À noite, antes de ir para a cama ou quando chegam convidados, costuma-se usar um bule de chá, onde são colocadas folhas de chá aromáticas, depois tudo é despejado com água fervente e infundido para obter uma bebida deliciosa. Mas é difícil escolher um elemento tão importante para a casa, pois há um número enorme de ofertas no mercado que diferem entre si. É necessário conhecer as nuances mais importantes para escolher a melhor opção.
Contente
Vantagens e desvantagens dos infusores de chá
Bules são utensílios específicos que têm apenas uma finalidade amplamente conhecida, mas existem outras maneiras de preparar uma bebida de chá. No entanto, os bules são o método mais comum, pois apresentam muitas vantagens:
- É conveniente – você não precisa fazer movimentos desnecessários. Os utensílios de mesa modernos são adaptados ao máximo para um uso confortável.
- O sabor da bebida é preservado, pois ela é preparada em um recipiente fechado, e tem a oportunidade de ganhar aroma e fragrância.
- A temperatura é mantida por mais tempo, o que permite prolongar o prazer da comunicação e do consumo de chá.
- É fácil combinar o estilo com o interior, o serviço e os pratos.
- Existem muitas variedades, não apenas em termos de aparência, mas também em termos de funcionalidade, volume e fabricante.
Mas, ao mesmo tempo, se você comprar um produto de baixa qualidade, ele pode prejudicar sua saúde ou perder rapidamente sua funcionalidade e aparência. Esta é uma desvantagem significativa e, para evitá-la, é importante entender as especificidades da seleção deste produto.
Tipos de bules para preparar chá
As lojas oferecem uma ampla seleção de:
- volumes, geralmente vários tipos com parâmetros diferentes são comprados para a casa, de modo que sempre há o suficiente para uma grande empresa, mas também para algumas pessoas, opções de pratos de grande volume demoram muito para serem preparadas;
- formato, na maioria das vezes é redondo, retém o calor por mais tempo e o distribui, mas o formato quadrado também é popular;
- design – depende da ideia estilística do fabricante;
- material;
- método de preparo do chá.
Tradicionalmente, um bule deve ser um pouco “barrigudo”, com linhas arredondadas; essa é sua aparência usual. Ele tem um bico e uma tampa, uma alça, mas agora existem outras opções que não são menos funcionais.
Com base no material
Os bules, tanto tradicionais quanto modernos, são feitos de diferentes materiais:
- Cerâmica. Uma opção popular que permite deixar a mesa aconchegante, esse material retém o calor por muito tempo, mesmo nas noites frias de inverno. Afinal, as paredes dos pratos são bem grossas e não deixam passar baixas temperaturas, e sua aparência costuma ser bem atraente.
- Metal - aço inoxidável, é durável e tem um estilo especial.
- Porcelana. Um material para estetas, é fino e elegante, geralmente pequeno em tamanho, mas cria uma atmosfera especial.
- Um bule de barro para preparar chá traz à imaginação um tema especial, é difícil criar uma noite romântica com ele, mas seu tema permite sentir um certo historicismo. Além disso, o material retém calor por muito tempo.
- O vidro transparente é considerado uma das opções mais modernas, principalmente se você colocar lindas folhas, frutas vermelhas e flores dentro dele. Torna-se um elemento decorativo único que cria um clima.
Interessante! Existem outros tipos, como o de silicone, mas a ideia é que ele tenha o formato de um saquinho de chá ou outro objeto que segure as folhas de chá. Depois, o item é mergulhado em água fervente e deixado em infusão.
Tipos interessantes de bules
A variedade de bules está em constante expansão, devido à alta demanda por novos produtos. Essas coisas são vendidas não apenas em sites chineses, mas também em outros países e cidades.
Imprensa francesa
É um recipiente cilíndrico de vidro sobre um suporte de metal ou plástico. Deve ter uma alça e uma tampa. Mas sua principal característica é a prensa. Folhas de chá e água fervente são colocadas embaixo dele, e o chá é preparado com a prensa levantada.
Mas quando chega a hora de despejar o conteúdo nas xícaras, a prensa desce, pressionando todos os elementos para o fundo, deixando apenas a bebida disponível. Ele despeja, mas o chá não entra nas canecas, mesmo que haja pequenas bolinhas dentro.
Bule de chá chinês Gongfu
Este é um design especial que envolve dois níveis. O produto geralmente é feito de cerâmica e possui duas alças. Água é despejada na parte superior e folhas são adicionadas; à medida que a bebida é preparada, ela cai no compartimento inferior, equipado com um bico para despejar.
Chaleira elétrica
Trata-se de um recipiente com tampa e botão, bico, colocado sobre uma plataforma especial. Ele esquenta porque está conectado à rede elétrica. Normalmente, quando a água ferve, o próprio aparelho para de aquecer, semelhante a uma chaleira para ferver água, só que ele mantém a temperatura por mais tempo.
Como escolher um bule de chá
Para garantir que sua compra de um bule seja bem-sucedida e traga o máximo benefício, é importante escolhê-lo corretamente. Isto significa que todos os critérios necessários devem ser levados em conta. Isso diz respeito ao tamanho e ao formato, e você também não pode ignorar o tipo de filtro, você também precisa saber como selecioná-lo.
Selecionando volume e forma
Aqui você precisa começar pelas características da mesa e pelo número de pessoas que estarão sentadas nela (no futuro). Afinal, o tamanho pequeno forçará você a repetir o processo de preparo mais de uma vez para garantir que haja o suficiente para todos. Uma opção excessivamente grande é inconveniente, ocupa muito espaço e demora muito para esquentar se for projetada para duas ou três pessoas.
Não existe um volume ideal, mas para não errar, você pode comprar um conjunto de vários tamanhos; o menor pode ser de 300 ml, e os maiores geralmente são de 1 litro. Isso é relevante para aqueles que tomam chá com muitas pessoas, mas gostam de apreciar a bebida sozinhos ou em casal.
No entanto, às vezes você quer mais criatividade na cozinha ou na sala de estar, então você compra um modelo quadrado. Parece original e fará com que os convidados dirijam olhares de admiração para o item.
Por favor, preste atenção ao filtro
O filtro é importante porque determina o sabor do chá. Mas você precisa selecionar de acordo com o tamanho da fração preferida. Ou seja, se o sortimento inclui folhas grandes, então não faz sentido uma malha fina. Mas é necessário em caso de preparo frequente de bebidas pequenas e quebradiças. Se você negligenciar esse ponto, mais tarde poderá acontecer que a pressão do bico esteja muito fraca devido ao filtro estar entupido; ou há outro problema - pequenas migalhas de folhas de chá esmagadas.
Cuidando da sua chaleira
Para que o bule mantenha sua aparência original por mais tempo, seja seguro para a saúde e permita que você faça uma bebida deliciosa, ele deve ser limpo regularmente. Para isso é desejável:
- não utilize produtos químicos, eles podem afetar o sabor e o aroma;
- Após cada uso, enxágue com água corrente morna;
- Se você não gostar da placa, basta limpá-la com um pano e bicarbonato de sódio.
Então a qualidade da bebida será alta, independentemente de ser feita de vidro, porcelana, barro ou cerâmica.
Fabricantes dos melhores bules para preparar chá
Para ter certeza de comprar um bule de qualidade, você precisa se familiarizar com a lista de modelos e fabricantes populares. Eles ajudarão você a navegar pelos preços, qualidade, parâmetros e propriedades desejados.
Mayer Boch
Uma empresa alemã de fabricação especializada na criação de utensílios de cozinha de metal que não são propensos à corrosão. A empresa fabrica bules de alta qualidade, mas os vende a um preço acessível.
Gipfel
A empresa, localizada em Kharkov, cria utensílios de cozinha confiáveis, não apenas de aço, mas também de outros materiais. Os produtos desta marca se destacam pela durabilidade e diversidade de tamanhos, designs e sortimento.
Mais alto
Uma empresa que prefere o estilo inglês contido, conciso e de alta qualidade. Fabrica bules de aço inoxidável, bem como utensílios de cozinha de bambu, ferro fundido, silicone e alumínio.
Fissman
Este é um fabricante dinamarquês de utensílios de cozinha que se concentra em margem de lucro mínima, sofisticação, compacidade e conforto. Eles vendem no atacado e no varejo.
Velocidade
A marca vem da França, o fabricante cria diversos tipos de utensílios de cozinha, equipamentos fáceis de usar, mas não busca ganhar dinheiro estabelecendo preços altos.
Wilmax
Esta é uma marca inglesa que produz louças de porcelana, tornando-as uma requintada obra de arte. Uma superfície perfeitamente branca e lisa, brilhante e discreta, mas que reflete padrões magníficos.
Portanto, os bules para preparar chá devem ser escolhidos com sabedoria, pois este é um elemento importante na mesa. Deve ser apropriado em tamanho e estilo e contribuir para a criação de uma bebida de alta qualidade.