Em alguns países, beber chá ou café não é apenas uma pausa para o almoço ou um ritual matinal, é uma tradição. Esses países incluem, por exemplo, o Azerbaijão, onde a tradição de beber chá é muito valorizada, e a Turquia, onde o café tem um lugar especial. Claro que neste caso você precisa de utensílios especiais. Ele migrou para as vastas extensões da Rússia e agora os armuds estão ganhando cada vez mais popularidade.

Contente
- O que são armuds para café e chá
- O significado de armud no Azerbaijão
- Onde estão as populares xícaras de chá turcas?
- Tipos e acessórios de canecas azerbaijanas
- Materiais para utensílios de chá turcos
- Como servir e beber bebidas corretamente em copos Armud
- Em que ocasião você pode dar um jogo de chá oriental?
- Sutilezas do cuidado com utensílios de chá do Azerbaijão
- Fabricantes conhecidos
- VÍDEO: Como são os bules de chá tradicionais.
- 50 fotos de copos de chá turcos e azerbaijanos armudu:
O que são armuds para café e chá
Armuds são recipientes orientais especiais para chá e café. Eles são tradicionalmente feitos de vidro. Elas não podem ser chamadas de canecas ou xícaras, pois têm um formato diferente do que estamos acostumados.
Características do Armud:
- Elas não têm alças, ao contrário das canecas e xícaras que estamos acostumados.
- Eles têm um formato de pera (ou tulipa): a parte superior do copo é larga, a parte inferior é mais estreita e a parte central é a mais estreita.
- Geralmente são servidos em um recipiente de vidro com alça ou em um pires.
Até certo ponto, eles podem ser comparados aos copos de chá, nos quais o chá era servido antigamente, por exemplo, em trens. Eles também eram usados com um porta-copos.
O significado de armud no Azerbaijão
No Azerbaijão, a tradição de beber chá ocupa um lugar especial. A primeira menção de uma casa de chá em fontes escritas deste país foi no século X. Naquela época, uma casa de chá era um lugar especial onde as pessoas se reuniam não apenas para beber chá, mas principalmente para discutir a vida política do país e conduzir conversas filosóficas.
No entanto, o chá desempenhou um papel muito importante neste estabelecimento. O dono da casa de chá tinha que ser capaz de preparar um chá muito bom e saboroso. Isso desempenhou um papel fundamental na escolha do local para as conversas.
Observação! Antigamente, a cidade inteira conhecia os bons donos de casas de chá pelo nome, e as pessoas vinham de outras cidades especificamente para entrar em uma determinada casa de chá.
É claro que o chá era servido nesses estabelecimentos em canecas especiais – armudu. Elas tinham o mesmo formato das turcas, só que os moradores locais comparavam seu formato à silhueta de uma figura feminina.
Além disso, a tradição de beber chá era mantida não apenas nas casas de chá, mas também em todas as casas do Azerbaijão. Era necessário oferecer chá aos convidados, e cada família mantinha vários conjuntos de xícaras armudu: para uso diário e para banquetes.
Onde estão as populares xícaras de chá turcas?
A terra natal de Armud é considerada a Pérsia. Traduzida do farsi (língua persa), esta palavra significa "pêra". Entretanto, como resultado de múltiplas guerras turco-persas, os armuds migraram para a Turquia e criaram raízes lá. Portanto, alguns pesquisadores consideram o Império Otomano (atual Türkiye) como o berço do Armud.
Atualmente, esses copos são populares em outros países orientais, em estados europeus e também na CEI.
Tipos e acessórios de canecas azerbaijanas
Ao beber chá, o braço é segurado pelo meio ou por cima. Porém, se estiver cheio de líquido quente, não é muito confortável. É por isso que existe um conjunto de acessórios para esses copos que os tornam mais fáceis de usar.
Armud com alça
Os países europeus achavam completamente inconveniente usar uma xícara de chá sem alça. Isso levou ao surgimento de uma variedade – armud com alça. Eles têm o mesmo formato, são feitos do mesmo material e também podem ter pintura tradicional. A única diferença é a presença de uma alça, o que torna muito mais fácil o uso deste utensílio de cozinha.
Porta-copos
Mas os armuds tradicionais não têm alças, então, para maior praticidade, eles são servidos em porta-copos que possuem esse elemento. Os porta-copos eram frequentemente usados apenas para chás cerimoniais, por isso eram feitos de prata e outros metais preciosos e, na família do sultão, até mesmo de ouro.
Hoje em dia você pode encontrar conjuntos de porta-copos para braços feitos de cobre e outros materiais mais baratos.
Observação! Os porta-copos para canecas têm um formato especial, diferente dos porta-copos para chá que estamos acostumados.
Pires para xícaras de chá
Na Turquia e em outros países orientais, pires são usados com mais frequência do que porta-copos. Estes últimos geralmente eram feitos de metais caros e eram destinados a ocasiões especiais. Os pires eram usados na vida cotidiana, assim como nas primeiras casas de chá.
Observação! Até hoje, o acessório mais comum para armud é um pires.
Os pires são feitos do mesmo material das canecas. Geralmente são vendidos em conjunto. Muitas vezes, esse conjunto é complementado por um bule feito no mesmo estilo.
Materiais para utensílios de chá turcos
Não apenas o formato, mas também o material de fabricação foram projetados para proporcionar conforto ao beber chá. Armudu eram originalmente feitos de vidro soprado. Tinha que ser transparente, sem escurecimento, bolhas ou outros defeitos. Isso foi feito para poder verificar a transparência do chá.
Observação! Um bom chá deve ser transparente e ter uma tonalidade levemente avermelhada.
A qualidade do chá pode ser vista claramente em copos de cristal, e é por isso que eles eram os mais populares. Além disso, o cristal é considerado um vidro nobre e era usado para fazer utensílios de mesa apenas para nobres.
Hoje em dia, é claro, os sopradores de vidro foram substituídos por máquinas de produção, então a armuda é feita de diferentes materiais e de qualquer variedade.
Armudu clássico de vidro
O clássico do gênero é o vidro. Os fabricantes modernos também não se desviam das tradições. No momento não existe mais tanto rigor quanto à transparência cristalina das xícaras, porém, existe controle de qualidade e certamente não deve haver defeitos.
Armudu de vidro pode ser transparente ou estampado. As xícaras turcas são decoradas com ornamentos tradicionais turcos, enquanto as xícaras azerbaijanas são decoradas com padrões daquele país. Eles geralmente formam linhas retas, linhas curvas e círculos. Mas as xícaras modernas são muitas vezes pintadas sem levar em conta a tradição, usando qualquer padrão, exceto animais.
Isso é interessante! Silhuetas de animais não podem ser aplicadas ao armudu turco tradicional.
Uma opção mais barata e segura seria um conjunto de copos feitos de acrílico ou plástico. Eles também têm uma aparência transparente, mas não são tão frágeis e pesados.
Conjuntos de cristais
O cristal é considerado um vidro nobre há muito tempo. Era usado para fazer utensílios de mesa caros para nobres. No Azerbaijão, os armudu de cristal passavam a maior parte do tempo guardados em armários e só eram retirados para comemorações. Hoje em dia, todos podem comprar xícaras de cristal, mas isso não as torna menos atraentes.
Cristal é vidro com alto teor de óxido de chumbo ou bário (até 30%). Isso aumenta suas propriedades plásticas, o que permite a escultura em vidro. É por isso que os armudu de cristal não são pintados, mas sim possuem padrões complexos esculpidos na superfície. Além disso, o conteúdo de óxidos metálicos aumenta a dispersão e a refração da luz no cristal, devido ao qual ele apresenta um excelente jogo de luz, como um diamante.
É claro que um conjunto de cristal custará mais do que um de vidro ou plástico, mas a aparência das xícaras compensa. Vale lembrar também que o cristal é pesado e frágil, por isso famílias com crianças precisam ter cuidado e não deixar crianças perto de tal produto.
Porcelana
Porcelana é um tipo especial de cerâmica. Ele é usado há muito tempo para criar utensílios de mesa. Geralmente eram jogos de chá ou vasos.
Observação! A cultura chinesa é famosa por sua rica herança cultural de vasos de cerâmica.
Porcelana dura é usada para fazer pratos, porém, sua espessura também pode variar. Se as canecas forem feitas com uma camada fina de porcelana, elas serão translúcidas. Esses armudu parecem especialmente atraentes.
Este material se presta bem à pintura. A pintura sobre esmalte é usada em utensílios de mesa. O produto é esmaltado, queimado, depois pintado e queimado novamente. Graças a essa técnica, a tinta se funde com o esmalte, fazendo com que o produto se torne resistente às influências ambientais e não desbota. Via de regra, a pintura não é áspera, mas o desenho em si pode ser um tanto convexo.
Como os mestres têm um enorme estoque de padrões para armudu, e a porcelana é perfeita para essa técnica, são essas xícaras que são ricamente decoradas com pinturas. Se você quiser sentir todo o sabor dos pratos nacionais, compre armudu de porcelana.
Cerâmica (faiança)
A faiança, assim como a porcelana, é um tipo de cerâmica. Os mesmos materiais são usados em sua produção, apenas em uma proporção diferente, e também é usada uma técnica de queima diferente.
Ao contrário da porcelana, ele tem um brilho característico e se assemelha mais ao vidro. O produto final é coberto com um esmalte cremoso, o que lhe confere uma textura mais lisa e escorregadia. A louça de barro geralmente é feita em uma camada grossa, por isso não é tão frágil quanto a porcelana, mas também não é translúcida. Armudu feitos de faiança são opacos e cobertos com um grande número de elementos pintados.
Pintar com esmaltes coloridos se tornou muito popular. É aplicado sobre um esmalte cremoso e depois queimado. Um conjunto de xícaras de cerâmica é mais barato, mas tem uma aparência mais simples. Anteriormente, essas xícaras, juntamente com as de vidro, eram usadas para o chá diário, enquanto as de porcelana e cristal eram deixadas para ocasiões especiais.
Copos turcos de prata de luxo
As xícaras de prata já caíram em desuso há muito tempo porque são desconfortáveis. A prata, como qualquer metal, transmite calor bem e rapidamente, e também permanece quente por muito tempo após contato com líquido quente. Portanto, os armudu de prata são inconvenientes para beber chá, pois podem causar queimaduras. Além disso, a prata escurece rapidamente, o que a torna impraticável de usar.
Os nobres da Turquia os usavam e bebiam sorvete deles. Como essa bebida líquida era servida gelada, o material de que era feita não era importante. O chá geralmente era servido em armudu de vidro, que eram colocados em porta-copos de prata ou ouro.
Observação! Os suportes de vidro eram muitas vezes incrustados com pedras caras.
Se você quiser comprar um conjunto de prata, compre um exemplar menor, que é adequado para presente ou como lembrança. Caso contrário, elas serão simplesmente impraticáveis.
Como servir e beber bebidas corretamente em copos Armud
As bebidas são servidas em copos com pires ou porta-copos. Ao comprar um conjunto de pratos, certifique-se de que esses acessórios estejam incluídos.
No Azerbaijão, o chá é servido com geleia ou um pedaço de açúcar. Açúcar refinado não é adicionado ao chá, mas colocado ao lado dele em um pires. O convidado mergulha-o no chá e come-o com o seu chá. Essa é a tradição. Aconteceu nos tempos antigos. Quando havia uma alta probabilidade de envenenamento do governante, e o veneno era frequentemente pingado em um pedaço de açúcar, a presença do veneno podia ser determinada mergulhando açúcar no chá. Se o líquido mudar de cor ou consistência, ou começar a borbulhar, significa que havia veneno no açúcar. No mundo moderno, é simplesmente uma velha tradição.
Você pode servir chá com qualquer doce. Mas se você quiser manter as tradições e fazer uma linda cerimônia do chá, coloque um pedaço de açúcar em um pires, coloque baklava e geleia ou conservas na mesa em um vaso de cristal.
Observação! Nos países orientais, o chá é servido com frutas secas.
Em que ocasião você pode dar um jogo de chá oriental?
Você pode dar um conjunto de chá oriental para qualquer ocasião em que um presente de louça seria apropriado. Não há tradições ou restrições especiais. O conjunto é, claro, adequado para os amantes de chá ou café. No segundo caso, o armudu deve ser menor e projetado especificamente para café.
Importante! Como presente, escolha um armudu tradicional sem alça e com uma pintura nacional.
Se for um presente, ele deve obedecer a todas as regras. E já que você decidiu levar para seus amigos um conjunto de chá oriental da Turquia, não podemos falar de estilo europeu.
Normalmente esses conjuntos são vendidos para 4 a 6 pessoas. Mas também há conjuntos pequenos para 2 pessoas. Eles serão apropriados como um presente para um casal ou uma pessoa. O principal é que o presente seja apropriado e útil, o que significa que deve ser dado aos verdadeiros apreciadores de chá.
Sutilezas do cuidado com utensílios de chá do Azerbaijão
Os utensílios para chá não são lavados da maneira usual, usando produtos químicos domésticos. Os copos geralmente são limpos com bicarbonato de sódio. Este procedimento é realizado após várias festas do chá, quando uma pequena camada é notada nas paredes. Após o primeiro ou segundo uso, basta despejar água fervente sobre os copos, enxaguar e secar com uma toalha.
Importante! A toalha não deve soltar fiapos para não deixar marcas na louça.
Devido ao seu formato incomum, a armuda pode ser difícil de limpar. Por isso, é recomendável ter uma escova curva especial para lavar essas xícaras. Ao servir o chá, a caneca deve ser encharcada com água fervente duas vezes. Eles fazem isso não apenas por questões de higiene, mas também para evitar despejar o chá em uma caneca fria, caso contrário, ele esfriará mais rápido e pode até mudar o sabor.
Fabricantes conhecidos
Os melhores produtores de armudu verdadeiro são empresas turcas e alemãs que estabeleceram produção na Turquia. Seus produtos são famosos pela alta qualidade, e os fabricantes têm um grande número de prêmios internacionais e boas vendas.
Fabricantes turcos:
- Paşabahçe.
- Lavagem.
- Kutahya Porselen.
- Portland.
- Caracá.
Fabricantes alemães:
- Schafer.
- Korkmaz.
Preste atenção também à empresa azerbaijana Azercay, eles também têm lindos conjuntos de armudu para venda.