Os objetos que as pessoas usavam inicialmente como recipientes para diversas bebidas estavam longe de ser perfeitos. O recipiente pode ser um chifre de animal, a casca de um ovo de pássaro grande ou um produto de argila âmbar. Os "pratos" eram inconvenientes. Ele não retinha calor e tinha que ficar segurando na mão o tempo todo. Em uma superfície plana caiu devido à instabilidade.

Xícara e caneca sobre a mesa
Hoje em dia, a confusão com canecas e xícaras não perde sua relevância.

Logo o homem aprendeu a fazer pratos que lhe serviam para beber bebidas quentes e frias e que ficavam estáveis ​​em uma superfície plana.

O que é uma caneca e uma xícara

O principal fator determinante que distingue uma xícara de uma caneca são os parâmetros da louça. Uma caneca é tradicionalmente percebida como um recipiente de formato geométrico simples. Geralmente cilíndrico ou em formato de cone truncado. Geralmente são servidas bebidas quentes e frias. Por exemplo, chá, sucos, cerveja. Os primeiros pratos quentes não são adequados para canecas.

Caneca de chá
Em um país, o utensílio para beber chá e café é chamado de xícara, porque se parece mais com uma tigela, e em outro é chamado de caneca.

O volume desses recipientes é maior. Eles têm boa estabilidade e uma alça para maior praticidade.

Importante! Em diferentes países, ambos os contêineres podem desempenhar as mesmas funções. Isso está correto, mas causa confusão. Em alguns países, os utensílios destinados ao chá e ao café, no entendimento popular, são chamados de xícaras. Em outros países, um recipiente com a mesma funcionalidade é chamado de caneca.

Quando foram inventadas as primeiras canecas e xícaras?

As primeiras xícaras foram destinadas à realeza. Vinhos finos eram servidos neles. Elas eram feitas de porcelana ou argila. O recipiente não tinha alça, seu formato era achatado e parecia mais um pires. Suas alças surgiram no século XVIII. A ideia pertenceu aos britânicos. Agora eles podiam desfrutar de bebidas quentes e frescas com conforto.

Foto de uma xícara de chá
Ao servir nossa bebida favorita em uma caneca ou xícara, raramente pensamos na história de dois objetos.

As primeiras canecas surgiram na China. A aparência das primeiras amostras era diferente dos produtos modernos, mas as funções permaneceram as mesmas. Eles pertenciam à vida camponesa e à vida da classe rica.

Produtos semelhantes do século XV assemelhavam-se a mini jarras com formato cilíndrico. No século XIX, a caneca de alumínio surgiu e se tornou muito popular. Seu volume era de até 500 ml, por isso frequentemente servia como recipiente para coletar água para cozinhar.

Caneca de alumínio
A caneca surgiu no século XIX e era feita de uma liga leve para que os militares pudessem usá-la em campo.

Antes da adoção do cristianismo, na Rússia, uma caneca era usada para medir a quantidade de líquidos (hidromel, água). Seu volume era de 1,23 litros. Variedades de barro com formato largo e alongado, sem alças, eram chamadas de “xícaras” na Rússia.

Do que são feitas as xícaras e canecas?

Xícaras e canecas têm paredes de espessuras variadas. O fundo dos recipientes pequenos é redondo e horizontal na parte externa. Isso permite que você coloque os produtos sobre uma mesa ou outras superfícies horizontais. O copo é equipado com uma alça para beber bebidas quentes. Geralmente vem com um pires.

As canecas também podem ter alças ou ser feitas sem elas. As paredes grossas permitem que uma pessoa segure calmamente tal objeto em sua mão no momento em que há uma bebida fervente dentro.

Qual é a diferença e o que há de comum entre uma caneca e uma xícara?

Existem vários sinais pelos quais se pode determinar a diferença entre uma xícara e uma caneca.

  1. A primeira diferença é a diferença na espessura da parede. A caneca tem uma espessura maior, o que permite que o recipiente mantenha a bebida quente por mais tempo. As paredes do copo são finas e a bebida nele esfria mais rápido.
  2. Os vasos se distinguem pelo seu volume. Em média, uma xícara pode ser enchida até 180 ml, que é o parâmetro de volume de um serviço de mesa padrão. O carregamento do recipiente tem uma certa dependência da bebida que é despejada no recipiente. A menor variedade tem um volume não superior a 50 ml.
Xícara de café nas mãos
O copo deve caber na palma da mão do bebedor.

Uma caneca padrão de tamanho médio tem capacidade de 250 a 500 ml.

  1. A xícara vem com um pires. Isso está associado ao aquecimento das paredes finas desse tipo de panela. Quando chá ou café quente é colocado nele, as bebidas ganham um tempinho para esfriar. Mas se não quiser esperar, despeje a bebida quente num pires. A opção de conjunto mais simples é um pires largo com bordas elevadas e uma xícara com fundo plano e largo, que pode ser convenientemente colocada sobre o pires ou sobre a mesa.
  2. A caneca representa um recipiente mais simples para uso diário. Copos, se fizerem parte de um serviço, são comprados para eventos especiais e servidos em restaurantes e cafés.
  3. Os círculos não estão associados a um propósito específico. Eles podem ser usados ​​para servir qualquer bebida em volumes adequados aos recipientes. Os copos podem ter certas condições de uso de acordo com a etiqueta. Eles podem servir variedades raras de chá e café.
  4. O formato do copo lembra um hemisfério. A caneca pode ser diferenciada pelo fato de poder ser comparada a um cilindro alongado.
Xícara e pires
Hoje, os recipientes têm a mesma finalidade, mas há 100 anos eles eram destinados a beber bebidas completamente diferentes.

O que você pode beber em xícaras e canecas

A cultura moderna não estabelece regras rígidas sobre quais bebidas beber em quais copos. As pessoas usam o que é mais conveniente para elas, o que lhes dá conforto.

Copos de caldo

As observações nos obrigam a admitir que as pessoas podem usar ambos os tipos de pratos igualmente, mas há momentos em que apenas um tipo é adequado para uma determinada bebida.

Foto de uma tigela de sopa
Apesar da sua conveniência, apenas caldo pode ser consumido nesses pratos.

Por exemplo, algumas xícaras são mais adequadas para caldo quente. Eles têm duas alças ao mesmo tempo. Muitas vezes, eles são guardados para apenas um propósito: comer pratos quentes e líquidos.

Canecas de cerveja

Canecas grandes com capacidade superior a 250 ml. são chamadas de "canecas de cerveja". Eles são feitos de barro e vidro. Elas têm uma alça grossa que cobre toda a altura da caneca. A versão padrão é uma caneca de vidro facetada. Eles bebem cerveja aqui.

cerveja em canecas
No verão, o kvass também é despejado nesses recipientes.

Xícaras de chá e canecas

Em casa, as pessoas costumam usar xícaras e canecas comuns, próprias para beber chá ou café. Seu volume permite que eles contenham uma pequena quantidade de bebida quente aromática. Com paredes finas, elas não retêm calor por muito tempo. Chá e café quentes em uma xícara esfriam rapidamente. Daí a conclusão: trata-se de um tipo de louça pensada para o consumo rápido de uma bebida quente.

Xícara de porcelana com chá
É aconselhável dar preferência a pratos de barro ou porcelana de alta qualidade, pois a condutividade térmica das paredes será menor.

A caneca, devido ao seu volume, não limita o consumidor na vontade de aproveitar um chá ou café quentinho por mais tempo. Uma pessoa pode beber suas bebidas favoritas em uma caneca em grandes quantidades. As paredes grossas da caneca retêm o calor da bebida por muito tempo. Além disso, a caneca pode ser usada como recipiente para preparar e beber líquidos ao mesmo tempo.

Foto de uma xícara de café
A xícara é mais adequada para beber pequenas quantidades de café e chá.

Como exemplo, podemos listar vários nomes conhecidos de bebidas de café, bem como tipos de chá que são bebidos em xícaras de chá. Entre os cafés, estão o expresso, o latte e o americano. Hoje em dia, é comum comprar chá em sachês, que são preparados diretamente na xícara, ou em folhas grandes. No último caso, o chá é preparado em um bule, que é servido separadamente.

Chá em xícara de porcelana
A xícara geralmente vem com um pires.

Para bebidas frias é recomendado o uso de tigelas. No Japão, eles bebem saquê em recipientes como esses. Você também pode experimentar vodca japonesa em tigelas na Rússia visitando um restaurante japonês. A preparação e o serviço do saquê são uma cerimônia completa.

Saquê em tigelas
É recomendável beber bebidas geladas em uma tigela, especialmente quando se trata de saquê.

Também há cerimônias na cultura de beber chá em xícaras. Além de não poder utilizar outros utensílios além de xícaras, há regras que devem ser seguidas. Essas mesmas regras existem tacitamente para o consumo regular de chá.

  1. A colher de chá não deve ficar na xícara durante e após o consumo do chá.
  2. Ao segurar a alça do chá com os dedos, não dobre nenhum dedo. Isso só foi considerado apropriado durante a era vitoriana.
Foto da festa do chá
Devido ao alto teor de cafeína, recomenda-se que o chá seja consumido após as refeições.

Qual é o nome correto para uma caneca sem alça?

Esse tipo de caneca geralmente é chamado de tigela. É uma espécie de xícara sem alças. Possui formato hemisférico ou tronco-cônico. Este tipo de louça é usado para bebidas e primeiros pratos. Você pode armazenar alimentos nele.

Foto de uma tigela de sopa
Na Europa, o chá é bebido apenas em tigelas especiais cujo volume não excede 100 ml.

As tigelas já eram conhecidas antes mesmo da nossa era. Sua origem é atribuída à segunda metade do 1º milênio. Os primeiros pratos desse tipo foram feitos por oleiros em barro. Amostras modernas são principalmente produtos feitos em fábrica.

Uma tigela nem sempre é associada a uma caneca. Apesar da densidade de suas paredes permitir que a bebida quente retenha calor por muito tempo, o volume pode ser bem grande. Muitas pessoas, quando perguntadas sobre o que é uma xícara sem alças, também a chamam de tigela.

Beber chá chinês
Na China, o volume do copo não deve exceder 50-60 ml.

Observe! A tigela tem muitas utilidades. Em diferentes países, ele é usado tanto como recipiente para chá quanto como prato para comida. Por exemplo, em países asiáticos, ela é frequentemente chamada de xícara de chá asiática ou xícara de arroz.

Características de cuidado com xícaras e canecas

Os copos geralmente são feitos com um forro interno branco. Isso é feito com pratos comuns de barro, cerâmica e porcelana. Depois de beber chá ou café nelas, uma película permanece nas paredes internas. A mesma coisa acontece se você beber sucos concentrados deles. Os pratos ficarão feios. Se você não lavar, a placa irá aderir firmemente à superfície e você só conseguirá removê-la trabalhando duro com uma esponja.

caneca com hamster
Graças ao seu volume, você pode preparar o chá diretamente no recipiente.

Os utensílios de chá devem ser lavados imediatamente após serem usados ​​para o fim a que se destinam, sem esperar muito tempo.

As canecas podem ter um revestimento interno leve ou idêntico ao design externo. Devido à sua durabilidade, podem ser lavados em máquinas de lavar louça, colocando-os em compartimentos separados. O mesmo se aplica a outros utensílios de chá com paredes grossas.

xícaras de café
Paredes finas não acumulam calor e permitem que a bebida esfrie rapidamente.

Vários meios são usados ​​para lavagem. Eles podem ser diferentes, mas devem ser seguros para humanos e ter um resultado de limpeza eficaz. Hoje, tais qualidades são atribuídas ao gel de lavagem Fairy com uma composição segura.

Existem tipos de utensílios de cozinha que exigem apenas cuidados manuais. São produtos feitos de porcelana. Este requisito se aplica a todos os utensílios de porcelana. A máquina de lavar louça não pode ser usada neste caso. Produtos de porcelana têm paredes muito finas. Jatos fortes de água espirrando na louça dentro da máquina após ligá-la podem danificá-la.

xícaras e pires
Uma xícara é um recipiente para beber algo rapidamente.

A porcelana é lavada cuidadosamente em água morna com esponjas macias. Depois, elas são colocadas sobre a mesa, de cabeça para baixo, para escorrer a água. Você deve comprar uma toalha absorvente especial.

Conclusão

Não é difícil distinguir entre os tipos de pratos para beber bebidas quentes e frias. Os critérios para diferenças podem incluir forma, volume e material de fabricação. Vale lembrar que não há uma divisão única e clara entre tais produtos. Tudo depende da percepção histórica de tais objetos por uma determinada nacionalidade.

café em xícaras
A xícara tem o formato de um hemisfério, e a caneca tem o formato de um cilindro alongado.

VÍDEO: Canecas de presente originais da AliExpress.