Para qualquer dona de casa, utensílios de cozinha são mais do que apenas um item da vida cotidiana. Muitas vezes, dá-se mais atenção à escolha de panelas ou potes do que aos acessórios. Afinal, queremos que a comida que cozinhamos não seja apenas saborosa, mas também saudável.

Contente
O que é uma grelha para fogão a gás
Este “acessório” possui uma série de características de design e é adequado exclusivamente para fogões a gás. É composto por uma bandeja de base com um furo no meio para o queimador, uma grelha e uma tampa. Além disso, o kit geralmente inclui uma alça ou empunhadura removível. Se considerarmos modelos mais caros, eles são complementados com uma assadeira especial, que, ao fechar o orifício na bandeja, fornece exatamente as mesmas “condições” do forno.
Ao cozinhar, o óleo ou a gordura escorrem para a bandeja em vez de permanecerem nos alimentos. E o fogo garante um aquecimento uniforme, mas não entra em contato com o alimento. O princípio de funcionamento é muito semelhante ao de cozinhar em uma grelha comum: o interior esquenta e ar muito quente começa a circular dentro do “aparelho”.
Importante! Para evitar que os alimentos queimem, é recomendável colocá-los em uma bandeja longe do fogo.
Selecionando o material
As grelhas, assim como outros utensílios de cozinha, são feitas de materiais diferentes. Os produtos acabados diferem em custo, peso e, claro, vida útil. Isso significa que você terá que gastar muito tempo escolhendo uma frigideira decente.
Mas antes de começarmos a escolher o material, vamos decidir sobre os “dados externos”.
- Para garantir que os alimentos sejam bem aquecidos, escolha um modelo com fundo e laterais de alta densidade.
- Para cozinhar carne, escolha frigideiras com laterais mais altas do que para fritar peixe e vegetais.
- A altura das costelas afeta a qualidade dos pratos preparados. O tamanho ideal é 1 cm.
- Ao escolher o diâmetro, leve em consideração a quantidade de porções necessária. Se estivermos falando de um prato para uma pessoa, então 24 cm é o suficiente. Para uma família grande, recomenda-se escolher um modelo com diâmetro de 28 cm, mas não superior a 32 cm, caso contrário a frigideira não esquentará.
- O formato da frigideira não afeta a qualidade do cozimento, o que significa que ao responder à pergunta: qual frigideira escolher para um fogão a gás, concentre-se em suas próprias preferências, no que você mais gosta: redonda, oval, quadrada ou retangular.
- A tampa deve ser alta o suficiente para permitir que pedaços grandes sejam fritos na panela.
- Se possível, escolha uma tampa com encaixe de vidro, assim você não precisará abrir a panela novamente para verificar o grau de cozimento do alimento.
- A grelha é feita de aço inoxidável ou aço com revestimento antiaderente. Pedaços de comida grudam no aço inoxidável. A grelha de aço tem a aparência de uma inserção perfurada e os produtos cozidos podem ser facilmente removidos dela, mas não haverá listras características nos pedaços de carne ou peixe. Aliás, alguns modelos possuem dois tipos de grades.
- O furo para o queimador não precisa ser grande, geralmente ele é dimensionado para acomodar queimadores pequenos. É melhor que esse furo tenha um formato cônico.
Agora sobre os materiais.
Ferro fundido
Um material que teve grande procura para a produção de utensílios de cozinha, principalmente nos últimos tempos. Sempre foi valorizado por suas excelentes propriedades de desempenho e durabilidade. Esta frigideira aquece uniformemente e retém o calor por muito tempo. Talvez a única desvantagem seja o peso. Além disso, nem todo mundo gosta do cheiro metálico característico que surge durante o cozimento.
Alumínio
Outro "líder de vendas". É especialmente valorizado por seu peso leve. Hoje, essa vantagem foi complementada com um revestimento antiaderente. Devido à alta condutividade térmica do alumínio, ele aquece muito rapidamente. Falando sobre as desvantagens, vale destacar a instabilidade a altas temperaturas. Quando aquecido a 260 graus ou mais, o revestimento antiaderente é destruído. Entretanto, se você cozinhar com cuidado e mantiver a situação sob controle, essa desvantagem não será levada em consideração.
Cerâmica
Esse material só recentemente começou a ser utilizado na produção de utensílios de cozinha. Sua aparência estética e capacidade de suportar altas temperaturas são especialmente valorizadas. Não é por acaso que as donas de casa adoram usar utensílios de cerâmica para cozinhar no forno. Essas panelas têm boa condutividade térmica. Eles não emitem nenhum odor. A única desvantagem é a fragilidade. Um movimento descuidado e a frigideira se quebra em pedaços. Mas se você se considera um cozinheiro habilidoso, então esse “ponto negativo” não importa.
Aço inoxidável
Neste caso, a grelha para fogão a gás é feita de aço de baixo carbono. Não emite nenhuma substância nociva e não necessita de revestimento antiaderente. A frigideira é muito durável, resiste a impactos mecânicos e garante uma longa vida útil.
Mármore
Outro material relativamente novo para fazer utensílios de cozinha. Uma frigideira de mármore é fácil de distinguir por suas características externas – partículas de lascas de mármore são visíveis em sua superfície. Este revestimento é aplicado em duas camadas, garante boa condutividade térmica e é absolutamente seguro. A única peculiaridade é que ele deve ser lavado somente com uma esponja macia.
Recomendações operacionais
As donas de casa afirmam que qualquer prato pode ser preparado em uma grelha para fogão a gás. No entanto, é mais frequentemente usado para fritar carne e vegetais. O processo em si lhe trará muito prazer e terminará com um resultado valioso se você seguir recomendações simples.
- O dispositivo é instalado na grelha (se você usar um fogão a gás antigo) ou em um suporte. Primeiro, instale a bandeja, certificando-se de que o queimador esteja alinhado com o furo destinado a ela. É melhor escolher um queimador de tamanho médio ou o menor.
- Antes de começar a fritar, coloque um copo (ou um e meio) de água na panela. Este truque permitirá que você prepare pratos mais suculentos. Se preferir peixe ou carne com crosta crocante e consistência mais seca, forre o fundo da assadeira com papel-alumínio.
- O processo de cozimento não é diferente de fritar em uma frigideira comum. Somente iniciantes são aconselhados a monitorar cuidadosamente o processo nos primeiros estágios para entender quanto tempo leva para fritar até um certo grau. Posteriormente, uma verificação tão completa não será necessária.
- Você pode lavar este gadget milagroso tanto à mão quanto na máquina de lavar louça – ações mecânicas leves não danificarão o revestimento.
Prós e contras
Infelizmente, ainda não existe nenhuma invenção que se distinga apenas por características positivas; todo conhecimento tem pontos fortes e fracos. Mas essa frigideira ainda tem mais vantagens.
Então, primeiro as coisas boas:
- É possível cozinhar sem adicionar óleo. E, como sabemos, quanto menos gordura, mais benefícios.
- Este “gadget” de cozinha aparentemente simples possui vários modos de operação, o que permite tornar o menu variado e o processo de cozimento interessante.
- Preço acessível. Esta frigideira é bastante acessível para a dona de casa média.
- O sistema de convecção da frigideira reduz significativamente o tempo de cozimento dos alimentos, em comparação aos utensílios de cozinha convencionais. Portanto, levará de 20 a 25 minutos para fritar a carne.
- Finalmente, alto desempenho: longa vida útil, uso conveniente.
Há apenas duas desvantagens.
- Para usar uma frigideira dessas, você precisa de um fogão a gás, mas agora os fogões elétricos são cada vez mais usados.
- Se você usar esse conhecimento todos os dias, terá problemas para limpar a grelha, principalmente se fritar os alimentos corretamente.
Algumas dicas úteis
- Ao escolher uma frigideira, certifique-se de que a bandeja tenha um bico. Graças a ela, drenar óleo ou líquido será muito mais prático e seguro.
- Depois de comprar uma frigideira, não tenha pressa em fritar vegetais ou carne imediatamente. Primeiro, aqueça bem despejando sal grosso no fundo da bandeja. A propósito, esse pequeno truque vai melhorar as propriedades antiaderentes.
- Se você precisar cozinhar um prato mais rápido, basta despejar um pouco de água nas ranhuras.
- Mesmo que você frite usando óleo, não o coloque em grandes quantidades, basta untar as costelas inferiores.
- Coloque os alimentos na grelha somente quando a superfície estiver bem aquecida. A espessura dos pedaços fatiados não deve ultrapassar 1,5-2,5 cm, caso contrário o prato não ficará frito.
É óbvio que uma invenção como uma grelha para fogão a gás não só simplifica o processo de cozimento, mas também permite criar pratos verdadeiramente saudáveis e saborosos.