As panelas de alumínio são populares entre as donas de casa há muitas gerações, o que não é surpresa. Utensílios de cozinha feitos de alumínio são leves, baratos, práticos e duráveis. Com os devidos cuidados, esses utensílios ficarão limpos e brilhantes por muitos anos sem perder a aparência.
Mas é muito difícil manter uma panela com aparência de nova se você cozinha alimentos regularmente nela, ferve leite e água e algo inevitavelmente “transborda” ou queima. Aparecem incrustações, depósitos de carbono, escurecimento, manchas e anéis no interior. Como limpar uma panela de alumínio para que ela pareça nova novamente?
Contente
- Características do uso de panelas de alumínio
- Causas de contaminação de panelas de alumínio
- Como limpar uma panela de alumínio por dentro e por fora
- O que fazer se a panela estiver oxidada
- Limpando uma panela velha
- Restauramos o brilho e a novidade das panelas de alumínio
- Como limpar uma panela de alumínio queimada
- Como preparar e cuidar de uma panela de alumínio
- VÍDEO: Como limpar uma panela queimada.
Características do uso de panelas de alumínio
Para saber como você pode limpar uma determinada panela de alumínio com meios improvisados, em casa, sem danificar a superfície e dar brilho, vale a pena entender por que a panela se deteriora e perde a aparência, para que isso não aconteça novamente no futuro.
Em primeiro lugar, o alumínio é um metal muito macio e maleável e não pode ser manuseado de forma brusca. Utensílios de cozinha de alumínio têm “medo” de altas temperaturas, fogo e danos mecânicos. Se você colocar em fogo alto, aparecerá um depósito preto na parte externa, que será difícil de remover. E se o mingau queimar ou o leite ferver, será difícil remover as marcas, já que a superfície macia de metal absorve bem qualquer sujeira. O alumínio não deve ser esfregado com abrasivos, escovas de metal duras ou raspadores - a superfície ficará arranhada e ficará ainda mais suscetível à contaminação.
Causas de contaminação de panelas de alumínio
Se a panela for muito velha, significa que ela simplesmente escureceu com o tempo, mesmo com os devidos cuidados, e não há necessidade de fazer nada, é melhor comprar uma nova. Mas se a louça tiver alguns anos, ela pode ter ficado preta por vários motivos, e as manchas podem ser removidas.
O principal motivo é o cuidado inadequado. Ao lavar utensílios de alumínio, use uma esponja com superfície dura, mas suave, que lide bem com a sujeira, mas não risque a superfície. Outro motivo para contaminação é o uso indevido. Não coloque a panela em fogo muito alto: não só a comida queimará, mas o fogo também fuliginizará o metal externo. Você deve cozinhar com cuidado para que nada queime ou grude, porque o alumínio esquenta e, quando, por exemplo, leite ou caldo gorduroso escorre pelas paredes aquecidas, ele literalmente gruda “morto” e não será fácil de limpar.
Como limpar uma panela de alumínio por dentro e por fora
Se suas panelas de alumínio estiverem sujas e a lavagem regular não resolver o problema, tente escolher um dos métodos que ofereceremos neste artigo. Escolha um método de limpeza dependendo do tipo e da natureza da sujeira, e lembre-se de que mais cuidado e operação adequada determinarão quando você terá que repetir esse procedimento problemático.
Limpeza de leves manchas escuras e depósitos de carbono
Primeiro, vamos ver o que fazer se sua panela de alumínio escureceu um pouco com o tempo, tanto por dentro quanto por fora, e como limpar corretamente esse tipo de contaminação.
Para limpar pequenas manchas pretas ou amareladas, o método mais eficaz e suave é a fervura. O alumínio não será danificado pela água fervente e sua superfície ficará brilhante e nova. O principal é encontrar um recipiente com volume maior que a panela que você vai limpar. Coloque a água no recipiente e coloque a panela lá, coloque água dentro dela também. Ele deve ser completamente imerso em água e depois colocado no fogo.
Quando ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por meia hora, adicionando água se necessário. Depois disso, deixe esfriar até atingir uma temperatura que permita mergulhar a mão na água. Usando a mesma água, lave a panela por dentro e por fora com uma esponja, esfregando delicadamente e levemente. Enxágue bem com água corrente e aproveite o resultado.
Como remover vestígios de leite queimado
A escuridão, a fuligem e o carbono saem mais facilmente do que produtos alimentícios queimados; leite fervido é especialmente difícil de lavar.
A maneira mais eficaz é fervê-la novamente, mas adicionar vinagre à água. Ferva a panela em água acidificada e as manchas de leite sairão facilmente com uma esponja.
Removemos depósitos pesados de alimentos queimados e manchas escuras nas paredes internas
Limpar uma panela com comida muito queimada não é fácil. O principal é não esfregar com uma espátula dura, pois isso danificará seriamente o metal.
Coloque água na panela, adicione vinagre e ácido cítrico na seguinte proporção: 1 colher de sopa para cada litro de água. vinagre e 1 colher de chá. ácidos. Coloque essa solução ácida no fogo e deixe ferver. Em seguida, deixe cozinhar em fogo baixo por 20 a 30 minutos. Depois, raspe cuidadosamente os depósitos de carbono com uma espátula de madeira para remover a camada superior e, depois, lave com uma esponja.
Como remover gordura residual
Se você tiver um caldo ou sopa gordurosa que transbordou, ou se uma camada de gordura queimou dentro de uma panela de alumínio, o ácido fará um bom trabalho ao removê-la. Coloque água em uma panela e dilua com vinagre na proporção de 1 colher de sopa. por litro de volume. Coloque no fogo e deixe ferver por 10-15 minutos, depois escorra a água e limpe levemente o interior com uma esponja.
Depois, encha o prato novamente com água, adicione um pouco de detergente comum e deixe ferver por mais 10 minutos. Agora você pode lavar a panela, toda a gordura sairá.
Como limpar calcário
Se a panela estiver coberta de calcário e incrustações, é muito fácil limpá-la, o principal é não raspar ou esfregar. Despeje água e adicione bicarbonato de sódio comum, uma colher de sopa para cada litro de água. Deixe ferver por 10 minutos e depois lave com uma esponja.
Se não remover todo o calcário, basta repetir o procedimento.
Como limpar depósitos de fuligem e carbono de dentro para fora
Se o interior da panela não apenas escureceu, mas ficou literalmente preto por causa da gordura queimada, fuligem e carbono, não tenha pressa em jogá-la fora. Tente lidar com este método comprovado.
Para remover carbono e fuligem, encha a panela com uma solução de vinagre e deixe por várias horas. Depois despeje a solução e adicione uma nova, deixe ferver por meia hora e limpe com uma esponja. Repita o procedimento se necessário.
O que fazer se a panela estiver oxidada
Uma panela de alumínio não só pode ser contaminada com alimentos queimados, fuligem ou calcário, mas também oxidar. Devido à oxidação, ele escurece, fica opaco e perde a aparência, ficando desarrumado e desleixado.
Para limpar uma panela oxidada, tente limpá-la por dentro e por fora com um limão comum cortado ao meio. Uma maçã também funciona bem. Outra maneira é ferver água com bicarbonato de sódio e depois lavar com uma esponja.
Limpando uma panela velha
Limpar uma panela velha com marcas de queimado ou manchas escuras não é uma tarefa fácil. Experimente fervê-lo em uma solução de vinagre e depois esfregá-lo com uma esponja.
O bicarbonato de sódio funciona bem, mas você não pode esfregar a superfície com ele; você pode dissolvê-lo em água e fervê-lo. Ferver ajuda mais, e se a panela for muito velha, o procedimento deve ser repetido duas ou três vezes.
Restauramos o brilho e a novidade das panelas de alumínio
Fuligem e escurecimento, manchas antigas são suscetíveis a ácidos e álcalis. Para restaurar uma aparência nova e brilhoso às panelas antigas de alumínio, basta limpá-las com uma esponja embebida em uma solução de vinagre. Você também pode usar limão ou ácido cítrico.
Salmoura comum ou kefir azedo ajudarão a restaurar o brilho do interior da panela. Basta despejar e deixar agir por algumas horas e depois lavar como de costume.
Como limpar uma panela de alumínio queimada
Anteriormente, a comida queimada era tratada com um método original: você precisava pegar uma cebola, descascá-la, colocá-la em uma panela, enchê-la com água e depois fervê-la.
A amônia também funciona bem com sabão em pó. Algumas gotas de amônia, um pouco de sabão (ralar) e deixar ferver.
Nós usamos "Corvalol"
O Corvalol comum faz um ótimo trabalho limpando uma panela velha de alumínio. Experimente este método da "avó".
Basta molhar uma esponja com Corvalol comum (em gotas) e esfregar a superfície de alumínio até que ela brilhe. Depois disso, lave muito bem duas vezes com detergente e enxágue.
Produtos alimentícios
Produtos alimentícios são bons para remover fuligem, sujeira e manchas escuras. Cebolas, limões e maçãs ácidas funcionam bem – esses produtos podem limpar facilmente panelas de alumínio.
Você também pode usar kefir ou leite azedo, salmoura de pepino ou vinagre de mesa. Produtos ácidos ajudam a lidar com a sujeira de forma eficaz, mas suave.
Ácido cítrico
Você pode limpar qualquer mancha com sucesso usando ácido cítrico simples. É especialmente bom para lidar com gordura e manchas antigas.
Dissolva o ácido cítrico na água, ferva uma panela ou frigideira ou deixe de molho durante a noite.
Vinagre de mesa
O vinagre é um dos "agentes de limpeza" mais populares. O ácido acético ajudará a lidar com sujeira leve rapidamente, além disso, ajuda a eliminar odores e desinfeta a superfície.
Em caso de contaminação intensa, vale a pena ferver e deixar os pratos de molho em uma solução de vinagre, pois é muito eficaz.
Sal de mesa
O sal ajuda a limpar manchas antigas, especialmente quando combinado com bicarbonato de sódio e sabão alcalino, como sabão em pó.
Você pode deixar de molho ou ferver panelas de alumínio em uma solução salina e depois limpá-las bem. Mas não esfregue a superfície com sal em hipótese alguma, isso causará arranhões.
Bicarbonato de sódio
Se a panela estiver coberta de depósitos de carbono, gordura velha ou estiver preta, o bicarbonato de sódio dará conta até da tarefa mais difícil. É especialmente eficaz quando usado com sabão em pó. Uma barra de sabão, um pacote de refrigerante, uma panela cheia de água – e deixe ferver por uma hora. Depois, você pode deixar tudo de um dia para o outro e, de manhã, retirar a panela e lavá-la.
Cola PVA
Um método interessante para limpar panelas de alumínio é usar cola. É utilizada cola PVA ou, mais frequentemente, cola de silicato para escritório.
Para preparar a solução, você precisa de cola, água, um pouco de vinagre ou ácido cítrico. Esta solução deve ser fervida em uma panela e depois lavada com uma esponja.
Carvão ativado
O carvão ativado, como o Corvalol, ajuda a dissolver a gordura velha e a dar brilho à superfície metálica.
O carvão ativado pode ser usado para manchas leves, caso a louça tenha oxidado levemente ou escurecido com o tempo. Mas não é eficaz para manchas pesadas.
Produtos químicos domésticos especiais
Você pode remover depósitos de carbono, fuligem e gordura usando produtos especiais, que agora são amplamente anunciados por uma grande variedade de fabricantes.
Produtos cremosos e sprays funcionam bem. Eles devem ser deixados na superfície por meia hora ou mais, depois limpos com uma esponja e enxaguados bem.
Como preparar e cuidar de uma panela de alumínio
Uma panela de alumínio deve ser usada com cuidado e mantida adequadamente para manter sua aparência limpa e brilhante.
Se você comprou uma panela nova, prepare-a para uso. Lave-o em água bem quente com sabão comum e depois aqueça-o no fogo.
Ao usar uma panela de alumínio, siga estas regras:
- lave imediatamente após o cozimento;
- não cozinhe laticínios, não ferva leite neste recipiente;
- não cozinhe em fogo muito alto;
- Não lave com produtos abrasivos nem esfregue com uma escova dura.
Lembre-se de que panelas de alumínio são frágeis e macias, sujam com facilidade, mas são difíceis de limpar. Cuide bem dele e use-o corretamente, e sua cozinha estará sempre em ordem!