Os pratos são os principais utensílios de cozinha da dona de casa. Sua escolha depende de muitos fatores: composição da família, preferências na hora de cozinhar e características do fogão na cozinha.

Ao visitar uma loja, uma mulher geralmente fica confusa com a variedade de opções e, via de regra, se pergunta que tipo de utensílios de cozinha podem ser usados em um fogão de vitrocerâmica e quais não vale a pena olhar.
Contente
- Placas vitrocerâmicas, suas capacidades e variedades
- Funções convenientes dos painéis cerâmicos de vidro modernos
- Como escolher utensílios de cozinha de qualidade para vitrocerâmica
- Compatibilidade dos talheres com o material do utensílio
- Tipos de utensílios de cozinha por materiais para superfícies cerâmicas
- Compatibilidade por outras características
- Quais são as características dos pratos de aquecimento para fogões vitrocerâmicos?
- Quais utensílios de cozinha não devem ser usados em superfícies de vitrocerâmica
- Quais problemas podem surgir da escolha errada dos atributos da cozinha para o painel elétrico
- Dicas úteis para o cuidado e uso de utensílios de cozinha de vitrocerâmica
- VÍDEO: Como cuidar de um fogão vitrocerâmico.
Placas vitrocerâmicas, suas capacidades e variedades
A vitrocerâmica é um material relativamente novo usado na produção de fogões de cozinha. O derretimento do vidro de uma maneira especial confere à superfície uma aparência muito bonita e características técnicas especiais. Graças a essas propriedades, o fogão é resistente a danos mecânicos e tolera bem mudanças de temperatura.

A superfície vitrocerâmica é muito fácil de cuidar, basta limpar a superfície com um pano e um agente de limpeza. Os fabricantes não recomendam o uso de produtos de limpeza que contenham abrasivos; é melhor comprar compostos especiais para esses painéis.

Os fogões com superfície vitrocerâmica são equipados com diferentes tipos de elementos de aquecimento: um tipo panqueca convencional e um tipo de circuito duplo com elemento de aquecimento elétrico, que permitem ajustar o diâmetro do aquecimento dependendo do formato do fundo do utensílio. Este tipo de fogão também utiliza indução, o que permite economizar energia elétrica.
A principal característica do fogão é o aquecimento vertical da superfície, todo o calor é direcionado aos pratos e não é desperdiçado, o que economiza significativamente o tempo da dona de casa no preparo das refeições.

Pode ser um painel plano embutido ou um conjunto com forno de diferentes volumes de 40 a 80 litros e diversas funções que permitem assar uma grelha no forno. Fogões com ajuste mecânico ou painel de controle por toque, equipados com diversas funções adicionais para facilitar o cozimento.

Funções convenientes dos painéis cerâmicos de vidro modernos
- Termostatos. Permite manter a temperatura e o tempo de cozimento definidos, necessários para o preparo dos pratos.
- Zona de aquecimento. O ajuste garante aquecimento uniforme do utensílio de cozinha dependendo do tamanho e formato do fundo.
- Sistema de segurança. Elimina a possibilidade de ativação acidental do elemento de aquecimento, bloqueando-o caso haja pequenos animais na casa – esta função é especialmente necessária.
- Automação. Economiza significativamente tempo de cozimento. No visor você pode selecionar o produto a ser cozido, seu peso e a temperatura ideal de cozimento, o fogão emitirá um sinal sonoro quando tudo estiver pronto.
- Função de ebulição. O fogão reduz automaticamente a intensidade do elemento de aquecimento quando o utensílio atinge a temperatura de ebulição, o que protegerá o painel da sopa “descontrolada” e a dona de casa de lavar a superfície.

Os fabricantes oferecem uma ampla gama de modelos que podem ser adquiridos de acordo com as preferências: o número de queimadores com diferentes elementos de aquecimento, completo com um forno e um conjunto diferente de funções.

Como escolher utensílios de cozinha de qualidade para vitrocerâmica
Um fogão elétrico com revestimento cerâmico é especialmente exigente em termos de escolha de atributos adequados para a cozinha; apesar de sua confiabilidade e excelente desempenho, utensílios de cozinha selecionados incorretamente podem danificar o painel.

Muitos modelos de fogões são equipados com sensores de compatibilidade; se você colocar utensílios de cozinha inadequados na superfície, ela simplesmente não esquentará.
Se você usou um fogão a gás antes de comprar um fogão de cerâmica, todos os utensílios de cozinha terão que ser substituídos. A vitrocerâmica exige um fundo perfeitamente plano para panelas e frigideiras, e o fogo aberto, ainda que levemente, o deforma.

Na hora de escolher, siga algumas recomendações:
- Compre produtos em lojas confiáveis que vendem produtos de grandes fornecedores.
- Preste atenção às marcações nos utensílios de cozinha, elas devem ser adequadas ao tipo de fogão e ao elemento de aquecimento instalado nele.
- Fabricantes que se prezam oferecem garantia em seus produtos por pelo menos 24 meses, o que lhe dá a confiança de ter um produto de qualidade à sua frente.

Compatibilidade dos talheres com o material do utensílio
Ao comprar um fogão novo, as donas de casa costumam trocar panelas e frigideiras e se perguntam se é possível colocar pratos de cerâmica em um fogão de cerâmica?

Dependendo dos elementos de aquecimento com os quais seu fogão está equipado, você precisa escolher os utensílios de cozinha; agora os fabricantes colocam marcações de compatibilidade em seus produtos, o que ajudará você a navegar pela variedade de tipos.

O principal é que, se você tiver um modelo combinado, escolha utensílios de cozinha compatíveis com diferentes elementos de aquecimento. A melhor escolha seriam panelas de metal compatíveis com aquecimento por indução e elétrico.

Tipos de utensílios de cozinha por materiais para superfícies cerâmicas
- Aço inoxidável. Utensílios de cozinha bonitos que não requerem cuidados especiais, e o fundo duplo com o qual o utensílio é equipado não deforma, o que é importante para uma superfície de cerâmica. Possui excelentes propriedades de condução de calor; utensílios de cozinha de aço inoxidável são adequados para qualquer elemento de aquecimento.
- Alumínio. O produto é muito leve e, graças ao revestimento antiaderente, você pode cozinhar qualquer prato nele sem medo de queimar. Cerâmicas usam utensílios de cozinha com fundo de metal e vários revestimentos, como Teflon, cerâmica ou esmalte. Para poder utilizá-lo em indução, ele é equipado com um fundo magnético especial; esses utensílios de cozinha custarão um pouco mais do que seus equivalentes para fogões convencionais.
- Ferro fundido. Uma opção ideal para todos os tipos de fogões, mas é pesada e o delicado revestimento cerâmico pode ser arranhado, por isso é preciso ter cuidado ao usar um caldeirão grande de ferro fundido para cozinhar pilaf. Mas a alta condutividade térmica do metal e sua resistência à deformação combinam perfeitamente com a cerâmica, e os pratos serão preparados o mais rápido possível.
- Vidro. É aceitável usar vidraria em elementos de aquecimento elétricos, mas não é adequado para indução. Se você ama artigos de vidro e não quer abrir mão deles, compre modelos com fundo magnético embutido. O vidro tem baixa condutividade térmica, e o fundo de metal do produto permitirá que você cozinhe em uma panela muito mais rápido, além de ser compatível com indução.
- Cerâmica. Não é a melhor escolha para seu fogão. Alguns tipos de painéis podem simplesmente não reagir à cerâmica e não aquecê-la. Se você gosta deste material, então compre espécimes de metal com revestimento cerâmico, assim ele se adaptará a qualquer elemento de aquecimento.
- Esmaltado. Pratos aos quais estamos acostumados há muito tempo e adoramos usar. Toda dona de casa apreciará o belo design e a segurança ao preparar e armazenar refeições prontas em uma panela de esmalte. Ele se encaixará perfeitamente no seu fogão, mas na hora de comprar preste atenção na espessura do fundo, que deve ter no mínimo 3 mm, modelos com fundo fino, quando aquecidos rapidamente, deformam rapidamente e você terá que abandonar o uso.
- Teflon. Os utensílios de cozinha são feitos de ligas metálicas e revestidos com Teflon. Geralmente, os modelos de Teflon são feitos de alumínio, o que é adequado para fogões elétricos, e os elementos de aquecimento por indução não os aquecem.
Os materiais de cozinha adequados para fogões vitrocerâmicos são produtos de aço inoxidável com fundo duplo, utensílios de cozinha esmaltados ou de ferro fundido, que se adaptam a qualquer modelo.

Compatibilidade por outras características
- Fundo. Deve ser espessa, sem relevos e saliências, com efeito refletivo mínimo. Se o seu fogão tiver elementos de aquecimento convencionais que não sejam ajustados aos diferentes diâmetros dos utensílios de cozinha, seria melhor comprar um conjunto de acessórios de cozinha que corresponda ao tamanho dos queimadores. Nos modelos de indução com fundo de panela pequeno, menor que 14 cm de diâmetro, recomenda-se a utilização de um revestimento especial no queimador, que garante o contato entre as superfícies.
- Volume, tamanho e espessura da parede. Não importa, o painel de vitrocerâmica aquece qualquer panela em pouco tempo.
- Tipo de tampa e alça. A peculiaridade deste fogão é que ele aquece apenas o fundo, então a escolha da tampa fica a seu critério, as alças são feitas de plástico resistente ao calor, com exceção das panelas de ferro fundido, que não têm medo de nenhum elemento de aquecimento.

Quais são as características dos pratos de aquecimento para fogões vitrocerâmicos?
Uma característica distintiva desses fogões é o aquecimento rápido dos queimadores, que liberam energia térmica verticalmente apenas para o fundo do utensílio de cozinha. E o resfriamento rápido da superfície protegerá sua família e especialmente crianças pequenas de queimaduras. Se o fogão tiver um elemento de aquecimento por indução, ele não aquece a superfície do fogão, mas apenas interage com os utensílios de cozinha. Este é o fogão mais seguro do mercado de eletrodomésticos.

Quais utensílios de cozinha não devem ser usados em superfícies de vitrocerâmica
Ao comprar, você precisa saber: quais utensílios de cozinha são adequados para um fogão vitrocerâmico e quais não podem ser usados.

Características dos utensílios de cozinha que não são aceitáveis para vitrocerâmica.
- Superfície inferior suja e enferrujada, o que deixará manchas e arranhões na vitrocerâmica. Manchas ainda podem ser tratadas, mas arranhões são uma violação da integridade da superfície, podendo causar rachaduras.
- Ligas macias puras sem revestimento antiaderente, frigideiras ou potes de alumínio e cobre interagem com a superfície quando aquecidos e deixam manchas que não podem ser removidas, e seu fogão perderá sua bela aparência para sempre.
- Utensílios de cozinha com fundo deformado ou em relevo e itens com gravações no fundo. A superfície deve ser o mais lisa possível, fosca ou de cor escura, assim você garante uma melhor interação entre o fogão e os utensílios de cozinha, o que representa uma economia significativa de energia elétrica e tempo de cozimento.
- Utensílios de cozinha que se abrem para cima, como woks, não são permitidos. Um fundo pequeno, em relação à área e ao volume de toda a superfície da panela, não aquecerá o alimento.

Quais problemas podem surgir da escolha errada dos atributos da cozinha para o painel elétrico
Em primeiro lugar, devido ao rápido aquecimento da superfície, o fundo de utensílios de cozinha inadequados se deforma rapidamente, o que pode fazer com que você jogue fora sua panela favorita e superaqueça o elemento de aquecimento. Consertar esse tipo de equipamento é um procedimento muito caro. O uso de ligas macias deixará manchas permanentes e desagradáveis na superfície, que não poderão ser removidas. Devido ao uso de utensílios de cozinha muito pesados e volumosos, a probabilidade de rachaduras e lascas no revestimento aumenta; tais lajes podem ser usadas, mas não durarão muito.

Dicas úteis para o cuidado e uso de utensílios de cozinha de vitrocerâmica
Para que os utensílios de cozinha preparem pratos saborosos e saudáveis e agradem com sua aparência, é necessário cuidar deles adequadamente.

Algumas dicas que podem ser úteis para a dona de casa.
- Ao comprar louças novas, elas devem ser bem lavadas com detergente neutro e secas antes do uso.
- Mantenha seus utensílios de cozinha limpos, isso é especialmente importante para o revestimento do fogão vitrocerâmico.
- Não utilize agentes de limpeza abrasivos que possam arranhar a superfície. Produtos com revestimento antiaderente são particularmente sensíveis a abrasivos; arranhões se formam na superfície e tais utensílios de cozinha não podem mais ser usados para cozinhar. A panela de aço inoxidável ficará opaca e perderá o brilho.
- Ao limpar superfícies, é melhor usar remédios populares para o cuidado. O bicarbonato de sódio e a mostarda em pó são excelentes para limpar quase todos os tipos de sujeira e também são adequados para o seu fogão.
- Não deixe panelas vazias no fogão; O superaquecimento é perigoso não apenas para sua panela, mas também para o fogão. É desejável que a panela esteja cheia de produtos até 2/3 do seu volume.
- Evite colocar o fundo molhado de uma panela ou frigideira sobre um queimador quente; A cerâmica é um revestimento durável, mas esse contato pode causar microfissuras, o que reduzirá a vida útil do fogão.

Ao escolher os acessórios de cozinha certos na loja, você poderá usar suas panelas favoritas por muito tempo e não danificará a bela superfície do painel vitrocerâmico.




