As principais vantagens da Dracaena Janet Craig são sua aparência espetacular e facilidade de cuidado. Uma planta exótica com vegetação brilhante e suculenta pode se tornar uma decoração tanto para interiores residenciais quanto industriais ou de escritórios. A folhagem densa limpa bem o ar de impurezas nocivas e regula a troca de água e gás no ambiente. Especialistas em Feng Shui acreditam que a dracena traz harmonia, amor e prosperidade ao lar.

Dracaena

Descrição botânica da planta

Dracaena Janet Craig (dracaena Janet Craig) pertence ao gênero de plantas perenes da família dos aspargos, na natureza cresce nos trópicos africanos e do sul da Ásia.

Em matagais tropicais são encontrados exemplares de até 6 m de altura. Variedades de folhagens decorativas para ambientes internos geralmente crescem até 1,5-2 m, em casos raros – até 3-4 m.

O tronco ereto e lenhoso apresenta muitas listras transversais: são vestígios de lâminas de folhas mortas.

Janet Craig pertence à espécie perfumada, mas floresce muito raramente em condições domésticas. As inflorescências densas que se formam em forma de espiga ou pincel têm uma coloração rosada na parte externa. Flores abertas, brancas ou creme, têm um agradável aroma herbáceo e mel.

As folhas são dispostas em cachos no topo, o que faz a dracena parecer uma palmeira. Eles são verde-escuros, brilhantes e de cor uniforme.

A planta jovem forma um arbusto com folhas lanceoladas de 3-4 cm de largura e 25-30 cm de comprimento. As "palmeiras" adultas têm folhas com mais de meio metro de comprimento, curvadas para baixo.

O caule contém brotos dormentes dos quais emergem rosetas de folhas. Uma planta corretamente formada adquire uma determinada forma exuberante. Em floriculturas você pode ver esta dracena marcada como "Janet Craig Branch".

Os floristas desenvolveram uma forma em miniatura – Dracaena compacta. Distingue-se pelo seu crescimento lento: o arbusto cresce apenas 3-4 cm por ano. Uma planta adulta atinge 35-40 cm de altura. As lâminas das folhas têm até 15 cm de comprimento e são reunidas em um denso feixe.

https://youtube.com/watch?v=Er0HfgDJndw

Cuidados domiciliares

A cultura exótica se adaptou bem às condições internas em diferentes zonas climáticas, incluindo climas temperados e acentuadamente continentais.

Para garantir que a planta seja forte e saudável, você deve seguir regras simples:

  • não regue demais o solo;
  • não coloque a flor sob luz solar direta;
  • Evite correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.

Selecionando um local e iluminação

O melhor lugar para a dracena é o lado oeste ou sudoeste da sala. É melhor colocar vasos com plantas mais perto da janela, mas não no parapeito.

Com a chegada do tempo frio, é preciso afastar a flor dos aparelhos de aquecimento.

Se a palmeira estiver localizada em um canto ou outra área sombreada, ela precisará de iluminação adicional. Com iluminação insuficiente, as folhas ficam murchas e pálidas, o caule estica e novas rosetas não se desenvolvem.

Linda dracena

Rega

A umidade moderada do solo e a estrutura solta do solo garantem o crescimento saudável da parte aérea e do sistema radicular.

Na primavera e no verão, a dracena é regada duas vezes por semana. Primeiro, você deve verificar a umidade do solo a uma profundidade de 2 cm: se o solo estiver seco, regue até que a umidade apareça na bandeja. É melhor drenar o excesso para que as raízes não apodreçam.

No inverno, a rega é reduzida para 2 a 3 vezes por mês (dependendo da umidade do ar).

Recomenda-se passar a água para irrigação por um filtro de carvão. Você pode adicionar carvão ao recipiente com água durante a decantação.

É útil borrifar a dracena com um borrifador ou banhá-la no chuveiro. Ao mesmo tempo, você não deve deixar a água ficar estagnada na base das folhas: isso leva ao apodrecimento do tronco.

Se o ar do ambiente estiver seco, você pode colocar um aquário ou um recipiente decorativo com água ao lado da flor.

Regando uma flor

Condições de temperatura e alimentação

No verão, a dracena cresce bem em varandas fechadas, galerias e em cantos sombreados do jardim. A temperatura do ar mais favorável é de +22…+26ºС.

No inverno, é aconselhável reduzir a temperatura para +16…+18ºС.

Qualquer fertilizante universal é adequado para alimentação, mas é melhor usar produtos especializados destinados a palmeiras ou plantas de interior que não florescem.

Do início de março até o final de outubro, o solo é fertilizado duas vezes por mês. Durante o período de dormência, a dracena é alimentada uma vez por mês, usando metade da dose.

Os fertilizantes são aplicados após a rega, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante.

Fertilizantes líquidos para dracaena

Transferir

Durante os primeiros 3-4 anos, a planta é replantada anualmente (de preferência no início da primavera). Após o término do crescimento ativo, você pode renovar a camada superior do solo e replantar após 2 a 3 anos, quando as raízes ficarem apertadas no vaso antigo.

O diâmetro do novo recipiente deve ser 5-6 cm maior que o antigo. Uma camada de drenagem de argila expandida ou tijolo quebrado deve ser colocada no fundo.

Se não for possível comprar uma mistura de solo pronta para dracenas, prepare-a você mesmo misturando 2 partes de composto maduro, 3 partes de terra de folhas, 1 parte de turfa e 1 parte de areia grossa de rio. Às vezes, os jardineiros adicionam vermiculita ou carvão à mistura de solo.

Ao replantar, você pode rejuvenescer o sistema radicular cortando raízes velhas e escuras e deixando raízes amarelo-claras.

Transplante de plantas

Propagação da Dracaena Janet Craig

A dracaena pode ser propagada por sementes, mas o método vegetativo, simples e confiável, é o mais utilizado.

É melhor fazer mudas na primavera, depois de alimentar a dracaena com fertilizantes minerais.

Por estacas lignificadas

Se você precisar obter várias plantas, um caule com diâmetro de 12-13 mm é cortado em fragmentos de cerca de 15 cm de comprimento. O corte é feito com uma faca afiada ou tesoura de poda ao longo da linha da cicatriz da folha.

As estacas são imersas por várias horas em uma solução que estimula a formação de raízes (Kornevin).

Em seguida, elas são colocadas um terço do seu comprimento em vasos de turfa ou copos plásticos com terra solta (areia, turfa, terra de folhas em partes iguais).

As mudas podem ser colocadas horizontalmente, polvilhando o meio com terra. Neste caso, ambas as extremidades produzem brotos jovens.

Para acelerar o enraizamento, cubra o vidro com filme ou vidro.

Tipos de propagação de plantas

Parte do caule com uma roseta de folhas

Uma nova dracena pode ser cultivada a partir de uma roseta bem desenvolvida. Neste caso, o corte é feito um pouco abaixo da primeira folha (1-1,5 cm). A roseta de folhas é colocada em um recipiente com água por 1 a 2 semanas e, depois que as raízes aparecem, ela é transplantada para um vaso.

Problemas e doenças crescentes

Dracaena Janet Craig é uma planta resistente, mas violações das regras de cuidado afetam rapidamente sua aparência.

Se não houver rega suficiente, as folhas perdem o brilho e a elasticidade, e a parte superior seca.

Se houver muita umidade, as raízes apodrecem, as pontas das lâminas das folhas ficam pretas e as folhas inferiores morrem.

Uma planta enfraquecida é mais facilmente afetada por doenças fúngicas e bacterianas.

As infestações de pragas ocorrem com mais frequência ao ar livre, mas às vezes os parasitas entram em casa com flores novas que não passaram pela quarentena.

A presença de cochonilhas pode ser determinada pela camada pegajosa na superfície da folha e, no verso, pelo acúmulo de pontos pretos - larvas.

Os ácaros se instalam ao longo das nervuras na parte inferior da lâmina foliar. Pontos claros aparecem nos locais onde o carrapato extrai sucos nutritivos. Uma fina teia pode ser vista bem no fundo da roseta.

É mais fácil combater pragas e doenças em um estágio inicial, por isso é necessário inspecionar regularmente a planta e, se necessário, usar preparações inseticidas ou bactericidas.