Geralmente, todos os alimentos considerados saudáveis não têm uma aparência muito boa e parecem completamente pouco apetitosos. Mas isso pode ser facilmente corrigido se você usar dispositivos especiais durante o cozimento. Por exemplo, podem ser panelas de pressão ou vaporizadores. A panela a vapor é muito prática e espaçosa. Usando essa ferramenta, você pode preparar grandes porções que serão suficientes para toda a família. Você também pode cozinhar vários pratos de uma vez.
Contente
O que é uma “panela de pressão” e uma “panela de vapor”
- Um vaporizador é uma panela especial necessária para preparar vários pratos usando vapor.
- Uma panela de pressão é um utensílio de cozinha que permite cozinhar alimentos muito mais rápido devido à pressão criada sob uma tampa selada.
Um vaporizador é muito mais complexo que uma panela de pressão.
- Há muitos compartimentos dentro do aparelho, enquanto a panela de pressão se assemelha a uma panela comum.
- A diferença em relação à panela de pressão é que os produtos conseguem manter a cor natural, além de todas as suas propriedades benéficas.
- Lembre-se de que adicionar ou remover alimentos durante o cozimento em uma panela de pressão é estritamente proibido. Isso só é possível quando se utiliza um vaporizador.
Quando em operação, o vaporizador cozinha os alimentos usando o vapor gerado quando a água ferve no recipiente. Ele também é único porque permite cozinhar pratos não apenas usando vapor, mas também estufando-os.
Tipos de panelas a vapor por design
O antigo e tradicional análogo de um vaporizador funciona segundo o princípio de uma sauna. É composto por vários níveis de pratos. Todos os produtos são preparados usando processamento a vapor. Não há necessidade de usar água ou gorduras aqui. Todos os pratos são saudáveis. Os vapores são classificados de acordo com uma série de parâmetros.
Vaporizador de várias panelas
Este dispositivo se assemelha a uma pirâmide na aparência. Cada camada usa uma panela especial que permite que o vapor circule livremente. Dependendo de quantos níveis seu aparelho tem, o número máximo de alimentos que podem ser cozidos ao mesmo tempo é determinado.
A perfuração pode ser feita na parte inferior ou em toda a superfície. Tudo depende do design do seu vaporizador. Algumas unidades são projetadas de modo que as camadas fiquem localizadas dentro da panela de vapor, dando a impressão de que estão penduradas. E outros ficam em cima de paletes.
O tipo de panela é considerado mais prático porque você tem acesso ao recipiente que precisa. Não é preciso desmontar a estrutura inteira para chegar ao elo do meio. Você pode adicionar verduras picadas finamente sem se preocupar com a possibilidade de tudo cair.
É muito prático se você puder usar quantas camadas precisar. Ao escolher um modelo, não deixe de pensar nesse aspecto. Quase todos os modelos têm elos com formatos idênticos, portanto a ordem de instalação não é importante. A tampa incluída no conjunto é adequada para qualquer nível.
Vaporizadores com inserções
Os vapores a gás têm compartimentos separados chamados mantovarkas. O princípio de preparação não é diferente de outros tipos, mas o dispositivo em si é um pouco diferente. Apenas uma panela é usada para cozinhar. No interior, há inserções especiais que são instaladas uma acima da outra, a uma certa distância.
Alguns modelos possuem níveis fixos equipados com alças. Esses links podem ser removidos e instalados com apenas um movimento da mão. Não é preciso fazer nenhum esforço extra, tudo é muito simples.
Existem modelos universais equipados com vasos especiais de nível baixo. Você pode cozinhar mais do que apenas manti nesses aparelhos. Você pode cozinhar costeletas, carnes e vegetais incríveis. Tudo isso não é apenas muito saboroso, mas também saudável.
Tipos especiais de panelas para vapor
As lojas vendem não apenas os tipos clássicos de panelas, mas também utensílios de cozinha caros que também permitem cozinhar pratos usando vapor. Este tipo inclui panelas, caldeirões, caçarolas e caçarolas. Este tipo de utensílio de cozinha é mais adequado para cozinhar em conjunto. Isso é mais prático e conveniente.
O vaporizador, projetado para cozinhar milho, se destaca pela sua altura. Elas são muito parecidas com as panelas usadas para cozinhar macarrão. O conjunto inclui uma panela alta e um acessório adicional em formato de cesta.
Os cozedores de legumes, que são panelas duplas, também podem ser classificados como variedades especiais. Um deles é significativamente menor. A água é despejada na panela de forma que o recipiente não toque na superfície da água.
Características das panelas de vapor
Cada modelo tem suas características únicas, por isso há certos critérios de seleção. O principal é entender como elas diferem e aprender a comparar.
Por volume e diâmetro
Primeiramente, o principal é determinar as dimensões. O diâmetro do seu aparelho deve ser selecionado dependendo do tamanho do seu queimador.
Na descrição do produto, os fabricantes sempre indicam os diâmetros das partes inferior e superior do aparelho. O diâmetro superior geralmente é maior. As pessoas erroneamente confiam nele para orientação, mas ele não desempenha um papel importante. O diâmetro do fundo é o fator determinante.
Se você estiver escolhendo um vaporizador para um fogão elétrico, as dimensões desempenham um papel decisivo. Pode acontecer de o fundo da panela ultrapassar o queimador, então cada vez que aumenta o tempo de cozimento, o preparo dos pratos vai demorar muito mais. E os custos de eletricidade aumentarão várias vezes.
Os fabricantes preferem falar sobre o volume dos pratos à sua maneira. Alguns informam apenas o volume total, outros apenas o volume da parte inferior. Mas, na hora de comprar, certifique-se de saber quantos litros a panela inferior comporta. Esse fator influenciará se você terá que adicionar água durante o cozimento ou se pode deixar como está e não se preocupar com o recipiente queimar depois que toda a água evaporar.
De que materiais eles são feitos?
Este design em si é muito grande e volumoso. Portanto, o material de fabricação geralmente é feito de metais leves. Esses materiais incluem aço inoxidável e alumínio.
Feito de aço inoxidável
Esses pratos são caros, mas também têm muitas qualidades úteis. Você pode cozinhar com segurança qualquer prato que preferir. O principal a lembrar é que alguns alimentos podem grudar na superfície da panela de cozimento a vapor de aço inoxidável.
Se você quiser evitar completamente esses problemas, lubrifique a superfície com óleo e ajuste a intensidade da fervura da água.
Vaporizadores de alumínio
Esses modelos se destacam pela leveza e também conseguem esquentar rapidamente, o que faz com que a água neles ferva muito mais rápido. É interessante que o metal não está sujeito à corrosão e mudanças de temperatura não são um problema para ele. Este material é usado para fazer aparelhos para fogões a gás e elétricos.
Em condições de produção, os modelos são criados com uma camada anodizada que se assemelha não tanto a uma camada, mas sim a um conjunto especial. É mais durável e está pronto para atendê-lo por muito tempo. Não está sujeito à corrosão. E se o filme for destruído, ele pode ser restaurado.
O revestimento antiaderente geralmente é aplicado em toda a superfície ou nas inserções. Torna os pratos mais práticos. Você pode esquecer problemas como comida grudada.
Se você estiver escolhendo entre esses dois tipos, confie nos seus hábitos. Os modelos antiaderentes são mais adequados para cozinhar costeletas, carnes e peixes. Utensílios de alumínio são mais adequados para cozinhar vegetais e produtos de confeitaria. E é melhor embrulhar produtos de carne em papel alumínio.
Dependendo do tipo de fogão
Dependendo do tipo de espalhador de fogo que você tem na sua cozinha, você precisa se concentrar no tipo de vaporizador. Este fator não pode ser ignorado, pois há uma série de nuances que precisam ser levadas em conta.
Para fogão elétrico
Se sua panela for para fogão elétrico, preste atenção na superfície do fundo. Deve ser uniforme e suave. Essa nuance é necessária para garantir o contato mais próximo possível entre o fundo e o queimador.
Isso afetará a velocidade do cozimento. O aquecimento ocorrerá muito mais rápido. Essa abordagem ajudará você a economizar eletricidade.
Para fogão a gás
Se no seu caso você precisa de um vaporizador projetado para fogão a gás, preste atenção na espessura do fundo, pois ele não deve ser fino em hipótese alguma. Os fatores restantes podem ser ignorados. Essas placas são compatíveis com todos os materiais. Independentemente do diâmetro, a chama será capaz de aquecer o aparelho.
Regras para usar um vaporizador
Durante o cozimento, preste atenção à intensidade da fervura; se estiver muito forte, reduza o fogo. Isso ocorre porque os pratos começam a se deteriorar depois que toda a umidade evapora.
Deixe um espaço de 2 a 4 cm entre a água e a comida. Se o seu aparelho tiver vários níveis, é melhor organizar os alimentos em um padrão xadrez. Isso garante que o vapor seja aplicado em todos os lados.
Um vaporizador é uma ferramenta útil que deveria estar presente em todas as casas, se possível. Os alimentos preparados com a ajuda do aparelho não são apenas saborosos, mas também saudáveis. Não há dificuldades em utilizar o modelo. As regras de operação e manutenção são muito simples. E para fazer a escolha certa, você precisa se concentrar mais nas suas preferências. Transforme cozinhar em um verdadeiro prazer. Chega de quebrar a cabeça pensando no que e como cozinhar, a resposta está bem diante dos seus olhos. O vaporizador se tornará seu principal assistente na cozinha.