Qualquer chef sabe que as facas de cozinha japonesas se distinguem por sua qualidade e finalidade especiais. Hoje existem mais de 800 espécies. Uma faca japonesa não é um utensílio de cozinha comum, mas uma ferramenta especial, cujo uso requer habilidades especiais.
Contente
Tipos de facas de cozinha japonesas
Atualmente, há uma enorme variedade de diferentes tipos de facas de cozinha japonesas. Mas eles podem ser divididos em quatro grupos principais.
A faca de Deba
Se traduzido literalmente, significaria uma faca grossa, ou seja, estamos falando de um cutelo. O que o distingue de outros dispositivos é sua robustez, acompanhada de alto peso e uma lâmina larga. Na aparência, esta lâmina lembra um triângulo. A largura de sua base pode atingir de 45 a 65 mm. O comprimento da lâmina em si pode chegar a 200 mm.
Normalmente, esse tipo de faca é usado no preparo de peixes ou qualquer tipo de carne. Esta lâmina é uma das mais populares em qualquer cozinha. É versátil, prático e muito fácil de usar. Portanto, há um grande número de variedades desta faca.
Faca Santoku
A tradução literal parece um tanto estranha, mas ao mesmo tempo original. Soa algo como "três coisas boas". Este nome indica o quão versátil e prática esta faca é. O número três fala de sua multifuncionalidade, pois ele foi projetado para cortar, picar e moer.
É mais preferível usá-lo para peixes, carnes desossadas e vegetais. Esta faca recebeu um nome alternativo, que soa como "Chef Japonês".
A lâmina é única porque é bem larga e tem um fio de corte reto. O formato da faca lembra muito o de um machado, pois a linha da lâmina é arredondada na parte inferior. Portanto, a facilidade de corte é uma das principais vantagens.
Como regra, os fabricantes fazem ranhuras especiais na lâmina, que não só acrescentam efeito e originalidade, mas também reduzem a aderência dos produtos.
Embora a faca pareça bastante grande e larga, seu cabo permanece estreito e se encaixa perfeitamente na mão. A diferença entre a largura da lâmina e do cabo proporciona o conforto criado pelo espaço.
Faca de sashimi
Este tipo de lâmina é projetado especificamente para preparar um prato nacional japonês especial, cujos ingredientes são peixe e carne.
O filé é cortado em pedaços finos para que seja fácil comê-lo com os hashis. Este instrumento se distingue por sua lâmina longa e estreita, que lembra um pouco uma espada. O comprimento da faca pode chegar a 320 mm e a largura a 32 mm. O aparelho é um dos mais afiados, o que permite transformar um prato em uma verdadeira obra-prima.
Faca de legumes
Essas facas japonesas forjadas têm o formato mais incomum e parecem muito incomuns. Seu formato lembra mais um trapézio ou um retângulo. A largura da lâmina chega a 60 mm e seu comprimento é de cerca de 180 mm.
Este produto é um dos mais afiados, mas sua lâmina não é indicada para cortar peixe ou carne. Esta ferramenta foi projetada para picar vegetais e ervas.
Algumas das principais variedades dessas facas são Usuba e Nakiri, que são quase indistinguíveis na aparência. Mas os profissionais sabem que o Nakiri é afiado em ambos os lados, o que permite cortar pedaços de vegetais perfeitamente uniformes. O Usuba se distingue por sua robustez e é afiado apenas em um lado. Esta faca é comumente usada em cozinhas profissionais, pois os cortes produzidos por ela são particularmente finos.
As nuances do design de facas japonesas
Como todas as outras facas, os modelos japoneses têm um cabo e uma lâmina. O design dos tipos japoneses é que eles podem ter afiação simples ou dupla. A afiação unilateral é feita especificamente para chefs profissionais, para a mão esquerda ou direita.
O material utilizado é aço de alto carbono, que possui um revestimento de metal macio. Caso contrário, esse processo é chamado de laminação. Essa técnica ajuda a tornar o item mais durável e, portanto, mais confiável.
Um profissional cuida muito bem do seu instrumento e o afia pelo menos uma vez por dia. Nenhum chef que se preze consegue preparar qualquer prato com uma faca cega.
Via de regra, a afiação é feita com uma pedra d'água especial. Esta pedra proporciona uma afiação mais suave e elimina o risco de danificar a faca. A melhor opção para um bom processamento seria a pedra natural. Mas você deve saber que ao processar uma lâmina, você precisa fazê-lo corretamente, caso contrário, você pode simplesmente arruinar sua ferramenta, não importa quão boa e cara ela seja.
Classificação das melhores facas japonesas para a cozinha
Hoje em dia, há um grande número de fabricantes diferentes no mundo, mas será que todos eles podem ser chamados de profissionais? Existem empresas que atuam no mercado há bastante tempo e, com o passar dos anos, a qualidade do seu trabalho só melhora.
Facas de cozinha japonesas "Matsuri" feitas de aço de Damasco
As lâminas Matsuri se distinguem pela nitidez da lâmina, que é feita de aço Damasco especial. Eles se destacam pela durabilidade e podem servir por muito tempo.
As propriedades de corte deste produto podem ser chamadas de especiais. Uma lâmina com tal lâmina e cabo se tornará um auxiliar indispensável na cozinha. A empresa se preocupa com seus clientes, tornando seus produtos ergonômicos, confortáveis e bonitos.
As facas Matsuri se distinguem por sua graça e elegância especiais. Depois de ver este produto, você não conseguirá tirar os olhos dele e vai querer experimentá-lo na prática.
Ao escolher uma faca desta empresa, você simplesmente não poderá se arrepender de sua decisão no futuro. O design deste dispositivo permite que você fique sem afiar por um período de tempo bastante longo.
Esta empresa nunca prestou atenção à concorrência porque simplesmente não há igual. Cada faca é feita com amor e habilidade especiais.
Facas "Kasumi"
As facas desta empresa são realmente únicas, pois têm um acabamento próprio, muito difícil de confundir com qualquer outro. Seus produtos têm uma estampa chique que enfatiza a eficácia e a estética do eletrodoméstico. As marcas em suas facas japonesas não deixarão ninguém indiferente.
Os sulcos feitos na lâmina têm uma finalidade especial: evitar que os alimentos grudem na lâmina. A faca é laminada em três camadas para maior resistência e aumento significativo da vida útil.
Este produto é feito de aço Damasco, que é um dos melhores materiais.
Facas japonesas “Tojiro”
Hoje, esta empresa ocupa uma das posições de liderança no mercado mundial. As lâminas desta empresa têm um processamento em vários estágios, o que além de resistência também acrescenta flexibilidade ao produto de cozinha. Essas facas servirão por muito tempo e não ficarão cegas instantaneamente.
Você poderá cozinhar e sentir verdadeiro prazer ao fazê-lo. Esta empresa utiliza as últimas tecnologias do mundo do progresso técnico. O material que eles usam é ecologicamente correto e seguro.
E o cabo do aparelho é muito confortável e, principalmente, ergonômico. Isso é facilitado por um revestimento especial que evita que escorregue na mão.
“Yaxell”
Este fabricante está entre os melhores na produção de facas de cozinha. A empresa impressiona pela atenção especial que dá à qualidade de seus produtos, o que faz com que os clientes valorizem a empresa.
A Yaxell segue o princípio de que o reconhecimento do cliente é a maior recompensa por suas atividades. Toda vez que a empresa tenta ouvir as opiniões dos consumidores. Eles afirmam que todos os produtos são feitos usando o conhecimento transmitido por seus ancestrais.
Cada faca passa por testes separados e não é liberada para venda até atingir a perfeição.
As lâminas são feitas com a ênfase de que elas não se tornarão apenas uma ferramenta, mas uma extensão da mão.
Se você está procurando uma ótima ferramenta para cozinhar, as lâminas japonesas serão suas melhores assistentes. Sua carreira profissional ou o caminho de uma dona de casa deve começar com essas ferramentas principais e insubstituíveis.