Dracaena é uma das plantas ornamentais de folhagem mais populares. Apesar de sua terra natal ser os trópicos africanos, ela se adaptou às condições internas, cresce rapidamente e se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de design. Antes de plantar uma dracaena em casa ou no escritório, você deve se familiarizar com as regras de cuidado e as características da espécie.

Dracaena
Dracaena é uma planta de interior popular.

Breve descrição botânica

Dracaena (flor-de-pitaia) é uma planta perene da família dos aspargos. A forma semelhante a uma árvore é mais comum, e a forma semelhante a um arbusto é menos comum.

Em condições naturais, a altura das árvores chega a 6 m, em ambientes fechados – não mais que 3 m. Folhas longas em forma de espada são reunidas em cachos (rosetas apicais).

À medida que a árvore cresce, as folhas inferiores secam e caem, o tronco fica nu e um tufo de folhas caídas e densamente coletadas permanece no topo. Devido à sua semelhança externa, as dracenas semelhantes a árvores são frequentemente chamadas de “palmeiras falsas”.

Descrição botânica
Dracaena pertence à família Agave.

Tipos de Dracaena

Existem cerca de 60 variedades de dracenas de interior. Elas se distinguem pela altura e espessura do tronco, tamanho e cor das folhas. Especialistas distinguem entre variedades de folhas verdes e variegadas. Dentre todas as variedades, os floricultores amadores escolhem aquelas que são mais fáceis de cuidar.

Marginata

Dracaena marginata é a variedade mais popular. É a mais parecida com uma palmeira e, com bons cuidados, pode atingir tamanhos grandes (até 2 m e mais). As folhas estreitas e curvas são de cor verde escura. Ao longo da borda da lâmina foliar há uma faixa divisória vermelha ou bordô, menos frequentemente amarela.

Marginata
Marginata é uma planta perene lenhosa e perene.

Perfumado

Este tipo de planta arbustiva recebeu este nome devido ao agradável aroma de mel emitido durante a floração. Em condições naturais, a dracena floresce regularmente, mas em condições internas ela floresce muito raramente. Folhas brilhantes com listras largas verde-claras ou amarelas, atingindo 1 m de comprimento e 10 cm de largura.

Perfumado
Dracaena fragrans é uma planta ornamental perene.

Deremskaya

Esta é uma das variedades de dracena perfumada. As folhas em formato de lança são coloridas com listras brancas ou amareladas. Além de suas propriedades decorativas, ele tem a capacidade de remover substâncias nocivas do ar.

Deremskaya
Dracaena derema é uma planta despretensiosa e de aparência incomum.

Sanderiana

Dracaena Sanderiana, ou Sandera, é um arbusto baixo (até 1 m). Os galhos crescem da base quase verticalmente. As folhas são verde-brilhantes, com bordas onduladas e listras prateadas. Os brotos com constrições no tronco lembram bambu, e é por isso que Sandera é frequentemente chamada de “bambu da sorte” ou “bambu da boa sorte”.

Sanderiana
Dracaena Sanderiana adora umidade e não tem medo de água parada.

Godsefa

Este semi-arbusto baixo não tem aparência muito semelhante a outros tipos de dracena. Em termos de formato e cor da lâmina foliar, assemelha-se à dieffenbachia ou à aucuba. Os caules longos tornam-se lenhosos na parte inferior e permanecem herbáceos na parte superior. As folhas têm cerca de 10 cm de comprimento e 4-5 cm de largura e têm formato oval.

Godsefa
Godsefa é uma planta arbustiva lenhosa.

Curvado

Dracaena reflexa (ou torta) é uma árvore com folhas lanceoladas, coriáceas e curvadas para baixo. Na natureza atinge 6 metros de altura. Quando cultivada em ambientes internos, a parte superior é frequentemente pinçada para obter um arbusto viçoso. Variedades variegadas têm listras verde-amareladas ou creme ao longo da borda da lâmina foliar.

Curvado
A dracena reflexa é caracterizada por folhas curtas, grossas e pontiagudas.

Quando plantar dracena

Em casa, a dracena pode ser plantada durante toda a estação de crescimento. A melhor época é a primavera, quando o fluxo de seiva e outros processos vitais são ativados. A planta responde bem a vários tipos de fertilizantes.

Plantando dracaena
É melhor plantar a dracena na primavera, durante o período de vegetação intensiva.

Muitos jardineiros usam o calendário lunar, levando em consideração dias favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para o plantio.

Preparando-se para o pouso

Antes de plantar uma dracena em sua casa, você deve se certificar de que as condições são adequadas para a variedade escolhida. É importante lembrar que as variedades variegadas precisam de muita luz, caso contrário, perderão rapidamente suas propriedades decorativas.

Ao comprar dracaena em uma loja, preste atenção a:

  • danos ao tronco e brotos;
  • presença de sinais de doenças ou pragas;
  • desenvolvimento do sistema radicular (a árvore deve caber bem no vaso).

Você pode plantar a planta em outro recipiente 2 a 3 semanas após a compra: ela precisa se adaptar às novas condições.

Condições de crescimento

Todos os tipos de dracena requerem iluminação suficiente, por isso é melhor colocar o vaso no lado sul ou sudeste da casa.

Condições de crescimento
Cultivar dracena é um processo simples e agradável.

As variedades de folhas verdes devem ser protegidas da luz solar direta; em climas quentes, eles devem ser colocados no fundo da sala.

Plantas com folhas variegadas podem ser colocadas no parapeito da janela, mas no verão é melhor colar película de proteção solar no vidro da janela.

Durante a estação de crescimento, a temperatura ideal do ar é de +20…26ºС. É útil levar a dracena para uma varanda ou loggia, protegendo-a do vento e das correntes de ar.

É aconselhável manter a umidade do ar em 70-80%. Para isso, as folhas são borrifadas com um borrifador ou limpas com um pano úmido. Recomenda-se banhar a palmeira no chuveiro uma vez a cada 1-2 semanas.

Você pode colocar uma camada de argila expandida úmida ou pedrinhas na bandeja. Um aquário aberto ou outro recipiente com água umidifica bem o ar.

No inverno, é necessário proporcionar descanso - diminuir gradualmente a temperatura do ar para +15ºС e reduzir a rega.

Escolhendo um vaso de flores

O vaso deve ser selecionado com base no tamanho da planta, sendo mais importante considerar o volume do sistema radicular do que a coroa. As raízes devem ser colocadas livremente, deixando 4-5 cm para o crescimento. Você não deve comprar um vaso grande para uma muda jovem. O solo ficará constantemente encharcado, o que causará apodrecimento das raízes.

Escolhendo um vaso de flores
O vaso para dracena deve ser escolhido corretamente.

O broto enraizado é plantado em um recipiente com diâmetro de 15-17 mm. À medida que cresce, selecione um vaso que seja 2–3 cm mais largo e 5–6 cm mais profundo.

É desejável que o material do qual os pratos são feitos seja poroso. Se uma panela de barro for esmaltada, a respirabilidade será reduzida. Recipientes de plástico com furo de drenagem e uma camada de argila expandida também são adequados.

Preparação

O solo para a dracena deve ser nutritivo e solto. Para preparar a mistura de solo, você precisa pegar terra de folhas, areia grossa de rio, turfa e húmus maduro em proporções iguais.

Outra opção: terra de jardim (3 partes), turfa (1 parte), areia grossa (1 parte).

Preparação
O solo para a dracena deve conter nutrientes.

Ao comprar solo, você deve prestar atenção à acidez do solo; o nível de pH ideal é 5-6.

Se a loja não tiver solo especial para dracenas, uma mistura para palmeiras servirá.

Métodos de plantio em casa

O plantio por meio de alporquia é um método confiável usado por jardineiros experientes. As sementes são muito mais fáceis de plantar, mas sua taxa de germinação é baixa.

Camadas

Antes de realizar o procedimento, é necessário lavar bem as mãos e desinfetar a faca. Outras ações são realizadas na seguinte sequência:

  1. Selecione um local no caule para fazer um corte (sob um nó, a uma distância de 10-15 cm de uma folha saudável).
  2. Faça um corte oblíquo raso (1/3 da espessura do caule) e insira um palito de dente ou um fósforo afiado nele.
  3. O corte é envolto em musgo pré-embebido e coberto com uma película opaca na parte superior, prendendo o manguito primeiro abaixo do corte e depois acima.
  4. Para evitar que o musgo esfagno seque, ele é umedecido periodicamente com uma seringa.
  5. Quando as raízes crescem através do musgo, a película é cuidadosamente removida, a muda é cortada e plantada em um vaso.
Método de plantio por estratificação
As camadas são brotos que criam raízes em uma planta.

O processo pode ser acelerado tratando o corte com um estimulador de formação de raízes.

Sementes

A dracaena raramente floresce em ambientes fechados, e é ainda mais raro encontrar um jardineiro que compartilhe sementes. É mais fácil comprá-los em uma loja especializada.

A semeadura é realizada na seguinte ordem:

  1. Deixe as sementes de molho em uma solução estimuladora de crescimento.
  2. Prepare copos com um substrato úmido de turfa e areia.
  3. Plante as sementes a uma profundidade de cerca de 1 cm; Eles montaram uma mini-estufa.
  4. Após a germinação, a película é removida e as mudas são regadas regularmente.
Sementes
Plantar sementes no solo é a maneira mais fácil de cultivar plantas.

Quando as mudas crescem até 4-5 cm, elas são plantadas em um local permanente.

Reprodução da Dracaena

A maneira mais fácil de propagar dracenas em ambientes internos é por meio de estacas. Estacas de caule ou pontas de brotos são usadas como material de plantio.

Estacas de caule

Para o plantio, você pode usar partes do tronco principal ou brotos laterais. O corte deve ser feito ao longo das cicatrizes das folhas; o comprimento dos segmentos pode variar (de 5 a 20 cm).

Para o enraizamento, as estacas são colocadas em um substrato de turfa, na vertical ou na horizontal. Para manter a umidade alta, o recipiente é coberto com filme. A uma temperatura de +20…24ºС as raízes desenvolvem-se em 20-25 dias. Uma muda com raízes de 2-3 cm de comprimento pode ser transplantada para um vaso separado com solo nutritivo.

Estacas de caule
Dracenas são facilmente propagadas por estacas de caule.

Por estacas apicais

Este método é frequentemente usado para rejuvenescer plantas. A parte superior do caule, juntamente com a roseta de folhas, é cortada com uma faca afiada e colocada em água ou areia molhada.

Para garantir condições favoráveis, o corte é coberto com um saco transparente e colocado em local aquecido, protegido da luz solar direta e de correntes de ar. A estufa precisa ser ventilada periodicamente, acostumando gradualmente a muda ao ar livre.

Por estacas apicais
Para propagar usando estacas apicais, você precisa cortar uma planta adulta.

Cuidados após o plantio

Uma planta jovem requer atenção e cuidado especial; para a primeira alimentação, você deve usar metade da dose de fertilizante.

Cobertura superior

Durante a estação de crescimento, a dracaena precisa ser alimentada 1 a 2 vezes por mês. É útil alternar complexos minerais e matéria orgânica.

Excrementos de pássaros são frequentemente usados ​​como fertilizante orgânico. É enchido com água (1:4) e infundido em um recipiente fechado por 4-5 dias. Antes de usar, diluir (1:15), aplicar sob a raiz após rega abundante.

Cobertura superior
A fertilização é uma parte essencial do cuidado com a dracena.

Em uma floricultura, você pode comprar um fertilizante especial para dracaena, e complexos projetados para culturas decíduas, ficus ou suculentas também são adequados.

Um bom efeito é obtido usando nitroammophoska (1 colher de chá para 1 litro de água).

Os nutrientes são bem absorvidos quando pulverizados nas folhas. Para adubação foliar, prepare a seguinte mistura:

  • nitrato de potássio – 0,5 g;
  • sulfato de amônio – 0,3 g;
  • fosfato de potássio – 0,2 g;
  • água – 1 l.

Fertilizantes em forma granular são espalhados na superfície do solo e gradualmente o saturam.

Rega

A frequência da rega depende da temperatura e da umidade, bem como do tipo de cultura. Dracenas com lâminas foliares largas consomem umidade mais rápido do que aquelas com lâminas foliares estreitas.

No verão, a planta é regada 1 a 2 vezes por semana, no inverno – 1 a 2 vezes por mês.

Rega
Existem várias maneiras de regar a dracena.

A água da torneira deve ficar em um recipiente aberto por pelo menos 24 horas. Ao usar água derretida, é importante deixá-la em temperatura ambiente.

Poda e modelagem do arbusto

A poda formativa da dracena é melhor feita na primavera, durante o período de crescimento. Uma árvore jovem pode ser podada quando atinge 30-35 cm de altura.

A parte superior é cortada com uma faca ou tesoura de poda 5-6 cm abaixo da base da roseta de folhas. O corte é tratado com piche de jardim ou pó de carvão ativado.

Para fazer os brotos brotarem mais rápido, o tronco pode ser tratado com fitormônios (logo abaixo do corte).

formação de arbustos
Formar uma dracena é um processo muito simples que qualquer pessoa pode dominar.

Árvores velhas muitas vezes perdem suas qualidades decorativas: os caules esticam e dobram, as folhas perdem a elasticidade e o brilho. Neste caso, o procedimento de rejuvenescimento se torna vital.

Transferir

Dracenas jovens de 1 a 2 anos precisam ser replantadas a cada 2 anos, adultas – a cada 5 anos. Eles fazem isso antes que o calor chegue.

Para uma planta saudável, o método de transbordo é adequado (junto com o torrão de terra). Espécimes velhos ou doentes devem ser examinados cuidadosamente e partes danificadas do sistema radicular devem ser removidas.

Transferir
Replantar a dracena não tomará muito tempo.

No inverno, uma palmeira é replantada somente se precisar ser salva de pragas ou doenças.

Que horas e como a dracena floresce

Todos os tipos de dracena florescem na natureza. Em casa - apenas variedades de dracaena perfumada. Isso acontece uma vez a cada 8-10 anos. Os pedúnculos se formam nas axilas das lâminas das folhas por cerca de um ano.

As flores são brancas ou creme (às vezes com um tom esverdeado), pequenas, reunidas em uma panícula solta. Apenas um fruto, uma drupa, é formado a partir do ovário.

Doenças e pragas de palmeiras de interior

A dracaena é frequentemente afetada por doenças fúngicas:

  1. Alternaria (mancha seca). Folhas e tecidos do tronco infectados murcham e morrem.
  2. Fusarium. A infecção fúngica se espalha a partir das raízes. Após um curto período de tempo, manchas amareladas aparecem nas folhas e o tronco seca.
  3. Podridão úmida. Manchas encharcadas de água podem ser vistas em todas as partes da planta. A doença tem vida curta, a dracena morre em poucos dias.
  4. Bacteriose. As pontas das lâminas das folhas escurecem e secam, pequenas úlceras aparecem nos caules, separadas do tecido saudável por uma faixa amarelo-clara.

As infecções fúngicas só podem ser controladas com fungicidas químicos ou biológicos.

Cochonilhas, tripes e ácaros se alimentam de sucos de plantas. O processo de fotossíntese é interrompido, as folhas ficam amarelas e caem. A doença afeta a parte aérea e depois se espalha para o sistema radicular. As pragas de insetos podem não apenas retardar o crescimento, mas também destruir completamente a planta.

Em um estágio inicial, você pode combater os parasitas com métodos populares, usando uma solução de sabão em pó, amônia, decocção de tabaco ou infusão de alho. Em caso de danos massivos, apenas métodos químicos ajudarão: tratamento com Fitoverm, Actellic, Fufanon, etc.

Medidas preventivas eficazes incluem cuidados adequados. É necessário manter a umidade e a temperatura ideais, evitar o acúmulo de poeira e aplicar fertilizantes regularmente.