Desfrutar de tudo sem incomodar os outros é um dos componentes da felicidade humana. A natureza nos dotou com o magnífico dom do paladar. Por que não usá-lo para trazer momentos maravilhosos para sua vida à mesa com seus entes queridos durante um chá da tarde calmo e comedido? Isso será facilitado por utensílios adequados e um bule especial com um dispositivo para manter a temperatura ideal da bebida.
Contente
- Como foi inventado o bule de chá com aquecimento
- Prós e contras dos infusores de chá com velas
- Variedades de forma e volume
- Materiais para bules com suporte de aquecimento
- Que tipos de velas são usadas para aquecimento
- Escolhendo um modelo de chaleira de qualidade
- Cuidados e uso de um bule com suporte de aquecimento
- Fabricantes famosos de infusores de chá aquecidos por velas
- Conclusão
- VÍDEO: Bule de 550 ml aquecido por vela.
Como foi inventado o bule de chá com aquecimento
Como não relacionar a história do surgimento de um dispositivo para fazer chá com a China? Antes do bule de chá aparecer separadamente, a preparação da bebida curativa perfumada era feita em xícaras. Artefatos ligam esta cerâmica ao século XIV. O processo era simples: folhas de chá eram esmagadas, colocadas em uma xícara e cheias de água fervente. Este método foi substituído pelos primeiros dispositivos para fabricação de cerveja. Eles não tinham nenhuma aparência especial: eram pequenos recipientes feitos de barro vermelho. Mas quanto mais tempo a bebida permanecia ali, mais rico seu sabor se tornava.
Vários séculos depois, bules com esse formato apareceram na Europa. Assim que a tecnologia de fabricação de porcelana foi dominada aqui, as exportações cessaram. Mais tarde, outros materiais começaram a ser usados na produção: metal e vidro. Mas surgiu o problema da bebida esfriar rapidamente dentro desse recipiente. Mas o problema foi resolvido com a criação de um novo tipo de recipiente: um bule aquecido por uma vela.
O kit do produto inclui os seguintes elementos:
- O bule em si é feito de vidro resistente ao calor ou outro material adequado, em diferentes formatos. No caso do vidro, os participantes da cerimônia têm o prazer de contemplar o jogo do fogo nos tons cintilantes do chá. O vidro borossilicato é particularmente resistente ao fogo, não tem medo de aquecimento prolongado e pode suportar impactos acidentais. Existem modelos que utilizam vidro de quartzo, que suporta fogo aberto e altas temperaturas com oscilações.
- Um suporte alto para bule de chá feito de materiais resistentes ao calor, com furos. Por onde o oxigênio entra para dar suporte à combustão. Os recursos de design evitam que a chama toque o fundo do recipiente que contém a bebida.
- Uma vela colocada em uma manga, que ajuda a manter uma temperatura constante na chaleira. Você pode encontrar diferentes tipos deles à venda – desde os comuns até os coloridos e aromáticos.
Prós e contras dos infusores de chá com velas
A beleza e o mistério de uma fogueira acesa sobre a mesa já são cativantes e criam uma atmosfera inusitada. Pratos incomuns têm outras vantagens:
- os materiais não afetam de forma alguma o sabor e o aroma do chá;
- manter uma temperatura estável da bebida durante toda a cerimônia;
- manter um ambiente doméstico aconchegante e confortável;
- nenhuma dependência de energia elétrica;
- prazer estético.
Este item não é para um chá matinal rápido todos os dias. Com sua ajuda, você pode organizar uma noite com amigos, desfrutando de uma bebida e uma conversa agradável. Não se esqueça das pequenas coisas desagradáveis:
- o aparecimento de fuligem na parte externa do fundo da chaleira;
- Uma lareira aberta em ambientes fechados é uma fonte constante de perigo que deve ser controlada.
Variedades de forma e volume
Os motivos asiáticos prevaleceram historicamente nas formas dos bules: pagodes, animais, bicos em forma de boca de dragão, etc. Posteriormente, as formas geométricas tornaram-se moda: cilindros, pirâmides, cubos, ovais. A otimização do formato semicircular tornou-se o motivo de sua popularidade. Devido às suas características, é capaz de revelar completamente o buquê e preservar o sabor brilhante.
Importante! Bules retangulares devem ter grande capacidade - o chá deve ser preparado adequadamente.
O tipo de chá também desempenha um papel na escolha do formato:
- a produção de variedades verdes envolve o uso de recipientes com fundo grosso para preservar totalmente todas as substâncias benéficas da bebida;
- um frasco de vidro esférico é mais adequado para chá preto;
- Recipientes retangulares ou ovais revelam melhor o aroma e o sabor das variedades de chá branco.
O bico pode ser pequeno se o chá for organizado em um pequeno círculo. Para eventos especiais com grande número de convidados, é preferível um modelo com bico longo e curvado para cima. Dessa forma, você pode proteger todos os presentes de derramarem água fervente acidentalmente na toalha de mesa ou, pior, em algum convidado. A leveza e a ergonomia do cabo permitirão que você segure bem a chaleira, evitando o contato com as partes aquecidas do utensílio.
A capacidade dos contêineres varia. Tudo depende das circunstâncias e das necessidades atuais. Para quem gosta de pensar sozinho, um recipiente para algumas xícaras (200 ml) pode ser bastante adequado. Para tomar chá em família, há bules com capacidade de 800 e 1200 ml. Para grandes cerimônias, é utilizado um bule de dois litros.
Os suportes para bules com velas são feitos usando materiais diferentes. Não é obrigatório repetir o material do próprio vaso. É importante conhecer as características responsáveis pela compatibilidade térmica de pedestais e bules. Um aspecto importante é a conformidade de ambos os elementos com a tendência geral do design.
O vidro resistente ao calor do bule na versão clássica vem com um conjunto em forma de suporte de vidro resistente ao calor. Este conjunto é lindo e elegante. O pedestal fica especialmente bonito na obra, quando as chamas da vela, refratadas no vidro, brilham em uma dança intrincada sob um bule com chá aromático. Se a resistência e a segurança vêm em primeiro lugar, então um suporte baseado em elementos metálicos é a solução ideal.
Recipientes de vidro em suportes de cerâmica com um design deliberadamente primitivo têm uma aparência incomum. Dessa forma, o estilo tradicional japonês ou chinês de consumo cerimonial de chá pode ser mantido. Soluções de design modernas envolvem o uso de metal como base de aquecimento.
Os suportes têm formato esférico e uma tigela funda. Há uma tampa com um furo na parte superior. As paredes dos pedestais são projetadas para serem altas para evitar que as chamas toquem a base da chaleira. Modelos com grandes aberturas laterais permitem trocar o cartucho com a vela queimada sem precisar retirar a chaleira do suporte.
Materiais para bules com suporte de aquecimento
Normalmente, três grupos de materiais são usados para fazer bules: cerâmica, metal e vidro.
Bules de vidro
A força desses produtos é a transparência. A leveza visual e a ausência de peso do material são impressionantes. Particularmente fascinante é a admiração pelos processos que ocorrem no recipiente durante o aquecimento constante - o jogo de cores do fogo, os fluxos de folhas de chá - em combinação com o aroma e o sabor sutis, que compõem um magnífico conjunto de prazeres estéticos.
Feito de porcelana e faiança
Eles têm um visual encantador e nos aproximam o máximo possível da cerimônia oriental. Eles são leves e graciosos. Mas a fragilidade e a necessidade de manuseá-los com cuidado e delicadeza é o outro lado da beleza. Cerâmicas finas não conseguem manter a temperatura por muito tempo. O esmalte é atraente e a abundância de cores é agradável.
Bules de barro
Eles fazem parte de um grupo de materiais ecológicos naturais que são mais propícios à preservação de todas as qualidades gustativas do chá. Os produtos de argila parecem um pouco ásperos, mas é exatamente assim que os ancestrais históricos dos bules modernos eram.
Ferro fundido
Itens pesados, mas com maior capacidade térmica. Eles mantêm a temperatura por muito tempo, mesmo sem aquecimento. Uma ótima descoberta para quem gosta de chás longos.
Aço
Bules feitos de aço inoxidável de qualidade alimentar são muito caros. Eles ficam lindos com seu brilho. Apesar de sua resistência ao impacto, eles precisam ser manuseados com tanto cuidado quanto os de vidro – até mesmo pequenas deformações serão perceptíveis. O metal não afeta o sabor do chá de forma alguma, mas não retém bem o calor.
Que tipos de velas são usadas para aquecimento
Para o processo de aquecimento, são utilizadas velas em mangas (“velas de chá”). Você pode encontrar opções simples e baratas à venda que cabem em um suporte. É especialmente fascinante observar o processo quando o suporte é feito de vidro. Você pode adicionar variedade ao processo comprando velas coloridas ou com glitter.
Escolhendo um modelo de chaleira de qualidade
Existem fabricantes e modelos suficientes apresentados em lojas físicas e online para atender a todos os gostos. Durante o processo de seleção e compra, preste atenção às seguintes nuances:
- para evitar que o excesso transborde, o formato do bico deve ser curvado para cima;
- a facilidade de uso depende da compactação e leveza do cabo;
- A tampa deve ficar bem ajustada ao recipiente. A presença de um recesso especial evitará que ele caia ao despejar a bebida nas xícaras;
- Verifique se há saída de vapor na tampa para ajudar a preservar o sabor.
Cuidados e uso de um bule com suporte de aquecimento
Para preparar o chá, você precisará de um pouco de chá preto ou verde (dependendo da intensidade e capacidade do bule), algumas fatias de laranja, um pedaço de limão, folhas de groselha ou hortelã, algumas framboesas e morangos.
Importante! É aconselhável acender uma vela à mesa antes de servir. No caminho do fogão até a mesa, ela pode escorregar, apagar, etc. É necessário ter algumas velas de reserva caso o chá continue.
Cuidar de um bule não é difícil. Após o uso, enxágue em água corrente e seque com um pano seco.
Fabricantes famosos de infusores de chá aquecidos por velas
Vidro YAMA. Os conjuntos são feitos de cristal temperado, o que dá ao bule, aos porta-copos e aos pequenos recipientes para bebidas uma bela aparência.
Mayer Boch. O recipiente de 1,2 litro é feito de vidro resistente ao calor com tampa que protege contra queimaduras. O chá para ser preparado é despejado em uma peneira de metal dentro do bule.
Conclusão
Bules de vidro com suporte de aquecimento permitirão que você aproveite o verdadeiro sabor do chá e converse com seus entes queridos. Eles também podem ser feitos de porcelana, ferro fundido e aço inoxidável. Ao escolher, você precisa decidir o volume e levar em consideração algumas nuances para a conveniência de realizar uma cerimônia do chá.