Dracaena é uma linda planta nativa da África. Ela costuma ser cultivada em casa porque suas folhas perenes, reunidas em rosetas incomuns, parecem interessantes. Mas muitos donos da flor notam seu crescimento fraco e lento. Portanto, informações sobre por que a dracaena não cresce e o que pode ser feito neste caso serão úteis.
Contente
Características da Dracaena
Dracaena é uma planta tropical perene usada para fins decorativos em países europeus. Pertence ao grupo das falsas palmeiras: o tronco fino e lenhoso é quase nu, e as folhas são recolhidas no seu topo. Curiosamente, seu nome se traduz como “árvore dragão”.
A Dracaena requer cuidados especiais: é importante manter a temperatura adequada no ambiente, umedecer adequadamente o solo, alimentar a planta regularmente e aparar os galhos para criar uma bela coroa.
Tipos de Dracaena
Existem dezenas de variedades da planta, cada uma das quais requer cuidados especiais.
Perfumado
Esta variedade cresce até 6 m. Uma planta elegante com longas folhas perenes complementa bem um interior minimalista. Em casa, essa variedade floresce raramente e somente com cuidados adequados e constantes. As flores são pequenas, brancas, às vezes com um tom amarelado, e têm um aroma agradável.
Taxa de crescimento da Dracaena
Antes de tentar acelerar o crescimento, vale a pena entender a rapidez com que esse indicador deve aumentar. Muito depende da variedade da planta, mas mesmo nas condições mais adequadas, a dracaena raramente cresce mais de 10 cm por ano. Isso ocorre com mais frequência na primavera e no verão; No final do outono e no inverno, a flor está em estado natural de dormência.
Se você alimentar a planta regularmente e usar fertilizantes com estimulantes de crescimento, poderá obter melhores resultados, mas mais rápido nem sempre significa melhor: a dracaena desses meios geralmente fica mais fraca, suscetível a várias infecções e perde sua aparência atraente.
Razões para o fraco crescimento
Se a planta estiver com boa aparência, não houver manchas amarelas ou marrons nas folhas e não houver razão para acreditar que a planta doméstica esteja sofrendo de alguma doença, alguns pontos importantes são importantes.
Falta de fertilizantes
Todas as plantas de interior precisam de alimentação periódica. Recomenda-se enriquecer o solo onde a dracaena cresce na primavera e no verão: nessa época, a flor de interior requer a quantidade máxima de nutrientes.
Como fertilizante, você pode usar produtos como "Zircon" e "Epin" (ao usá-los, sempre siga as instruções e observe a dosagem).
A cobertura dura de 2 a 3 meses, os fertilizantes são usados em pequenas quantidades a cada 14 dias. No inverno, não é necessário usar substratos nutritivos (as únicas exceções são aquelas variedades que não retardam seu crescimento durante os períodos frios do ano).
Um pote apertado
Má qualidade da água e rega inadequada
O crescimento das plantas pode ser afetado pela composição da água. Esta planta perene é sensível ao flúor, por isso a água da torneira costuma causar manchas marrons e amarelas em suas folhas.
A intensidade da rega depende da época do ano. A flor não cresce bem em solo encharcado. Não é necessário regar a planta todos os dias – recomenda-se esperar até que o solo seque e então umedecê-lo generosamente. Na primavera e no verão, você precisa regar com mais frequência; no inverno, com menos frequência. As folhas devem ser pulverizadas 2 a 3 vezes por semana.
Pouca luz
Dracaena, sendo nativa dos trópicos, ama a luz. Mas você não deve deixá-lo exposto à luz solar direta por muito tempo.
É melhor manter o vaso encostado na parede oposta à janela.
Você pode difundir a luz com cortinas finas: isso protegerá a dracena do ressecamento. Se por algum motivo o vaso tiver que ser colocado em um canto escuro, é importante usar lâmpadas de luz natural artificial.
Necessidade de transplante
Com o tempo, o solo fica esgotado – a flor absorve todos os nutrientes disponíveis do solo. Especialistas recomendam replantar a dracena uma vez por ano. Se isso não for possível, você pode substituir apenas a camada superficial do solo e alimentar a flor imediatamente.
Especialistas recomendam afrouxar o solo regularmente. Se aparecer uma camada branca na superfície do solo, ela deve ser removida.
O que fazer se a dracaena não crescer
Se você tem a planta há vários anos e a altura do caule não aumentou durante esse período, você deve reconsiderar as condições para manter a dracena:
- Primeiro, examine as folhas. Se houver manchas, mofo ou crescimentos, isso indica uma infecção.
- Se a planta estiver saudável, tente movê-la para um local diferente e mudar o cronograma de rega primeiro. Após 4-5 semanas, você notará um resultado positivo: as folhas ficarão mais fortes, mais elásticas e brilhantes.
- Se tais medidas não forem eficazes, vale a pena comprar fertilizantes adequados para dracaena, trocar o solo e transplantar a flor para um vaso maior.
Não se esqueça que esta planta perene não tolera baixas temperaturas.
Quando a dracena é jovem, ela não tem tronco, mas à medida que amadurece, as folhas inferiores caem e o tronco aparece. Existem também espécies de dracena, por exemplo a "godseffiana", que não são semelhantes às suas parentes e quando a planta cresce não tem tronco. Existem também plantas semelhantes à dracena e também sem tronco.
Replante em um vaso maior, mova para outro local e mude o cronograma de rega. Ao mesmo tempo, você precisa ter certeza de que a planta não está doente.
Para que a dracaena pare de crescer, ela não deve ser transplantada para um vaso fundo (a planta ficará apertada e não crescerá) e os fertilizantes minerais devem ser limitados. A planta precisa ser aparada.