Contente
- O que é cerâmica
- Vantagens e desvantagens dos vasos de cerâmica
- Os vasos de cerâmica têm poucas desvantagens, mas elas existem:
- Tipos de vasos de cerâmica
- De que materiais são feitos os vasos revestidos de cerâmica?
- Dimensões
- Tipo de alças e tampas
- Dependendo do tipo de placa
- Finalidade e forma
- Escolhendo um pote de cerâmica de qualidade
- O que você pode cozinhar em uma panela revestida de cerâmica?
- Regras de uso e cuidados com pratos de cerâmica
- Modelos populares de vasos de cerâmica
- VÍDEO: Como escolher o vaso de cerâmica certo.
O que é cerâmica
Há um equívoco comum de que utensílios de cozinha revestidos de cerâmica são semelhantes aos utensílios de cozinha de porcelana, com funções técnicas adicionais. Isso está errado. O revestimento cerâmico não tem nada a ver com a mesma cerâmica de argila. Na produção deste material é utilizada a tecnologia gel-sol, que exige condições e equipamentos especiais.
O revestimento combina pequenas partículas de areia ou outros minerais em diferentes proporções, o que permite a criação de outros tipos de revestimentos cerâmicos com características próprias e únicas.
Vantagens e desvantagens dos vasos de cerâmica
Utensílios de cozinha de cerâmica se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Se compararmos com os análogos de Teflon, os produtos cerâmicos são muito mais convenientes para cozinhar e são absolutamente seguros.
As seguintes vantagens dessas panelas podem ser observadas:
- tem alta resistência;
- durará até 10 anos;
- a capacidade de preparar alimentos usando utensílios de metal;
- capaz de suportar temperaturas muito altas (450°C);
- os alimentos não queimarão nesse revestimento;
- fácil lavagem de louça;
- o calor é distribuído uniformemente;
- a comida cozinha mais rápido;
- preservação de propriedades benéficas nos alimentos;
- Existem diferentes formatos e tonalidades de produtos.
Materiais ecológicos e naturais que não emitem substâncias nocivas durante o cozimento. Também não há placas ou incrustações nas paredes dos pratos.
Os vasos de cerâmica têm poucas desvantagens, mas elas existem:
- não toleram mudanças de temperatura, o que provoca o aparecimento de fissuras;
- Alguns modelos não podem ser lavados na máquina de lavar louça.
Tipos de vasos de cerâmica
Os produtos são divididos nos seguintes materiais:
- alumínio;
- ferro fundido;
- aço;
- vidro;
- cerâmica;
- silicone.
Cada material tem suas próprias características. Alguns são adequados para todos os cooktops, enquanto outros são usados apenas em fornos e fogões específicos.
De que materiais são feitos os vasos revestidos de cerâmica?
Os potes com esse tipo de revestimento são feitos de uma base metálica revestida com uma composição mineral e um esmalte especial. Este revestimento utiliza materiais naturais que fazem parte do vidro e da cerâmica. No entanto, substâncias poliméricas também podem ser utilizadas na produção de revestimentos, por isso, no momento da compra, é necessário esclarecer o que exatamente o fabricante quer dizer com “revestimento cerâmico”.
Alumínio fundido
O alumínio fundido de qualidade alimentar é o mais frequentemente usado para produzir a base do corpo. É graças a ele que os produtos possuem:
- alta condutividade térmica;
- praticidade;
- peso leve.
Alumínio estampado
Alumínio estampado também é usado para fazer essas panelas. O preço dessas panelas é muito menor que o das de alumínio fundido e a vida útil também é menor. Isso ocorre porque é utilizado alumínio fino, propenso a deformações, lascas e rachaduras. Não guarde alimentos nessas panelas.
Aço
Este material é usado apenas quando o utensílio de cozinha tem uma base de três camadas, sendo a camada do meio de alumínio. Este material não conduz bem o calor, por isso o aço é usado apenas em combinação com este metal maleável.
Desvantagens dos vasos de cerâmica: peso pesado e preço alto. A base de três camadas garante baixo consumo de gás e eletricidade devido ao fato de a cerâmica aquecer rapidamente.
Ferro fundido
Panelas de ferro fundido duráveis são feitas para fritar e assar, bem como para pratos que exigem cozimento longo - ensopados, fervura lenta, assados. Esses itens podem ser levados ao forno, a menos que tenham tampa ou alças próprias para forno.
O material tem uma propriedade antiaderente natural, mas seu aparecimento ocorre após os poros ficarem obstruídos com gordura.
Uma das principais desvantagens é o grande peso, e também é proibido armazenar alimentos cozidos por muito tempo em uma panela sem revestimento.
Dimensões
Os vasos são divididos por tamanho de acordo com:
- diâmetro da superfície superior e inferior;
- volume;
- altura.
O menor tamanho dos produtos, com volume de 1 a 3 litros, é ideal para preparar pequenas porções. Conveniente para ferver leite, cozinhar mingau, purê de batatas ou sopas.
Panelas com capacidade de 3 a 5 litros são adequadas para cozinhar pequenas porções de sopas ou borscht, para ferver vegetais, carnes e bolinhos.
Panelas grandes, a partir de 5 litros, são compradas para cozinhar compotas, conservar repolho e preparar comida para toda a família.
Tipo de alças e tampas
As alças devem estar bem fixadas ao corpo, pois uma fixação inadequada pode causar queimaduras. Para eliminar o risco de queimaduras, você deve escolher panelas com cabos de borracha.
Os de plástico não são tão práticos, pois são propensos a derreter.
Se você escolher alças de metal, elas serão feitas de metal. Suas bordas não esquentam. Eles também são mais fáceis de limpar e podem ser usados no forno.
Ao escolher uma tampa, preste atenção ao material; deve ser do mesmo tamanho da panela ou feita de vidro resistente ao calor. A tampa de vidro permite monitorar o processo de cozimento e fervura.
A tampa deve ajustar-se firmemente, ter furos para permitir a saída do vapor, além de ter uma alça confortável e segura, além de um formato alto.
Dependendo do tipo de placa
A primeira pergunta que as pessoas se fazem ao escolher esses produtos é: é possível cozinhar em um fogão de cerâmica em panelas de cerâmica? A resposta é sim, você pode, mas tenha cuidado. Esses utensílios de cozinha são selecionados com base no fogão. Nem toda panela pode ser usada no fogão a gás ou aquecida no micro-ondas ou forno elétrico. Mas essas panelas são ótimas para cozinhar pratos deliciosos no forno.
Fogão a gás
Alguns produtos cerâmicos são proibidos para uso em fogões a gás devido à possível falta de aquecimento irregular, o que pode fazer com que a panela rache.
Para usar este utensílio de cozinha em fogões a gás, você deve comprar um espalhador de chama, graças ao qual o utensílio de cozinha aquecerá uniformemente, eliminando o risco de rachaduras.
Embora não seja recomendado o uso de cerâmica em fogo aberto, os fabricantes modernos produziram panelas com fundo grosso, reforçadas com aditivos, que podem ser usadas em fogões a gás.
Fogão elétrico
Os fabricantes fabricaram panelas especiais para fogões elétricos e vitrocerâmicos. Possuem fundo plano, o que garante máxima aderência ao fogão.
Mas na prática descobriu-se que o uso de panelas de cerâmica nesses fogões leva a um alto consumo de energia. O cozimento fica mais lento e os pratos perdem a suculência e o sabor. Há risco de superaquecimento das bordas do produto e danos ao fogão elétrico.
Finalidade e forma
Devido à sua resistência ao calor, os utensílios de cozinha podem ser colocados no forno sem primeiro untar a superfície interna com óleo. Graças a isso, você poderá preparar diversos pratos nele, que serão de alta qualidade. O volume dos produtos costuma ser pequeno, geralmente três litros, o que se explica pelo grande peso do produto.
Panela universal
Panelas universais de cerâmica de 3 a 5 litros, equipadas com tampas, são usadas para preparar uma variedade de pratos nos quais são utilizados produtos convencionais de metal e esmalte.
Panelas resistentes ao calor de até dois litros são utilizadas para preparar diversas porções. Você pode cozinhar mingau ou ensopado de legumes.
Devido à resistência ao calor do material, é possível utilizar o cozimento combinado, ou seja, quando os produtos são primeiro fritos e depois cozidos.
As panelas universais são feitas inteiramente de cerâmica: alças e tampa.
Assadores de cerâmica e caçarolas para pato
A pequena altura do braseiro é adequada para cozinhar vegetais ou pratos de carne. Esses produtos são usados para preparar:
- pimentões recheados;
- rolinhos de repolho;
- assar;
- almôndegas.
Há donas de casa que usam uma assadeira para assar tortas e pães.
Os assadores de pato são usados para cozinhar aves e, graças ao seu formato universal, é possível cozinhar:
- peixe;
- bolo de carne;
- carne de porco cozida.
Eles são frequentemente usados para cozinhar no forno. E se você colocá-lo em um fogão a gás comum, suas bordas não esquentarão. A frigideira para pato só pode ser usada em fogo duplo.
Escolhendo um pote de cerâmica de qualidade
- A melhor opção seria escolher uma panela com capacidade para 3 litros, ela permite que você crie suas obras-primas culinárias. Ao escolher uma panela para sopa ou compota, conte com o cálculo: 1 litro por pessoa.
- Para preparar um acompanhamento, utilize uma panela de 2 litros; uma panela de 1 litro é adequada para cozinhar mingau. A melhor opção seria estocar vasos de tamanhos diferentes.
- Opte por panelas com fundo e paredes grossas e revestimento antiaderente multicamadas. Quando um modelo tem paredes finas, ele se deforma se for superaquecido ou superesfriado.
- A espessura mínima do produto é de 2 mm. O revestimento multicamadas garante o aquecimento uniforme dos alimentos.
- Compre modelos com alças feitas de material resistente ao calor.
- Escolha uma tampa que feche bem sobre a panela.
- Ao escolher uma panela, preste atenção se há algum dano mecânico: arranhões, lascas, quebras, rachaduras. Substâncias nocivas podem entrar nos alimentos através deles.
- Preste atenção ao material da panela. Escolha modelos ecológicos e resistentes ao desgaste.
O que você pode cozinhar em uma panela revestida de cerâmica?
Donas de casa que usam panelas com revestimento de cerâmica elogiam esses produtos porque... Você pode cozinhar o que quiser neles sem usar óleo. Além disso, o mingau não queima, o leite não transborda e são fáceis de limpar e lavar. Mingau, ensopado e sopa rica ficam muito mais saborosos nesta panela, porque os pratos cozinham nela como em um forno russo. Esse efeito ocorre porque o material cerâmico conduz mal o calor e o conteúdo dele demora muito para esfriar. Consequentemente, a comida continua cozinhando mesmo depois que o fogão é desligado.
Regras de uso e cuidados com pratos de cerâmica
Para que os produtos cerâmicos lhe tragam alegria por muitos anos com seus pratos deliciosos, você precisa seguir regras básicas de funcionamento:
- Use somente conforme as instruções: não coloque utensílios de cerâmica no fogo ou no fogão elétrico.
- Ao cozinhar alimentos no forno, os pratos devem ser colocados diretamente no forno para que aqueçam gradualmente até a temperatura desejada.
- Evite mudanças bruscas de temperatura.
Se você seguir as regras acima, produtos de cerâmica bonitos, duráveis e práticos serão seus assistentes por muitos anos no preparo de pratos incríveis!
Modelos populares de vasos de cerâmica
- Um dos primeiros revestimentos que chegaram à nossa cozinha foi o Thermolon. Os materiais usados para fazê-lo são carbono, silício e oxigênio, ou seja, areia. Isso significa que o revestimento é adequado para vários produtos, e você pode cozinhar e armazenar alimentos nele.
- O revestimento cerâmico Ecolon é considerado absolutamente seguro para os seres humanos e o meio ambiente – não são utilizados metais pesados em sua produção, mas apenas componentes puros e naturais. Você pode usar acessórios de metal ao cozinhar.
- Revestimento cerâmico. O fabricante desse revestimento oferece utensílios de cozinha de qualidade, desde os baratos, mas finos, até os caros e com paredes grossas.
- Panelas de cerâmica da Tefal que não contêm PFOA. É ecologicamente correto e feito com ingredientes naturais.
As donas de casa há muito tempo dão uma avaliação positiva aos potes com revestimento cerâmico, ou seja, facilidade de uso e manutenção. A suavidade do revestimento permite que gordura e sujeira praticamente não grudem nele, tornando-o muito fácil de limpar. E a paleta diversificada de tons surpreenderá qualquer dona de casa, é muito mais interessante do que ferro fundido ou aço.