Colheres, garfos e facas polidos até brilhar são um atributo importante de qualquer festa. Talheres de melchior são produzidos como uma alternativa econômica aos produtos de prata. Na aparência, esses jogos de mesa são quase tão bons quanto os caros, mas você precisa aprender a cuidar deles adequadamente.

Contente
O que é liga de cuproníquel?
Não se sabe de onde surgiu a tradição de presentear recém-casados com talheres em embalagens luxuosas, mas é sempre agradável receber um presente desses. A empobrecida aristocracia londrina considerava de boa educação doar um conjunto de talheres feitos de níquel prata ou um metal mais caro. Com os devidos cuidados, eles podem ser usados por décadas.

Na aparência, os itens de mesa caros praticamente não são diferentes dos mais acessíveis. É difícil determinar o material de fabricação com uma rápida olhada, especialmente se for prata banhada a ouro ou a ródio sobre ferro. A diferença no custo e na porcentagem de metais, respectivamente, tem suas próprias nuances no cuidado.

Melchior é uma alternativa econômica à prata. O nome vem da pronúncia alemã dos nomes dos inventores franceses desta inovação. Estes são Maillot e Chorier, os desenvolvedores da liga, que foi criada em Lyon no início do século XIX.

Com o tempo, a liga monofásica de cobre-níquel foi aprimorada e a composição percentual foi alterada. Experimentos levaram à adição de manganês e ferro em pequenas proporções. Surgiram novas ligas como monel, constantan e níquel prata. Colheres e garfos de latão folheados a prata também eram chamados de cuproníquel.

Hoje a composição inclui até 30% de níquel, aproximadamente 1% de manganês e ferro. É um material resistente à deformação, corrosão e oxidação. Com o tempo, o escurecimento característico do cobre ou latão se formará nos produtos. Por isso, conjuntos de colheres de chá e outros itens exigem limpeza preventiva.
Propriedades dos talheres de níquel prata
Utensílios de mesa feitos de "cobre branco" já eram conhecidos no século III a.C. – Eles tentaram fundir cobre com a adição de níquel. Com o tempo, essa tecnologia foi perdida. Em um ambiente úmido, tigelas e garfos ficavam pretos, perdendo seu valor estético e prático como decoração de mesa em banquetes reais. A imitação de prata e ouro já foi punível com a morte.
Talheres modernos têm uma aparência muito melhor que os antigos e são bem polidos. Seu valor estético é determinado pelo metal resistente à oxidação. Os conjuntos para presente se distinguem pelo design clássico e moderno. Melchior derrete, corta e cunha de forma excelente. Você pode soldar, endireitar dentes de garfo tortos, afiar facas e restaurar qualquer outro dispositivo, diferentemente da prata, que é mais difícil de processar.
Colheres de prata níquel
A liga de cobre e níquel da qual as colheres de cuproníquel são estampadas tem uma aparência bastante decente e um brilho característico quando polida corretamente. A tonalidade dos diferentes conjuntos de presentes pode variar de quase branco a cobre amarelado, lembrando latão dourado.
Observe! Zinco, ferro e manganês, que fazem parte das ligas, já foram declarados prejudiciais à saúde devido à possível ingestão de seus óxidos pelo corpo. Seu conteúdo percentual é insignificante; o zinco não é usado hoje. Os talheres de melchior geralmente não são servidos apenas em mesas festivas.
É difícil responder de forma inequívoca se tais ligas têm algum efeito negativo no corpo. Provavelmente, dispositivos limpos de placa escura não causam danos perceptíveis, mas também não têm a propriedade de desinfetar o refrigerante, o que é típico dos íons de prata.
Garfos de Melchior
Conjuntos de talheres de prata com preço acessível são, obviamente, os de níquel e prata, bem acessíveis. Os garfos mais valorizados são aqueles com revestimento de ródio, um revestimento resistente a processos de oxidação. Esses itens são absolutamente inofensivos e, portanto, são amplamente utilizados na prática diária.
Importante! Garfos revestidos com uma camada de prata ou ouro de vários micrômetros de espessura não podem ser tratados com ácidos e agentes de limpeza que contenham partículas abrasivas. Uma liga que perdeu seu tratamento protetor escurecerá durante o uso.
colheres de chá de Melchior
É agradável misturar açúcar em uma xícara de café ou chá com uma linda colher de prata ou níquel. Este é um ótimo presente, mesmo em uma única cópia, se você gravá-lo com monogramas, imitando as tradições pré-revolucionárias. Hoje em dia você pode encontrar conjuntos de colheres inglesas com pinças de sobremesa.
Mesmo 2 ou 3 séculos atrás, as pessoas já tinham consciência das complexidades da higiene pessoal. Comerciantes e proprietários de terras tinham seus próprios utensílios, incluindo colheres de chá e café. Era costume colocar pequenas colheres de cuproníquel nas tigelas de mel e geleia para chá e panquecas, o que ainda é relevante hoje em dia.
Quais são as diferenças entre cuproníquel e prata?
O metal nobre sempre tem uma marca, nunca oxida e mantém sua aparência original, embora seja mais pesado que seus análogos. Se você passar um lápis sobre prata e cuproníquel, uma mancha escura aparecerá nesta última. No entanto, o material acessível tem baixa condutividade térmica, por isso os dispositivos feitos de níquel prata são muito práticos de usar.
Eles são adequados para todos os tipos de aplicações:
- para sopas e caldos quentes;
- lanches direto da grelha;
- segundos pratos e saladas;
- mexendo café e chá.
Talheres de prata certamente são mais caros, mas conduzem melhor o calor. A composição do metal e seu nome comercial geralmente são indicados em certificados – documentos de conformidade com os padrões declarados. Os utensílios de mesa herdados nem sempre atendem aos padrões.
Os penhoristas encontram periodicamente itens de prata falsificados, mesmo que tenham a marca do mestre. Geralmente é cuproníquel comum, revestido com estanho e prata em vários mícrons (por meio de galvanoplastia).
Cuidados adequados com talheres de níquel prata
Depois de se familiarizar com todas as nuances, você pode comprar com confiança itens de mesa bastante práticos - individuais com o nome do proprietário gravado, bem como em conjuntos para presente. Uma condição: você terá que lavá-los apenas com uma esponja macia e água morna com sabão, enxaguá-los em água fria e periodicamente poli-los levemente com flanela.
Deixar o aparelho de molho em uma solução quente de refrigerante durante a noite, cobrindo o fundo da tigela com filme plástico, removerá a placa bacteriana e outras sujeiras. A liga também é fácil de limpar com pó dental. Às vezes, você pode limpar garfos e colheres com um pano com uma solução de vinagre, enxaguar e secar.
Para limpar talheres de prata e cuproníquel, use também a emulsão "Ametista", "Sif-gel" ou a pasta "Polimet" (instruções na embalagem). É melhor armazená-los em uma caixa fechada e de polietileno, sem acesso ao ar úmido. Então todos os itens servirão perfeitamente por mais de uma geração.
Ao escolher colheres e garfos de cuproníquel, você deve evitar usá-los ao preparar alimentos quentes. O contato frequente com água fervente e ambientes ácidos acabará levando à perda da camada protetora. Os dispositivos ficarão pretos e emitirão um gosto metálico. Esta é uma opção universal para uma mesa festiva, se você cuidar bem dos produtos.