Para preparar algumas bebidas, vários ingredientes devem ser bem misturados. Você pode usar qualquer recipiente que feche bem. Existe um dispositivo especialmente inventado para esse propósito: um agitador. Depois de ler este artigo, você poderá entender o que é um shaker, como usá-lo e como escolher um para uso.
Contente
O que é um shaker e para que serve?
Este dispositivo se assemelha ao formato de um copo, que é hermeticamente fechado com uma tampa especial. O nome moderno vem de shake, que em inglês significa sacudir. É parte integrante do bar.
Vários recipientes para misturar conteúdos são usados há muito tempo, milhares de anos. Nos países da América do Sul, potes seláveis eram usados para esse propósito. Até meados do século XIX, os bartenders usavam um par de copos para misturar líquidos e despejavam o líquido de um para o outro. Acredita-se que o protótipo do shaker foi inventado por um dos bartenders, que conectava copos de tamanhos diferentes. E no início do século passado, a invenção começou a ganhar popularidade.
As características funcionais do shaker não são apenas misturar vários ingredientes. Embora simplesmente misturar açúcar ao chá gelado já seja um processo complexo. E a invenção do shaker torna possível misturar vários ingredientes diferentes de uma só vez, sem problemas.
Ao misturar, o gelo não só resfria a bebida, como muitas pessoas acreditam, mas também adiciona água a ela. E o mais importante: ele funciona como um misturador interno, ajudando a mexer a bebida.
Qual é a diferença entre um shaker e uma garrafa?
O shaker tem um gargalo largo e uma tampa, projetados para despejar e misturar ingredientes com mais praticidade.
Uma garrafa também pode ser usada para esses propósitos, mas o gargalo estreito torna mais difícil despejar comida nela.
Tipos de shakers
Em muitas áreas individuais, este item tem suas próprias características de design que diferem ligeiramente de seus equivalentes. Os três tipos mais famosos de shakers são o Boston (americano), o Cobbler e o Francês. Graças a abordagens criativas de trabalho, os chocalhos surgiram na forma de foguetes e aviões espaciais, galos e pinguins, e outras variedades. Vamos dar uma olhada nas invenções mais utilizadas.
Sapateiro
Este shaker é montado a partir de três componentes: um vidro metálico principal, uma tampa cônica com um filtro perfurado e uma tampa que cobre o filtro.
Suas vantagens.
- A presença de um filtro integrado significa que não há necessidade de comprar esta peça separadamente.
- É fácil de operar. Fácil de montar e desmontar, até mesmo iniciantes vão gostar.
Deficiências observadas.
- Vazamentos são possíveis em locais onde a conexão não é firme o suficiente.
- Observa-se o congelamento da água abaixo da tampa quando ela chega lá. Então haverá dificuldades para abrir a tampa.
- O grande diâmetro dos furos no filtro permite que pedaços indesejados de frutas e gelo penetrem na bebida finalizada.
- A tampa superior pode voar no momento mais inoportuno devido ao seu fecho frouxo.
Este dispositivo é mais adequado para quem gosta de preparar coquetéis únicos em casa. Não é adequado para um bar lotado; devido às suas muitas deficiências operacionais, ele não consegue lidar com um grande fluxo de pedidos.
Americano ou Boston
É reconhecida como a mais popular de todas as variedades. Consiste em um par de óculos que são selados juntos por um leve golpe. Ambos os componentes podem ser de metal, ou um deles pode ser de vidro. A primeira opção é considerada mais durável. Os óculos podem ser pesados para maior peso e rigidez.
As vantagens deste modelo incluem:
- Fácil de abrir e fechar. Nada irá travar em um momento crucial.
- É fácil de cuidar e prático de lavar.
- Particularmente popular entre aqueles que gostam de fazer malabarismos no trabalho.
As seguintes desvantagens são observadas.
- Falta de filtro interno.
- O componente de vidro (para opções de vidro) pode quebrar, apesar de sua resistência.
Este tipo de aparelho é indicado para iniciantes, para bartenders com fluxo intenso de clientes, quando precisam trabalhar rápido.
Francês
Este tipo se destaca pela elegância e conforto. Mas, apesar disso, é menos comum em bares do que Boston e Cobbler.
As vantagens do "Francês".
- As partes da estrutura têm uma conexão bastante firme devido à parte superior estar localizada dentro da inferior. Isso também os protege do congelamento.
- Elegância e beleza da forma também são indicadores positivos.
Contras.
- Assim como o de Boston, ele não possui filtro interno.
- Praticamente não está disponível no comércio em massa, você terá que pesquisar se quiser comprá-lo.
Agitador de velocidade
Entende-se que esse tipo de coqueteleira significa substituir a parte superior da coqueteleira Boston por um copo comum, no qual a bebida será servida. Este método economiza tempo de resfriamento do copo e de servir a bebida.
Dois componentes
Esses dispositivos são usados para fins esportivos e não misturam bebidas alcoólicas. Esses agitadores consistem em dois compartimentos. Água é colocada no recipiente principal, e proteína em pó ou outra substância necessária é colocada no recipiente menor inferior. Se necessário, o conteúdo de uma pequena porção é despejado em água e mexido. Esses tipos geralmente são feitos de plástico e, para melhor mistura, há uma malha especial e uma bola dentro.
Três componentes
Este modelo é semelhante ao anterior, e também é utilizado por atletas. A única diferença é a presença de um compartimento de cápsula adicional.
Quatro componentes
Há também alguns assim. Nestes designs, além do compartimento para água, há espaço para mais 3: 2 são usados para pós e mais um para cápsulas.
Esportes elétricos
Este dispositivo parece mais um mixer. Basta encher o recipiente com os ingredientes necessários e apertar o botão. Este dispositivo funciona com baterias comuns.
Como usar um shaker corretamente
Como dominar os princípios básicos do uso correto de uma coqueteleira? Não é difícil, você só precisa conhecer as seguintes nuances:
- Para obter uma versão alcoólica, são adicionados ao álcool sucos, frutas, xaropes, licores, cremes e gemas de ovos. Cubos de gelo são um componente obrigatório.
- Antes de misturar, o agitador deve ser resfriado. Para fazer isso, encha-o até 2/3 com gelo e depois escorra a água ou recoloque o gelo completamente.
- O dispositivo deve ser segurado com as duas mãos, após certificar-se de que esteja bem fechado. A pressão acumulada no interior pode empurrar peças para longe ou forçar a tampa superior para fora. Portanto, os iniciantes devem usar as duas mãos.
- O gelo dentro deve fazer sons rítmicos quando agitado. Quando a condensação aparecer nas paredes externas (gelo), o coquetel estará pronto.
- Só resta despejar o conteúdo num copo através de um filtro.
- Preparar bebidas esportivas é ainda mais rápido. Não há necessidade de resfriar nada aqui. Basta despejar o pó no volume de água necessário. Feche bem o dispositivo e agite até ficar homogêneo.
Atenção! Primeiro você precisa adicionar água. Depois adicione o pó, caso contrário ele irá grudar na louça. Não é possível usar água gaseificada. A mistura de proteínas deve ser usada dentro de 1 a 2 horas para evitar o crescimento de bactérias.
Quais critérios seguir na escolha de um shaker
Agora que está claro o que é um shaker e para que ele serve, só falta escolher o certo. Para um iniciante, escolher um agitador de bebidas não é uma tarefa fácil.
Existem critérios básicos para tal escolha:
- O volume do shaker deve ser selecionado com base no número de porções necessárias. Para uso esportivo, a melhor escolha seria uma capacidade de 0,5 l para opções de proteína ou 0,6-0,7 ao usar outras misturas.
- Para coquetéis clássicos, é melhor escolher um de metal, que permitirá que você sinta a temperatura da bebida e não quebrará se você fizer um movimento desajeitado.
- Para misturas esportivas, um recipiente de plástico com um suporte para pendurar em uma máquina ou cinto será mais conveniente.
- Um dispositivo com filtro integrado será mais conveniente para um iniciante.
- Ter marcas de medição ajudará você a adicionar ingredientes com mais precisão. Ou você terá que comprar uma fita métrica especial.
Para uso em um bar, a melhor escolha seria uma de metal, feita de aço grosso; Ele resfria bem a bebida e dura mais que seus equivalentes.
Para iniciantes, um sapateiro é mais adequado, pois é mais fácil de manusear sem as habilidades necessárias.
Melhores marcas de shakers
Shakers de vidro, metal e plástico estão disponíveis nas lojas. O design e a aparência dos produtos dependem dos desejos dos fabricantes. Entre as marcas mais famosas, existem aparelhos que provaram ser os melhores:
- Sapateiro Shaker, italiano. Feito de aço inoxidável. O conjunto inclui: um copo, uma tampa com peneira e uma tampa superior. Capacidade – 500 ml.
- Indian Boston ProHotel - Copo Shaker. Este é um copo de 0,85 l feito de metal.
- Modelo da Libbey, fabricado nos EUA/Itália. Material – vidro e plástico. O conjunto inclui um copo de vidro com capacidade para 585 ml de líquido, um coador de plástico e uma tampa.
Ao longo do período de existência dos shakers, eles mudaram e melhoraram. Hoje em dia, eles são amplamente utilizados tanto por bartenders profissionais quanto por apreciadores de drinks complexos. Atletas de todas as categorias e idades também apreciaram esta invenção e a utilizam constantemente.