Contente
Molde de silicone: instruções de operação
Utensílios de cozinha de plástico e silicone se tornaram parte integrante de nossas vidas. É difícil imaginar a vida cotidiana sem talheres descartáveis, todos os tipos de espátulas e pincéis para assar. Mas os líderes indiscutíveis nesta “classificação” ainda são as assadeiras. Eles podem ser prejudiciais à saúde? E como usar uma forma de silicone para assar no forno? Vamos tentar descobrir.
Vantagens e desvantagens
Vamos começar com os benefícios. Acontece que existem vários deles:
- As cores brilhantes e variadas dos moldes de silicone tornam o processo de cozimento criativo e divertido. Você sempre tem o desejo de fantasiar e criar obras-primas culinárias. Concordo, com essa atitude, a charlotte mais comum se transformará em uma sobremesa requintada!
- Os moldes aquecem muito rápido e uniformemente. Eles podem facilmente suportar temperaturas de até 300 graus. E eles esfriam até a temperatura ambiente em apenas 3 minutos.
- Eles podem ser lavados na máquina de lavar louça e até mesmo deixados na geladeira.
- Nenhum produto assado queimará nessas formas e não há necessidade de untar a forma.
- Provavelmente, toda dona de casa conhece a situação em que uma torta (ou bolo) pronta não pode ser retirada da forma. Como resultado, a sobremesa irremediavelmente arruinada tem que ser mascarada com rosas improvisadas ou pedaços de frutas. Portanto, se você tiver um molde de silicone em seu arsenal, esse problema não o ameaçará. Mesmo sem usar faca ou espátula, você pode “libertar” a torta do seu “cativeiro” de silicone com um “movimento de pulso”.
- A superfície lisa do molde e a completa ausência de porosidade não permitirão a absorção de odores estranhos ou o surgimento e desenvolvimento de microrganismos desnecessários.
- Sua sobremesa cozinhará mais rápido do que em um prato de metal ou cerâmica, por isso é recomendável verificar o grau de prontidão de 5 a 10 minutos antes do que você costuma fazer.
- Os moldes de silicone não são adequados apenas para assar. Você pode cozinhar e reaquecer uma grande variedade de pratos neles, não apenas no forno, mas também no micro-ondas.
- Você precisará de um mínimo de espaço para armazenar esses pratos, porque as formas podem ser dobradas e dobradas da maneira que você quiser. Eles não perderão volume nem se deteriorarão com isso.
Agora um pouco sobre as coisas tristes.
- Em alguns casos, ainda pode ser necessário lubrificar o molde de silicone com óleo. Muito depende da composição de um prato específico.
- A flexibilidade da forma às vezes se torna sua desvantagem, já que durante o processo de “retirada” da torta macia e quebradiça do forno ela pode se deformar.
- Ao escolher um molde de silicone, preste atenção à sua composição. É melhor se for 100% silicone, então o molde custará um pouco mais, mas garantirá proteção contra odores desagradáveis e será mais durável. Formas mais baratas contêm impurezas, o que afeta tanto a produtividade quanto a qualidade dos produtos assados.
- Às vezes, sobremesas preparadas em formas de silicone não têm uma crosta crocante atraente e se destacam pelas laterais brilhantes.
- Embora os bolos assem mais rápido em formas de silicone, formas maiores exigem mais tempo.
- Como o próprio silicone acumula eletricidade estática, poeira pode ser atraída para a superfície dos produtos assados acabados.
- A desvantagem mais séria, segundo as donas de casa, é que a forma pode ser facilmente danificada com uma faca ou espátula de metal.
Como usar um molde de silicone
Algumas regras simples farão com que o uso de um molde de silicone não seja apenas durável, mas também o mais prático e seguro possível.
Após fazer uma compra tão prática, lave imediatamente a forma com uma esponja macia e detergente. Este procedimento simples removerá a composição química da superfície.
Após cada uso, enxágue e seque com papel toalha, tanto por fora quanto por dentro.
Você não deve usar esponjas ou escovas duras para tais formas, pois isso danificará a superfície. E mesmo que não apareçam furos “por completo”, a estrutura do revestimento da parede já estará danificada.
Para remover a torta sem deformá-la, puxe-a delicadamente pelas bordas e empurre-a para fora, pressionando por baixo. Se a torta for grande, levante-a com uma espátula de madeira ou silicone. E nada de "ajudantes" de metal!
Não coloque tal forma no fogo em nenhuma circunstância. E mantenha-o longe de facas, garfos e outros objetos cortantes e afiados. Os furos aparecem muito rapidamente e tornam o molde de silicone inadequado para uso posterior.
Devo untar a forma?
Já foi dito que produtos assados em formas de silicone não grudam, talvez apenas com raras exceções. Mas se quiser, você pode untar a forma com óleo, não vai ter problema nenhum. Uma espécie de “jogada de cavaleiro” para garantir que a torta não grude na forma.
É diferente se você lavar a panela na máquina de lavar louça. Então, antes de colocar a massa na forma e levá-la ao forno, você deve untá-la.
Aliás, a maciez do molde de silicone causa alguns inconvenientes. Principalmente se você estiver tentando assar algo nele pela primeira vez. Normalmente as donas de casa agem da mesma forma que no caso de usar uma forma de metal ou cerâmica, mas isso é errado, porque a forma e seu conteúdo são facilmente deformados.
Isso significa que, ao comprar uma forma macia, você deve selecionar um suporte ou bandeja especial com exatamente o mesmo formato para ela. Uma grelha também funciona. E coloque os dois itens no forno ao mesmo tempo.
E mais algumas dicas.
- Ao preparar uma torta alta (muffin ou pudim), lembre-se de que a forma pode tombar com o peso do conteúdo, o que significa que é melhor colocá-la imediatamente em uma forma de circunferência adequada e continuar o processo de cozimento “em dueto”.
- Ao preparar qualquer prato, recomenda-se preencher a forma depois que ela estiver colocada na bandeja (suporte).
- Observe que, tanto nos fornos a gás quanto nos elétricos, a panela não deve entrar em contato com as paredes ou com chamas abertas.
Cozinhar em silicone
Agora vamos dar uma olhada no processo passo a passo de cozimento neste novo molde. Vamos deixar claro logo de cara: o processo é muito parecido com o de cozinhar em panelas de metal ou cerâmica. Então, tendo habilidades básicas de panificação, você será capaz de dominar essa sabedoria. E a variedade de formatos permitirá que você crie uma verdadeira obra-prima, para que você nem precise se preocupar com a questão: como decorar a sobremesa pronta?
- Antes de cozinhar, limpe a panela e seque com papel-toalha. A peculiaridade do silicone é que ele literalmente atrai poeira.
- Não deixe de ler as informações do fabricante do molde (geralmente estão indicadas na embalagem), pois geralmente indicam em que condições esse item pode ser usado e onde exatamente.
- A condutividade térmica do silicone é muito maior do que a do metal ou da cerâmica, o que significa que, na primeira vez que você assar, tenha cuidado ao decidir o tempo necessário para assar, para não cozinhar demais o prato. Donas de casa experientes afirmam que o tempo de cozimento é reduzido em 15-20%.
- Deixe esfriar antes de desenformar. Isso levará muito pouco tempo.
Silicone: prejudicial ou não
Esta é talvez a questão mais urgente que preocupa toda dona de casa. A conveniência é boa, a estética é ótima, mas se houver danos à saúde, todas as vantagens acima serão anuladas. Para ser justo, é importante ressaltar que nem as formas de vidro nem as de metal sobreviveram a tantas controvérsias ao longo de sua existência.
E quanto mais usamos moldes de silicone, mais argumentos seus oponentes fervorosos apresentam. Ao mesmo tempo, químicos profissionais afirmam com autoridade que apenas utensílios de cozinha selecionados incorretamente podem causar danos à saúde. Claro, hoje você pode encontrar fabricantes inescrupulosos que usam matérias-primas mais baratas, com diversas impurezas e corantes de baixa qualidade. Então, durante o processo de aquecimento, um cheiro “químico” desagradável aparece e impurezas prejudiciais podem acabar no corpo.
No entanto, o silicone de grau alimentício não representa tanto perigo. Isso significa que formulários de alta qualidade podem ser usados sem qualquer preocupação.
Como escolher um formulário
Para fazer a escolha certa, você só precisa usar seus sentidos. Por mais ingênuo que pareça, é graças a eles que o perigo pode ser evitado.
Por exemplo, cheire o uniforme antes de comprá-lo. Se tiver um cheiro forte de plástico ou borracha, então esta não é sua opção. Recuse sem arrependimento, apesar da aparência atraente e do custo.
Se não houver cheiro em temperatura ambiente, mas ele for perceptível quando aquecido, use uma forma para sobremesas frias ou para congelar gelo e não coloque mais no forno.
Outro teste de qualidade simples: dobre o formulário ao meio e examine cuidadosamente a dobra. Não deve haver nenhum rastro branco.
O silicone ganha sua cor brilhante graças aos corantes. Portanto, se todos os testes acima foram aprovados, mas ainda restam dúvidas, dê preferência às cores neutras.
Um fabricante de qualidade pode ser encontrado tanto no exterior quanto nos antigos países da CEI. Estar no exterior não significa necessariamente um sinal incondicional de qualidade. Portanto, verifique o formulário com atenção antes de comprar. Não é recomendado encomendar utensílios de cozinha a preços ridículos pela Internet. Afinal, se você não consegue simplesmente segurar o formulário em suas mãos e avaliá-lo “pelo cheiro”, você acaba descobrindo que está comprando gato por lebre.
Fabricantes populares
É claro que o formato é escolhido dependendo da futura obra-prima culinária. Então, para assar bolos, muffins ou biscoitos você precisa do seu próprio dispositivo.
Para assar bolos, são utilizados dois tipos de formas: as desmontáveis ou as moldadas. Se você é adepto da primeira opção, dê uma olhada mais de perto nos modelos da Lurch e da Bradex. E entre os moldados, as marcas Tescoma e Pyrex têm um sortimento adequado.
Se sua família é fã de todos os tipos de muffins e biscoitos, então os produtos Silikomart provavelmente são sua escolha. Graças à ampla variedade de produtos, usando moldes de silicone desta marca você pode facilmente assar muffins, biscoitos e até cotovias – uma sobremesa temática incomum.
A forma mais comum de assar pão é provavelmente a forma “tijolo”. Os líderes indiscutíveis na produção de tais formas são as seguintes empresas: Mayer&Bosh, Oursson, Fissman. Qualidade decente a um preço acessível – é isso que une os produtos dessas marcas.
Como você pode ver, os moldes de silicone, assim como qualquer outro utensílio de cozinha, têm suas vantagens e desvantagens. Além disso, cada dona de casa escolhe “ajudantes” de acordo com seus próprios critérios, o que significa que o que uma gosta pode não impressionar outra. Confie somente em seus próprios sentimentos, conhecimento e experiência. Então o molde de silicone se tornará um amigo confiável e ajudará a transformar o prato mais comum em uma verdadeira obra de arte culinária.