Um caldeirão de ferro fundido é um utensílio de cozinha com paredes grossas que dá aos pratos um sabor rico. Uma panela de metal é um recipiente indispensável não apenas para os apreciadores da culinária oriental, mas também para aqueles que gostam de cozinhar comida tradicional russa em fogo aberto. A maioria dos fabricantes oferece uma ampla variedade de caldeirões, diferindo em material e forma de fabricação.
Contente
- Vantagens dos caldeirões de ferro fundido
- Tipos de caldeirões de ferro fundido
- Quantas pessoas podem ser alimentadas por um caldeirão dependendo do seu volume
- Tipos de tampas para caldeirão
- Como aquecer um caldeirão de ferro fundido
- O que cozinhar em um caldeirão de ferro fundido
- Como cuidar de um caldeirão de ferro fundido
- Conclusão
- VÍDEO: Como escolher o caldeirão de ferro fundido certo.
Vantagens dos caldeirões de ferro fundido
O formato hemisférico do caldeirão, que tem seu maior diâmetro na parte superior e afunila em direção à parte inferior, ajuda a aquecer não apenas o fundo, mas também as paredes laterais semicirculares. Graças a esse recurso, a comida no prato não é frita, mas cozida em fogo baixo. Como resultado, o prato fica quebradiço, macio e com um aroma especial.
As principais vantagens de um caldeirão de ferro fundido:
- aquecimento lento e gradual;
- retém o calor por muito tempo;
- os alimentos mantêm suas propriedades benéficas;
- uma tampa confiável e paredes grossas mantêm o vapor dentro do recipiente;
- o óleo penetra nos poros do ferro fundido, criando uma película antiaderente (como resultado, o metal não enferruja e o prato não queima);
- nenhum agente cancerígeno ou toxina é formado durante o processo de cozimento;
- resistente ao desgaste;
- suporta altas temperaturas;
- respeito ao meio ambiente;
- é possível preparar pratos em uma composição multicamadas com processamento técnico uniforme de todos os ingredientes;
- economia devido à longa vida útil.
Atenção! Apesar de sua resistência, o ferro fundido pode não suportar cargas de impacto e pode rachar.
Tipos de caldeirões de ferro fundido
Antes de escolher um produto de ferro fundido, vale a pena se familiarizar com suas variedades. O número de porções preparadas e o método de cozimento dependem desse fator.
Por formulário
Existem dois tipos de caldeirões: de fundo plano e de fundo redondo.
Com fundo plano
Utensílios de cozinha especializados com esse formato são adequados para cozinhar em casa (na cozinha). Possui paredes mais finas, pois é destinado principalmente para cozinhar em fogão doméstico. No entanto, também pode ser usado na grelha.
Caldeirões uzbeques de paredes grossas com fundo redondo
As caldeiras do Uzbequistão são famosas por sua qualidade e formato tradicional com fundo arredondado. Os caldeirões de ferro fundido de paredes grossas do Uzbequistão são adequados para cozinhar ao ar livre (no fogo) ou em um forno especial. A principal característica é que o fundo esférico do fogo ou fogão distribui o calor de forma mais uniforme, o que faz com que o prato cozinhe em fogo baixo por mais tempo.
Por volume
Os produtos modernos de ferro fundido têm uma ampla variedade de tamanhos, de 4 a 300 litros. Para determinar o volume, você precisa entender para que propósito o caldeirão é necessário.
Pequenos caldeirões
Dimensões principais:
- 2-4 litros. O pequeno volume é adequado para uma família pequena de 2 a 3 pessoas (para cozinhar pilaf, é aconselhável escolher um volume maior).
- 5-8 litros. Eles também são adequados para cozinhas urbanas, pois são dimensionados para caber em fogões elétricos, a gás e de convecção.
Para referência! O volume máximo de um caldeirão que um fogão doméstico pode aquecer é de 8 l.
Grandes caldeirões
Para uma família grande, reuniões fora da cidade com convidados ou caminhadas, um caldeirão com capacidade de 10 litros ou mais é adequado. Disponível nos tamanhos de 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 25, 40, 50 litros e mais.
Caldeiras grandes (a partir de 25 l são mais frequentemente utilizadas na indústria de catering).
Para referência! A espessura das paredes de um caldeirão de qualquer tamanho deve ser de pelo menos 1 cm. Quanto mais espesso o material, melhor o calor é retido e mais uniformemente todos os ingredientes são aquecidos.
Quantas pessoas podem ser alimentadas por um caldeirão dependendo do seu volume
Você precisa se concentrar nas seguintes proporções: 1 pessoa = 1 litro de volume. Se você estiver planejando um banquete, é recomendável comprar a versão de 12 litros.
Para um jantar em família, uma capacidade de 3-5 litros será suficiente. Em uma cozinha doméstica, um caldeirão com capacidade superior a 8 litros não é adequado para uso, pois será difícil atingir a temperatura necessária.
Tipos de tampas para caldeirão
A tampa é um elemento funcional e insubstituível do caldeirão. Ele deve se ajustar perfeitamente ao prato e criar circulação de vapor em seu interior. É feito de vários tipos de materiais, cuja escolha dependerá das características de operação.
Ferro fundido
A tampa é forte, evita respingos de gordura e retém a umidade dos alimentos. Uma tampa de ferro fundido é a opção mais comum, já que geralmente é feita do mesmo material do caldeirão.
Alumínio
Eles têm menos massa e, portanto, menos inércia térmica. A tampa de alumínio fundido tem uma condutividade térmica bastante alta, o que acelera o processo de cozimento. Qualidades positivas incluem resistência à deformação e exposição a altas temperaturas.
De madeira
Ao preparar alguns pratos, é preferível cobrir o caldeirão com uma tampa de madeira. Esta é a melhor opção para obter pilaf quebradiço. Isso se explica pelo fato de a madeira ter menor condutividade térmica. Além disso, esse revestimento é higroscópico. Reduz a quantidade de condensação e ajuda a aquecer os alimentos uniformemente.
Como aquecer um caldeirão de ferro fundido
Ao contrário de um caldeirão de alumínio, antes de usar um caldeirão de ferro fundido pela primeira vez, é necessário realizar uma preparação especial do produto. A principal tarefa é aquecer o óleo da máquina e permitir a formação de uma película protetora, sem a qual as panelas de ferro fundido enferrujam. Além disso, se você não assar o alimento, ele queimará durante o cozimento e ficará com um gosto desagradável de ferro.
Antes do procedimento, o caldeirão deve ser bem lavado. Você pode usar sabão em pó. Depois disso, limparemos o recipiente com sal. O cálculo de sal é de 1-2 kg por 10 litros de volume. Todo o processo leva cerca de 2 horas:
- polvilhe sal nos pratos resfriados;
- fazemos uma pequena fogueira;
- espere até que o sal fique levemente marrom, depois retire do fogo e deixe o caldeirão esfriar (não o resfrie com água fria, caso contrário o metal pode rachar);
- Jogamos fora o conteúdo do caldeirão e limpamos a superfície com guardanapos secos.
Agora o caldeirão está limpo e deve ser imediatamente queimado em óleo. Qualquer óleo vegetal ou gordura animal pode ser usado para isso. O volume adequado é de 100 a 300 ml por 10 l de volume do vaso. O procedimento levará de 20 a 30 minutos:
- limpe a superfície do produto e seque;
- despeje o óleo no caldeirão resfriado;
- fazemos fogo médio;
- despeje óleo sobre todo o interior do prato;
- Durante o processo de queima, monitoramos as paredes laterais e adicionamos óleo se necessário, elas não devem secar;
- Após finalizar a perfuração, despeje o conteúdo;
- retire do fogo e deixe esfriar;
- Limpe com papel-toalha para absorver o excesso de óleo ou gordura.
Antes de cozinhar, é preciso ferver a água; se não ficar turvo, você pode usar a caldeira com segurança.
Importante! A calcinação não é permitida para produtos de ferro fundido com revestimento antiaderente.
A calcinação também é possível em casa, porém, devido à grande quantidade de fumaça e ao cheiro desagradável de queimado, o procedimento em apartamento é feito com as janelas abertas.
Algumas dicas para reduzir danos:
- com janelas abertas uma corrente de ar será uma vantagem;
- ao furar o queimador, adiciona-se sal ao óleo na proporção de 1:1 (reduz a fumaça);
- a quantidade de sal é tomada ⅓ a menos e mexida com mais frequência.
- Recomenda-se utilizar um forno para a cozedura.
Se estiver usando um forno, aqueça-o a 180-200° e então:
- pegue 10-25 gramas de óleo e cubra as paredes com um pincel;
- para proteger o forno, cubra a parte superior do caldeirão com papel alumínio;
- manter por 40 minutos a 1,5 horas;
- O procedimento é realizado em 3-5 abordagens.
Uma caldeira de ferro fundido devidamente tratada durará muito tempo.
O que cozinhar em um caldeirão de ferro fundido
Muitas pessoas monitoram sua dieta e consomem alimentos enriquecidos com vitaminas. Um caldeirão é um dos tipos de utensílios de cozinha que preserva a quantidade máxima de microelementos nos alimentos depois de cozidos. Há uma enorme seleção de pratos para todos os gostos:
- pilaf com carne de porco, carne bovina e frango;
- costelas de cordeiro assadas com legumes;
- lagman;
- shurpa, sopa de peixe, mingau de campo;
- repolho cozido, rolinhos de repolho;
- assado, kebab;
- ensopado de legumes;
- shulum de porco;
- cordeiro khashlama, etc.
Se a tecnologia correta for seguida, o caldeirão é ideal para preparar a culinária da Ásia Central. Seu formato e material permitem que você prepare até mesmo um prato conhecido de uma maneira completamente nova.
Como cuidar de um caldeirão de ferro fundido
Cuidar de um produto de ferro fundido não é difícil. Apesar de todo o poder do ferro fundido, o metal ainda requer manuseio cuidadoso. Após o cozimento, qualquer resíduo de alimento é imediatamente removido da superfície da caldeira. Depois ele se lava em água morna.
Não é recomendado encher os pratos com água por muito tempo ou deixá-los sujos durante a noite. Pode aparecer ferrugem, pois o ferro fundido é ferro com carbono, que literalmente em um dia adquire uma camada de ferrugem. Após a lavagem, o produto é seco e tratado com óleo vegetal.
Atenção! Produtos de ferro fundido não podem ser lavados na máquina de lavar louça.
Para evitar danos à superfície interna, não utilize escovas duras com elementos metálicos ou abrasivos. Você deve saber que qualquer produto de limpeza contém produtos químicos.
Se aparecerem depósitos de carbono ou ferrugem durante a operação, água comum e uma esponja não ajudarão. Como se livrar desses defeitos? Se a comida estiver queimada, coloque duas colheres de sopa de sal e bicarbonato de sódio em um recipiente com um pouco de água. Coloque a panela no fogão ou no fogo e deixe ferver por 30 minutos.
A calcinação com sal ajudará a eliminar o odor desagradável. Uma solução de vinagre e água em proporções iguais ajudará a se livrar da ferrugem. Os pratos ficam de molho por uma hora, depois são secos e esfregados com sal.
Conclusão
Um caldeirão de ferro fundido é a opção mais prática e confiável, além de fácil manutenção. A panela pesada e de paredes grossas confere aos alimentos um sabor extraordinário. A disponibilidade de uma ampla gama de modelos modernos permite que você escolha o tamanho ideal, adequado para cozinhar não apenas na fogueira, mas também no fogão doméstico. Entre a variedade, você pode encontrar um kazan-barbecue de ferro fundido - um tipo de forno com grelhas, que permite não apenas cozinhar sopas, pilaf e ferver água, mas também fritar carne em espetos.