A maioria dos utensílios de cozinha requer cuidados especiais para prolongar sua vida útil. O ferro fundido é considerado um metal que precisa ser processado somente quando fica muito contaminado. Esse equívoco acaba fazendo com que a comida queime nessas panelas e perca o sabor.
Contente
- Características da calcinação de uma frigideira de ferro fundido
- Por que você deve temperar uma nova frigideira de ferro fundido
- Quais são as finalidades do processamento de panelas de ferro fundido?
- Etapas de têmpera de panelas de ferro fundido
- Como preparar uma frigideira de ferro fundido para selar
- Como temperar uma frigideira em casa
- Como preparar utensílios de cozinha esmaltados e antiaderentes
- Como queimar uma frigideira de alumínio
- Métodos de processamento de uma frigideira de ferro fundido
- Quanto tempo para pré-aquecer uma frigideira
- Método de calcinação em fogo aberto
- Como escolher o método certo
- Cuidando da sua nova frigideira de ferro fundido
- VÍDEO: Como preparar uma frigideira de ferro fundido para uso.
Características da calcinação de uma frigideira de ferro fundido
O tipo de produto é importante na escolha do método de seu processamento. Os produtos padrão devem ser diferenciados das frigideiras para grelhar. É difícil deixar de usar uma frigideira de ferro fundido comum se ela não tiver um revestimento cerâmico.
Por que você deve temperar uma nova frigideira de ferro fundido
O tratamento contra incêndio é necessário para:
- aumentando a vida útil dos produtos;
- preparação de alimentos de qualidade;
- eliminando o risco de queima de alimentos;
- controle de qualidade dos produtos adquiridos.
Cozinheiros profissionais e iniciantes precisam lidar com produtos de ferro fundido durante o cozimento. Eles são práticos e duradouros se sua manutenção não for transformada em uma formalidade.
Existem cinco razões pelas quais é absolutamente necessário temperar uma frigideira:
- Uso primário. Muitos de nós sabemos que a primeira panqueca costuma ficar granulosa. O mesmo risco existe se você não quiser temperar sua panela de ferro fundido depois de comprá-la.
- Remoção de depósitos de carbono. Recipientes de ferro fundido podem durar muito tempo, por isso requerem limpeza regular. Os restos de gordura rançosa nas paredes desses utensílios transformarão produtos de qualidade em alimentos não comestíveis e prejudiciais durante o cozimento.
- O desejo de assar panquecas ou bolinhos finos. Sem pré-aquecer a frigideira de ferro fundido, é difícil evitar que a massa grude no fundo da frigideira durante a fritura. O problema é facilmente resolvido: a panela é seca e limpa durante a queima.
- Preservação da apresentação do produto. Até mesmo produtos novos precisam de cuidados. O ferro fundido tem poros microscópicos que ficam obstruídos com alimentos durante o cozimento normal. Por causa disso, pode surgir ferrugem, o que destruirá o produto durável.
- Controle de qualidade do fabricante. Comprar uma falsificação não surpreenderá mais ninguém. Se você começar a queimar um produto de baixa qualidade, seu fundo e paredes ficarão cobertos de rachaduras ou o ferro fundido imaginário ficará inchado com bolhas.
Importante! Se você não seguir essas recomendações, não culpe a frigideira de ferro fundido, mas sim sua própria miopia. Não há outra alternativa além da selagem periódica dos poros do produto.
Quais são as finalidades do processamento de panelas de ferro fundido?
Este processo é necessário para:
- economizar dinheiro correndo o risco de comprar novos produtos mais tarde;
- aumentando a resistência à deformação térmica do ferro fundido;
- livrar-se de revestimentos industriais prejudiciais à saúde.
Etapas de têmpera de panelas de ferro fundido
Esses produtos não exigem muito esforço durante o processamento. No entanto, não custa nada destacar as etapas de têmpera de panelas de ferro fundido:
- Preparatório. É importante deixar o produto em condições adequadas antes de submetê-lo ao calor. Uma frigideira suja ou úmida antes do tempero é perda de tempo para a dona de casa e resultado final zero após o processamento.
- Processo principal. Sua duração e instruções de execução dependem do método escolhido para calcinação do produto de ferro fundido.
- Consolidação do resultado. Geralmente se limita a lavar louça com ou sem detergente. Em seguida, os utensílios de cozinha devem ser bem secos.
Como preparar uma frigideira de ferro fundido para selar
É importante remover inicialmente a graxa de fábrica do produto. É necessário para a produção de utensílios domésticos de alta qualidade. É impossível não utilizá-lo no processamento de recipientes de moldagem. Caso contrário, será difícil remover o produto acabado da base.
Vale lembrar também que as panelas novas de ferro fundido são tratadas com uma camada especial anticorrosiva. Tais precauções são necessárias para garantir que o produto permaneça em condições de comercialização, sem ferrugem.
Os revestimentos acústicos devem ser removidos durante a produção de utensílios de cozinha. Se você ignorar esse conselho, seus componentes acabarão na sua comida no futuro. A calcinação pode ajudar a evitar esse problema destruindo micropartículas nocivas. Basta lavar a louça, secá-la e utilizar um dos muitos métodos de tratamento térmico.
Atenção! O processo de queima dificilmente pode ser chamado de um evento agradável. Durante esse período, é recomendável abrir uma janela ou ligar o exaustor.
Como temperar uma frigideira em casa
É possível queimar produtos de ferro fundido em casa. Se você seguir todas as instruções, o endurecimento não levará muito tempo.
Antes do primeiro uso
Uma frigideira de ferro fundido deve ser tratada termicamente antes do primeiro uso. Um defeito de fabricação será imediatamente identificado com esse miniteste. Caso seja encontrado, o produto deverá ser devolvido imediatamente.
A camada antiaderente natural após o uso dos utensílios de cozinha não tem nada em comum com os produtos novos da esteira rolante. Antes do primeiro uso, o produto deve ser calcinado com solução de sal, óleo ou vinagre, para depois não reclamar de desperdício de dinheiro.
Como temperar uma frigideira velha
Um produto que foi usado por muito tempo pode ficar coberto de ferrugem. Se a corrosão do metal não tiver sido muito grave, os utensílios podem ser salvos. A regra número um neste caso é calcinar o ferro fundido por um longo tempo.
O processo pode levar bastante tempo para remover completamente a ferrugem dos utensílios. Uma esponja de metal resistente será útil se o interior da panela tiver áreas particularmente problemáticas. Após esse tratamento agressivo, o produto deve ser queimado novamente.
Não é preciso esperar que pratos velhos esfriem. Ele deve ser imediatamente revestido com óleo para criar uma película protetora na superfície.
Como processar corretamente durante a operação
Após a preparação inicial dos pratos para uso, você deve pensar em uma abordagem competente para seu processamento durante a operação. Não há recomendações especiais neste caso. O processo é limitado a quatro regras: evitar objetos pontiagudos ao mexer, secar, calcinar e processar com óleo.
Como preparar utensílios de cozinha esmaltados e antiaderentes
O esmalte dificilmente pode ser chamado de um material com maior resistência à deformação. O revestimento antiaderente também nem sempre agrada com sua longa vida útil.
A conclusão neste caso é clara: tais pratos não podem ser calcinados. Basta enxaguar em água morna com um detergente suave.
Como queimar uma frigideira de alumínio
Produtos feitos com esse metal são lindos se forem bem cuidados. Em termos de resistência, eles são definitivamente inferiores aos modelos de ferro fundido. Entretanto, se os poros do metal forem regularmente selados, ele pode durar muito tempo.
A maneira mais tradicional de queimar utensílios de cozinha de alumínio envolve usar sal de qualquer moagem. Você pode dispensar isso usando água pura:
- Ebulição. O líquido deve ser tratado termicamente por cinco minutos. Após esse tempo, ele é escorrido.
- Secagem natural. Não é necessário limpar a panela de alumínio depois de ferver água nela. É melhor deixar secar em local aquecido.
- Aplicando óleo. O fundo e as laterais da panela devem ser tratados com uma base de gordura. Não é necessário lavá-lo por alguns dias.
Não serão necessários agentes de limpeza químicos após este tratamento.
Métodos de processamento de uma frigideira de ferro fundido
Há muitas maneiras de deixar panelas de ferro fundido em condições adequadas. Cada um deles fica a critério da dona de casa que comprou a frigideira.
Calcinação com sal antes do primeiro uso
O método sonoro é usado desde os tempos antigos porque é fácil de executar. A única condição é que você precisa ficar de olho na frigideira enquanto ela estiver sendo processada.
Preparando utensílios para calcinação:
- Lavagem. Neste caso, você não pode prescindir de uma ferramenta especial. Não deve haver espuma na superfície da louça após a lavagem.
- Secagem. Não é possível calcinar ferro fundido úmido, pois o procedimento terá que ser repetido mais tarde.
- Exame. Uma superfície de frigideira perfeitamente limpa é a chave para fritar pratos com sucesso.
Procedimento para calcinação de utensílios:
- Usando sal. A substância deve ser distribuída uniformemente no fundo do recipiente. Uma camada de um centímetro é suficiente para o procedimento de calcinação. Ao escolher um produto, você não precisa escolher sua versão iodada.
Sal marinho não é adequado para cozinhar utensílios. - Calcinação. O procedimento dura de 15 a 20 minutos se houver risco de formação de odores desagradáveis na cozinha. Não é necessário colocar a panela em fogo alto para acelerar o cozimento.
O sal deve ser jogado fora após o procedimento. - Unte o fundo e as laterais com óleo. Basta utilizar uma pequena quantidade de líquido viscoso, que deve ser aquecido por 15 minutos. Se não tiver óleo vegetal em casa, pode usar banha ou qualquer gordura de origem animal.
O excesso de óleo é removido com um guardanapo. - Lavagem. Não há necessidade de usar detergente durante este procedimento. Basta enxaguar a frigideira e secá-la com um guardanapo.
Informações adicionais! O sal é um absorvente natural. Não causará nenhum dano à superfície de ferro fundido e removerá facilmente qualquer resíduo de comida.
Assar com óleo
Um método eficaz é fácil de implementar:
- Usando óleo. Não é preciso economizar na quantidade de base para temperar a panela. É melhor optar por óleo refinado, que não tem cheiro. Você pode usar sua versão não refinada se isso não causar inconvenientes à anfitriã.
- Aquecimento. Basta deixar o óleo no fogão por 30 minutos. Não é necessário aumentar o fogo, pois o óleo evapora rapidamente.
- Lavagem. É difícil remover óleo sem detergente. Neste caso, você deve usar espuma de sabão.
Atenção! O método descrito pode causar queimaduras quando o óleo inflama. É necessário monitorar constantemente o processo de calcinação e aplicar todas as medidas de segurança na forma de luvas térmicas grossas.
Processamento em forno
Este método de calcinação dificilmente pode ser considerado o mais eficaz. É adequado para donas de casa que não querem usar sal e óleo.
Para temperá-lo, você precisa:
- lave a louça com um detergente suave;
- molhe levemente gaze estéril em óleo vegetal;
- limpe bem a frigideira de ferro fundido;
- lubrifique os utensílios com gaze sem usar muito óleo;
- coloque o prato virado para baixo no forno a 180 °C;
- aqueça a panela por uma hora;
- desligue o forno e espere até que os pratos esfriem completamente.
Temperagem na chapa
É necessário distinguir entre calcinar ferro fundido a gás e usar queimadores elétricos. No primeiro caso, é preciso monitorar o processo com mais cuidado se o tratamento térmico for realizado com óleo.
As etapas de endurecimento no fogão não são muito diferentes do mesmo método de queima no forno. O produto deve ser processado até que seu fundo e paredes fiquem cinzas. Isso geralmente leva de 10 a 15 minutos.
Depois que os utensílios de cozinha esfriarem, eles devem ser enxaguados primeiro em água quente e depois em água fria.
Combinações de métodos
Em geral, será difícil produzi-los. Entretanto, sua combinação periódica é justificada teórica e praticamente. Tudo depende do tempo que a dona de casa pode dedicar ao processo de proteção e cuidado adicional de seus utensílios de cozinha.
Especialistas oferecem uma saída para essa situação na forma de uma combinação de óleo e sal. Inicialmente, o sal é calcinado por 15 minutos em fogo baixo. O material usado é então removido e o óleo é despejado na frigideira após enxaguá-la com água quente. O aquecimento do produto não deve exceder 15 minutos.
Após retirar o óleo e o excesso, leve a forma ao forno por 5 a 10 minutos para criar uma película antiaderente.
Quanto tempo para pré-aquecer uma frigideira
Tudo depende do método pelo qual o produto foi processado. Muito tempo será desperdiçado se a panela estiver no forno. No entanto, esse método de processamento pode ser considerado seguro, pois não se espera que o hospedeiro tenha contato direto com o fogo.
A abordagem tradicional de endurecimento com sal não levará mais do que 20 minutos. O método é seguro e rápido de executar, mas nem toda dona de casa poderá monitorar esse processo constantemente. Além disso, o cheiro do sal, que absorve os resíduos de alimentos, não agradará a todos.
Ao utilizar óleo vegetal, o processo pode ser estendido realizando o tratamento duas vezes. Especialistas dizem que essa abordagem para resolver o problema torna a camada protetora da panela mais confiável. Portanto, o endurecimento duplo levará cerca de uma hora para a dona de casa.
É melhor processar a grelha no forno. O tempo gasto valerá a pena, pois os pratos durarão muito tempo.
Método de calcinação em fogo aberto
Como selar uma frigideira de ferro fundido se você não pode usar um fogão ou forno para essa finalidade? Vale lembrar que estamos falando de uma maneira bastante perigosa de prolongar a vida útil de panelas de ferro fundido.
Você pode usar uma fogueira mesmo durante uma caminhada. É nesses casos que as pessoas não levam consigo pratos de cerâmica ou outros materiais delicados.
Atenção! Este método requer cuidados especiais, pois o risco de queimaduras aumenta muitas vezes. Neste caso, é melhor limitar-se à torrefação a seco, com sal.
Como escolher o método certo
A solução para esse problema depende do modelo do produto adquirido e de algumas outras nuances:
- Ausência/presença de uma alça. O método de cozimento da panela no forno depende diretamente desse fator. Se você não tiver uma alça removível, pode esquecer esse método. O fogão é adequado apenas em um caso. É conveniente usá-lo para temperar modelos com cabos de madeira e vitrocerâmica.
- Condição da frigideira. Nesse caso, vale avaliar o grau de conservação da louça antiga e a possibilidade de aproveitamento dos novos utensílios. Um produto adquirido recentemente de um fabricante confiável pode ser calcinado de qualquer maneira conveniente.
- Equipamentos de cozinha. Talvez você não tenha um exaustor em casa, o que é algo a se ter em mente se você quiser tratar uma panela de ferro fundido com óleo não refinado e sal.
Cuidando da sua nova frigideira de ferro fundido
O princípio de cuidado com ele não é muito diferente das ações tomadas em relação aos utensílios antigos. Pode ser caracterizado da seguinte forma:
- Evite armazenar alimentos em recipientes. O ferro fundido tem a capacidade de absorver rapidamente qualquer odor. O endurecimento regular resolverá o problema, mas é melhor não correr riscos desnecessários.
- Seque regularmente. O ferro fundido começa a enferrujar se o produto não for limpo com um pano após cada lavagem. Não faria mal aquecê-lo ainda mais e tratá-lo com uma base de gordura.
- Recusa em usar a máquina de lavar louça. Estamos falando novamente da mesma ferrugem, que nem sempre pode ser removida por calcinação.
- Manutenção das condições de temperatura. Você não deve lavar uma panela de ferro fundido imediatamente após cozinhar. Isso pode danificar a película de óleo antiaderente. Basta esperar a louça esfriar e depois limpá-la com uma esponja macia.
O revestimento antiaderente natural proporcionará proteção de alta qualidade para seus utensílios de cozinha durante o armazenamento. - Proteção contra quedas. O ferro fundido é um material bastante resistente, mas não é eterno se submetido a deformações severas. É melhor colocar os utensílios em locais onde seja impossível que a panela de ferro fundido caia.
- Utilização de misturas especiais. Você pode fazê-los e usá-los em casa. O mais popular é uma mistura de mostarda seca e bicarbonato de sódio. Os ingredientes listados acima não precisam ser combinados e podem ser usados separadamente. A camada protetora do produto não será danificada se a frigideira for embebida em tal composição.
- Proibição de despejar água fria. Algumas donas de casa ficam confusas sobre o motivo pelo qual seus produtos de ferro fundido estão rachando. Não é possível despejar água fria sobre restos de comida quente nesses pratos para resfriá-los.
- Limitação na lavagem. Estamos falando de utensílios de cozinha que servem apenas para preparar um prato. Basta limpá-lo com uma esponja e aquecê-lo por cinco minutos.
Ao preparar uma frigideira de ferro fundido para o primeiro uso e ao temperar utensílios de cozinha antigos, você deve estudar cuidadosamente os conselhos fornecidos. Eles ajudarão a preservar novos bens e a restaurar utensílios domésticos familiares que podem ser passados para suas filhas.