O fertilizante para dracaena acelera o crescimento das flores, promove a formação de brotos, normaliza o desenvolvimento (todas as etapas ocorrem no tempo certo). Existem diferentes composições, entre elas há aquelas altamente especializadas, bem como aquelas universais. Remédios populares também são usados, mas em cada caso é importante usar as substâncias corretamente para não causar queimaduras nas folhas e outros problemas.
Contente
Elementos necessários para o crescimento adequado da dracaena
Esta espécie de planta cresce em solos ligeiramente ácidos. É importante que o solo contenha turfa e areia. Mas se não contiver substâncias úteis, não será possível criar condições adequadas para a floração.
Componentes de importância primária:
- nitrogênio – promove o crescimento e o esverdeamento das folhas;
- fósforo – garante a síntese de proteínas, ativa o metabolismo energético;
- O potássio é outra fonte de energia para as plantas; sua deficiência reduz a resistência da flor a infecções e pragas.
Outros elementos igualmente importantes:
- cálcio – forma a estrutura da planta, afeta as funções celulares e, especialmente, o sistema radicular;
- magnésio, enxofre, ferro – substâncias que estimulam o processo de produção de clorofila, graças a eles a função respiratória é apoiada;
- cobre – elimina a causa e as consequências do desenvolvimento da alternariose;
- Boro – auxilia na função do sistema vascular da flor.
O solo também deve conter manganês, molibdênio, cobalto e zinco.
Com que frequência você deve fertilizar a dracena?
A fertilização deve ser feita durante o período de crescimento: de abril ao final de agosto. O momento da aplicação do fertilizante depende do tipo de substância. Por exemplo, misturas contendo nitrogênio são usadas no estágio inicial de crescimento. Outros tipos de fertilizantes são aplicados uma vez a cada 2 semanas. Para a fertilização das raízes, você deve escolher produtos líquidos. Eles são usados depois de regar a planta.
Não há necessidade de fertilizar a dracena no inverno. Nesse momento, todos os processos ficam mais lentos, não havendo necessidade de fornecer fontes de energia à planta.
Basta regá-la com solução nutritiva uma vez por mês. Nesta fase, é necessário escolher o método de entrega de nutrientes pela raiz, pois não é aconselhável pulverizar as folhas.
Você deve prestar atenção à condição externa da flor. Se aparecerem folhas secas ou outros sinais de deficiência de nutrientes, altere o esquema de alimentação da dracaena. Às vezes é necessário aumentar a frequência da fertilização ou, inversamente, diminuí-la.
Sinais de desnutrição
Quando a aparência da dracena muda, vários sinais podem ser usados para sugerir quais substâncias estão faltando:
- nitrogênio: afinamento do caule, as folhas ficam amarelas e caem, a planta não se desenvolve;
- fósforo: pigmentação (formam-se manchas marrons, às vezes vermelhas);
- potássio: em primeiro lugar, as folhas da base do caule caem, a planta costuma ficar doente;
- cálcio: os brotos jovens param de se desenvolver;
- boro: a dracaena não cresce, o que se deve a um processo patológico em sua parte superior (seca);
- magnésio, enxofre, ferro: a cor das folhas se deteriora e essas alterações logo cobrem toda a superfície da lâmina foliar, o que permite distinguir imediatamente uma deficiência dessas substâncias dos sinais de infecção.
Regras gerais para aplicação de fertilizantes
É importante usar fertilizante corretamente.
As principais recomendações para seu uso em casa para melhor crescimento:
- as primeiras doses de fertilizantes devem ser adicionadas ao substrato em março;
- se você planeja usar uma mistura complexa (contendo nitrogênio, fósforo, potássio), escolha uma dosagem de 3:1:3 de acordo;
- o excesso de nitrogênio é a causa de infecções;
- Não utilize produtos que contenham fósforo;
- Utilize exatamente a mesma quantidade de água recomendada pelo fabricante para preparar a solução de trabalho; aumentar ou diminuir sua quantidade é inaceitável.
Fertilizantes para o crescimento e floração da dracena
Substâncias minerais e orgânicas podem ser compradas na loja ou feitas em casa. Em ambos os casos, a dosagem dos componentes é controlada. As misturas são alternadas.
Fertilizantes minerais prontos
A opção mais adequada é usar compostos especiais para suculentas, ficus e plantas ornamentais decíduas. Preparações contendo flúor devem ser usadas com cautela. Seu excesso é prejudicial à dracena. Exemplos de preparações complexas: “Master”, “Stimul”, “Ideal”, “Ispolin”, “Gera”.
Misturas orgânicas
Alguns jardineiros usam esse tipo de produto, outros usam apenas fertilizantes minerais. No entanto, é melhor combiná-los, assim a planta receberá uma quantidade suficiente de nutrientes.
Frequência do tratamento: uma vez a cada 30 dias.
Para isso, você pode usar uma solução contendo esterco animal. A proporção recomendada deste produto em relação à água é de 1:4. O fertilizante orgânico é deixado em infusão por 3-4 dias. Antes do uso, o concentrado resultante é diluído com água (100 ml por 1,5 l).
Pulverizar nas folhas
O método de pulverização foliar é um dos mais eficazes. Acelera a eliminação de processos negativos em doenças causadas pela diminuição da imunidade e deficiências de nutrientes. Mas neste caso, você não deve permitir que o líquido penetre nas rosetas da dracaena. Podem ocorrer processos de apodrecimento.
Métodos populares
Receitas caseiras para melhorar a aparência das plantas sem precisar usar produtos comprados em lojas:
- Decocção de casca de cebola: 25 g de matéria-prima, 1 l de água. A solução é fervida e depois resfriada. Deve ser coado antes de usar.
- Infusão à base de banana e frutas cítricas. Prepare a casca de 1 banana e 2 laranjas. Eles precisam ser preenchidos com água morna, adicione 2 colheres de sopa. eu. Saara. Uma vez que o produto esteja pronto, recomenda-se usá-lo imediatamente.
- Xarope de açúcar é usado para pulverizar folhas de dracaena.
- Cinzas. Ele é despejado na drenagem, recomenda-se usar este método em conjunto com outros.
Erros na alimentação da dracena e suas consequências
Se você não tem experiência suficiente no cultivo de tal flor, podem surgir problemas:
- para o tratamento da dracaena não é recomendado o uso de nenhum produto “Agrícola”, pois com isso as folhas murcham e ficam pretas, se não houver alternativa, use apenas a variedade para ficus;
- violação da frequência de fertilização, mineralização excessiva contribui para o amarelecimento das folhas;
- Não é possível usar fertilizantes que contenham muito fósforo e nitrogênio.
Você não deve esperar ação imediata dos fertilizantes aplicados. Na maioria dos casos, a condição da planta melhora gradualmente. Além disso, nem sempre é possível detectar corretamente a causa do processo patológico a tempo.