Vegetais e frutas se tornaram parte integrante e importante da dieta diária. Muitas vezes, para preparar pratos com elas, é preciso cortá-las. Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de facas para cortar frutas. Vamos descobrir quais são suas características e em que tipos elas existem.
Contente
- Características das facas para cortar vegetais e frutas
- Que tipos de facas para vegetais existem?
- Faca universal para vegetais e frutas
- Faca em zigue-zague para vegetais
- faca de legumes japonesa
- A família Usuba de facas de corte fino
- Modelos Regionais Japoneses
- Recomendações para escolher uma faca para vegetais e frutas
- VÍDEO: Faca para frutas e vegetais – análise detalhada.
Características das facas para cortar vegetais e frutas
É muito difícil dar uma descrição geral de todos os tipos de ferramentas de corte para cortar diversas frutas. Eles são todos diferentes em tamanho, forma e finalidade. Essa é a principal característica deles.
Entretanto, qualquer faca para cortar vegetais e frutas deve ter os seguintes parâmetros.
- Dimensões. O dispositivo não deve ser grande para que seja confortável de segurar na mão. A maioria das frutas requer uma faca pequena, com exceção de frutas e vegetais maiores (abóbora, melão, etc.).
- Lâmina fina. Esse requisito se aplica a quase todas as facas para vegetais e frutas, uma vez que os produtos a serem cortados não têm uma estrutura densa e uma lâmina grossa não é necessária aqui.
Esta faca de cozinha, como qualquer outra, é composta por um cabo e uma lâmina. Os materiais usados para fazê-los podem ser muito diferentes.
Que tipos de facas para vegetais existem?
De acordo com sua finalidade, as facas para vegetais são divididas em 2 tipos:
- para limpeza;
- para cortar.
Elas são completamente diferentes no tipo de lâmina, formato e propriedades. No entanto, qualquer dona de casa precisa das duas ferramentas, porque primeiro os vegetais precisam ser descascados e depois cortados. Há também outros tipos que podem ser usados para cortar frutas lindamente.
Destacam-se as seguintes facas:
- para corte em espiral;
- cortador de palha;
- para cortar círculos uniformes;
- borda ondulada;
- moldes para fazer flores;
- Máquina de espiral longa.
Faca universal para vegetais e frutas
É simplesmente necessário na cozinha. A ferramenta é adequada para limpar, cortar e triturar frutas. Sua lâmina é afiada em ambos os lados e é de tamanho médio. Esta é uma faca versátil que pode ser usada até mesmo por canhotos.
Atenção! Para tomates, é melhor usar uma ferramenta de corte com dentes pequenos que possam cortar facilmente a casca sem apertá-la.
Faca em zigue-zague para vegetais
Uma faca de legumes em zigue-zague permite que você corte frutas de modo que suas bordas pareçam ondas. Este efeito é obtido graças a uma lâmina especial com perfil correspondente. São vendidos dispositivos mecânicos e elétricos que incluem muitas funções adicionais. Este dispositivo multifuncional é usado principalmente em estabelecimentos de alimentação.
Uma versão mais econômica desse dispositivo para cortar frutas com bordas onduladas é uma ferramenta de corte padrão com lâmina modificada. Na aparência, assemelha-se a um pequeno machado, pois a lâmina é larga e de formato quadrado. A ponta em si é ondulada.
Não ocupa muito espaço na cozinha e é adequado para todos os tipos de frutas e vegetais.
faca de legumes japonesa
A faca Santoku se tornou a favorita entre donas de casa e chefs profissionais. Possui aparência atraente e excelentes características. É confortável de trabalhar, graças ao equilíbrio do cabo e da lâmina. Cortar comida com uma faca japonesa não é difícil. Outra vantagem é sua versatilidade.
A família Usuba de facas de corte fino
"Usuba", que significa "fino" em tradução, pode ser considerado uma das principais ferramentas em uma cozinha profissional japonesa. De fato, isso é verdade, porque as fatias de vegetais que ele corta ficam quase translúcidas na luz.
"Usuba" é uma faca grande e longa, cujo comprimento geralmente é de 180 mm a 240 mm, mas às vezes também há aquelas com comprimento de 130 mm. Mas sua característica distintiva não é o tamanho, mas sim a proporção entre a largura da lâmina e o cabo.
O "Usuba" é mais como um pequeno machado usado para cortar ossos. A principal diferença é a linha da espinha que desce perpendicularmente à lâmina de corte. Porém, eles não serão capazes de cortar ossos; a borda fina simplesmente não vai aguentar. Uma pessoa inexperiente pode danificar a lâmina ao cortar incorretamente.
Outra diferença é que o cabo tem uma seção transversal elíptica e uma nervura lateral, além de uma lâmina incomumente larga em comparação ao cabo. Não é fácil se acostumar com uma ferramenta de corte dessas, mas o resultado vale a pena.
Seu peso elevado e lâmina muito afiada proporcionam um corte “reto” sem movimentos reciprocantes, o que é considerado a principal característica do “Usuba”.
Modelos Regionais Japoneses
Esses são principalmente modelos universais de ferramentas de corte.
- Hakusaikiri – usado para ralar repolho chinês.
- Kurimuki é uma faca pequena e universal para frutas e vegetais, adequada para descascar castanhas.
- Chukabocho – o objetivo principal é cortar carne. Esta é uma faca universal, os chineses a chamam de "tsai dao". Muitas vezes, os chefs usam apenas este em seu trabalho.
- Kabochakiri – projetado para cortar abóbora.
- Kyabetsukiri é um dispositivo para ralar repolho, mas desta vez é repolho comum e mais duro, não repolho chinês.
- Kawamuki – indispensável quando você precisa descascar e cortar vegetais lindamente, semelhante a uma faca de trinchar.
- Nata (ната) – estruturalmente muito semelhante a um machado de corte europeu, necessário para cortar bambu e madeira.
- Ninjikiri é uma ferramenta de corte para ralar cenouras.
- Negikiri é uma ferramenta de corte para fatiar alho-poró. Um dispositivo enorme, cujo comprimento pode chegar a 300 mm.
Recomendações para escolher uma faca para vegetais e frutas
Antes mesmo de comprar uma faca de legumes multifuncional, é importante considerar todas as suas características e alguns fatores que afetam a duração do seu uso. Aqui estão algumas diretrizes para escolha.
- A lâmina deve ser feita de aço forte, aço de liga média ou alta é o mais adequado para essa função. As propriedades de corte dessa faca serão preservadas por muito tempo, o que é muito importante.
- O revestimento também é importante, pois o instrumento fica em um ambiente úmido por muito tempo. Um revestimento anticorrosivo seria ideal.
- Para garantir que a ferramenta de corte seja confortável de usar, é recomendável avaliá-la taticamente antes de comprá-la. É melhor escolher um dispositivo de largura média que não escorregue na sua mão. Uma opção é um revestimento de borracha no cabo.
Importante! Vale a pena comprar ferramentas de corte de marcas comprovadas, cujos modelos são feitos de materiais de alta qualidade, não absorvem odores e são altamente duráveis.
Para trabalhar confortavelmente na cozinha, qualquer dona de casa precisa de um dispositivo de alta qualidade com lâmina afiada. Afinal, é justamente por causa de uma lâmina cega que os ferimentos ocorrem. Algumas facas para cortar vegetais e frutas em vários formatos não podem ser afiadas em casa. Neste caso, é melhor recorrer aos serviços de especialistas.