Um bule de vidro acrescenta beleza e harmonia especiais ao seu serviço de chá. As folhas de chá abrem-se lindamente por dentro e dão uma cor profunda à infusão, bem diante dos olhos dos reunidos à mesa. Mas ao escolher uma garrafa térmica de vidro, você deve ter certeza de que o bule é realmente destinado à preparação de chá. Caso contrário, o vidro pode rachar e você pode se queimar.
Contente
- Vantagens e desvantagens dos bules de vidro
- Que critérios você deve usar para escolher um bule de vidro?
- Tipos e propriedades do vidro
- O formato e o volume de um bule para preparar chá
- De que são feitas a alça e a tampa e qual é o seu design?
- Tipos de bules de vidro por design
- Como usar e cuidar do seu bule
- Os melhores modelos de bules de vidro
- VÍDEO: Bule de vidro com botão.
Vantagens e desvantagens dos bules de vidro
O vidro é o material mais adequado e versátil para fazer bules. As seguintes vantagens falam a favor desta afirmação:
- ecologicamente correto, o vidro não entra em reação química com água ou misturas de cerveja, portanto, o corpo do dispositivo em si não afeta o sabor da bebida;
- o vidro é fácil de limpar, você pode até mesmo fazer isso na máquina de lavar louça e usar abrasivos fortes;
- o pano de vidro não é capaz de absorver outros odores, por isso o sabor da bebida permanece sempre inalterado;
- Os modelos de vidro sempre se adaptam à configuração da mesa e não se destacam nem mesmo no fundo do serviço, como pode ser o caso de bules de porcelana ou barro.
As desvantagens incluem os seguintes pontos:
- é muito difícil secar vidro sem deixar riscos e manchas;
- Se você deixar o bule no sol por muito tempo, o chá dentro dele escurecerá e ficará turvo;
- Mesmo uma forma resistente ao calor pode explodir se houver uma mudança repentina de temperatura;
- Para preparar chás vermelhos e infusões de ervas completamente, é necessário envolver bem o bule, caso contrário a temperatura da água cai rapidamente e não permite que a bebida se abra.
Que critérios você deve usar para escolher um bule de vidro?
Antes de comprar um bule de vidro, é melhor considerar outros critérios de seleção:
- Bules redondos são melhores para preparar chá, pois esse formato permite que a temperatura seja distribuída uniformemente por todo o volume de água.
- A alça do bule deve ficar na lateral, ou o próprio frasco deve ficar em uma caixa de metal. Caso contrário, o cabo ficará muito quente e escorregadio devido ao vapor.
- O bule deve ter um bico longo e estreito que termine na altura do gargalo. Caso contrário, a água transbordará constantemente e despejar chá nas xícaras será inconveniente.
Tipos e propriedades do vidro
Ao escolher um bule, você deve prestar atenção ao vidro do qual ele é feito. Vidros especiais são produzidos para pratos que entram em contato com líquidos quentes.
- Resistente ao calor. Esta é uma folha de vidro borossilicato e é destinada ao contato direto com fogões e fornos.
- Resistente ao calor. Este é o material do qual os bules são feitos, mas eles não podem ser aquecidos no fogão.
- À prova de fogo. Este material pode ser aquecido até mesmo em fogo aberto, mas se você despejar água fervente em um recipiente frio, o vidro pode rachar.
- Quartzo. Um tecido feito de óxido de silício. O vidro mais forte, mas também o mais caro.
O formato e o volume de um bule para preparar chá
O formato usual e tradicional de um bule é redondo. Mas existem outros modelos.
- Formato cilíndrico. Este modelo se adapta bem a uma mesa com xícaras de formato adequado, é fácil de lavar e o bico é fácil de limpar, removendo resíduos de chá.
- Os modelos quadrados são bons apenas porque conseguem refletir o formato moderno do serviço.
O volume deve ser escolhido com base no número de pessoas presentes no chá. Para uma empresa pequena, uma chaleira de 0,5 a 1 litro é bastante adequada; se houver mais pessoas, você pode comprar uma chaleira com capacidade de 1,5 litro ou mais. Ao comprar um eletrodoméstico grande, vale a pena considerar a resistência do cabo. A alça deve ser forte o suficiente para suportar tanto a chaleira quanto todo o volume de água.
De que são feitas a alça e a tampa e qual é o seu design?
A melhor tampa para um bule de vidro é aquela feita do mesmo material ou de metal. Essas tampas ajudam a fechar o gargalo com segurança e evitam a liberação rápida de vapor. Tampas de plástico podem derreter e, em qualquer caso, liberar toxinas, o que altera significativamente o sabor do chá.
Tipos de bules de vidro por design
Ao escolher uma chaleira, você deve prestar atenção ao seu design. Existem modelos interessantes com suporte de aquecimento, geralmente compostos por duas partes: o bule em si e um suporte resistente ao calor onde é instalada uma vela especial.
Bule para preparar chá em garrafa de água
Este modelo é eficaz e prático. Primeiro, há um segundo bule no frasco de vidro de um bule e, durante o preparo, parece que as folhas de chá e as folhas de chá estão suspensas no ar. Em segundo lugar, o espaço de ar entre os frascos cria um efeito térmico e até mesmo os chás vermelhos são bem preparados.
Bule com frasco de vidro e filtro
Alguns modelos possuem um filtro embutido no frasco. Um bule de vidro com filtro é preferível para oolongs, chás brancos e sencha. Como o filtro de metal ou vidro mantém as folhas firmemente unidas, elas têm tempo de ficar de molho na água, mas ao mesmo tempo retêm todas as suas propriedades para posterior fermentação.
O bule vem com diferentes filtros
Se você planeja comprar um bule de vidro universal com coador, no qual você pode preparar diferentes tipos de chá, então você deve procurar um bule que se adapte a diferentes coadores. Por exemplo, é melhor preparar chá vermelho ou rooibos a granel e usar um coador remoto.
As nuances de um bule de prensa francesa
Você não deve comprar uma prensa francesa que faça chá e café ao mesmo tempo, porque o aroma mais pronunciado do café logo estará presente em todas as bebidas à base de chá. Além disso, a própria placa de prensagem deve ser feita de metal; os de plástico se desgastam rapidamente e estragam o sabor da bebida.
Bule de chá Gongfu com botão de despejar
Uma solução interessante seria comprar um bule de chá Gongfu. Seu design pressupõe que o chá seja preparado em um recipiente colocado dentro do frasco principal. Após a infusão ser preparada, um botão é pressionado e toda a solução é drenada para o recipiente inferior, e as folhas permanecem no topo. Esta é uma técnica eficaz e interessante.
Como usar e cuidar do seu bule
É melhor lavar a chaleira térmica com água morna e, se necessário, com uma solução fraca de soda. Limpe os filtros e frascos com uma escova embebida na mesma solução. Os detergentes geralmente não são eliminados completamente e afetam muito o sabor da bebida.
Os melhores modelos de bules de vidro
A GIPFEL produz modelos interessantes. Apesar de o fabricante geralmente manter uma geometria redonda, os bules parecem diferentes porque têm a parte superior achatada ou alongada e também podem vir com um suporte.
A BODUM produz boas prensas francesas, onde o frasco é feito de vidro e o suporte para o frasco e a prensa são feitos de metal.
A KITFORT produz modelos que podem ser aquecidos no fogão.