada um dia antes do replantio, como resultado a água não tem tempo de evaporar, o solo fica muito úmido, o que não permite que o sistema radicular seja devidamente retirado do vaso, limpo do solo (se necessário);
- a planta é coberta com filme de polietileno, a ventilação não é realizada, o que leva à formação de condensação, aumento da umidade e desenvolvimento de fungos;
- o arbusto é regado com muita frequência e abundância, nessas condições o sistema radicular apodrece, é preciso lembrar que as suculentas são adequadas para solos levemente úmidos e não muito úmidos;
- a rega insuficientemente intensiva é um problema oposto ao erro discutido anteriormente; neste caso, o solo seca e fica compactado, o que dificulta o desenvolvimento do arbusto e, como consequência, ele morre: as folhas ficam amarelas, caem e ficam letárgicas.
Se após o transplante a planta não se desenvolver e sua aparência piorar, os parâmetros ambientais precisam ser alterados. Por exemplo, a temperatura é regulada com mais precisão; talvez uma diferença de alguns graus para a dracena tenha sido significativa. Além disso, é necessário eliminar correntes de ar, mas é importante ventilar o ambiente com frequência.
Verifique a drenagem (os furos no fundo do vaso não estão cobertos com cascalho ou raízes). Se os parâmetros ambientais estiverem normais, recomenda-se o uso de estimulantes de crescimento. A solução preparada é usada para tratar a parte aérea da dracena.