Dracaena limão-lima é uma planta da família dos aspargos. Externamente, lembra vagamente uma palmeira em miniatura devido ao arranjo e formato das folhas, mas essas plantas não são parentes. A flor é brilhante e vai decorar qualquer ambiente, mas para preservar as qualidades decorativas do animal de estimação verde, é necessário fornecer a ele condições adequadas para mantê-lo.
Contente
Descrição botânica e variedades da planta
Dracaena é uma das plantas de interior mais populares e queridas entre os floricultores. Pode ter a forma de uma árvore ou de um arbusto. O animal de estimação perene é capaz de purificar o ar de substâncias nocivas.
O gênero inclui cerca de 100 espécies, incluindo:
- dracaena perfumada, ou fragrâncias;
- de nariz largo;
- Deremskaya;
- marginata;
- surculose (Godsepha);
- Reflexo, etc.
A lima-limão é uma variedade de Dracaena fragrans. Sua principal diferença em relação aos demais representantes do gênero são as folhas brilhantes com listras amarelas. Em casa, você pode cultivar uma flor de 60 a 90 cm de altura. Exemplares raros atingem 2 m de altura. Além disso, a planta se desenvolve ao longo de um longo período de tempo – ao longo de 10 anos.
Como esta dracena é um arbusto, seu tronco é ramificado, o que faz com que a copa pareça mais exuberante. Com o tempo, a flor adquire semelhança com uma palmeira. Isso ocorre porque o tronco fica lenhoso, as folhas inferiores caem e os pontos de crescimento nessa área morrem.
A planta cresce 30 cm por ano. Essa é uma taxa de desenvolvimento baixa, por isso a lima-limão é considerada uma espécie de crescimento lento. Sua copa é grande – atingindo 40-61 cm de diâmetro, dependendo da idade da planta. As folhas são verde-escuras no centro, com linhas brancas, e têm uma borda larga e amarela brilhante nas bordas, de onde vem o nome da flor.
Prós e contras do cultivo
Muitos jardineiros escolhem a espetacular dracena variegada como animal de estimação verde.
As vantagens de cultivar uma flor dessas são as seguintes:
- excelentes propriedades decorativas (em termos de atratividade, a lima-limão supera a maioria das outras espécies desta família);
- fácil cuidado;
- alta velocidade de adaptação das plantas;
- O processo de propagação não requer muita experiência e o transplante é fácil.
Também há desvantagens:
- desenvolvimento lento;
- falta de flores quando cultivada em ambientes internos;
- baixa altura.
Características do cultivo e cuidados em casa
Para manter o brilho da cor e a aparência saudável, a planta recebe os devidos cuidados: mantenha a temperatura e a umidade no nível adequado, regule a intensidade da iluminação. Se essas condições não forem atendidas, a coroa terá um formato desordenado e o crescimento da flor poderá ficar ainda mais lento.
Cuidados pós-compra
Após comprar a planta, é preciso levá-la para casa, levando em consideração a temperatura do ar externo, já que a dracena é uma planta tropical e não tolera frio. Para evitar que a flor fique muito fria, ela deve ser coberta com papel grosso ou um saco plástico. Esses materiais ajudarão a manter o calor dentro da embalagem. Quando a temperatura cair para +10°C ou mais, é recomendável usar uma bolsa térmica.
Você precisa observar a planta por 2 semanas. Durante esse período, a dracena se adapta às novas condições. Depois, ela é transplantada para um recipiente maior. O substrato contido no vaso de transporte na loja não é adequado para o desenvolvimento do arbusto, ele é substituído por solo fértil.
Iluminação
A dracaena deve ser colocada no parapeito da janela somente se as janelas estiverem voltadas para o norte. Em outros casos, você precisa colocar a flor no chão ou em um suporte perto da abertura da janela.
Isso protegerá o arbusto da incidência direta do sol na copa, já que a radiação direcional intensa contribui para o aparecimento de queimaduras na massa verde. Estes últimos aparecem como manchas brancas. A distância recomendada de janelas voltadas para o sul ou leste é de 1-2 m.
Em um canto escuro, a dracena se sente tão mal quanto em luz forte.
Somente neste caso as folhas perdem o brilho. Isso leva a uma diminuição das qualidades decorativas da flor. No entanto, o processo patológico é reversível: basta colocar o vaso em uma área iluminada do ambiente e em poucos dias o aspecto do pet estará melhor.
Temperatura
A planta não gosta de microclima frio. A temperatura aceitável é considerada +15…+27°С. Além disso, o verão e o inverno criam condições diferentes para a dracena. Assim, no período de março a novembro a temperatura deve ser mantida em +25…+27°С. No inverno, o valor deste parâmetro deve estar dentro da faixa de +16…+18°С.
Umidade do ar
Quanto maior esse indicador, melhor, porque a dracena vem de latitudes tropicais e subtropicais. Mas se a planta ficar constantemente em um ambiente com umidade do ar de 90% ou mais, há risco de desenvolver apodrecimento e mofo.
O modo ideal é 40-80%. A flor pode se desenvolver em condições mais adversas (com umidade reduzida), mas é necessário borrifar regularmente a massa verde com água morna e limpar as folhas do pó uma vez a cada 14 dias.
Regras para regar e fertilizar
A frequência de umedecimento do solo e das plantas também muda dependendo da estação. No verão, a dracaena precisa ser regada com mais frequência – 2 vezes por semana. Durante o período de dormência (inverno), a planta não necessita de grande quantidade de umidade, pois nessa época todos os processos intracelulares são inibidos.
Basta regar a dracena uma vez por semana. Você também deve prestar atenção ao grau de secura do solo. A rega deve ser feita antes que apareçam rachaduras no solo. A água é removida da bandeja imediatamente.
A dracaena deve ser alimentada com fertilizantes especiais para suculentas e palmeiras. A frequência de adição de nutrientes ao solo no verão é uma vez por semana, no inverno – uma vez por mês.
Termos e regras de transplante
Este procedimento é realizado em março, quando começa o período de crescimento ativo das flores. Após a compra, a dracena deve ser replantada (nas primeiras semanas). Não é recomendado deixá-lo no vaso de transporte, pois o substrato nele contido estará esgotado.
Na próxima vez que a flor precisar ser replantada, descobrirá que o sistema radicular já preencheu o vaso. Isso acontece a cada 2-3 anos (se a planta estiver madura) ou anualmente (recomendado para plantas em desenvolvimento). Escolha um recipiente que seja 2-3 cm maior que o anterior.
Deve haver drenagem no fundo do vaso, que pode ser feita com argila expandida ou areia. Você deve comprar um recipiente com uma bandeja e um fundo perfurado - isso permitirá que você drene o excesso de umidade.
Antes de replantar a dracaena, ela precisa ser regada (1-2 dias antes do procedimento). Em seguida, o pedaço de terra é retirado do vaso e as raízes são cuidadosamente retiradas do solo. A planta precisa ser colocada no centro do novo recipiente. Deve haver drenagem e uma camada de solo por baixo. Na fase final, o recipiente é preenchido com terra.
Floração da planta
As flores da planta são brancas e pequenas. Elas formam inflorescências. Mas em casa, a lima-limão praticamente nunca floresce. Isso se deve à diferença nas condições ambientais. Em casos raros, flores aparecem, mas apenas em plantas em estufa.
No entanto, os brotos são formados no máximo uma vez a cada 7 a 10 anos, e a vida útil da dracena não é muito maior que esse período (15 anos), então você pode não ver inflorescências novamente.
Frutas e seus usos
Apesar do nome da planta, você não deve esperar limões ou limas dessa planta verde. Dracaena não dá frutos.
Propagação da Dracaena Limão Lima
Existem dois métodos de transplante de um arbusto: estacas apicais e estacas caulinares. Mais tarde, os brotos cortados durante a formação da copa (do topo do arbusto ou parte do tronco) são usados para propagar a flor.
O material mais preferido são estacas de até 30 cm de comprimento. Primeiro, elas são colocadas na água e, depois de alguns dias, as raízes aparecerão. Em seguida, as mudas são plantadas em solo composto de turfa e areia na proporção de 1:1.
Doenças e possíveis problemas
Se as recomendações de cuidados não forem seguidas e processos patológicos se desenvolverem, a aparência da planta se deteriora:
- pigmentação nas folhas – aparece devido à falta de umidade;
- o amarelecimento da coroa na parte superior indica uma violação do regime de irrigação;
- bordas das folhas secas são resultado da exposição às correntes de ar;
- deformação das placas (elas se enrolam) – possível devido à dracena ficar exposta ao frio por muito tempo;
- manchas brancas - queimaduras devido à exposição direta ao sol;
- placas marrons nas folhas são o resultado de danos à planta causados por cochonilhas;
- mudança na cor das folhas de verde para cinza – possível devido ao ataque de tripes;
- Pontos brancos, manchas marrons e teias de aranha são sinais de infecção por ácaros.
Quando a dracena é atacada por pragas, são utilizados agentes inseticidas e preparações biológicas: Fitoverm. Aktellik, Apolo, Antiklesch, etc.
Não concordo com você sobre florescer em casa, a minha já está florescendo há 2 anos seguidos.