Hoje em dia, surgem cada vez mais aparelhos de cozinha interessantes. Com a ajuda deles, cozinhar não só é mais fácil, mas também mais rápido. E os pratos resultantes têm excelentes características de sabor e são saudáveis. Um desses conhecimentos é uma frigideira dupla face.

Contente
Características do dispositivo
Esta frigideira é ideal para cozinhar bifes, salsichas, peixes e muitos outros pratos. Permite preparar pratos gourmet sem a habitual grelha e bandeja coletora para excesso de óleo. Além disso, ele é usado não apenas em fogões a gás, mas também elétricos e até mesmo em fogueiras abertas em condições de acampamento. Esta frigideira é uma solução verdadeiramente universal! É composto por duas bases profundas que são conectadas entre si por meio de laços. Cada um é equipado com uma alça magnética, o que garante que o dispositivo fique fixado com segurança.
Vale destacar que hoje em dia já existem à venda modelos que também servem para fazer sobremesas, assar waffles e panquecas. E, no entanto, a mais comum é a versão clássica, uma espécie de síntese de uma panela comum e uma grelha, com a qual você pode preparar pratos de forma rápida e fácil, sem excesso de gordura e com o máximo benefício.
Usar uma frigideira dupla face elimina a necessidade de espátulas para virar os alimentos e ajuda a manter sua cozinha limpa e livre de manchas de gordura.
Os formatos do dispositivo variam: redondo, hemisférico ou quadrado. Mas o processo de cozimento é o mesmo para qualquer formato: o alimento é colocado dentro e fechado hermeticamente. Se necessário, vire a frigideira segurando pelas alças.
Vantagens e desvantagens
Vamos falar primeiro de algo agradável. A frigideira dupla face tem realmente muitas vantagens.
- Funcionalidade e conveniência. Graças ao uso de tal “gadget”, o tempo necessário para preparar os pratos é reduzido significativamente. Além disso, não exige grandes esforços para arrumar a cozinha, e o processo de virar não é mais uma loteria: vai dar certo ou não.
- Quase todos os modelos têm revestimento antiaderente, o que significa que você não precisa se preocupar em cozinhar demais seu bife favorito ou que um pedaço de peixe fique com uma crosta preta desagradável. Mesmo se você cozinhar sem óleo, você não terá esse problema.
- Segurança. Como regra, esses dispositivos têm cabos bastante longos que fornecem proteção confiável contra o aquecimento.
- Estanqueidade do dispositivo. Na produção de frigideiras duplas, são utilizadas vedações especiais resistentes ao calor, que evitam vazamento de gordura ou água fervente.
- Variedade de superfícies internas. Muitas vezes, um ou ambos os lados têm um padrão específico que dá ao prato final um efeito grelhado.
- Um reservatório para drenar a gordura e um orifício especial para liberação de vapor. Graças a essas adições simples, a temperatura desejada é mantida no interior.
- Aparência agradável e facilidade de armazenamento do dispositivo. Esta frigideira encontrará um lugar em qualquer cozinha, independentemente do seu tamanho. E graças à sua aparência interessante, cozinhar nele não é apenas prático, mas também agradável.
E, no entanto, apesar das muitas vantagens, também existem desvantagens, embora, na opinião de algumas donas de casa, sejam bastante condicionais.
Portanto, a desvantagem é considerada a impossibilidade de usar a frigideira para assar no forno - ela simplesmente não cabe dentro.
Outra nuance é que nem todos os modelos podem ser usados em fogões de indução. Mas, você deve concordar, essa desvantagem também é muito, muito relativa.
Por fim, as “desvantagens” de uma frigideira dupla incluem o processo de limpeza após o cozimento. Mas os felizes donos dessas frigideiras afirmam que todo infortúnio é um começo. Você só precisa se acostumar, descobrir como limpá-lo para que o condensado não vaze no momento mais inoportuno. E com o tempo, lavar uma frigideira dessas não será mais difícil do que lavar uma panela ou frigideira comum.
Tipos de frigideiras dupla face
A divisão em tipos é um tanto arbitrária, mas graças a ela você tem a oportunidade de escolher a opção mais adequada às suas condições.
Por exemplo, a presença de um revestimento antiaderente não é recomendada para uso em fogo aberto, pois o aquecimento excessivo causará sua deterioração.
Para fogões de indução, são utilizadas apenas panelas feitas de ligas ferromagnéticas (em termos simples, sem alumínio). Graças a eles, o aparelho esquentará o suficiente, mas não excessivamente.
Frigideiras retangulares grandes com marcações especiais podem ser usadas sem adaptador para dois queimadores de fogão de indução ao mesmo tempo. Mas a frigideira deve ocupar 70% ou mais da superfície total dos queimadores combinados.
Vale ressaltar que também existem modelos à venda que funcionam com eletricidade. Embora, é claro, tal dispositivo não possa ser totalmente chamado de frigideira; é mais parecido com uma grelha elétrica.
De acordo com sua finalidade, os dispositivos são divididos nos seguintes tipos.
- Panela para panquecas. Esta é uma máquina de crepes clássica, ideal para fazer omeletes, panquecas e alguns tipos de produtos assados. Esta frigideira tem laterais baixas e fundo liso. Normalmente, as frigideiras para essa finalidade são feitas de ligas mais leves e têm paredes bastante finas. Mas a presença de um revestimento antiaderente é essencial.
- Grelhar frigideira. Possui um padrão de fundo característico que lembra as “estampas” de uma churrasqueira. Normalmente, esses modelos têm paredes mais altas. Eles também têm fundos e paredes mais grossos. Ideal para fritar peixes e carnes. E se um dos lados tiver superfície lisa, então eles também são usados para assar, simulando o processo de cozimento no forno.
Classificação do modelo
Aqui estão apenas alguns modelos populares.
- Casa Berlinger. Esta é uma empresa alemã muito conhecida. Seus produtos são de alta qualidade. As frigideiras dupla face desta marca possuem um revestimento de mármore de três camadas, garantindo resistência ao calor e distribuição uniforme do calor.
- Tescoma. Uma empresa tcheca que produz modelos incomuns de frigideiras, compostas por blocos separados com trava. A frigideira é feita de alumínio com revestimento antiaderente e o exterior é de esmalte brilhante.
- "Mestre do Calor". Frigideiras com esse nome são oferecidas pela empresa Leomax. Essas panelas são valorizadas por seu preço acessível e construção sólida. Mas o revestimento de Teflon interno é muito fino, o que torna impossível o uso a longo prazo. No geral, a melhor combinação de preço e qualidade.
Como escolher
Claro, cabe a você decidir exatamente como ficará a frigideira dupla face, que ficará ótima na sua cozinha. Mas há alguns pontos que merecem atenção especial.
Por exemplo, o material do qual o corpo da frigideira é feito. Como opção, será oferecido um case de alumínio com revestimento.
Se o limite dos seus sonhos é um bife, então o aço inoxidável será a escolha certa. A propósito, se você quiser, pode facilmente cozinhar uma caçarola ou uma omelete em uma frigideira dessas. A única ressalva: esses modelos, via de regra, não possuem revestimento antiaderente, o que significa que é necessário lubrificar as superfícies com uma fina camada de óleo ou gordura, sendo melhor usar uma escova especial para isso.
Há também modelos feitos em ferro fundido. Verdade, muito raramente. O material é bastante pesado e a estrutura é muito difícil de virar. Mas para condições de caminhada, esta é uma excelente escolha.
Ao escolher entre as opções de revestimento antiaderente propostas, dê preferência ao titânio. É resistente ao calor, não tem medo de impactos mecânicos e é quimicamente neutro. Mas esse revestimento não é um prazer barato.
Uma opção econômica para antiaderente é o Teflon. A única desvantagem é a curta vida útil. Como alternativa, você pode usar revestimento cerâmico ou lascas de mármore.
Você quer cozinhar comida rápida, saborosa e saudável? Compre uma frigideira dupla face. Uma ampla gama de modelos oferecidos garante uma escolha valiosa.