Não há limite para a perfeição. Mesmo copos simples, mesmo aqueles feitos de vidro de alta qualidade e com formato bonito, não atraem a atenção da maioria. Quero algo novo e incomum. Bem, óculos com uma inscrição são o que você precisa.

Contente
História da gravura
Segundo algumas fontes, esse design incomum de objetos tem mais de três mil anos. Tudo começou com desenhos e inscrições em pedras. Com o tempo, o metal, principalmente o cobre, começou a ser usado como base.
As inscrições tornavam os objetos de metal únicos e belos e, em alguns casos, serviam como proteção contra forças malignas. Com o tempo, desenhos também apareceram em superfícies de vidro.
Antigamente, criar uma gravura exigia muito tempo e esforço. Hoje, esse processo é bastante acessível e rápido. As imagens são feitas em vidros de diferentes espessuras e formas. E a variedade de designs e inscrições oferecidos é simplesmente incrível.
Itens modernos com gravação são uma ótima maneira de fazer um presente exclusivo e memorável (por exemplo, copos personalizados para um casamento), criar um conjunto de pratos “pessoal” para um café ou restaurante, ou simplesmente presentear-se com uma coisinha interessante com um brasão de família.
Copos com paredes grossas e gravuras que lembram padrões de gelo parecem especialmente impressionantes. Eles são frequentemente usados como porta-velas.
Variedades
Anteriormente, esse projeto era feito apenas à mão, usando um conjunto de ferramentas muito “modesto”. Vale ressaltar que as imagens nem sempre eram obras de arte.
Hoje, porém, a situação mudou radicalmente. Graças à tecnologia moderna, existem diversas maneiras de decorar objetos de vidro. E as imagens obtidas desta forma são realmente belas e únicas.
Processamento manual
Para este tipo de gravação, são utilizadas brocas diamantadas para aplicar o desenho na superfície do vidro. Antes de começar a trabalhar, o mestre cria um esboço em tamanho real da imagem futura. Depois disso, o esboço é aplicado à superfície e o desenho é transferido para o vidro exatamente de acordo com ele.
Simplificando, a rebarba de diamante “risca” a superfície, mas esse “dano” é infligido em uma ordem específica. A “imagem” resultante não pode ser apagada ou lavada, por isso o trabalho requer atenção e cuidado meticulosos.
Ao fazer o trabalho manualmente, é impossível repetir o desenho ou a inscrição exatamente. Cada copo é único à sua maneira. E o tempo necessário para concluir o trabalho geralmente é maior do que com outros métodos de processamento.
Mecânico
Este método de processamento é considerado um “parente” da gravação manual ou um substituto digno dela. Para concluir o trabalho, são necessários microcortadores, gravadores e um raspador de diamante.
Laser
Esta é a tecnologia “mais segura” para vidro. Até mesmo taças de vidro finas são decoradas com gravação a laser. A imagem é criada em 20 minutos.
Graças ao uso de equipamentos especiais, é possível aplicar uma inscrição, torná-la circular, decorar um vidro com uma inscrição ao longo da borda, aplicar uma fotografia na parte central do vidro e até mesmo fazer as imagens 2D e 3D que são populares hoje em dia.
Uma matriz especial é usada para aplicar fotografias. Graças aos truques tecnológicos, a nitidez da imagem é máxima. Isso significa que os heróis da ocasião certamente reconhecerão seu reflexo nos copos personalizados, sem precisar adivinhar!
O revestimento de gravação tem cores e texturas diferentes, dependendo dos materiais utilizados: desde uma superfície branca e lisa até uma cinza e áspera.
As vantagens do método a laser são consideradas a velocidade do trabalho, a capacidade de criar imagens absolutamente idênticas e um preço acessível.
Gravação faça você mesmo
Se desejar, você pode fazer uma lembrança exclusiva com suas próprias mãos, sem recorrer a um especialista. Para fazer isso, você precisará de:
- Gravador manual;
- Copos;
- Folha de papel;
- Lápis;
- Uísque.
Para decoração adicional, prepare cristais, miçangas e strass.
Importante! Observe as normas de segurança. Certifique-se de usar máscara e óculos de segurança enquanto estiver trabalhando.
Primeiro, aplicamos o contorno da futura imagem ao vidro. Para fazer isso, fixe o desenho na parte interna do vidro usando fita adesiva. Se você não tem habilidade artística para desenhar algo, você pode encontrar um desenho na Internet e imprimi-lo.
Utilizando um dispositivo de gravação, traçamos as linhas do desenho ao longo do contorno, sem perder o menor detalhe. Os profissionais aconselham começar de dentro do desenho e ir gradualmente em direção à borda. Ao remover o padrão, obtemos uma “impressão” nítida na superfície.
Uma pequena dica: os profissionais geralmente cobrem sua mesa de trabalho com um pano escuro. Isso torna as linhas de gravação mais visíveis. Se você sabe desenhar, pode simplesmente aplicar a imagem na superfície do vidro com um marcador. E depois que as linhas do marcador forem contornadas com uma furadeira, a superfície deve ser completamente limpa com álcool para que não haja vestígios do marcador.
Na próxima etapa, removemos o papel do vidro e pintamos sobre o contorno onde necessário. A borda lateral do bico é usada para este trabalho. Ao final da obra, o desenho é emoldurado.
A haste do copo e as linhas de contorno podem ser decoradas com strass e cristais, se desejado.
Ao usar a gravação em óculos, um acessório cotidiano pode ser transformado em uma obra de arte. Copos personalizados são um presente ideal para recém-casados no dia do casamento, uma caneca de cerveja com o emblema e o nome do seu time favorito é um presente para a pessoa amada e, em um café ou restaurante familiar, copos e taças com o brasão da família e monogramas luxuosos não passarão despercebidos.