Um requintado copo de cristal com porta-copos feito de latão, prata e níquel prateado está se tornando novamente um item de luxo. Isso manterá o chá quente, mas não queimará suas mãos. Para a geração mais velha, este é um pedaço de uma era passada.

Contente
História da origem dos porta-copos
Não se sabe ao certo quem teve a ideia de encapsular um copo para bebidas quentes em uma conveniente moldura de metal. O autor da invenção é desconhecido.
A produção em massa de copos facetados baratos começou em 1820. Eles rapidamente se tornaram concorrentes dos jogos de chá de porcelana. Talvez os estalajadeiros, para não queimarem as mãos, tenham criado os primeiros porta-copos feitos de duas bordas com uma alça e um suporte para estabilidade.
Os joalheiros aproveitaram a ideia. As cópias para presente eram feitas de prata e incrustadas com ouro. Um acessório doméstico se tornou um item de luxo. A casa de cada comerciante tinha um conjunto de suportes de vidro.
Acredita-se que graças a Sergei Yulyevich Witte, Ministro das Finanças da Rússia Czarista, acessórios para chá apareceram nos trens. Durante o reinado de Nicolau II, foi ele quem chefiou o Departamento de Ferrovias. A produção em massa começou, com montanhas-russas sendo produzidas por 15 fábricas. Eles eram feitos de aço cromado, alumínio, níquel prateado e prata.
Hoje em dia, porta-copos feitos de metais preciosos estão se tornando novamente um sinal de status. Eles podem ser vistos nos “altos cargos” de funcionários, nas casas de empresários bem-sucedidos.
Para que servem os porta-copos?
Inicialmente, o acessório para chá foi projetado como um suporte para chá quente.
A plataforma circular que segura o vidro é elevada em um centímetro. A borda superior era necessária para segurar a estrutura inferior. O suporte de alça lateral ajudava os empregados da taverna a servir simultaneamente aos hóspedes 5 a 6 copos em cada mão. Basicamente, um porta-copos é uma estrutura que transforma qualquer copo em uma caneca prática.
Vantagens dos copos com porta-copos
Durante o uso do acessório, ficou claro que ele tem muitas vantagens:
- dá estabilidade à xícara de chá de vidro;
- dissipa perfeitamente o calor das paredes dos pratos, o vidro não racha com a água quente;
- não queima as mãos, a alça do porta-copos permanece fria;
- o porta-copos tem diâmetro maior que o copo, o que evita que a água esfrie rapidamente, criando uma camada de ar quente;
- o vidro esquenta uniformemente, não há estresse interno do chá quente e a louça dura mais.
O porta-copos também é uma decoração, uma obra de arte. Este acessório de chá é considerado o principal elemento do consumo original de chá russo, um símbolo das ferrovias russas, um atributo da era da URSS.
Materiais para porta-xícaras de chá
Hoje, os porta-copos são produzidos de acordo com designs exclusivos; apenas algumas empresas estão envolvidas nisso. Eles usam metais dúcteis.
Latão
A liga de cobre e zinco tem uma tonalidade dourada. Não desbota com o tempo, dá bom polimento e é excelentemente processável. O latão é usado para criar porta-copos com um padrão estampado complexo e reentrâncias que criam um efeito entrelaçado. O metal tem boa condutividade térmica e não esquenta.
Cobre
Em todos os momentos foi valorizado por sua resistência à corrosão e maleabilidade. Os joalheiros adoravam o cobre pela nobre pátina azulada que se formava ao longo dos anos. Graças a ela, o desenho aplicado no porta-copos ficou mais volumoso e em relevo.
Prata
Uma liga com cobre de 585 quilates sempre foi usada no acessório. Este metal é usado para fazer:
- joia;
- pratos;
- caixas de cigarro;
- isqueiros;
- frascos;
- outros atributos para homens de verdade.
O metal é bem incrustado, decorado com inserções de esmalte e escurecido. Acredita-se que bactérias patogênicas morrem na superfície da prata.
Melchior
Outra liga à base de cobre usada para fazer talheres, bandejas, cafeteiras e outros utensílios de cozinha. Limpa bem, tem uma tonalidade dourada decente e é fácil de processar.
Aço niquelado com banho de ouro
Produtos de aço são leves. A placa de metal que cobre o vidro é feita de aço inoxidável fino com liga de níquel e cromo. Após a estampagem, o aço é niquelado e depois banhado a ouro na superfície.
Como escolher um porta-copos de qualidade
Ao comprar um acessório para chá, a primeira coisa a observar é a funcionalidade. Qualquer vidro pode rachar com o tempo, quebrar durante a lavagem ou transporte. O porta-copos deve ser universal para que seja possível inserir outro copo nele. Quando ele balança muito e muda constantemente, usar o porta-copos se torna inconveniente e inseguro.
O diâmetro dos suportes varia de 55 a 62 mm. Copos de cristal facetados geralmente são feitos com aproximadamente o mesmo diâmetro. O acessório da época de Nicolau II tem um diâmetro de 70 cm.
Existe uma opinião de que não se pode beber chá em cristal. Isso está errado. Métodos modernos de recozimento nos permitem produzir pratos fortes e duráveis para bebidas quentes: chá, café, vinho quente.
O cristal, feito por prensagem, é maciço e tem um padrão profundo. O vidro soprado é mais leve e tem paredes finas. Os pratos são verificados quanto à integridade por meio de toques; se houver rachaduras, o som fica abafado.
As montanhas-russas estão retornando às nossas vidas, nos levando de volta a uma era passada. É conveniente quando os conjuntos com copos são imediatamente embalados em um estojo e vêm com uma colher. Uma lembrança tão elegante e prática será um ótimo presente para um parceiro de negócios, homem querido ou chefe.