O coador de chá existe há séculos. Desde os tempos antigos, a forma foi aprimorada, novos modelos surgiram, mas o propósito principal do objeto permaneceu. Evita que as folhas de chá caiam do bule na xícara.
Contente
- Vantagens dos coadores de chá
- Quando foi inventada a chita para o chá?
- Tecnologia de produção de coadores de chá
- De que materiais são feitos os coadores de chá?
- Quais são os formatos de um coador de chá?
- Tipos de filtros abertos e fechados
- As nuances de fazer chá com coador
- Selecionando chita de chá de qualidade
- Os melhores modelos de coadores de chá
- VÍDEO: Coadores de chá de silicone incomuns.
Vantagens dos coadores de chá
A principal função do chita é proteger os pratos das folhas de chá. Mesmo alguns pedaços podem arruinar o processo de beber chá. No entanto, o item tem outras vantagens:
- Economize tempo ao preparar uma bebida. Usando uma malha, você pode despejar água fervente imediatamente em uma caneca, ignorando a etapa de preparo em um bule de chá clássico.
- Você pode controlar a intensidade do chá e adicionar a quantidade de folhas de chá necessária.
- Sempre uma bebida fresca. Toda vez que você bebe chá fresco preparado.
- A bebida revela todo o seu sabor porque é fermentada pelo tempo que for necessário. Quando as folhas de chá são deixadas no bule por muito tempo, pode ficar amargo.
Quando foi inventada a chita para o chá?
Os chineses foram os primeiros a inventar um acessório para chá. Foi a partir daí que a bebida se espalhou pelo mundo. Na China, eles também inventaram um coador para fazer cerveja. A xícara é inserida diretamente na chaleira e então água quente é despejada nela. Em seguida, as folhas de chá são infundidas e depois espremidas um pouco para revelar totalmente o sabor. Essa é a maneira clássica de preparar a bebida entre os chineses e, mais tarde, passou a ser usada no mundo todo. O design foi aprimorado e alterado por moradores de diferentes países de acordo com suas próprias preferências.
Tecnologia de produção de coadores de chá
O método de produção da malha depende do material de que ela é feita. São fornecidos moldes para fundição de uma estrutura metálica.
De que materiais são feitos os coadores de chá?
Os materiais clássicos para a produção de acessórios de chá são considerados aço inoxidável ou prata. No entanto, modelos que usam outras bases também são populares:
- Alumínio. Uma malha feita com ele é barata, mas não dura muito. O metal é macio e facilmente deformado.
- Aço. Tem um período de utilização mais longo. É um metal durável que não perde sua atratividade. No entanto, o aço deve ser de qualidade alimentar.
- Cerâmica. A vantagem é que o material não afeta o sabor da bebida. Além disso, a peneira geralmente combina bem com o restante dos utensílios de cozinha.
- Plástico de qualidade alimentar. Especialistas não recomendam seu uso, pois o material pode alterar o sabor. Ou deve ser de altíssima qualidade.
- Silicone. Um coador de chá pode ser feito de silicone, pois durará muito tempo e não afetará o aroma e o sabor.
Quais são os formatos de um coador de chá?
Existem dois tipos principais de filtros disponíveis: abertos e fechados. Coadores abertos são tigelas pequenas (geralmente com alça) nas quais folhas de chá são despejadas e água fervente é adicionada. Existem muitos outros modelos fechados. Eles cobrem completamente as folhas de chá e, na maioria das vezes, afundam no líquido no fundo da xícara.
Tipos de filtros abertos e fechados
O acessório clássico passou por muitas mudanças. Hoje em dia, existem filtros abertos padrão com uma tigela para infusão. Eles podem ser com ou sem suporte, com alça ou feitos em forma de boia que fica na superfície. Além disso, há modelos projetados para uma xícara ou caneca comum, e há variedades que são inseridas em um bule de chá.
Com uma alça
Este é um filtro padrão que permite remover rapidamente as folhas de chá. Pode ser usado para preparar uma bebida para várias pessoas. A chita côncava é presa ao cabo. Quando o chá é servido, ele fica acima da caneca e filtra o líquido. Existem modelos feitos de aço inoxidável, mas você também pode comprar aqueles feitos de prata. O inconveniente é que você precisa segurar não apenas o bule, mas também o próprio coador, filtrando as folhas de chá por ele.
Balde de filtro
Este modelo tem um design mais prático. É feito em forma de balde. Ele é preso ao bico do bule. A conveniência é que você não precisa segurar o acessório enquanto despeja o líquido nas xícaras. Mas também há uma desvantagem: para limpar as folhas de chá, o balde precisará ser removido constantemente.
Na maioria dos casos, esse tipo de chita é feito na forma de itens decorativos, o que vai agradar pessoas que apreciam o lado estético do consumo de chá.
Primavera para pegar folhas de chá
Essa variedade geralmente é vendida completa, com um bule para preparo. A mola é fixada no próprio nariz, por dentro. Quando a bebida é servida em canecas, as folhas de chá ficam na base, no filtro.
Bule de chá
Uma xícara é um pequeno recipiente (geralmente de metal) que fica suspenso. Dependendo do modelo, ele pode ser colocado no bico do bule ou inserido diretamente na xícara, onde é mantido no lugar pelas bordas.
Há furos dentro do copo. Mas elas têm diâmetro pequeno para que as folhas de chá não caiam no copo. O chá é colocado no recipiente, fechado com uma tampa e completado com água quente.
Observe! Muitas vezes essas xícaras são vendidas junto com um bule de chá. O principal material utilizado na produção é o metal (aço inoxidável). Menos frequentemente, eles são feitos de silicone de grau alimentício.
Calico fechado em uma corrente
Esta variedade é feita no formato de uma pequena bola na qual são colocadas folhas de chá. Há uma trava que é fechada antes que o filtro seja imerso em água fervente. A bola tem uma corrente pela qual ela é suspensa na borda do copo e depois puxada para fora. Todas as folhas de chá ficam dentro, já que os furos são bem pequenos.
Geralmente as bolas são feitas de metal (aço inoxidável) e podem ter diferentes designs. No entanto, às vezes modelos semelhantes são feitos de silicone. Neste caso, elas podem ser feitas em forma de frutas e outros objetos. A vantagem é que você não ouvirá nenhum som estranho, como pode acontecer ao usar uma bola de metal com uma corrente. Isso pode ser importante para pessoas que trabalham em um escritório. Além disso, algumas partes de um produto metálico podem cair se não forem bem feitas.
Coador-flutuador
Esta chita será apreciada pelos pescadores, pois lembra uma bóia clássica. A peculiaridade do objeto é que ele não afunda, mas permanece parcialmente na superfície (como uma bóia). Na maioria dos casos, a base é feita de metal e o cabo é feito de silicone. Mas o produto também pode ser feito inteiramente de silicone.
O flutuador pode ser puxado pela alça (geralmente em forma de vara de pescar) depois que a bebida atingir a concentração desejada. Há também modelos de coadores com suporte para chá. Neste caso, a alça é fixada no furo, para que o filtro possa ser usado para preparar uma bebida no bule.
Observe! Nas primeiras vezes que você usá-lo, você pode acidentalmente inundar o chintz e queimar seus dedos. Portanto, é necessário praticar antes.
Prendedor de roupa para caneca
Esses coadores geralmente são feitos em formato de animais, pessoas ou frutas. Eles são um item decorativo que é fixado na borda de uma xícara. A parte onde as folhas de chá são colocadas fica debaixo d'água, e o resto fica em cima.
A fixação é firme, então você não precisa se preocupar em ter que retirar o item afundado com uma colher. Nenhuma manipulação adicional é necessária. Coloque o chá no prendedor de roupa, coloque-o em uma caneca e encha-o com água quente. Há uma pequena desvantagem: o tamanho pode não corresponder a um copo específico. Este dispositivo também não pode ser usado para um bule de chá.
Pinças de chá
Este modelo é em parte semelhante à chita presa a uma corrente. Também representa uma bola conectada em um único todo a partir de dois hemisférios. Mas, diferentemente do acessório em corrente, este tem um cabo em forma de alicate. A conveniência é que a pessoa não sujará ou molhará as mãos durante o uso. Para abrir o chintz, você precisará pressionar a alça (ou o botão, se houver).
Não são necessários itens adicionais para encher o filtro. Você pode pegar as folhas de chá diretamente com o pegador, pois ele tem um cabo rígido. Depois, basta juntar os hemisférios e colocá-los em uma caneca, misturando com água fervente. Você também pode usar o pegador como colher e mexer o açúcar enquanto a bebida estiver sendo preparada.
O principal material utilizado no produto é o aço inoxidável. Ele preserva o sabor do chá e dura muito tempo. A prata não é usada porque é um metal mais macio. É difícil dar-lhe a rigidez e fixação necessárias. Às vezes, pinças flexíveis são feitas de silicone. Neste caso, elas são fixadas com uma tampa no bule.
Prensa de peneira
Uma variedade de chita foi inventada na França. O modelo é um pequeno bule (volume médio de 200 ml), dentro do qual há uma prensa e pequenos furos. O material de fabricação é plástico ou aço inoxidável. O corpo é feito de vidro na maioria dos casos.
As folhas de chá são colocadas no copo, água fervente é adicionada e o chá é deixado em infusão por um certo tempo. Após a bebida atingir a concentração desejada, aperte a prensa e assim esprema as folhas de chá, pressionando-as contra o fundo. Em seguida, o chá é colocado em uma xícara. Se o copo for grande, ele pode ser usado para tomar chá para várias pessoas.
Depois disso, a prensa é removida junto com a tampa, as folhas de chá são removidas e o item é lavado.
As nuances de fazer chá com coador
Não há nada de complicado em usar chita para chá. O chá é preparado usando o método clássico. Para fazer isso, siga estas instruções:
- Coloque 1 colher de chá de folhas de chá em uma peneira. por copo de água (200 ml). O chá de folhas grandes é sempre despejado um pouco mais.
- Ferva água (é melhor usar água filtrada) e deixe esfriar até a temperatura desejada. Lembre-se de que diferentes tipos de chá precisam ser preparados em temperaturas diferentes.
- Enxágue a caneca (ou bule) com água fervente para aquecer um pouco as paredes.
- Coloque o chita em um recipiente, encha-o com água quente e deixe em infusão até atingir a concentração desejada.
- Retire o filtro e aproveite seu chá.
Selecionando chita de chá de qualidade
Você precisa escolher um modelo de acordo com suas preferências. Mas há alguns pontos importantes aos quais você deve prestar atenção na hora de comprar:
- Aperto. O produto deve ser feito sem nenhum comentário. Se o corpo deixar as folhas de chá passarem, a bebida terá que ser filtrada adicionalmente no futuro. Os espaços entre as peças devem ser completamente invisíveis.
- O design deve ser extremamente simples. Como você usará o item todos os dias, não escolha produtos complexos, difíceis de parafusar ou que tenham muitas peças.
- Fácil de usar. O ideal é que você não entre em contato com superfícies molhadas durante o uso. Para evitar queimar as mãos, compre chita com alças, correntes, etc.
- Fixações. É melhor que o filtro não os tenha. Neste caso, não há risco de quebra acidental.
- Tamanho dos furos no corpo. Isso determina se o coador deixará as folhas de chá passarem. Mas os furos não devem ser muito pequenos, caso contrário o preparo da bebida demorará muito.
- Material. Produtos de metal duram muito tempo, mas podem oxidar. O silicone também é durável. Mas deve ser de alta qualidade para que não haja odores estranhos.
- Cuidados adicionais. Quanto mais simples for o design, mais rápido você poderá limpá-lo após o uso. Corpos complexos com muitas partes dificultarão o processo de remoção das folhas de chá e a limpeza subsequente dos pratos.
Os melhores modelos de coadores de chá
Escolher o melhor coador é puramente uma questão de preferência pessoal. Também é importante considerar as finalidades de uso. Se você precisar preparar chá em uma caneca, pequenos acessórios fechados (por exemplo, em uma corrente) servirão. Para bules, é melhor escolher modelos projetados especificamente para eles. Além disso, você pode comprar vários filtros para diferentes ocasiões e alterná-los.
O mercado moderno oferece dezenas de variedades de filtros. É conveniente usar modelos pequenos projetados para uma pessoa. Esses filtros podem ser usados no escritório para evitar a necessidade de preparar e depois lavar todo o bule. Além disso, você beberá uma bebida fresca que manterá seu sabor e aroma.