A cultura da cerveja tem raízes profundas há séculos. A tradição exige, além de um estabelecimento com ambiente adequado e, claro, a própria cerveja, também os copos nos quais ela deve ser servida corretamente. Copos de cerveja artesanal – requintados e feitos de acordo com todos os cânones – são uma parte importante de um banquete regado a bebidas.
Você pode comprá-los em conjuntos ou individualmente, eles vêm em diferentes tamanhos e tipos e são feitos de diferentes materiais. As regras de serviço sugerem levar em conta todas essas nuances, pois os verdadeiros apreciadores entendem que o sabor de uma determinada variedade depende, entre outras coisas, do tipo de prato em que é servida. As tecnologias modernas nos permitem criar criações reais que não permitem que o calor das mãos atinja o conteúdo e nem uma gota de umidade apareça na parte externa. Escolhemos copos de cerveja levando em conta todos os critérios e nuances.
Contente
- Qual deve ser a correspondência entre o tipo de copo e o tipo de cerveja?
- Tipos de copos de cerveja
- De que materiais são feitos os copos de cerveja?
- Um conjunto de copos para diferentes tipos de cerveja na coleção de um verdadeiro “beer geek”
- Como cuidar de copos de cerveja
- Marcas famosas de copos de cerveja
- Conclusão
- VÍDEO: Tipos de copos de cerveja por volume e finalidade.
Qual deve ser a correspondência entre o tipo de copo e o tipo de cerveja?
Os verdadeiros amantes da bebida inebriante sabem que os copos são produzidos em formatos tão variados não apenas para ganhar mais dinheiro. Assim que a bebida entra no copo, ocorre uma mudança:
- qualidades de sabor;
- cheiro;
- cores.
E a vontade de tomar os primeiros goles rapidamente aguça os receptores, permitindo distinguir sabores individuais, transições de cores e obter o máximo prazer da sua bebida favorita.
A formação da espuma e o formato do vidro estão diretamente relacionados. E a própria tampa de espuma não permite que substâncias voláteis evaporem da superfície do líquido. Esses componentes são óleos de lúpulo, subprodutos da fermentação, especiarias e aditivos específicos, dependendo da variedade. Um copo que forma uma espuma densa preserva o sabor e o aroma. E cada variedade tem sua própria cabeça de espuma. Consequentemente, pratos especiais foram desenvolvidos para eles.
Tipos de copos de cerveja
Vidro “Teku” de “Rastal”
Data de nascimento – 2010. Os italianos que trabalham na Restal, em sua divisão local, deram o melhor de si. As primeiras letras dos nomes dos criadores do vidro se fundiram em seu único nome histórico. A base da taça é uma taça de vinho, o que coloca a marca de cerveja Birra Baladin no mesmo nível do vinho. Diversas variantes foram desenvolvidas e testadas com base na rica experiência de degustação de um dos criadores. O primeiro lugar foi para um exemplo bonito e funcional.
O vidro se distingue por:
- vidro de qualidade ideal;
- uma magnífica solução de design com uma haste e um copo que se abre em um botão;
- evitando que o conteúdo aqueça graças à densidade das paredes e à praticidade da perna;
- transferência ideal de sabor e paleta de cores com possibilidade de correção de espuma.
Copo de cerveja
O nome vem da medida anglo-saxônica de volume de bebida. Além disso, nas Ilhas Britânicas é de 570 ml, enquanto nas Ilhas Americanas é de 470 ml. Eles são produzidos em vários formatos diferentes:
- caneca de vidro com alça grossa;
- formato cônico;
- tulipa.
Sortudos são os colecionadores que conseguem uma cerveja com o selo real. Não se fazem mais assim. E elas foram produzidas para controlar a honestidade dos vendedores. Para o mesmo propósito, uma linha é colocada em canecas modernas para indicar o nível correto de despejo.
Os coquetéis também podem ser servidos em copos canônicos com paredes de vidro lisas (elas têm paredes mais grossas). Na versão cerveja, costuma-se servir variedades moderadamente fortes. A característica de design da caneca nonic é o espessamento na parte superior. Graças a ela, é conveniente para os bartenders trabalharem com copos e para os visitantes segurá-los nas mãos.
"Willebächer", ou cerveja no estilo alemão. Caracteriza-se por ser mais estreito na parte inferior, alargando-se ligeiramente na parte superior e estreitando-se novamente na área do pescoço. Os volumes variam – 200-500 ml.
Informações adicionais: A produção em massa do Williebecher não começou devido à boa vida após a Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, recursos foram economizados e a produção foi racionalizada. Este recipiente para bebidas substituiu as tradicionais canecas de cerveja alemãs.
Copos de cerveja “Sheffield”
A empresa inglesa com um passado rico é famosa por seus utensílios de mesa de metal. Os copos Sheffield são puramente colecionáveis. Feito de estanho e prata, com alças, tampas e gravuras nas paredes ricamente decoradas.
Copo de cerveja "Nostalgia"
Uma versão de uma caneca de cerveja que chegou até nós dos tempos distantes da União Soviética. Mas elas ainda estão em produção e podem ser compradas em alguns grandes shopping centers. Desde os tempos soviéticos, existe um GOST rigoroso para este produto, mas em um país grande, os produtos em diferentes fábricas de vidro eram um pouco diferentes.
Os fabricantes modernos produzem algo semelhante, embora especialistas afirmem que os novos produtos são mais leves que seus antecessores históricos. As listras no fundo do copo eram usadas para servir vodca “para três” (como afirmam pesquisadores de história, brincando ou falando sério).
Copo de cerveja "Bota"
Um representante original do mundo dos copos para cerveja. A origem está ligada aos lendários épicos militares. O general que venceu a batalha manteve sua promessa e usou sua bota como recipiente de cerveja. A capacidade varia – a maior capacidade é de 2 litros. O produto é mais uma lembrança, embora seja usado por apreciadores de cerveja alemães e austríacos.
copo de cerveja soviético
Por muito tempo, canecas de cerveja foram o copo mais comum para a bebida alcoólica popular na Rússia e em todo o espaço pós-soviético. Com as inovações artesanais, surgiram também inovações em relação aos recipientes, mas não desconsideraremos também os “clássicos”. Graças ao vidro grosso e à alça forte, o copo de cerveja soviético mantém sua temperatura inicial por muito tempo e o corpo da mão não pode afetar sua condição.
Os pratos podem ter formato cilíndrico, com paredes externas lisas, ou arredondados, com reentrâncias em todo o perímetro. Cervejas lager tchecas e alemãs, assim como cervejas inglesas fracas, são consumidas nesses copos. As canecas britânicas tinham um formato semelhante. Eles tinham depressões arredondadas e eram os principais recipientes para bebidas alcoólicas até o advento do copo de cerveja.
Vidro Tulipa
Tulipa, ou túlipa, tem o formato de um botão floral da planta de mesmo nome. Uma tigela convexa, estreitando-se em direção ao topo e expandindo-se ligeiramente em direção ao pescoço, é colocada sobre uma perna. Adequado para lambic, gueuze, strong ales e pale ales. Muito popular na Bélgica. "Thistle" é uma versão modificada do contêiner. É destinado a cervejas escocesas, wee havs.
Copos inovadores com compartimento para gelo
Para não estragar o sabor da bebida inebriante adicionando gelo diretamente a ela, os fabricantes modernos lançaram no mercado canecas especiais com compartimento para gelo. As versões de plástico têm uma seção em forma de coluna oca no meio, ou um compartimento preso na parte interna perto da alça.
Informações adicionais. Tradicionalmente, a cerveja é servida gelada, matando a sede durante o calor do verão. Mas um dos tratados do século XVII afirma que a bebida fria de âmbar piora os processos digestivos, descrevendo os benefícios de bebê-la morna.
De que materiais são feitos os copos de cerveja?
Existem muitos tipos de cerveja no mundo, assim como formatos de copos de cerveja. Resta entender os materiais com os quais as canecas e os copos são feitos. E ao longo da história da fabricação de cerveja, começando pelos antigos sumérios, elas foram muito diferentes.
Vidro
Os estabelecimentos de cerveja modernos estão cheios de vidro, independentemente do formato, espessura, ano de produção e fabricante. A tradição surgiu há muito tempo, mas as razões para isso são simples e claras. Utensílios de mesa feitos com esse material são fáceis e práticos de cuidar e armazenar. É barato, então substituir a batalha não é difícil e não requer custos financeiros significativos.
E o cálice de vidro se consolidou, oferecendo aos consumidores de cerveja benefícios que outros materiais não conseguiam igualar. Copos transparentes mostram toda a beleza do líquido espumoso e brilhante. E o som do vidro tilintando – um atributo invariável dos encontros de cerveja com homens. A variedade de formatos e tamanhos de artigos de vidro também é impressionante: desde copos encorpados e impressionantes até opções femininas com paredes finas.
Cerâmica
A argila, como material natural, é ideal para a produção de cerâmica de terracota para cerveja. A singularidade tátil desses pratos se combina com sua capacidade de manter bem e por muito tempo a temperatura da bebida de malte. O mercado de utensílios de mesa é amplamente representado por versões de copos de cerveja feitos de cerâmica, preparados para aplicação de padrão de sublimação. Sua principal vantagem é a possibilidade de aplicar um design único, tornando a caneca um excelente presente. Outro lado dessa oportunidade é decorar um bar de artesanato com utensílios de mesa exclusivos. Cerveja deliciosa em recipientes extraordinariamente bonitos.
Informações adicionais! A madeira tem seus lados positivos e negativos. Mas o material era muito utilizado pelos nossos ancestrais para a produção de canecas para bebidas alcoólicas. Você precisa estar preparado para que o sabor da cerveja mude como resultado da reação com o material natural. Isso se expressa no aparecimento de uma leve acidez. A autenticidade associada à história nacional é outro motivo pelo qual os copos de madeira devem estar presentes na coleção.
Um conjunto de copos para diferentes tipos de cerveja na coleção de um verdadeiro “beer geek”
Você deve começar a colecionar com copos comuns, que se tornarão a espinha dorsal da exposição. Estamos falando de nônicos alemães e irlandeses, variantes canônicas, acrobatas. Copos padrão de tamanho médio são perfeitos para compartilhar garrafas. Copos com dupla função serão úteis, nos quais você poderá beber champanhe, conhaque e vinho, além de cerveja. Depois passe para tulipas, taças e xícaras.
Procure separadamente por um growler - o nome americano para um sifão de cerveja com diferentes capacidades (a partir de 1 litro). O mecanismo de retenção, a vedação de borracha e a rolha de cerâmica vedam perfeitamente o conteúdo do recipiente, que é usado para comprar cerveja artesanal em casa. E não há vergonha nenhuma em colocá-lo na mesa.
Como cuidar de copos de cerveja
Você não conseguirá manter seus copos em boas condições usando uma máquina de lavar louça. O detergente deve ser removido das paredes, caso contrário o sabor e a estabilidade da espuma da cerveja serão prejudicados. A operação da máquina também tem um impacto negativo na condição dos logotipos. Lave à mão usando produtos sem perfume. A esponja deve ser separada, você precisará de uma escova para limpar o fundo. O processo de lavagem continua até que a água flua livremente, sem manchas ou gotas no vidro.
Marcas famosas de copos de cerveja
Existem muitas empresas que produzem copos de cerveja como presente para homens. Eles também podem se tornar uma decoração maravilhosa para sua coleção doméstica.
A Rastal é uma empresa familiar com um século de experiência que se tornou um grupo internacional com 30 empresas. Um dos líderes no mercado de artigos de vidro.
Spiegelau – a empresa está em operação desde o século XVI. O vidro bávaro combina tradições seculares e tecnologias modernas. O prestígio e a qualidade são mantidos graças ao método de produção soprado.
Luminarc é uma marca francesa de excelentes utensílios de mesa, que também produz copos de vidro para cerveja.
Conclusão
O sabor da cerveja não depende apenas do produtor, mas também do copo em que ela é servida. O ponto está nas características do formato que segura a cabeça de espuma e nos materiais dos quais os pratos são feitos. Sua diversidade pode servir de pretexto para criar coleções únicas para casa e é um excelente presente para um homem.
"Beba de um copo" - De que vila você é, garoto?
Mas em vão o homem tentou tanto