A Dracaena é amada por suas qualidades decorativas e despretensão. É usado para decorar apartamentos, centros comerciais e comerciais, restaurantes e quartos de hotel. Uma regra obrigatória para o cultivo: selecione um vaso para dracaena no qual se formará um sistema radicular saudável.

Dracena em vaso

Descrição da Dracaena

Dracaena - atrai com suas folhas caídas, que diferem em largura, comprimento e cor dependendo da espécie (há cerca de 60 delas).

Em ambientes internos e escritórios, as seguintes variedades de dracaena são mais frequentemente cultivadas:

  1. Perfumado. Suas inflorescências têm cheiro de feno recém-cortado. As folhas da planta são curvas (até 70 m de comprimento, 6-8 cm de largura).
  2. Curvado para trás. Possui uma copa exuberante com folhas estreitas de cerca de 15-20 cm de comprimento. Pode crescer até 3-4 m e tem vários troncos finos.
  3. Delimitado. Possui uma borda vermelho-púrpura nas lâminas das folhas. Quando caem, formam-se cicatrizes no tronco.
  4. Deremskaya. As pontas das folhas novas são inicialmente direcionadas para cima, mas gradualmente começam a cair.

As folhas da dracaena são coletadas em cachos. As flores aparecem uma vez a cada 8-10 anos. A Dracaena cresce lentamente, com crescimento anual de aproximadamente 30 cm. Em condições internas, pode viver até 15 anos.

Espécies de Dracaena

Vaso para dracenas adultas e jovens

O sistema radicular é composto por uma raiz principal longa, que cresce para baixo, e pequenos ramos laterais, para os quais 2 a 3 cm de espaço livre até as paredes do vaso são suficientes para a alimentação.

Portanto, uma dracena adulta precisa de um recipiente alto e estreito. Em um vaso baixo, as raízes não conseguirão se espalhar, e em um vaso muito largo, haverá excesso de umidade, o que fará com que o solo fique ácido, as raízes apodreçam e o caule amoleça. Será difícil salvar a planta nessas condições.

Uma muda pequena criará raízes melhor em um vaso raso e estável, de até 15 cm de altura.

Seleção de material

Para dracaena, são adquiridos os seguintes vasos:

  1. Plástico. Confortável, leve e acessível. Mas esse material não “respira”. Se o solo estiver constantemente encharcado, as raízes podem apodrecer mesmo em um recipiente de tamanho apropriado. A exceção é o chamado pote “medicinal” – com fundo côncavo para dentro e furos para circulação de ar. Recipientes de plástico não são estáveis ​​o suficiente e, portanto, não são adequados para dracenas altas.
  2. Cerâmica ou argila. Vasos naturais, porosos e sem esmalte. O excesso de umidade evapora através de suas paredes, e as raízes ficam saturadas de oxigênio. O esmalte dos recipientes de cerâmica não permite a passagem de ar.
  3. Fibra cerâmica. Leve, forte e durável. O material ecológico é uma mistura de argila, composto e fibra. Resistente à umidade e mudanças de temperatura.

Recipientes de madeira, pedra e porcelana também são adequados. É melhor não usar transparentes e metálicos. Os primeiros são indicados apenas para plantas cujas raízes realizam fotossíntese (a luz pode danificar as raízes da dracena), enquanto os segundos não deixam passar ar e enferrujam.

Potes

Tamanho e volume ideais do vaso

A largura do vaso é selecionada com base na altura da planta: para cada 40 cm, é necessário um recipiente com largura de pelo menos 15 cm. Para uma árvore cuja altura não exceda 60 cm, um recipiente com diâmetro de até 22 cm é adequado. A altura do vaso depende do comprimento da raiz e da camada de drenagem. Os mais convenientes são considerados vasos um pouco mais largos na parte superior.

É importante prestar atenção à qualidade do palete fornecido no kit. É melhor que seja fundo e um pouco maior que o diâmetro do fundo do vaso. É conveniente drenar o excesso de água dessa bandeja.

Tamanhos de potes

Colocação de vasos

Dracaena adora luz brilhante e difusa; a luz solar direta é contraindicada para isso. Tolera sombras leves e iluminação artificial, mas espécies variegadas podem perder sua cor contrastante e se tornar menos decorativas. É melhor colocar o vaso a uma distância de 1–2 m da janela sul e no lado norte - no parapeito da janela.

O custo do pote e onde você pode comprá-lo

O mercado oferece uma variedade de modelos de panelas para todos os gostos.

Jardineiros iniciantes devem fazer a compra em uma loja especializada, onde podem dar uma boa olhada na decoração e na cavidade interna do vaso, verificar sua estabilidade e como é fácil transportá-lo de um lugar para outro. O vendedor ajudará você a escolher o produto e fornecerá informações completas sobre ele.

O preço de um pote depende de:

  • tamanho do produto;
  • material de fabricação (os mais caros incluem porcelana, cerâmica de fibra e pedra);
  • a presença de um vaso interno (inserção) e um sistema de rega automática;
  • fabricante (os produtos das marcas Ceccarelli, Villari, ZELENA são caros).

Transplante de dracaena

O transplante pode ser planejado ou urgente.

No primeiro caso, a dracena é replantada:

  • 2-4 semanas após a compra, quando a planta se adapta às novas condições;
  • após um ano, fazer o primeiro transplante de uma muda proveniente de uma estaca;
  • a cada 1-1,5 anos, quando uma planta jovem em desenvolvimento adequado precisa substituir o recipiente por um maior;
  • após 2-4 anos, substituição do solo por solo mais nutritivo em espécimes adultos (acima de 5 anos).

Razões

Motivos para transplante urgente:

  1. A muda comprada parece deprimida após o transporte.
  2. Raízes apareceram no furo de drenagem ou na superfície do solo.
  3. No período de primavera e verão, há pouco crescimento.
  4. A planta parece doente.
  5. O solo ficou ácido ou apareceram mosquitos em sua superfície.

Ferramentas

Para transplantar uma planta de casa, você precisa:

  • tesouras de poda;
  • faca afiada;
  • pulverizador;
  • colher.

O trabalho é realizado com luvas. O solo e a drenagem são preparados com antecedência.

Transplante de plantas

Escolha de tempo

O período mais indolor para uma planta passar por um transplante é do final de fevereiro a meados de março. No outono e no inverno, isso pode causar estresse e levar ao murchamento maciço das folhas. Mas se a árvore estiver murchando e a condição do seu sistema radicular for uma preocupação, o trabalho pode ser realizado em qualquer época do ano.

Preparação do solo

Das misturas prontas, o solo “Palma” é adequado para dracaena. Gosta de solo leve e solto, com reação levemente ácida (pH 5-6).

Você pode preparar a mistura sozinho tomando:

  • 2 partes de solo foliar (ligeiramente ácido, de fácil absorção);
  • 2 partes de solo de grama (leve, retém umidade);
  • 1 parte de composto (fornece nutrição orgânica);
  • 1 parte de turfa (contém microelementos úteis e evita o endurecimento do solo).

A turfa absorve água e a libera mal. Portanto, sua quantidade excessiva, muitas vezes permitida por alguns fabricantes de solos prontos, é indesejável.

Para um vaso médio com cerca de 30 cm de altura, adicione 1 punhado de areia grossa (melhora a permeabilidade à água e ao ar do solo), bem como um pouco de carvão vegetal (para evitar o aumento da acidez do solo).

Você pode usar carvão triturado para churrascos e substituir areia por argila expandida ou vermiculita.

Para evitar o desenvolvimento de bactérias e esporos perigosos no solo, ele pode ser desinfetado de uma das seguintes maneiras:

  • vapor;
  • aquecer por 15 minutos no forno a +200°C;
  • despeje uma solução rosa claro de permanganato de potássio.

Após o tratamento térmico, a microflora benéfica do solo é restaurada pela adição de pó de Fitosporina.

Extração e inspeção

A planta não é regada por 2 a 3 dias antes do transplante, porque o solo fica um pouco seco. As raízes são removidas junto com o torrão de terra.

Você precisa extraí-lo assim:

  1. Incline a panela o mais baixo possível.
  2. Bata no fundo e nas laterais. Passe uma faca pelas paredes internas do recipiente.
  3. Pressione o solo com um pedaço de madeira através do furo de drenagem.
  4. Certifique-se de que a raiz tenha se movido do lugar.
  5. Coloque a palma de uma das mãos na base da muda, segurando seu tronco entre os dedos indicador e médio, e com a outra mão segure, gire e agite levemente o recipiente. Retire o conteúdo lentamente, sem esforço desnecessário. Coloque em uma bacia e examine.

Qualquer raiz que esteja preta, amolecida ou oca ao toque e tenha um odor desagradável deve ser removida com uma tesoura de jardim. Os cortes são polvilhados com pó de carvão. Após a limpeza, você pode precisar de uma panela menor.

Transferir

Métodos

A Dracaena é replantada de duas maneiras:

  1. Transbordo. O método menos traumático. As raízes são retiradas do vaso junto com um pedaço de terra. A camada inferior é limpa de elementos de drenagem e a antiga camada superior de solo é removida. Coloque as raízes com o solo que elas contêm em um vaso preparado. Os espaços entre elas e as paredes são preenchidos com terra até o nível necessário. Se ainda houver umidade no solo, não é necessário regar imediatamente após o transbordo.
  2. Transplante com substituição completa da mistura de solo. Eles recorrem a ela quando descobrem raízes doentes ou podres, pragas no solo ou quando o solo se torna ácido. As raízes são limpas do substrato antigo ou lavadas, depois inspecionadas e tratadas contra pragas e doenças. O sistema radicular é colocado em um vaso esticado, coberto com terra e regado.

Ao replantar, você não deve utilizar a drenagem antiga de forma alguma. Argila expandida nova (para mudas jovens é melhor pegar uma pequena fração) é colocada em uma camada de 3-5 cm. A dracaena não deve ser enterrada: o colo da raiz deve ficar 1-2 cm abaixo do nível do solo. O solo é bem compactado, especialmente perto do caule. Deixe 3-4 cm da borda superior do recipiente até o nível do solo.

Preparação

Condições necessárias após o transplante

A dracaena cria raízes dentro de 1 a 3 semanas, após o que começa a crescer. O processo será mais rápido se ela tiver condições adequadas durante esse período.

Temperatura

A planta precisa de calor: uma temperatura estável de +23…+25ºС. Após a quarentena, ele ficará confortável no verão a +13…+20°C, e no inverno a +8…+10°C. Você não deve colocar a dracena perto de portas de entrada, aberturas de ventilação ou em outros locais com forte fluxo de ar.

Luz

Durante a primeira semana, a árvore é mantida em um local sombreado. Depois ele é transferido para a luz, mas precisa ser difundido. Variedades com folhas claras precisam de mais luz.

Umidade

É necessário manter alta umidade do ar:

  • coloque o vaso em uma bandeja com areia molhada;
  • borrife água perto das folhas 2 vezes ao dia – de manhã e à noite;
  • limpe as folhas com uma esponja molhada.

Rega

Regue a planta com água em temperatura ambiente, moderadamente, sem encharcar demais o solo. O excesso de água é drenado da bandeja. Durante a estação fria, a rega é reduzida para 1 a 2 vezes a cada 3 a 4 meses.

Regando uma flor

Cobertura superior

Para estimular o desenvolvimento do sistema radicular, 10 dias após o transplante, use as preparações Kornevin (1 g/l) ou Zircon.

Aparar

A poda é feita para garantir a formação adequada dos galhos. Isso é feito com uma faca limpa e afiada. Os cortes são tratados com piche de jardim. Novos brotos aparecerão nessas áreas.

Não é recomendado combinar a poda com o replantio, para não submeter a planta a um estresse duplo: novas raízes crescem ao mesmo tempo, enquanto as restantes gastam sua energia na formação de brotos. A exceção é quando a dracena está doente e precisa ser preservada. A parte superior cortada é colocada para criar raízes.

Dicas úteis

A panela nova deve ser lavada com detergente de louça.

Os proprietários desejam cultivar 2 ou mais dracenas em 1 vaso. As variedades bordadas e perfumadas são frequentemente plantadas juntas. Mas é importante lembrar que ao plantar uma planta jovem ao lado de uma adulta, a raiz grande não deixará nenhum nutriente para a pequena e não permitirá que ela se desenvolva.

Se você plantar dracenas da mesma idade próximas umas das outras, será difícil evitar a deformação da copa.

Portanto, é melhor comprar um recipiente separado para cada muda e combiná-las de maneiras diferentes.

Para evitar que os troncos se curvem sob o peso das copas exuberantes, eles são reforçados com suportes de bambu.