Lafitniks é um nome incomum para utensílios de mesa, mas é assim que eles chamam copos de shot e taças com haste. Sua principal característica é o formato de tulipa. Os copos Lafite receberam esse nome em homenagem ao nobre vinho tinto Chateau Lafite. Com o tempo, elas passaram a ser mais usadas para vodca, mas o nome permaneceu.

Copos Lafite
Um copo elegante com haste fina é familiar para muitos amantes de festas.

História do vidro Lafite

Vinho do Chateau "Lafite-Rothschild" do final do século XIX. A região francesa de Bordeaux era famosa pelos vinhedos da comuna de Paillac. A família Rothschild adquiriu os vinhedos em 1868 e, desde então, seu nome foi incluído no título completo das garrafas.

Vidro Lafite
Poucas pessoas sabem que este prato tem um nome próprio e único, que pode ser encontrado frequentemente em obras literárias de clássicos russos.

Lafite foi levado para a Rússia apenas para a casa real. O preço era tão alto que as pessoas comuns não tinham condições de pagar. Foi para isso que foram criados pequenos e requintados copos de vidro com haste pesada, cortados e esculpidos.

Foto de copos Lafite
O vinho requintado foi servido levemente aquecido com pratos de carne.

Mais tarde, produtos semelhantes, de formato mais simples e sem decorações, começaram a ser usados ​​para outros vinhos finos, mas o nome permaneceu: taça Lafite. Os tamanhos variavam: 50, 75, 100, 125 e até 150 ml, embora o vidro não fosse um material barato naquela época. Além disso, cada item era feito individualmente à mão, o que aumentava ainda mais o preço.

Vidro Lafite
Hoje em dia, o termo "copo Lafite" é usado para descrever qualquer copo para bebidas alcoólicas feito no formato de uma tulipa, feito de vidro fino ou cristal.

Se os aristocratas pudessem pagar, eles encomendavam uma variedade de joias. Os artesãos moldaram a forma necessária junto com a perna, pintaram, decoraram com entalhes e poliram. A marca registrada era o corte. O vidro também era colorido, adquirindo tons esverdeados, azulados, azuis e, raramente, vermelhos.

Copos Lafite
Inicialmente, as pessoas comuns chamavam de "lafitniks" os pequenos copos para o caro vinho tinto Chateau "Lafite-Rothschild" da França.

No início do século XX, os copos Lafite se tornaram mais acessíveis. Eles aprenderam a fazê-los usando tecnologia de vidro prensado em máquinas. Lembrando dos tempos czaristas, as pessoas começaram a comprar Lafitniks com frequência. Além disso, surgiram produtos de cristal mais interessantes. Os copos de 50 e 75 ml não eram mais usados ​​pelas pessoas para vinho, mas para bebidas mais fortes, principalmente vodca.

Copos de vodka Lafite
Dado o preço desta bebida, apenas pessoas ricas podiam se dar ao luxo de “beber um copo de Lafite”.

Hoje em dia, um copo Lafite é definido como qualquer recipiente de vidro ou cristal em forma de tulipa com haste. E se você tem o desejo de comprar um item de luxo antigo tão interessante, então você precisa conhecer algumas características.

Foto de Lafitniki
Infelizmente, a história não preservou o nome do mestre que desenvolveu o design do Lafitte.

Características características:

  • presença de bordas;
  • a perna pode ter qualquer comprimento – baixa, média, alta;
  • capacidade de 25 a 150 ml;
  • para decoração utilizam gravura, talha dourada, monogramas, entalhes, incrustações;
  • Geralmente transparente, mas pode apresentar tonalidades.
Copos Lafite vermelhos
A tecnologia para produzir tais pratos era bastante complexa.

Apesar de o material principal desses copos ser o vidro, os produtos de cristal eram e ainda são muito procurados. O jogo de luz nas bordas não poderia deixar de chamar a atenção. Vodka gelada e cristalina ou qualquer vinho em taça de cristal brilham de forma hipnotizante, transformando o banquete em prazer. Além disso, você pode encontrar pratos adicionais para combinar com os copos – decantadores, tigelas de arenque, pequenas bandejas decoradas no mesmo estilo.

Copos de cristal Lafite
No século passado, cada copo era feito à mão na oficina de um vidreiro.

Quais fabricantes valem a pena prestar atenção?

A Fábrica de Cristais Dyatkovo foi fundada em 1790 e ainda está em operação atualmente. É famosa pelo fato de que, junto com a produção mecanizada, não perdeu as antigas tecnologias de produção manual de laffite. Qualidade e refinamento de execução ainda são a principal característica distintiva da planta atualmente.

Lafitniks
Primeiro, o vidro era soprado, depois cortado para receber seu formato característico e polido.

Vale a pena prestar atenção à planta bielorrussa "Neman". Eles lançaram copos miniatura de 25 ml. Eles são chamados de Lafitnik dos comerciantes, para bebericar, não para beber. Eles produzem conjuntos para presente. Os pratos desta fábrica são de muito boa qualidade e com preços acessíveis.

Copos Lafite 25 ml
Mais tarde, com o advento da tecnologia de processamento de vidro prensado, o vidro Lafitnik tornou-se disponível não apenas para os ricos, mas também para outros segmentos da população.

Tipos de artigos de vidro Lafite

Os Lafitniks são divididos por tamanho, o que determina seu uso.

  • 25-35 ml – adequado para licores, conhaques vintage ao servir café, chá ou sobremesa;
Lafitniki 25 ml
A melhor opção é 25 ou 50 ml.
  • 50 ml – são servidos vodka, bitters, conhaque, licores;
Lafitniki 50 ml
O copo de shot com haste fica muito elegante e vai se tornar uma verdadeira decoração da mesa.
  • 75 ml – adequado para servir vinhos fortes e de sobremesa, como Cahors, Madeira, Porto, Moscatel;
Lafitniki 75 ml
Para beber vinho fortificado ou de sobremesa, é apropriado levar copos Lafite menores – 75-100 ml.
  • 100 ml – usado para vinhos de mesa brancos secos e meio-secos (Aligote, Chardonnay, Chablis, Riesling), quando servido com peixes, carnes brancas;
Lafitniki 100 ml
Eles também são adequados para beber licores e licores caseiros – sorveira ou cereja.
  • 125 ml – adequado para vinhos de mesa tintos secos e meio-secos (Mukuzani, Saperavi, Bordeaux, Beaujolais) ao servir pratos principais de carne quente ou queijos;
Lafitniki 125 ml
Para bebidas doces e meio-doces, use copos com volume de 125-150 ml.
  • 150 ml – é servido champanhe.
Lafitniki 150 ml
Há também exemplos mais amplos, mas não tão populares.

Características do uso de lafitniks

A transparência do vidro ou cristal é condição necessária para o brilho dos vidros facetados. Mesmo o material colorido deve ser o mais transparente possível. Quanto mais complexa for a decoração do produto, mais tempo você terá para se dedicar. A dificuldade do cuidado também depende do comprimento da perna.

Vidro Lafite URSS
Inicialmente, o principal material para fazer esses pratos era o vidro.

As máquinas de lavar louça modernas têm um modo delicado “Cristal”, mas podem danificar os itens. É difícil excluir a presença de microfissuras; sua presença pode levar à destruição parcial ou completa. Além disso, muitos detergentes contêm partículas abrasivas que arranham a superfície desses pratos. Com o tempo, esse uso causará opacidade e os copos perderão seu brilho especial.

Opções de vidro Lafite
O cristal Lafite era um tesouro raro, prerrogativa dos reis devido ao seu alto custo e incrível beleza.

Usando quatro regras básicas, os Lafitniks vão encantar você com sua aparência excelente e única por muito tempo.

Design de copos Lafite
Não é apenas agradável beber nelas, mas também admirar o jogo do sol em suas bordas finas.
  • Se os copos estiverem cobertos de poeira, basta limpá-los com uma toalha de papel seca. Adicionar amido de batata aumentará a eficácia. Uma pequena quantidade deve ser aplicada na superfície e esfregada com um pano seco.
amido de batata
Lafitniks empoeirados podem ser limpos com amido de batata.
  • Manchas leves podem ser facilmente removidas com água e sabão. Adicione apenas um pouco de detergente e deixe os itens no líquido resultante por um curto período. Enxágue com água corrente limpa. Seque bem os copos com uma toalha.
solução de sabão
Manchas leves podem ser removidas com uma solução de sabão.
  • Caldo de batata ajudará a remover manchas de gordura. Basta ferver 4-5 tubérculos pequenos com casca em 2 litros de água. Coloque os instrumentos Lafite no líquido morno por várias horas. Depois lave em água com sabão.
caldo de batata
O caldo de batata ajudará a remover depósitos de gordura.
  • Copos muito sujos são completamente imersos em uma solução de vinagre por 15 a 20 minutos. Para 2 litros diluir 1-2 colheres de sopa. A mesma técnica removerá a placa verde. Após a imersão, basta enxaguar com água corrente e esfregar os copos.
vinagre
Se os copos estiverem muito sujos ou se tiver formado uma camada esverdeada dentro deles, o vinagre ajudará a resolver o problema.

Não importa quanto tempo passe, os artigos de vidro Lafite continuarão atraindo atenção. Uma grande seleção de copos de shot, taças e taças de vinho com haste para qualquer ocasião sempre decorarão a mesa e tornarão o ambiente agradável e convidativo.

brasão de vidro da Rússia
O copo Lafite é uma peça de vidro linda e elegante com uma história rica.

VÍDEO: Copos Lafite para bebidas alcoólicas.