Uma camada branca em uma dracena é um sinal de infestação de cochonilhas. Mas existem outras doenças parasitárias que são acompanhadas por sintomas semelhantes. Para salvar a planta da morte, você deve descobrir a causa da doença e tomar as medidas necessárias.

Contente
- Descrição da Dracaena
- Sintomas de infestação de cochonilha-dracaena
- Características e tipos de cochonilhas
- Características distintivas do parasitismo
- Causas da ocorrência de pragas
- Métodos de combate às cochonilhas
- Remédios populares contra cochonilhas
- Métodos de controle de pragas de raiz
- Prevenção de cochonilhas em dracenas
- Erros na luta contra cochonilhas
- Outras causas da placa branca e maneiras de eliminá-las
Descrição da Dracaena
Esta planta tropical pertence à família Dracaena e é representada por mais de 50 espécies de plantas perenes, nativas da Austrália, Ásia e África. A planta ganhou popularidade entre os jardineiros devido à sua facilidade de cuidado e aparência exótica, que lembra uma palmeira.
A flor vive de 5 a 15 anos, dependendo do tipo pode atingir 20 metros de altura, mas em ambientes internos tem tamanho compacto.
Sintomas de infestação de cochonilha-dracaena
Se aparecer uma camada branca nas folhas ou no caule, a planta precisa ser salva das cochonilhas.
Os principais sinais de danos a uma flor por esta praga:
- aparece muco pegajoso;
- as folhas ficam deformadas, amarelam e caem, em alguns lugares são comidas e cobertas de manchas marrons;
- o caule é curvo;
- a placa se espalha para o vaso de flores;
- a planta murcha e assume uma aparência doentia;
- Durante o transplante, manchas brancas podem ser notadas no rizoma.
Uma inspeção cuidadosa da dracena revela pragas peludas e de cores claras.
Características e tipos de cochonilhas
O parasita é representado por 2200 espécies, das quais 300 são encontradas na Europa. A dracena pode ser suscetível ao ataque de pragas de cactos, plantas aquáticas, amarílis, cerdas e uvas.
O tamanho de um adulto é de 3-7 mm, às vezes há exemplares de até 9 mm.
O corpo é coberto por uma leve camada de farinha. Em locais onde há concentração de insetos, é encontrada uma fina camada parecida com cera ou algodão.
Existem três tipos de cochonilhas que podem parasitar uma planta doméstica:
- Raiz – o maior tipo de parasita, afeta a raiz e o colo da raiz.
- Primorsky - é o mais comum, as fêmeas depositam os ovos em um local de difícil acesso - nas axilas das folhas.
- O percevejo-das-cerdas é um inseto grande que vive na parte inferior das folhas.
Características distintivas do parasitismo
A praga adora calor e umidade e, com a ajuda de seus estiletes (tromba sugadora), ela se fixa à flor e se alimenta de seu suco. Você pode reconhecer a postura dos ovos do inseto pelo aparecimento de massas algodoadas na planta. Cada fêmea é capaz de botar até 600 ovos.
Os locais de oviposição estão localizados principalmente em locais protegidos (fendas no caule, axilas das folhas, áreas entre os brotos), por isso não são fáceis de detectar.
Os ovos não são levados pela água e não morrem sob a influência de produtos químicos, porque são protegidos por uma casca forte. Em 20 dias, surgem as larvas, que a princípio não apresentam placa. Os indivíduos recém-nascidos rastejam pela planta e começam a se alimentar, secretando um líquido pegajoso. Gradualmente, uma camada branca se forma nas larvas.
As cochonilhas podem destruir a dracena e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Causas da ocorrência de pragas
Existem vários fatores que provocam o aparecimento do parasita:
- regime de rega incorreto (humidade insuficiente ou excessiva);
- uso de solo contaminado durante o plantio;
- temperatura desfavorável e alta umidade no ambiente;
- presença de folhagem doente na planta que não foi removida a tempo;
- falta de procedimentos regulares de abastecimento de água;
- sem quarentena após comprar uma flor nova.
Métodos de combate às cochonilhas
Se vários indivíduos forem encontrados na planta, eles podem ser removidos com uma pinça, após o que a folhagem e o peitoril da janela podem ser tratados com uma solução de sabão e álcool.
Processo de cozimento: 1 colher de chá. Dissolva o sabão em pó em água quente, complete o volume com 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa. eu. álcool.
Em seguida, cubra o solo do vaso e borrife a planta com o líquido resultante. Ao longo de 30 dias, inspecione a flor para verificar a presença da praga e suas larvas. Se for encontrada uma pequena quantidade de parasitas, eles podem ser removidos com algodão, previamente embebido em uma solução de sabão.
Se houver muitas cochonilhas, a dracena precisa ser tratada. Primeiro, você deve remover todas as pragas com um palito, pinça ou algodão e, em seguida, tratar a flor com uma preparação química:
- Aktara - a substância é adicionada ao solo e pulverizada nas folhas; para destruir insetos, devem ser realizados 2 procedimentos;
- Actellic - um tratamento é suficiente para destruir a cochonilha.
Você também pode usar preparações como Intavir, Decis, Confidor e tratar o solo com Arrivo ou Talstar.
Para não prejudicar a planta, antes do tratamento, é realizado um teste de sensibilidade ao medicamento tratando uma folha, após o qual sua condição é observada por 1 a 2 dias. Os produtos químicos matam apenas os insetos adultos e não afetam as larvas, por isso o procedimento deve ser repetido após uma semana para se livrar dos novos filhotes.
Remédios populares contra cochonilhas
Se não houver desejo ou oportunidade de usar um agente químico comprado, você pode recorrer a métodos populares:
- Shampoo antiparasitário para animais, que contém permetrina (1-2 colheres de chá), é misturado com 5 litros de água e pulverizado na planta.
- Pegue 5 dentes de alho, despeje 1 litro de água fervente sobre eles, deixe por 4 horas e coe. Usando algodão ou um pincel, aplique a solução em toda a flor.
- Casca de frutas cítricas (50 g) é despejada com água morna (1 l), infundida por 24 horas e usada para pulverização.
- Para limpar as folhas, faça uma infusão de calêndula: despeje 100 g de flores em 1 litro de água e deixe por 24 horas.
Métodos de controle de pragas de raiz
Se um parasita da raiz apareceu na dracena, a planta deve ser replantada, após primeiro desinfetar o solo e o vaso. A flor deve ser retirada do vaso antigo, as raízes devem ser lavadas em água corrente e colocadas em um recipiente com solução inseticida por 20 minutos.
Para irrigação, utilize água sedimentada. 7 dias após o transplante, uma solução inseticida é adicionada ao solo para evitar a reinfecção.
Prevenção de cochonilhas em dracenas
O parasita adora solo encharcado, então a rega deve ser moderada.
Ao plantar, utilize drenagem para evitar estagnação de água na área da raiz.
Você não deve levar a planta para fora, porque depois desse procedimento, muitas vezes aparecem pragas nela.
Para evitar a infestação de cochonilhas, você deve:
- Mantenha a flor limpa e lave as folhas regularmente.
- Não regue demais o solo.
- Não coloque a planta em local com corrente de ar.
- Garanta condições ideais de temperatura.
- Remova as folhas doentes e secas em tempo hábil.
- Plante a dracena em solo comprado. Se o solo for retirado do jardim, ele deve ser desinfetado.
Erros na luta contra cochonilhas
Muitas vezes, os jardineiros cometem os seguintes erros na luta contra o parasita:
- Eles combatem a cochonilha somente depois que os insetos adultos aparecem na planta. No entanto, as larvas não são menos perigosas para a planta. Se forem descobertos, não espere que os filhotes apareçam; medidas de controle devem ser tomadas imediatamente.
- Use apenas remédios populares. Esses agentes podem ser eficazes para uma única lesão. Se houver muitas pragas, é melhor usar produtos químicos, e eles precisam ser trocados, porque o parasita se adapta a tais preparações e perde a sensibilidade a elas.
- Removendo indivíduos adultos, dos quais há muitos na planta. Este procedimento não é muito eficaz. Em locais discretos, ficam ninhos de ovos, dos quais novos insetos logo eclodem.
Deve-se ter cautela ao utilizar o produto químico Actellic. Este medicamento tem um odor forte que pode causar envenenamento. Por isso, a dracena precisa ser tratada ao ar livre ou na varanda.
Outras causas da placa branca e maneiras de eliminá-las
Muitas pragas não matam a dracena mesmo em grandes quantidades. Mas esses insetos devem ser combatidos, pois podem piorar o aspecto da flor.
Cochonilha falsa
O corpo do inseto se parece com placas redondas marrons, que podem ser encontradas na parte inferior das folhas. Quanto mais tempo a praga permanece na planta, mais seu corpo incha e fica coberto por uma camada amarelo-avermelhada.
Quando cochonilhas são detectadas, elas são lubrificadas com agentes como ácido acético ou álcool. Após 1-2 dias, os insetos são removidos e as folhas são limpas com espuma e sabão, que depois é lavada com água.
A planta pode ser tratada com produtos químicos: Fufan, Aktara. O procedimento é repetido várias vezes com um intervalo de uma semana.
Ácaro-aranha
Os sinais de danos são:
- formação de fios finos nos pecíolos;
- aparecimento de pontos marrons rodeados por manchas amarelas ou claras (na parte inferior da folha).
Para combater o parasita, limpe as folhas com álcool e depois, após 15 minutos, com uma esponja úmida.
A planta é generosamente borrifada com água e regada, e coberta com um saco plástico por vários dias. Você pode colocar um recipiente com terebintina, cebola picada ou alho embaixo do saco.
Se os métodos acima não ajudarem, a planta é tratada com Apollo, Neoron e Sanmite. São realizados até 4 procedimentos com intervalo de 7 a 11 dias.
Sais de cal
Ao regar e pulverizar com água dura, podem aparecer sais de calcário na planta. Para se livrar dessa placa, você deve amaciar a água fervendo-a, deixando-a decantar ou congelando-a.
Várias vezes por mês, adicione ácido cítrico (0,2 g por 1 litro de água) ou vinagre (1 colher de chá de vinagre por 1 litro de água) à água para irrigação. Depois disso, a água é deixada em repouso para que os sais precipitem.
Para remover o calcário, use água com suco de limão: esprema o suco de um limão em 1 copo de água. Você também pode misturar gema de ovo e água em proporções iguais e esfregar as folhas. Após esse procedimento elas ficarão brilhando e repelindo poeira.
Se a doença da dracaena for detectada a tempo e os procedimentos necessários forem realizados imediatamente, a flor não morrerá. Após eliminar a praga, você deve monitorar cuidadosamente a condição da planta e seguir rigorosamente todas as regras de cuidado.