Donas de casa experientes concordarão que muitos pratos ficam mais deliciosos e aromáticos em uma frigideira de ferro fundido. E poucas pessoas sabem que a alta qualidade dos pratos depende em grande parte das condições da frigideira. Você pode pensar que uma frigideira pesada e de aparência um tanto áspera é algum tipo de “máquina de movimento perpétuo” e que nada acontecerá com ela. Mas não é assim. Vamos tentar descobrir o que está “ameaçando” sua frigideira favorita e como você pode protegê-la.
Contente
Características das panelas de ferro fundido
O ferro fundido, no entanto, como qualquer outro metal, possui características próprias que devem ser levadas em consideração durante a operação e o processamento subsequente dos produtos.
Aqui estão apenas algumas das nuances:
- Existem utensílios de cozinha feitos de ferro fundido puro e existem produtos de ferro fundido revestidos com esmalte;
- Este metal tem baixa condutividade térmica (a frigideira demora muito para esquentar e também muito tempo para esfriar);
- O ponto de fusão do ferro fundido é de 1400 graus, então você não conseguirá estragar uma frigideira dessas no fogo;
- Uma característica dos produtos de ferro fundido é seu alto peso;
- O ferro fundido é um material poroso, então você não conseguirá cozinhar em uma frigideira dessas sem óleo.
Por onde começar
Até mesmo uma frigideira de ferro fundido nova e recém-comprada precisa de sua atenção. O ponto principal é que, durante o processo de produção, o metal passa por diversos tratamentos com óleo (inclusive óleo de máquina). Se os resíduos não forem removidos, o alimento terá um sabor desagradável.
Então, o primeiro passo é limpar a nova frigideira. Para isso, use sal grosso comum (quanto maior, melhor) e esponjas de lavar louça.
Na primeira etapa, a frigideira é lavada em água quente sem detergente. Se você ainda quiser usar alguma composição adicional, use sabão em pó.
Coloque no fogo e aqueça bem.
O processo de calcinação é o seguinte. O sal grosso é despejado na frigideira de modo que cubra o fundo com uma camada espessa. Depois coloque em fogo máximo. Importante: não se esqueça de abrir uma janela ou ligar o exaustor.
Deixe a panela no fogo por cerca de 30 minutos, mexendo o sal constantemente. Durante esse processo, o sal deve adquirir uma tonalidade escura, o que significa que absorveu impurezas desnecessárias.
Após 30 minutos, desligue o fogo, adicione sal e deixe a panela esfriar completamente. Depois disso, enxágue a panela de ferro fundido resfriada em água quente e seque novamente.
Na etapa final, coloque a frigideira em fogo médio e despeje o óleo vegetal. Deixe no fogo por cerca de 20-30 minutos. Dessa forma, sua panela ganhará uma espécie de revestimento antiaderente.
Importante! Tenha cuidado ao manusear uma frigideira de ferro fundido enquanto cozinha. Grande peso e altas temperaturas tornam o trabalho significativamente mais difícil. Certifique-se de usar alças seguras ou pegadores de panela resistentes.
Cuidados diários
Então, como você cuida da sua frigideira de ferro fundido? Vale ressaltar desde já que o cuidado diário não é tão complicado quanto o inicial. O principal é não “largar” as panelas de ferro fundido, prometendo a si mesmo lavá-las bem na próxima vez.
Após cada utilização, remova quaisquer resíduos de alimentos e lave qualquer gordura acumulada durante o cozimento. Depois disso, despeje água fervente sobre ele. Por fim, seque com papel-toalha. Ao final do procedimento, não esqueça de untar a frigideira com óleo vegetal.
Caso haja acúmulo de gordura nas paredes internas da panela, remova-a da seguinte maneira:
- Adicione 3 colheres de sopa de sal na panela e adicione um pouco de vinagre;
- Encha a panela com água;
- Coloque no fogo e deixe ferver;
- Adicione 4 colheres de sopa de refrigerante à mistura resultante e deixe até que o líquido tenha evaporado completamente;
- Lave a frigideira com água quente.
A tendência dos últimos anos é o uso máximo de eletrodomésticos em todos os ambientes. Hoje em dia, uma máquina de lavar louça não é um luxo, mas uma necessidade. E donas de casa ativas se esforçam para colocar todos os seus utensílios de cozinha nele. Vale ressaltar que a máquina de lavar louça não é a melhor amiga de uma frigideira de ferro fundido. O ponto principal é que, durante o processo de lavagem, os detergentes removem a película protetora da superfície e o fundo da panela fica áspero. Consequentemente, é muito difícil cozinhar em tal panela, pois os alimentos grudam e, com o tempo, a corrosão aparece na superfície.
Como armazenar uma frigideira de ferro fundido
Até mesmo a maneira como você armazena suas panelas de ferro fundido determinará sua vida útil.
A limpeza é essencial: somente uma frigideira limpa, sem resíduos de alimentos ou óleo, pode ser armazenada. Para minimizar o contato com os alimentos, retire-os da panela imediatamente após o cozimento.
Onde quer que você guarde sua frigideira de ferro fundido, certifique-se de que haja ventilação adequada, se possível. Monitore o nível de umidade, pois a umidade alta causará danos ao produto de ferro fundido.
Não coloque outras panelas ou potes em uma frigideira de ferro fundido, acredite, isso afetará negativamente suas características de desempenho.
Prevenção de corrosão e depósitos de carbono
Muitas vezes você pode ouvir a frase: “É mais fácil prevenir uma doença do que curá-la”. É seguro dizer que isso também é verdade quando se trata de cuidar de panelas de ferro fundido; é melhor prevenir a corrosão e os depósitos de carbono do que tentar se livrar deles mais tarde.
Vamos começar com a corrosão. A água é o principal inimigo de qualquer produto de ferro fundido. Evite contato excessivo com a panela e certifique-se de secá-la após lavá-la.
Se falamos de depósitos de carbono, então, no caso de uma frigideira de ferro fundido, isso é, infelizmente, inevitável. Mas você pode adiar esse momento.
Primeiro, retire cuidadosamente os alimentos da panela. Por alguma razão, há uma crença generalizada de que nada pode acontecer a uma frigideira de ferro fundido, e as donas de casa não pensam muito em como tirar alimentos cozidos de uma frigideira de ferro fundido (não é Teflon!). E em vão. É o uso implacável de facas e espátulas de metal que acaba levando à formação de depósitos de carbono.
A chave para o sucesso é o manuseio cuidadoso do ferro fundido desde os primeiros dias em que ele aparece na sua cozinha. Quanto mais tempo sua estrutura original for preservada, mais você aproveitará esta panela.
Como remover manchas antigas
Existem várias maneiras de remover sujeira antiga de superfícies de ferro fundido.
Método 1: faça uma solução de cola, bicarbonato de sódio e sabão em pó e adicione água. Despeje a mistura em um recipiente grande e coloque a frigideira de ferro fundido suja dentro dele. Ferva por duas horas.
Método dois: ácido acético. Limpe suavemente a superfície contaminada com ácido e depois enxágue bem com água. Tenha cuidado, caso contrário você pode se queimar.
Método três: Coca-Cola. Despeje a bebida em um recipiente e deixe a panela lá durante a noite. Acredite, de manhã você não vai reconhecer seus utensílios de cozinha, a sujeira e a gordura simplesmente cairão.
Como restaurar propriedades antiaderentes
Se a comida começar a queimar na sua frigideira de ferro fundido, tente este procedimento simples.
Primeiro, enxágue bem a panela e seque.
Em segundo lugar, despeje uma camada grossa de sal grosso e leve ao forno pré-aquecido por uma hora (não mais).
Em terceiro lugar, depois de despejar o sal, limpe a frigideira com óleo vegetal.
Se após uma “complexa” as propriedades antiaderentes não forem restauradas, repita o procedimento.
Uma frigideira de ferro fundido é apenas uma "dama de ferro" invulnerável à primeira vista, mas na realidade ela realmente precisa de uso cuidadoso e cuidados atentos após o cozimento. Obviamente, limpar e lavar panelas de ferro fundido é um processo sério que exige tempo e esforço das donas de casa. Mas acredite, tais despesas certamente “compensarão”, e a frigideira de ferro fundido lhe servirá fielmente por muitos e muitos anos.