Fogões com sensores indutivos se tornaram um equipamento permanente em muitas cozinhas; cozinhar nesses fogões é rápido e seguro – não há placas de aquecimento. Mas nem todas as panelas e frigideiras são adequadas para cozinhar. O símbolo do fogão de indução em utensílios de cozinha é uma designação geralmente aceita para uma inserção de metal que cria calor.

Importante! Pessoas com marca-passos devem evitar cozinhar em fogões de indução, pois os campos eletromagnéticos afetam o funcionamento do aparelho.
Contente
- Como funcionam as panelas de indução?
- Características dos utensílios de cozinha para indução
- Como são designados os utensílios de cozinha de indução?
- Decodificando marcações em pratos
- Onde colocar ícones
- Quais são os sinais de indução em geral?
- Como saber se sua panela é compatível com indução se não houver ícones
- Adaptador secreto
- VÍDEO: Decifrando os símbolos nos pratos.
Como funcionam as panelas de indução?
Quando ligado, o ladrilho gera um campo eletromagnético que cria correntes parasitas em ligas ferromagnéticas. Panelas com efeito de indução passam a fazer parte de um único sistema de aquecimento. A energia cinética dos elétrons carregados é convertida em energia térmica, e o recipiente começa a aquecer. A indução ocorre apenas em metais que podem ser magnetizados. Decifrar os símbolos ajuda a escolher os pratos certos.
Observe! Os fogões de indução não possuem elementos de aquecimento; o revestimento vitrocerâmico é aquecido pelo recipiente de cozimento.
Características dos utensílios de cozinha para indução
Apesar de a indução ser indicada, a taxa de aquecimento dos metais é diferente. Frigideiras de ferro fundido e aço esquentam mais rápido do que as de aço inoxidável. Tortas em aço inoxidável não assarão demais nem queimarão enquanto o recheio estiver cozinhando. Panelas de ferro fundido permanecem quentes por muito tempo, e alimentos líquidos continuam fervendo depois que a indução é desligada. O sensor tem dificuldade em reconhecer recipientes para café, conchas pequenas para preparar mingau de bebê e acompanhamentos; o diâmetro dos pratos deve ser superior a 12 cm, então o fogão funcionará produtivamente.
As propriedades dos pratos são afetadas pela massa, densidade do material e grau de magnetização. Objetos de metal pesado são bons geradores de correntes parasitas. O ferro fundido aquecerá em todo o seu volume. Frigideiras, bules e panelas de vidro, alumínio, aço inoxidável com fundo de cápsula aquecerão apenas pela parte inferior, o processo de cozimento será semelhante ao cozimento em fogões a gás ou elétricos.
Como são designados os utensílios de cozinha de indução?
O fabricante coloca marcações na parte inferior se ele contiver um inserto magnetizável. Isso garante que o recipiente perceberá o campo magnético induzido. Para denotar a capacidade de criar correntes parasitas, são usados emblemas geralmente aceitos; não há barreiras linguísticas para imagens; elas são percebidas em um nível intuitivo devido à sua semelhança com sinais bem conhecidos.
Importante! Às vezes, os vendedores vendem panelas, frigideiras, chaleiras e frigideiras de indução destinadas a outros tipos de fogões como sendo panelas de indução. Os compradores devem ser capazes de reconhecer os ícones do fabricante para evitar cometer erros na escolha.
Decodificando marcações em pratos
Você pode ver uma variedade de símbolos na parte inferior; todos os símbolos nos quadrados dos potes podem ser decifrados.
Como decifrar o significado da marcação:
- indicador de chama - queimador de gás;
- anéis com um único centro - o emblema de um fogão elétrico;
- um círculo com listras transversais ou algo semelhante – você está lidando com vitrocerâmica;
- ziguezague com vetores paralelos - ícone de forno de micro-ondas;
- o relógio indica uma alta velocidade de cozimento;
- maçã – os pratos preservam as propriedades benéficas dos produtos;
- o elefante é um símbolo de força; não há arranhões, amassados ou rachaduras nos pratos;
- floco de neve - o recipiente é usado para congelamento, quanto mais flocos de neve, mais resistente à geada é o material;
- termômetro – o material não tem medo de choque de temperatura, resistente a flutuações de temperatura;
- lava-louças – você pode colocar seus pratos com segurança na unidade
Onde colocar ícones
Os fabricantes de marcas aplicam marcações em caixas e sacos de embalagem de polietileno. O desenho ou inscrição chama a atenção imediatamente. De acordo com o padrão global, qualquer marcação em utensílios de mesa é aplicada na parte inferior do recipiente. A placa é feita por:
- tinta permanente;
- escurecimento químico;
- gravação;
- pressionado no metal durante a estampagem.
Observe! Os pratos são colocados no centro do círculo designado de modo que o inserto magnético bloqueie completamente o fluxo de ondas elétricas. Se o contorno estiver parcialmente bloqueado, o ladrilho irá falhar rapidamente.
Quais são os sinais de indução em geral?
O método de indução magnética é estudado na escola. Todo mundo sabe como é chamada uma bobina de indução: é uma espiral multivoltas localizada verticalmente e uma linha paralela ao eixo das voltas. O símbolo físico internacional usado em diagramas de circuitos elétricos é usado para marcar utensílios de cozinha apenas por alguns fabricantes europeus.
Quais outros símbolos existem em utensílios de cozinha para fogões de indução:
- É costume designar a indução com vários laços estilizados, geralmente há 4 ou 5 deles.
- Desenhe várias voltas da espiral horizontalmente.
- Eles fazem ziguezagues esquemáticos.
Muitos se limitam à inscrição "Indução". Empresas de marca combinam uma placa e uma inscrição no quadrado de marcação. A designação é feita na forma de um pictograma.
O sinal não foi escolhido por acaso. A espiral é um símbolo do campo eletromagnético criado pela bobina de indução. Campos induzidos são chamados de indução.
Observe! As panelas para fogões com sensor de indução são feitas largas e baixas.
Como saber se sua panela é compatível com indução se não houver ícones
Ao ir ao mercado, vale a pena pegar um ímã da geladeira. É usado para testar utensílios não marcados. Se a lembrança estiver “presa”, significa que há uma camada de ferro que irá aquecer sob a influência de ondas eletromagnéticas. O segundo critério importante é a qualidade do fundo. Em utensílios de cozinha para fogões a gás, geralmente são feitas ranhuras de corte de chama, irradiando do centro. Esse recipiente aquecerá lentamente.
Ao comprar um fogão de indução, não tenha pressa em se desfazer de suas frigideiras e panelas favoritas de formato prático. É um mito que os pratos devem ser etiquetados. Nem todos os fabricantes são especializados em produzir produtos que podem ser reconhecidos por sensores indutivos.
Existem apenas algumas restrições quanto aos tipos de materiais para indução, alguns utensílios antigos podem ser usados no fogão novo.
Características de materiais populares.
- O ferro fundido raramente é marcado, mas é ideal para fogões de indução e é altamente magnético. O fundo do recipiente deve ser plano e bem ajustado à superfície do fogão. Você pode comprar com segurança frigideiras de ferro fundido com fundo largo, panelas e frigideiras indicadas para fogões elétricos. Este utensílio de cozinha de ferro fundido é universal; você pode usá-lo para fazer refogados para sopas, preparar pratos principais líquidos e sopas ricas e aromáticas.
Importante! Os contornos do queimador são marcados no fogão; o fundo da panela deve cobri-los. É melhor colocar panelas pequenas com fundo estreito e panelas de ferro fundido com fundo em relevo em um adaptador, assim a comida cozinhará rapidamente e o fogão não sofrerá estresse.
- As ligas de carbono devem ser revestidas com uma camada de esmalte ou revestimento antiaderente. É melhor escolher aço com fundo grosso. Panelas esmaltadas largas e pesadas, com fundo e paredes grossas, são as mais práticas. A comida cozinha rapidamente nele. Aço com revestimento antiaderente é menos durável.
Observe! O aço no ladrilho deve ser monitorado constantemente, pois o metal fino pode derreter se superaquecido.
- Para panelas de aço inoxidável, o teste com um ímã é obrigatório. A liga contém uma grande quantidade de metais não ferrosos com propriedades paramagnéticas. Panelas, frigideiras e frigideiras de aço inoxidável devem ter um inserto ferromagnético no fundo. Se houver uma cápsula inserida, o ímã será atraído. Se o recipiente não tiver fundo encapsulado, o utensílio de cozinha não esquentará. Você terá que abrir mão dos seus utensílios favoritos.
Importante! Para utensílios de cozinha para cooktops de indução, o fundo deve ser bem lavado. A gordura restante forma depósitos de coque, que são difíceis de remover da superfície de cozimento.
- Deve evitar cerâmica e vidro sem fundo reforçado; esses materiais NÃO são destinados a fogões de indução. Fãs de materiais naturais e ecológicos terão que comprar itens especiais para cozinhar. Uma cápsula de aço ou um sanduíche de aço/alumínio é soldado ao vidro. Um revestimento adicional é aplicado à cerâmica.
- O alumínio não é adequado por dois motivos: não responde a campos eletromagnéticos; Com o tempo, o fundo do recipiente fica arredondado e o metal se deforma devido ao aquecimento.
- Cobre, latão, bronze, ligados com metais ferromagnéticos, são magnetizados, mas há poucos componentes de aquecimento na liga, o fundo aquecerá lentamente. O material é extremamente inconveniente para um sensor indutivo e é pouco reconhecido.
Observe! Para cozinhar em um fogão de indução, o fundo do utensílio é feito com 3 a 6 camadas. Componentes importantes: camada ferromagnética que cria calor; junta de alumínio que retém calor; disco antideformação que se adapta perfeitamente à superfície vitrocerâmica da placa.
Adaptador secreto
Qualquer panela ou frigideira favorita pode ser aquecida usando um adaptador – um disco de metal com ou sem alça removível. Ao utilizar o adaptador, o fogão de indução funciona como um fogão elétrico. O disco funciona como um gravador. O adaptador é um item universal, uma “panqueca” de metal adequada para qualquer tipo de fogão de indução. A única desvantagem é que é difícil selecionar imediatamente o modo de aquecimento necessário; você precisa se adaptar às características do metal.
Em fogões de indução, cozinhe somente em utensílios com propriedades magnéticas. A capacidade de panelas e frigideiras serem magnetizadas é indicada pelo símbolo internacional de bobina magnética. Não é necessário decifrar outros sinais.