Ao decidir comprar uma planta exótica com elegantes flores brancas, as pessoas muitas vezes se perguntam se o spathiphyllum é perigoso – venenoso ou não. A "felicidade feminina", como também é chamada, pode se tornar uma decoração maravilhosa para qualquer interior, mas na hora de mantê-la em casa é preciso tomar precauções.

Spathiphyllum
Spathiphyllum é uma linda flor de interior cultivada por muitos jardineiros.

Breve descrição de spathiphyllum

Spathiphyllum é uma planta perene da família Ariodaceae. Existem mais de 45 espécies, algumas das quais podem ser criadas em apartamentos. A pátria são os países da América do Sul e do Leste Asiático. Na natureza, ela cresce em florestas tropicais úmidas com solo pantanoso, principalmente nas margens de corpos d'água.

O nome é traduzido do grego como “cobertura de lençol”. Essa interpretação é justificada pelo aparecimento de folhas basais maciças. A inflorescência pertence à classe das espigas. O período de floração dura em média 3 semanas e começa na primavera.

Em casa, o spathiphyllum é despretensioso e se adapta facilmente às condições internas. Não são necessários cuidados especiais, exceto rega regular e umedecimento das folhas.

Spathiphyllum é venenoso?

O suco de Spathiphyllum contém uma substância venenosa: oxalato de cálcio. Este composto pode causar intoxicação, queimaduras nas mucosas e também uma forte reação alérgica. A entrada no corpo pode ocorrer não apenas pela ingestão direta de partes da planta, mas também pela pele.

Spathiphyllum é venenoso
Spathiphyllum é considerado venenoso, pois contém oxalato de cálcio.

Portanto, não é recomendado cultivar a “felicidade feminina” em casas onde há crianças pequenas e animais.

Propriedades úteis da flor

Além do fato de que spathiphyllum é uma decoração de casa, adiciona aconchego ao ambiente e agrada aos olhos, esta planta tropical também tem uma série de outras propriedades úteis:

  1. Absorve o excesso de dióxido de carbono e produz oxigênio.
  2. Limpa o ar de impurezas nocivas. Os compostos são absorvidos pelas folhas, passam então para o sistema radicular e são excretados no solo, onde são gradualmente decompostos pela atividade de microrganismos.
  3. Destrói esporos de fungos transportados pelo ar.

Alergia a plantas

Pessoas alérgicas podem apresentar diversas reações, manifestadas na forma de erupções cutâneas ou depressão respiratória.

O que causa

Spathiphyllum é um alérgeno apenas durante o período de floração. O pólen, que tem um odor forte, causa uma reação indesejada no corpo. No restante do tempo, a planta é inofensiva para quem sofre de alergias.

Pólen
O pólen de Spathiphyllum, que tem um odor forte, causa alergias.

Sintomas

Os principais sintomas de uma reação alérgica ao spathiphyllum são:

  • fotofobia;
  • tosse seca;
  • dispneia;
  • fraqueza;
  • suor;
  • urticária.

Ao mesmo tempo, também podem aparecer sintomas típicos de asma brônquica:

  • asfixia;
  • chiado ao inspirar e expirar.
Asfixia
Spathiphyllum pode causar sufocação e chiado no peito.

Tratamento

Se você apresentar algum sintoma de alergia, consulte um médico. Tanto para o tratamento de uma crise quanto para a prevenção de sua ocorrência, são prescritos medicamentos anti-inflamatórios especializados, por exemplo, Cromolyn ou Allergocrom, bem como anti-histamínicos (bloqueadores H1), como Zyrtec ou Claritin. A dosagem é determinada diretamente pelo médico assistente.

Nocivo aos humanos

Esta linda planta doméstica pode causar muitos problemas se você não seguir regras simples de segurança. O envenenamento pode ocorrer como resultado da ingestão de qualquer parte (folhas, caules, flores, rizoma). Às vezes, a intoxicação também pode ocorrer pelo contato com a pele se houver feridas na superfície da epiderme.

Spathiphyllum é especialmente perigoso para crianças e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Quando ingerido, o suco pode causar as seguintes reações:

  1. Queimadura da mucosa da laringe e do esôfago.
  2. Desconforto digestivo.
  3. Dor de estômago.
  4. Inchaço das vias aéreas.
Queimadura da mucosa da laringe
Se ingerido, o suco pode causar queimaduras na mucosa da laringe.

Sintomas de envenenamento

Oxalato de cálcio causa depressão da atividade muscular. Nesse sentido, os principais sintomas de envenenamento são:

  • convulsões;
  • dispneia;
  • distúrbio do ritmo cardíaco;
  • aumento da pressão arterial;
  • náusea;
  • edema laríngeo;
  • diarréia;
  • confusão;
  • fraqueza.

Primeiro socorro

Em caso de envenenamento, você deve chamar um médico imediatamente. O oxalato de cálcio é uma substância extremamente perigosa, portanto, atrasar o atendimento qualificado pode ter consequências para a saúde e a vida da vítima.

Por favor, chame um médico
Em caso de envenenamento por spathiphyllum, você deve chamar um médico.

Enquanto espera pelo médico, você deve seguir as instruções:

  1. Enxágue a superfície da pele e as mucosas onde a substância tóxica entrou em contato com água fria.
  2. Caso o suco seja engolido, é necessário beber o máximo de água possível. Deve estar frio, você pode até adicionar gelo.
  3. É proibido comer alimentos.
  4. Você não pode realizar a lavagem gástrica sozinho.
  5. Fique em posição horizontal, incline a cabeça para o lado, para que em caso de inchaço da laringe, a língua não caia para trás.

Por que o spathiphyllum é perigoso para os animais?

O suco de Spathiphyllum é perigoso não apenas para as pessoas, mas também para seus animais de estimação. Muitas vezes, cães e gatos tentam compensar deficiências nutricionais comendo plantas domésticas. Alguns deles podem ser benéficos para seu animal de estimação de quatro patas, mas isso não se aplica ao spathiphyllum.

Gato
Spathiphyllum é perigoso não apenas para pessoas, mas também para animais.

Quando os animais ingerem esta planta, ela causa inchaço e inflamação na boca e no trato respiratório. Essa condição é extremamente perigosa e pode causar a morte. Você não pode correr riscos e se automedicar; você precisa levar seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível.

O suco de Spathiphyllum também é perigoso para a visão do animal. Ao entrar em contato com os olhos, a substância cáustica causa inflamação da córnea, o que, com o tempo, leva à cegueira completa se não for tratada adequadamente.

Medidas de precaução

Ao cuidar do spathiphyllum, é necessário observar algumas medidas de segurança simples que evitam efeitos nocivos:

  1. Ao aparar folhas e flores murchas, use luvas domésticas.
  2. Se o suco entrar em contato com roupas ou pele, lave a área imediatamente.
  3. Em caso de contato com os olhos, consulte um oftalmologista.
  4. A planta na casa deve ser colocada de forma que crianças ou animais não tenham acesso a ela.
  5. Lave bem as mãos após o contato com a planta.
Medidas de precaução
Ao cuidar do spathiphyllum, você precisa tomar precauções.

Propriedades mágicas do spathiphyllum

Spathiphyllum tem algumas propriedades mágicas. Acredita-se que esta planta ajuda as mulheres a sobreviver mais facilmente ao rompimento de um ente querido e, para casais, ajuda a manter relacionamentos fortes e de confiança. Com base nisso, foi escolhido o nome não oficial da flor, usado pelo povo - “felicidade das mulheres”.

Há uma crença de que spathiphyllum pode atrair dinheiro. Para fazer isso, você precisa colocar um vaso de flores com uma planta no cômodo onde as notas são armazenadas e colocar uma moeda na bandeja. Amarre o vaso com uma corda verde. Se você pedir ajuda ao spathiphyllum com sua situação financeira todos os dias, com o tempo a planta ajudará seu dono.

Sinais associados à flor

Acredita-se que você não pode doar, dar de presente ou vender seu spathiphyllum, pois isso pode tirar a felicidade da pessoa que se desfaz de sua planta dessa forma. Pelo contrário, dar de presente uma flor nova, recém-comprada, é um sinal de sorte. Pode ser oferecido tanto a pessoas solteiras quanto a casais. Afinal, esta planta, se você acredita nas lendas, ajuda as pessoas a encontrar seu amor e mantê-lo por muitos anos.

Se uma pessoa decidir comprar uma flor por conta própria, vale a pena seguir as seguintes regras para garantir que a compra seja bem-sucedida e traga felicidade:

  1. Os melhores dias para comprar são quarta, sexta e sábado.
  2. A vendedora deve ser loira de olhos azuis.
  3. Não é possível receber troco após o pagamento.

Acredita-se que a “felicidade das mulheres” morre quando energias ruins prevalecem na casa devido a brigas e discórdias constantes. Portanto, vale a pena monitorar cuidadosamente a aparência da planta, pois é uma espécie de indicador de relacionamentos saudáveis ​​entre os membros da família.