Uma panela de vidro pode ser encontrada em quase todas as cozinhas. Neste prato você pode cozinhar o primeiro prato no fogão, colocá-lo no forno e usá-lo como um elemento de mesa que mostrará o prato preparado em toda a sua glória e abrirá seu apetite.

Foto de uma panela resistente ao calor
A vidraria começou a ser utilizada no século XIX, quando o cientista alemão Schott inventou o vidro refratário de borossilicato.

Prós e contras dos artigos de vidro

A popularidade do uso de utensílios de vidro está na sua versatilidade, aparência estética e transparência, que permite observar o preparo do prato sem olhar para a panela. O ponto fraco de uma mulher que ama cozinhar é uma panela bonita e agradável de usar. Mas esse atributo da cozinha tem suas vantagens e desvantagens.

Foto de uma panela de vidro
Muitas empresas agora produzem potes de vidro.

Vantagens dos artigos de vidro:

  • Segurança. O vidro resistente ao calor é feito de materiais naturais que não emitem componentes nocivos quando aquecidos.
  • Durabilidade. Material durável que não está sujeito a deformação, corrosão ou arranhões. Se manuseada com cuidado, essa panela servirá por muitos anos sem perder suas qualidades.
  • Estética. Os pratos não só cumprem perfeitamente a tarefa principal de preparar o prato, como também decoram a mesa na hora de servir.
  • Diversidade. Uma ampla variedade de formatos e tamanhos permitirá que você escolha a melhor opção para sua família.
  • Versatilidade. Adequado para cozinhar em quase todos os tipos de fogões, no forno e no micro-ondas.
  • Fácil de cuidar. O vidro tolera bem a limpeza com qualquer meio. Devido à estrutura lisa do material, nada gruda nas panelas.
  • Baixa condutividade térmica. Quando você desliga o fogão, a comida está cozida e permanece quente por muito tempo.
  • Não absorve odores. Adequado para preparar e armazenar refeições prontas na geladeira.
  • Não tenho medo de geada. Essa panela com o jantar pronto pode ser colocada no congelador; o vidro pode suportar temperaturas de até -30 graus.
  • Preço. O vidro é um material barato e disponível para todos os consumidores.

Apesar das muitas vantagens de uma panela de vidro, há várias desvantagens que precisam ser levadas em consideração ao usar este item.

  • O vidro resistente ao calor tem medo de fortes mudanças de temperatura; não se pode colocar uma panela fria em um forno quente; o aquecimento deve ocorrer gradualmente.
  • Se não houver água suficiente e ela ferver, os pratos podem estourar. E as alças ficam muito quentes durante o cozimento.
  • Ao cozinhar em fogões a gás, é necessário adquirir difusores de chama.
  • O peso do produto difere significativamente de itens de metal semelhantes; é mais pesado.
Pote de vidro para fogão
O vidro não contém componentes de titânio, encontrados em vidros de lareiras à prova de fogo. A resistência ao calor é fornecida pelo óxido de boro.

Que tipo de vidro é usado?

A produção de potes de vidro resistente ao calor foi dominada há relativamente pouco tempo. As matérias-primas utilizadas na fabricação de pratos praticamente não diferem do material para copos e vasos, mas devido à adição de componentes adicionais, elas adquirem propriedades próprias de resistência ao calor. Esses pratos podem suportar aquecimento de até +400 graus e quanto mais grossas as paredes, mais forte é o produto e melhor ele tolera mudanças de temperatura. Os potes são feitos de vidro transparente com designs duráveis ​​e bonitos e vidro marrom, que não é diferente do produto transparente e tem as mesmas qualidades.

Panelas resistentes ao calor com alimentos
O material reage apenas com ácido fluorídrico, “água régia” (uma mistura de dois ácidos concentrados: sulfúrico e nítrico).

Tipos de potes de vidro

Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de utensílios de cozinha por formato, volume, tipo de vidro e tipo de fogão ao qual se destinam.

  • Uma opção universal é uma panela de vidro com tampa cilíndrica feita de vidro grosso. Este utensílio de cozinha é adequado para preparar qualquer prato no fogão, para assar no forno e no micro-ondas. Produtos com tampa grossa sem alça são frequentemente usados ​​como frigideira; nada jamais queimará em tais utensílios de cozinha. Esta tampa de frigideira é perfeita para caçarolas. A panela de vidro grosso tem alças fundidas de uma só peça que são muito duráveis, mas esquentam muito durante o cozimento.
  • Vidro mais fino e resistente ao calor é usado para fazer produtos com formas esféricas mais elegantes. Essas panelas são equipadas com alças práticas com furos, e a tampa tem uma alça para facilitar o levantamento, mas não é recomendado colocar essa panela no forno, pois ela é mais frágil. Perfeito para fazer sopas, molhos e caldos.
  • A panela com tampa é produzida em formatos oval, retangular e quadrado para cozinhar ensopados de carne e vegetais, caçarolas e mingaus no fogão e no forno.
  • O assador é produzido em diferentes formatos, sem alças ou com opções fundidas, e foi projetado para preparar qualquer prato no forno.
  • Uma panela para pato com fundo grosso e tampa grande e grossa de formato oblongo é perfeita para preparar pratos de carne, peixe e frango.

O volume ideal de vidro é de 0,5 a 3,5 litros. Os conjuntos que lhe são oferecidos nas lojas são vendidos dentro desses critérios. Produtos com paredes grossas e grande volume serão muito pesados, o que é inconveniente e inseguro para uso. Uma panela feita de vidro fino se tornará mais frágil e qualquer movimento desajeitado pode quebrá-la.

Foto de uma panela resistente ao calor com tampa
Uma panela de vidro agora é encontrada em todas as cozinhas que têm um forno de micro-ondas.

Tipo de fogão

Todos os produtos feitos de vidro à prova de fogo são marcados com informações que indicam para quais superfícies de cozimento eles são adequados.

Frigideira resistente ao calor
O vidro borossilicato resistente ao calor ficou conhecido como Pyrex.

Tipos de fogão.

  • Fogão elétrico. Qualquer tipo de prato redondo serve. O principal é que o tamanho do fundo corresponda ao diâmetro do queimador. É melhor usar formas ovais e retangulares no forno ou micro-ondas, caso contrário os pratos esquentarão de forma desigual, o que significa maior consumo de energia.
  • Gás. Os utensílios de vidro para fogão a gás devem ter paredes e fundo grossos. Você também terá que comprar um difusor de chama especial para evitar o contato direto entre o fogo e a panela.
  • Cerâmica de vidro. Qualquer panela serve e será segura devido ao revestimento delicado; o vidro não risca nem mancha a superfície. Mas devido à baixa condutividade térmica do vidro, o prato levará muito mais tempo para cozinhar e o consumo de energia será maior.
  • Indução. Para esse tipo de fogão, os fabricantes fabricam utensílios de cozinha especiais com fundo de metal, o que permite que a panela aqueça.
Braseiros de vidro
O vidro refratário difere do vidro graduado usado em copos, xícaras e canecas não apenas em sua composição química, mas também em suas propriedades físicas.

Variedade de tampas

Os fabricantes oferecem potes de vidro completos com tampas, com exceção da assadeira. Mas se tal situação surgir: a tampa está quebrada e é uma pena se desfazer da sua panela favorita. Você pode comprar a tampa separadamente. O principal é saber o diâmetro da panela, ou melhor ainda, ir até a loja com ela e escolher na hora.

Panela para pato resistente ao calor
Os alimentos no vidro mantêm o seu sabor natural; o vidro não interage com componentes dos alimentos.

A escolha de tampas é muito diversificada. Pode ser uma tampa de vidro com borda de silicone ou metal. Cabo feito de plástico resistente ao calor, silicone ou metal. É melhor escolher modelos com inserções de silicone, eles não esquentam, não escorregam e são absolutamente seguros.

Panela de vidro no fogão
Óxido de cromo também é adicionado ao vidro fumê, o que lhe dá uma tonalidade amarronzada. O aditivo corante não afeta as propriedades do vidro.

Sutilezas da culinária

Para preparar um prato saboroso e apetitoso em um recipiente de vidro, você precisa seguir algumas regras simples.

  • Formatos retangulares e ovais são adequados apenas para fornos e micro-ondas.
  • Evite o contato dos pratos com objetos metálicos; é melhor escolher espátulas e colheres de madeira ou silicone para mexer.
  • Não coloque objetos de vidro no forno pré-aquecido ou em um queimador quente. A panela deve ser aquecida lenta e uniformemente.
  • É melhor cozinhar em recipiente de vidro em fogo baixo ou aquecendo no fogão. O prato levará mais tempo para cozinhar, mas ficará mais rico e delicioso.
  • Para evitar que os alimentos queimem, é necessário despejar um pouco de óleo ou água no fundo.
  • Ao cozinhar, é melhor encher a panela até 2/3 da sua capacidade para que as paredes não superaqueçam.

Como cuidar de vasos de vidro

O vidro não é um material exigente e não tem medo de agentes de limpeza em comparação ao metal, mas uma panela como essa também precisa de cuidados adequados. Os copos são fáceis de limpar na máquina de lavar louça.

Panela refratária com comida
As donas de casa podem monitorar o processo de cozimento através de paredes transparentes.

Para garantir que sua louça mantenha o brilho original por muito tempo e não fique opaca, não utilize escovas de metal duras ou abrasivos fortes na lavagem. Alimentos queimados podem ser facilmente removidos se você deixar a panela de molho em água e detergente por vinte minutos. Em vez de um abrasivo, é melhor usar bicarbonato de sódio e, se você limpar os pratos com uma solução de água e vinagre, eles brilharão como novos.

Forma resistente ao calor com alimentos
Os utensílios de cozinha são universais, adequados para todos os tipos de fogões, apenas nos fogões de indução e a gás é necessário instalar um difusor sob o fundo.

Modelos populares de panelas de vidro

Nas lojas você pode ver uma grande variedade de artigos de vidro, mas antes de comprar é preciso ter certeza de que tem um produto de qualidade à sua frente. O vidro deve estar homogêneo, sem bolhas ou inclusões suspeitas.

Panelas próprias para forno na geladeira
Ao contrário de metais e utensílios de cozinha com revestimentos protetores, o vidro não muda sua aparência.

Ao escolher, preste atenção aos conjuntos "Vasilievskoe glass" - este é um fabricante nacional que produz produtos de alta qualidade a um preço acessível.

panela de vidro Vasilievskoe
Basicamente, os potes de vidro são feitos com tampas planas e são usados ​​como frigideiras para fornos e micro-ondas.

As panelas resistentes ao calor da Simax se destacam pelo design original, feitas de vidro com tonalidade azul e verde e fundo nervurado. Eles produzem modelos com capacidade de até 3,7 litros — o suficiente para preparar sopa para toda a família.

panela de vidro Simax
O volume mínimo das panelas de vidro é de 1,2 litros, o máximo é de 3,7 litros.

A Fissman Pranzo produz produtos para todos os tipos de fogões, incluindo aqueles com elemento de aquecimento por indução.

Panela de vidro Fissman
As paredes são verticais e chanfradas.

Também vale a pena prestar atenção aos pratos feitos de vidro grosso fosco ou marrom, eles ficarão muito nobres em qualquer cozinha.

panela de vidro marrom
Uma panela marrom esfumaçada ou transparente durará muito tempo se usada corretamente.

Se você decidiu adicionar uma panela de vidro à sua linha de utensílios de cozinha, sinta-se à vontade para ir até a loja e comprar uma. O produto de vidro não irá decepcionar você e lhe servirá por muitos anos.

VÍDEO: Como cozinhar corretamente em recipientes de vidro.