A cerimônia do chá em diferentes países é um assunto delicado. Há muitas tradições interessantes que foram preservadas desde os tempos antigos. Por exemplo, copos de chá turcos lembram um botão de tulipa, e seu uso envolve um verdadeiro ritual.

Contente
- Qual é o nome correto para um copo de chá turco?
- Características do formato do vidro
- Materiais dos copos de chá turcos
- Acessórios para óculos orientais
- Regras para servir e beber chá em um copo turco
- Recomendações para cuidar de armuda
- VÍDEO: Como preparar chá turco de verdade em um armudu.
- 50 opções de design para copos de chá turcos Armudu:
Qual é o nome correto para um copo de chá turco?
O copo para preparar chá na Turquia é chamado de "armudu". Segundo a história, o nome surgiu devido ao seu formato único: o recipiente lembra um marmelo, fruto de uma árvore que cresce na Ásia Central. Alguns argumentam que a etimologia da origem está relacionada à figura feminina - peito alto, cintura fina e quadris largos. Na Turquia, o produto é chamado de "bardak".
Características do formato do vidro
O armudu oriental se distingue por sua “cintura” – o fundo e o pescoço são largos, e o vaso estreita no centro. Ao contrário da opinião dos historiadores, essa aparência não é nada bonita: ela facilita o consumo de chá. O líquido tem tempo de esfriar na parte superior do recipiente, para que você possa beber sem se queimar.
O estreitamento na parte central do copo impede que a bebida esfrie na parte inferior. Dessa forma, a temperatura ideal do chá é mantida – você pode saborear a bebida aromática por muito tempo.
É confortável segurar a armuda na mão – ela não queima e cabe confortavelmente entre os dedos. Na Turquia e no Azerbaijão, os pratos não têm alças, mas para os turistas turcos, foram criados recipientes com alças - foi assim que surgiu a xícara com uma "cintura" estreita no centro. A localização da alça pode ser diferente: na parte inferior ou superior do recipiente. Há até xícaras semelhantes para os amantes de café!
Observe! Se você quer presentear alguém que ama a cultura oriental, não deve dar a ele uma armada com alça.
Materiais dos copos de chá turcos
Os armuds são populares entre os turistas, por isso sua produção se tornou em larga escala. Você pode até ver produtos originais criados à mão.
Armários clássicos de vidro e cristal
Xícaras de vidro orientais para saborear chá são a opção mais popular. A bebida e sua bela tonalidade dourada são visíveis através das paredes de vidro transparente.
Na produção é utilizado vidro espesso, que pode suportar mudanças de temperatura. Um padrão oriental é aplicado na superfície; para os minimalistas, é oferecido um produto transparente e sem padrões.
Importante! Verifique com o vendedor sobre o material: vidro simples pode rachar devido a uma mudança repentina de temperatura!
Armuds de cristal são feitos de quartzo de rocha, que é durável e fácil de cortar. Também é usado vidro boêmio – um material bonito e durável que contém chumbo. Esses óculos são transparentes, com um corte volumoso e delicado. Ao entrar em contato com outros pratos, um som agradável e longo de toque pode ser ouvido. O Oriente é famoso por suas ricas decorações; recipientes multicoloridos parecem incomuns.
Copos de porcelana
Armudu de porcelana é um tipo de louça festiva para ocasiões especiais. Este é um material bonito e confiável que pode suportar impactos e mudanças de temperatura. Um padrão é aplicado à superfície – pintura de sobrevidrado e subvidrado. Nos conjuntos de presentes, as paredes são decoradas com mosaicos ou pedras.
A porcelana de ossos é feita de farinha de ossos, o que torna os utensílios de mesa finos e elegantes. Esta também é uma opção festiva para utensílios de mesa, vendidos em conjuntos com açucareiros e pratos doces.
Luxuosos Armuds de Prata
Copos de prata são populares em conjuntos de presentes. Nas casas turcas, elas são servidas a convidados especiais. Eles não são práticos: você pode se queimar com líquido quente. A solução ideal é escolher um porta-copos prateado que combine com o item de vidro.
Observe! Alguns fabricantes usam ligas – latão, cuproníquel, aço inoxidável. O topo do recipiente é coberto com prata ou douramento, o que pode ser facilmente confundido com metal verdadeiro. Leia a descrição do produto para não ser enganado.
Acessórios para óculos orientais
Utensílios de mesa com acessórios parecem caros e elegantes. De acordo com as regras de boas maneiras, uma xícara deve ser colocada sobre um pires - essa tradição também existe na Turquia.
Pires
O pires protege a toalha e a mesa de derramar chá quente. Além disso, ele transfere todo o calor para o copo, ajudando a bebida a esfriar mais lentamente. Para que os pratos tenham um visual elegante e estiloso, é recomendável combinar os itens por material e estilo. Um pires de metal combina bem com um copo de vidro clássico.
Porta-copos
O porta-copos é feito de ligas (cuproníquel, bronze) ou metais naturais (prata). Esta é uma alternativa ao copo com alça: você pode beber sem se preocupar em queimar os dedos.
Graças aos diferentes estilos, o porta-copos permite ampliar as possibilidades de decoração. Pode ser minimalismo ou um produto grande e volumoso que cubra toda a “bagunça”. Muitas técnicas de decoração de joias são usadas para itens de presente.
Regras para servir e beber chá em um copo turco
O formato do armudu permite que o aroma e o sabor do chá sejam conservados por muito tempo. Nos países orientais, preparar chá é um verdadeiro ritual, que se caracteriza por regras próprias:
- O chá preto ou verde é despejado com metade da quantidade necessária de água fervente, o bule é coberto com uma tampa e uma toalha;
- Após 3 minutos, adicione o restante da água fervente e continue em infusão por 2 minutos.
Quando a bebida estiver pronta, a mesa estará posta:
- o bule está localizado no meio da mesa;
- na frente de cada pessoa é colocado um pires no qual é colocado o “Bardak” cheio;
- Não adicione 1 cm de líquido até a borda do recipiente para evitar queimaduras;
- Uma nova porção de chá é adicionada conforme o convidado bebe.
Não se coloca açúcar na xícara. Açúcar refinado (em pedaços) é consumido como um lanche, servido em um pires separado. Um pedaço de açúcar é pego com os dedos, mergulhado no líquido preparado e comido, acompanhado de chá.
Nas cerimônias do chá orientais, não é costume oferecer aos convidados creme, leite ou doces. Uma característica especial do chá oriental é que ele é sempre servido puro. Na mesa podem estar: frutas secas, geleias, frutas cristalizadas, limão, conservas, mel.
Você precisa beber do recipiente em pequenos goles, sem esperar esfriar. O recipiente é segurado com a mão direita, mais próximo da base, pela parte mais estreita. Não há regras de etiqueta: a pessoa segura o recipiente de uma forma que seja confortável para ela. É melhor levantar os pratos com um pires ou porta-copos. Para evitar que o chá esfrie no bule, cubra-o com uma tampa e uma toalha.
Recomendações para cuidar de armuda
No Oriente, não são usados produtos químicos domésticos para limpar o armudu. Acredita-se que isso estraga o sabor nobre do chá. Uma "bagunça" de porcelana ou vidro pode ser limpa com um simples bicarbonato de sódio. Se o vidro não for usado por muito tempo, ele deve ser encharcado com água fervente e seco. O procedimento é semelhante para conjuntos de cerâmica. Antes de preparar a bebida pela primeira vez, enxágue-a duas vezes com água fervente.
O armudu turco é uma ótima alternativa às xícaras tradicionais. Graças ao formato especial e à retenção de temperatura, o recipiente revela todas as notas do chá aromático, sua riqueza, tonalidade e sabor. "Bardak" da Turquia é um ótimo presente para os amantes da cerimônia do chá!