Um porta-copos, também conhecido como fogueira ou porta-copos, é um suporte para um copo de cerveja. O nome vem do alemão Bierdeckel – “tampa de cerveja”. No início, os porta-copos de cerveja eram, na verdade, tampas de canecas de cerveja. Elas eram necessárias para evitar que poeira, detritos ou insetos entrassem na cerveja.
Pessoas mais ricas usavam tampas feitas de prata ou lata. Aos plebeus era servida cerveja com tampas de feltro. Elas também eram colocadas sob copos em cervejarias para que canecas pesadas não arranhassem as mesas de madeira e não fossem danificadas por quedas. Mas também era inconveniente porque os porta-copos tinham que ser lavados.
Importante! O porta-copos descartável foi inventado pelo saxão Robert Sputh. No final do século XIX, ele patenteou a tecnologia para sua produção. Uma composição especial foi despejada em moldes redondos, seca durante a noite e o resultado foram porta-copos de papelão descartáveis. Foi a partir dessa época que o porta-copos de cerveja finalmente deixou de ser apenas uma tampa e passou a ser um suporte.
Contente
Para que serve um tapete para copo?
Hoje em dia, os porta-copos de cerveja são usados principalmente para os seguintes propósitos.
- Em cafés para proteger as mesas do excesso de umidade e arranhões. Os tapetes de papelão foram substituídos por tapetes feitos de material higroscópico, projetado para evitar que o excesso de água ou condensação caia sobre a mesa. Ele absorve a umidade muito mais rápido e proporciona um contato mais suave do vidro com a superfície da mesa.
- Como elemento decorativo. Um porta-copos para um copo de cerveja comum pode decorar o interior. Isto é especialmente verdadeiro para bases de madeira, couro e porcelana, que são feitas com alto nível de artesanato. Raros porta-copos de papelão para cerveja também podem decorar o ambiente de uma casa ou café.
- Como itens colecionáveis.
Observe! Os colecionadores de porta-copos de cerveja são chamados de tegestologistas (do latim “tegestis” – tapete). Aliás, “beer mat” é um dos nomes dos porta-copos para canecas, traduzido do inglês como “tapete de cerveja”. E em 1958, uma sociedade de colecionadores de apetrechos de cerveja, incluindo porta-copos de cerveja (IBV), foi fundada na Alemanha. Em 1960, uma sociedade semelhante surgiu na Grã-Bretanha.
Quais são os formatos dos porta-copos?
As formas mais comuns.
- Redondo é o primeiro formato histórico. Robert Shput também produziu tais montanhas-russas. Elas reproduzem o formato da tampa de uma caneca de cerveja, o que lhes dá o nome.
- Quadrado.
- Com cantos arredondados.
Menos comuns são substratos de outros formatos.
- Oval.
- Triangular;
- Formato irregular. Por exemplo, na forma de uma caneca de cerveja ou de uma folha de bordo. Geralmente são feitos sob encomenda.
- Em forma de cartões postais ou até mesmo quebra-cabeças. Esses tipos de porta-copos são usados em cervejarias para entreter os clientes.
Dimensões e peso dos porta-copos de cerveja
Os primeiros tapetes para óculos, produzidos na fábrica de Shput, tinham 10,7 cm de diâmetro e 5 mm de espessura. Atualmente, os porta-copos redondos para cerveja são produzidos com diâmetros de 90 mm a 110 mm. Os quadrados podem ter tamanho de 9x9 cm. Mas o fator determinante ainda é o tamanho da caneca de cerveja.
O peso varia dependendo do material. Por exemplo, para porta-copos de madeira, geralmente são utilizadas espécies de madeira leve (acácia, cortiça). Os porta-copos de papelão geralmente não pesam mais que 5 g e têm entre 0,9 e 1,8 mm de espessura.
Os tapetes de couro variam em espessura de 1,8 a 5,5 mm. (depende do material e da qualidade do couro). Eles podem ser mais pesados que os de papelão devido às características do material.
Atenção! Os porta-copos de cerveja não devem ser confundidos com os pilsdekhen, um coletor de gotas de papel na haste de um copo. Os Pilsdecken geralmente são redondos, têm bordas moldadas e um furo para a perna. É feito apenas de papel.
Materiais para porta-copos de cerveja
Porta-copos de madeira
Os porta-copos de madeira são os mais fáceis de fazer. Você pode fazê-las com suas próprias mãos, por exemplo, a partir de um corte de árvore. Mas os birmaneses de madeira também podem ser muito valorizados entre os tagistologistas. Depende do lugar e da época, bem como da qualidade da produção.
Fato interessante! A primeira produção em massa de bases para copos de madeira foi lançada na fábrica Casimir Katz em 1903. O proprietário de uma serraria em Weisenbach começou a produzir substratos não despejando-os em moldes e secando, mas de uma nova maneira. Elas eram simplesmente cortadas de finas folhas de madeira de abeto. Esse método tornou possível produzir um grande número de porta-copos de cerveja de uma só vez. O Katz Group ainda detém dois terços da produção mundial de porta-copos de cerveja.
Suportes de papelão
Hoje em dia, eles usam “papelão de cerveja”, principalmente de produção alemã. De acordo com os fabricantes, esses porta-copos podem absorver umidade de até 300% do seu próprio peso. Os tapetes de papelão são os mais baratos e geralmente descartáveis. Mas eles também podem se tornar itens colecionáveis. A razão para isso é que, desde a época de Robert Shput, eles têm um design impresso neles.
No início, eram simplesmente carimbos aplicados em cada porta-copos de cerveja, e a impressão era em uma cor. Desde a década de 1970, o design é impresso em uma única folha da qual os suportes são recortados. Graças à tecnologia de impressão offset, os designs se tornaram multicoloridos. A serigrafia em tapetes já está em produção.
É uma honra para um colecionador adicionar à sua coleção um tapete com um carimbo indicando que o porta-copos foi produzido no início do século passado. Algumas pessoas colecionam suportes com desenhos de artistas ou birmaneses de diferentes países do mundo.
Observe! É importante distinguir entre os nomes "beer mat" e "bonfire". Esses não são sinônimos. Um suporte para fogueira é um suporte reutilizável, geralmente feito de couro, madeira ou porcelana. Então, uma fogueira é um tipo de porta-copos de cerveja, mas nem todo porta-copos de cerveja é uma fogueira.
Porta-copos de couro de vaca
Os porta-copos de couro, diferentemente dos de papelão, são reutilizáveis e podem durar quase para sempre. Eles são tratados com um composto especial com propriedades repelentes à água, de modo que não absorvem água e, portanto, não se deterioram com a umidade.
Você não os verá em uma cervejaria comum por causa do alto custo de uma fogueira dessas. Algumas delas são peças únicas e verdadeiras obras de arte devido ao nível de acabamento do couro e ao relevo nelas.
Os Birmats também podem ser feitos de outros materiais.
- Porcelana - Os raros porta-copos de porcelana são hoje valorizados pelos teólogos.
- O tecido geralmente é grosso, mas essa semelhança com antigos tapetes de feltro é rara.
- Plástico, que é usado agora porque é barato, etc.
Alguns colecionadores colecionam porta-copos feitos apenas de um determinado material, como madeira ou porcelana.
Fato interessante! A maior coleção de porta-copos de vidro do mundo pertence ao vienense Leo Pisacker. A coleção recorde inclui mais de 140 mil porta-copos de 150 países.
Assim, o porta-copos deixou de ser uma simples tampa para um copo de cerveja e se tornou um item colecionável e, às vezes, quase uma obra de arte.