Dracaena godseffiana está se tornando cada vez mais popular entre os amantes de plantas de interior. A planta é pouco exigente em termos de iluminação e temperatura do ar, e o processo de propagação da flor em casa não causa dificuldades, mesmo para jardineiros iniciantes.
Contente
Descrição da flor
Dracaena pertence à classe das monocotiledôneas, a família dos aspargos. Na natureza, sua maior distribuição é na África Ocidental. Em campo aberto a planta atinge 3-4 m de altura. Em casa, é possível cultivar uma flor de no máximo um metro de altura.
Ao contrário de outras variedades, a Dracaena Godseffiana (ou, como também é chamada, Surculosa, que significa “broto lateral”) tem grandes folhas ovais de cor creme-leitosa. Todas as outras variedades têm folhas verdes.
A planta tem um sistema radicular tuberoso, as raízes são de coloração amarelo brilhante. O caule é ereto. O arbusto forma brotos adicionais que crescem a partir das raízes. Portanto, os caules da planta ficam entrelaçados na base.
As folhas são macias e lisas, com cerca de 5 cm de largura e não mais que 16 cm de comprimento, ligeiramente pontiagudas nas pontas. A variedade de dracaena Godseffian é dividida em várias subespécies, que diferem no padrão das folhas. O padrão pode ter a forma de uma espiral ou de inclusões brancas ou creme espalhadas aleatoriamente. No caule há nós-vertebrais, nos quais 5 a 6 folhas estão dispostas em círculo.
Cultivo e cuidado em casa
Para que a planta tenha uma aparência atraente, cresça e floresça rapidamente, ela deve receber as condições necessárias:
- Manter a temperatura ideal no ambiente, bem como o nível de umidade do ar.
- Acesso à luz natural.
- Rega oportuna e suficiente.
- Regularidade da alimentação.
Iluminação
Dracaena Godseffiana Mike se sente melhor em peitoris de janelas localizados no lado sudoeste ou sudeste da casa/apartamento. Neste caso, você deve evitar a exposição constante da flor ao sol direto, pois pode causar queimaduras graves nas folhas. Não é recomendado colocar um vaso com arbusto em cantos escuros, pois a planta perderá seu apelo decorativo (as folhas ficarão pálidas, a textura do padrão ficará mais borrada).
No verão, a dracaena pode ser levada periodicamente para a varanda ou para o quintal, deixando o vaso com a planta por 3 a 4 horas em um local ligeiramente sombreado.
Temperatura
A flor não é exigente em termos de temperatura. No verão, as temperaturas ótimas para o crescimento e floração da surculosa estão na faixa de +20…+25 ºС, no inverno, é permitida uma diminuição para +18…+19 ºС. Em uma estufa ou estufa ao ar livre, é necessário manter a temperatura em +16 ºС.
Umidade do ar
Dracaena godseffiana é a representante mais resistente de sua espécie ao ar seco. Mas se você quiser criar as condições mais favoráveis para isso, borrife periodicamente as folhas da planta com água limpa e morna e remova a poeira das placas 2 a 3 vezes por semana. Às vezes, a flor pode ser enxaguada no chuveiro.
Regar e fertilizar
A frequência e o volume de rega dependem da estação. No verão, a surculosa deve ser regada com mais frequência - 2 a 3 vezes por semana; no inverno, uma vez é suficiente. É estritamente proibido secar demais a flor. Assim que os 2-3 cm superiores do solo secarem, a planta precisará ser regada.
Você também precisa monitorar a quantidade de umidade. Não é possível inundar a planta com grandes volumes de água de uma só vez, pois isso causará o apodrecimento do sistema radicular. Será impossível interromper esse processo e a planta morrerá. Para regar, é melhor usar água da chuva ou água destilada. Se isso não for possível, deixe a água da torneira descansar por pelo menos um dia para evitar que o cloro penetre nas raízes das plantas.
Para que uma flor cresça e se desenvolva, ela precisa ser alimentada. As folhas da dracena que cresce em solo pobre perdem sua atratividade e caem. O crescimento cessa e a planta logo murcha e morre. Durante o período de crescimento ativo (de março a agosto), a surculosa precisa ser alimentada a cada 2 semanas. De setembro a fevereiro, 1 alimentação por mês é suficiente.
Ao escolher fertilizantes, é necessário levar em consideração a composição química. É necessário utilizar somente estimulantes de crescimento e desenvolvimento que não contenham compostos à base de cloro. Você pode usar fertilizantes complexos universais para plantas de interior ou preparar a solução você mesmo. Para fazer isso, você precisará misturar 0,5 g de nitrato de potássio, 0,3 g de sulfato de amônio e 0,4 g de fosfato de potássio. Dilua a mistura resultante em 1 litro de água em temperatura ambiente.
Quando uma planta jovem estiver criando raízes, você não deve adicionar fertilizantes ao solo por um mês, pois o sistema radicular estará enfraquecido e os compostos químicos podem fazer com que os tubérculos jovens morram.
Termos e regras de transplante
O arbusto deve ser replantado a cada 3 anos. O melhor período é o início da vegetação ativa (final de março – início de abril). Você precisará de um vaso com 2 a 3 cm de diâmetro maior que o anterior e solo preparado. Pequenas pedras, pedaços de tijolo ou cacos de cerâmica podem ser usados como drenagem.
Primeiro, você precisa colocar drenagem de 2 a 3 cm de altura no fundo do vaso. Depois prepare o solo: misture areia, turfa e composto em partes iguais. Você pode adicionar um pouco de carvão - isso ajudará a proteger a dracena de infestações de pragas. Encha o vaso com a mistura preparada. Retire cuidadosamente a planta do recipiente antigo sem mexer no solo ao redor das raízes. Fortaleça a dracena no vaso, cobrindo as raízes com o restante da terra e compactando-a um pouco. Despeje água morna sobre ele.
Enquanto a planta estiver criando raízes, é melhor colocar o vaso em um local sombreado. É importante garantir que a camada superior do solo não seque.
Poda e modelagem do tronco
A poda é necessária somente se o tronco estiver malformado e a planta tiver perdido suas qualidades decorativas. Neste caso, é preciso cortar a parte superior do arbusto, removendo o caule curvo. Enraíze a muda resultante como para propagação.
Para garantir que o caule cresça reto, é preciso monitorar a iluminação, posicionando o recipiente com a planta de forma que os raios solares incidam uniformemente.
Floração e frutificação
É difícil conseguir a floração da dracena em casa. Para isso, é necessário manter a temperatura do ar no ambiente, o nível de iluminação e observar a quantidade e o volume de rega e fertilização. Mas se tudo for feito corretamente, a surculosa certamente encantará seus donos com sua beleza. As inflorescências do arbusto são coletadas em pincéis, as pétalas das flores são pintadas de uma cor amarelo-esverdeada, têm um cheiro suave e agradável. O aroma é mais intenso à noite. Depois de algum tempo, pequenas bagas vermelhas se formam no lugar das flores.
Reprodução de Dracaena Godseffiana, ou Surculosa
Os floristas usam dois métodos de propagação de flores:
- estacas;
- dividindo o mato.
Ao dividir por estacas, você deve cortar um broto do arbusto com no máximo 12 cm de comprimento (use apenas uma tesoura afiada ou um bisturi) e cobrir generosamente o corte com cinzas de madeira. Prepare um recipiente com uma solução: dissolva algumas gotas de peróxido de hidrogênio e um comprimido de carvão ativado em água. Coloque o corte na água e cubra o recipiente com um saco plástico ou uma garrafa plástica cortada para criar um efeito estufa.
O tempo para a formação de um novo sistema radicular é de 1,5 a 2 meses. Durante esse período, é importante monitorar a qualidade da água. Quando o líquido ficar turvo, ele deverá ser substituído. Quando a muda produzir raízes pequenas, ela deve ser plantada no solo.
A reprodução da dracaena pela divisão do arbusto é realizada em várias etapas:
- Colocando uma camada de drenagem em um recipiente de plantio.
- Encher o vaso com terra fértil.
- Umedecendo o solo.
- Removendo a planta mãe do solo.
- Divisão em plantas filhas.
- Revestindo as raízes com cinzas de madeira.
- Plantar as mudas resultantes no solo.
- Rega abundante.
Os vasos de flores devem ser colocados em locais protegidos da luz solar direta.
Doenças, pragas e métodos de controle
Plantas de interior ficam doentes devido a violações das regras de cuidado. Se as bordas das folhas da dracaena ficarem amarelas e depois marrons, significa que não há umidade do ar suficiente no ambiente. Os mesmos sintomas são observados com a falta de umidade ou na presença de correntes de ar. Para eliminar defeitos nas folhas, é necessário aumentar a quantidade de rega, borrifar regularmente a dracaena com água morna (pode-se usar uma solução com adição de fertilizantes minerais) e usar um umidificador.
Queda intensa de folhas também é sinal de patologia. A Dracaena tem a capacidade de perder suas folhas inferiores, mas seu número não deve exceder 5 pedaços. por semana. Se as folhas caem com mais frequência, a planta tem falta de minerais. É necessária alimentação complexa urgente. O aparecimento de grandes manchas claras nas placas indica queimadura solar. A planta precisa ser movida para uma área mais sombreada do ambiente.
Se o ambiente estiver muito frio, as pontas das folhas da dracaena se enrolam e ficam amarelas. É necessário aproximar o vaso da fonte de calor.
Muitas vezes, a causa da morte da surculosa são vários tipos de podridão e infecções bacterianas e fúngicas. É necessário inspecionar cuidadosamente a dracena ao comprá-la em uma loja, pois as doenças se espalham rapidamente para outras plantas.
Em casa, verifique regularmente se há alterações patológicas nas folhas e caules. A falta de controle e o tratamento precoce inevitavelmente levarão à morte do seu animal de estimação verde.
Se aparecerem manchas marrons, cinzas ou marrons no tronco e nas folhas, a planta terá seu crescimento reduzido, o que significa que sua parte aérea precisa ser tratada e depois regada com uma solução fraca de permanganato de potássio. Outros vasos de flores devem ser protegidos de vizinhos perigosos.
Não menos destrutivos para a dracaena são os ataques de pragas de plantas de interior: tripes, cochonilhas, ácaros, cochonilhas, pulgões. Se pequenas saliências arredondadas forem visíveis na parte interna das folhas, medidas devem ser tomadas para destruir a cochonilha. Para isso, recomenda-se lubrificar a superfície das placas com óleo de máquina, vinagre ou solução alcoólica. Após algumas horas, remova os insetos mortos e trate as folhas com permanganato de potássio ou água com sabão. Repita o procedimento até que as pragas sejam completamente destruídas.
Se forem encontrados ácaros, a parte aérea da planta deve ser tratada com uma solução de álcool, lavada após 20 minutos e as folhas devem ser bem limpas. Cubra a dracena com um saco plástico, colocando um saco de alho ou cebola picados sobre o solo. Deixe por 2-3 dias. Para evitar o aparecimento de ácaros, você pode irradiar periodicamente a flor com uma lâmpada de quartzo.
Pontos pretos e pequenas listras nas folhas indicam uma infestação de tripes. Um meio eficaz para destruir essas pragas é o xampu antiparasitário para animais. Você precisa despejar um pouco do produto em um recipiente, agitar até formar espuma e aplicar nas áreas afetadas. Cubra a planta com celofane e deixe por 3 dias. Depois, remova as pragas mortas usando uma esponja. Em vez de xampu, você pode usar uma solução de qualquer óleo (50 g por 1 litro de água).
As maiores concentrações de pulgões são observadas em brotos jovens. As folhas ficam brancas devido aos muitos insetos e, depois de um tempo, uma camada pegajosa aparece. Trate a dracena com uma solução de sabão e depois enxágue em água corrente. Brotos severamente danificados terão que ser removidos. O procedimento deve ser repetido conforme necessário.