Para que serve uma grelha? Que tipos de grelhas existem? Como usar corretamente uma grelha antiaderente? É possível cozinhar em uma grelha sem óleo?

Contente
Por que você precisa de uma grelha?
A cada ano, mais e mais itens de restaurantes e cafés profissionais migram para cozinhas domésticas. Balcões de bar, máquinas de café e agora até utensílios de cozinha para grelhar. Este último, em especial seu tipo de frigideira, é muito popular e ocupa um lugar de honra nas cozinhas de muitas donas de casa. O que o torna tão popular?
É seguro dizer que essa frigideira desempenha três funções importantes.
- Simplificando o preparo dos alimentos.
- Reduzindo sua duração.
- Obtendo uma refeição saborosa e saudável.
Vantagens:
- Espessura do fundo. Esta frigideira tem uma capacidade muito maior do que uma frigideira comum. Isso permite melhor distribuição e retenção de calor.
- Calha de drenagem de óleo. Permite que você despeje facilmente líquidos quentes sem risco de queimaduras.
- A presença de várias alças (porém, você pode usar apenas uma, já que a segunda é acoplada somente quando necessário). É por isso que você não pode apenas fritar em uma grelha, mas também assar.
- A presença de um fundo nervurado ou "listrado". Graças a ela, os alimentos não queimam e adquirem um padrão original.
- Economia de óleo. Cozinhar em uma grelha não requer o uso dela. No entanto, a quantidade de óleo pode ser variada conforme desejado.
- Cozinhando juntos. O uso deste utensílio de cozinha permite fritar diferentes produtos ao mesmo tempo: carne, vegetais, cogumelos.
Observe! A grelha requer cuidados especiais. Deve ser lavado e seco cuidadosamente, removendo toda a umidade. Depois disso, você deve lubrificar o interior com óleo. Só assim ele manterá suas propriedades e durará por muitos anos.
Além dessas qualidades positivas, a grelha tem a principal vantagem que a torna mais popular: os pratos preparados nela conservam um grande número de propriedades úteis. Isso é possível graças às mesmas nervuras na parte inferior. Elas ajudam não só a fritar, mas também a cozinhar os alimentos, pois o cozimento a vapor ocorre nas ranhuras. A superfície nervurada também evita queimaduras. Na pior das hipóteses, isso só ocorrerá nos locais onde os produtos entram em contato com as “listras”.
Que tipos de grelhas existem?
Material da grelha
- Alumínio (fundido).
Este material aquece rapidamente e é fácil de limpar. No entanto, não é durável e requer manutenção cuidadosa. O alumínio também não “gosta” de temperaturas muito altas. Eles podem danificar o revestimento antiaderente, tornando a panela inadequada para cozinhar.
- Ferro fundido.
É mais adequado para grelhar. Apesar do longo tempo de aquecimento, o ferro fundido retém o calor por muito tempo e o distribui bem. Este material é mais difícil de limpar. Requer cuidados especiais, caso contrário pode enferrujar.
- Aço inoxidável.
Os alimentos cozidos em tal frigideira mantêm bem suas propriedades benéficas. Isso acontece porque não há reação entre o aço e as substâncias liberadas pelos alimentos. Ao trabalhar com esses pratos, não utilize utensílios de metal. Isso causará danos à superfície.
- Cerâmica.
Este material é muito leve e ecológico. Ele conduz bem o calor, permitindo que a panela aqueça rapidamente. No entanto, é bastante frágil, por isso deve ser manuseado com muito cuidado.
Revestimento da grelha
Hoje em dia, quase todos os fabricantes de utensílios de cozinha usam revestimento antiaderente. Afinal, é graças a ela que os pratos se tornam mais práticos e funcionais. Permite preparar alimentos saudáveis, pois não necessita do uso de muito óleo.
Tipos de revestimento antiaderente:
- Teflon.
Apesar de prático, é prejudicial à saúde. Portanto, você não deve usar nenhum utensílio de cozinha com esse revestimento.
- Mármore.
Este tipo não é muito mais seguro que o anterior, pois é uma combinação de Teflon e lascas de mármore.
- Titânio.
Este revestimento é ecológico e seguro. Ele também não tem medo de impactos mecânicos.
- Diamante.
Este tipo de pulverização só pode ser usado em temperaturas de até 320 graus.
- Granito.
Este revestimento só é seguro se estiver intacto. Uma vez danificado, não pode ser usado.
- Cerâmica.
É melhor usar cerâmica não como revestimento, mas como material de base. Não é tóxico e pode suportar altas temperaturas.
Importante! Se o revestimento antiaderente estiver danificado (total ou parcialmente), a panela não poderá ser usada. Isso pode ser prejudicial à sua saúde.
Forma
- Redondo.
É caracterizada pelo aquecimento uniforme. Porém, não é muito espaçoso.
- Quadrado.
Um dos mais versáteis. A principal vantagem é sua capacidade.
- Oval, retangular.
Excelente para cozinhar peixes.
- Bandeja.
Eles se parecem com assadeiras e podem ocupar vários queimadores ao mesmo tempo.
Combinando a grelha com o fogão
- Elétrico.
As dimensões do fundo da grelha e do disco de aquecimento devem ser iguais. Você não deve escolher panelas com superfície nervurada na parte externa inferior.
- Gás.
É melhor comprar uma frigideira com fundo grosso. Isso promove uma distribuição uniforme do calor. Caso contrário, o formato e o material dos pratos podem ser qualquer coisa.
- Indução.
Somente grelhas especiais com um inserto magnético localizado na parte inferior são adequadas para esses fogões.
- Vitrocerâmica.
O principal requisito para utensílios de cozinha: um fundo plano e liso. Deve ficar grosso, mas a panela em si não deve ser pesada.
O que pode e como fritar na grelha
Você pode fritar todos os tipos de alimentos em uma grelha. Além de preservar suas propriedades benéficas, não requer grandes quantidades de óleo, pois pode dispensá-lo completamente. Vamos considerar o que pode ser frito ou cozido em uma grelha?
Regras para fritar carne bovina e suína
- É melhor fritar bifes de carne bovina ou suína em uma frigideira quente. É melhor adicionar óleo não na superfície, mas na própria carne.
- Os temperos devem ser adicionados no final da fritura.
- Use uma pinça para virar a carne. Não há necessidade de furar a carne durante o cozimento.
- Para deixar o bife mais macio, você deve colocar um pouco de manteiga nele.
- É melhor salgar a carne depois que ela estiver douradinha.
Cozinhar frango grelhado em uma frigideira
- O frango deve ser cozido em temperatura baixa, mas por muito tempo.
- Para obter uma crosta dourada, frite em fogo alto e depois reduza o fogo.
- Não utilize garfos ou outros instrumentos afiados. Eles apenas deixarão a carne seca e sem suco. Para virar, é melhor usar espátulas e pinças.
Como Grelhar Peixe
- Peixes magros devem ser regados com óleo, marinada ou vinho.
- Se você estiver assando a carcaça inteira, será necessário fazer vários cortes em ambos os lados.
- O peixe precisa ser virado com frequência.
Legumes grelhados
- Não cozinhe vegetais ao mesmo tempo, pois eles exigem tempos e temperaturas de cozimento diferentes.
- É melhor cortar os alimentos em pedaços iguais.
- Não é necessário usar muito óleo.
- Os vegetais devem ser completamente secos e não deve haver excesso de umidade.
A resposta para a pergunta "Como cozinhar em uma grelha?" serão recomendações gerais levando em conta a necessidade de tratar sua superfície com cuidado.
Como lavar uma grelha sem danificá-la
A regra principal ao limpar uma grelha: não use objetos pontiagudos ou abrasivos, não lave a superfície quente. Caso contrário, remover os resíduos de alimentos não requer nenhum esforço adicional, pois graças ao revestimento antiaderente, os alimentos não grudam na superfície.
Como escolher uma grelha de qualidade
Para garantir que a grelha que você comprar dure muito tempo e cumpra bem todas as suas funções, você deve seguir algumas recomendações.
- A qualidade do alimento cozido depende da altura da superfície nervurada. Quanto mais altas as costelas, mais saborosa e saudável é a comida.
- O material do cabo não deve esquentar.
- Uma frigideira com laterais altas e inclinadas funciona melhor. Ele retém melhor o calor e facilita virar os alimentos.
- Para drenar o óleo facilmente, você deve escolher um recipiente com um bico especial.
- Para maior praticidade no preparo, você também pode utilizar uma tampa de pressão. Isso ajudará você a preparar o prato mais rápido.
Uma grelha é algo prático e conveniente. Com sua ajuda, você pode preparar um prato saboroso, bonito e, o mais importante, saudável. Graças à sua versatilidade e variedade de formatos e materiais, tornou-se um item indispensável em muitas cozinhas. Para garantir que esses utensílios de cozinha durem o máximo possível, você deve simplesmente seguir as regras de uso de uma grelha com revestimento antiaderente.