É possível cozinhar sem utensílios de corte? Se estamos falando de obras-primas da arte culinária com carne e peixe, então definitivamente não. Hoje em dia, existe uma variedade enorme de facas que você não verá na cozinha de uma dona de casa comum, porque a maioria das casas usa apenas três ou quatro utensílios. Mas por que não aprender algo novo sobre facas profissionais para cortar carne e talvez adicionar mais alguns dispositivos à sua coleção?

Contente
- Características e finalidade das facas de trinchar
- Tipos de facas para cortar carne por finalidade
- Materiais para a produção de facas de trinchar
- As nuances do processamento e afiação de facas de trinchar
- Qual faca de trinchar escolher
- Marcas populares de facas de trinchar
- Conclusão
- VÍDEO: Análise de facas de açougueiro profissionais.
Características e finalidade das facas de trinchar
Equipamentos deste tipo são destinados exclusivamente ao trabalho com carne, por isso a faca de corte deve ter uma boa lâmina feita de material de alta qualidade que não entorte. Se você cortar uma carcaça com uma faca comum, sua lâmina não só estragará o produto, mas também quebrará.
O cabo de uma ferramenta profissional geralmente não possui nenhum design, já que a ênfase principal está na fixação da lâmina ao fio de corte. Se esse trabalho for mal feito, há um alto risco de se machucar durante o processo.
Tipos de facas para cortar carne por finalidade
Existem os seguintes tipos de facas profissionais para cortar carne:
- faca de machado (usada para cortar carne congelada);
- cutelo (adequado para caça e frango);
- desossa (usada para separar a carne da cartilagem);
- universal (adequado para cortar peças);
- filé (usado para cortar pedaços de carne no tamanho desejado);
- para cortar pequenos pedaços;
- tesoura de peixe;
- faca para esfolar peixe (para remover elementos desnecessários).
Além disso, os equipamentos para trabalhar com produtos cárneos também são divididos nas seguintes categorias:
- caça;
- do chefe;
- profissional.
Faca de corte de peixe
Vários tipos de facas são usados para trabalhar com peixes: facas para filé, facas para esfolar e tesouras especiais.
A faca para filé é caracterizada por uma lâmina fina e longa, cujo comprimento varia de 16 a 21 cm. Além disso, a lâmina é afiada de tal forma que fica com um formato ligeiramente curvado.
As facas de esfolar diferem das facas comuns porque têm um cabo curto e uma depressão especial na ponta da lâmina. Este dispositivo é usado para separar partes desnecessárias do peixe da carcaça.
As tesouras de peixe são semelhantes às tesouras comuns, mas diferem umas das outras nos dentes das lâminas e no formato ligeiramente curvado.
Faca para cortar coelho
Vários tipos de facas também são usados para trabalhar com carne de coelho: um cutelo, uma faca de desossar e uma faca multiuso.
O cutelo lembra um machado na aparência, mas é menor em tamanho.
A faca de desossar é de comprimento médio, e a ponta da lâmina é estreita e tem uma curva especial.
O equipamento universal é caracterizado por um comprimento de 30 cm.
Faca para trinchar aves
Para trabalhar com caça e aves, o mais usado é um podador. Este eletrodoméstico funciona idealmente com tipos de carne macios.
Também é utilizado um cortador de filés, o que torna muito fácil dividir o produto em pedaços pequenos.
Materiais para a produção de facas de trinchar
A produção moderna deste equipamento para corte de produtos cárneos utiliza diversos materiais, dentre os quais se destacam:
- cerâmica;
- aço inoxidável de alto carbono;
- titânio;
- Aço de Damasco.
Cerâmica
Este material tem um grande número de vantagens e não é inferior ao metal. O produto cerâmico é muito durável, mas, ao mesmo tempo, é impossível dobrá-lo, o que pode ser uma desvantagem ao trabalhar com alguns tipos de carne. Também vale a pena manuseá-lo com habilidade para não quebrá-lo ou machucá-lo.
Além disso, essa matéria-prima não é suscetível ao crescimento de micróbios em sua superfície, o que indica um alto nível de higiene.
A cerâmica não é capaz de absorver odores, o que significa que tal produto pode ser usado para cortar vários tipos de alimentos ao mesmo tempo.
Aço inoxidável de alto carbono
Esta matéria-prima é composta por aço e carbono. Produtos feitos com esse material são resistentes à corrosão, afiados e duráveis. Devido à sua capacidade de dobrar e suportar cargas enormes, eles podem ser usados para executar um grande número de trabalhos relacionados ao corte de produtos cárneos.
Titânio
A principal vantagem dos produtos feitos com esse material é que eles são ecologicamente corretos. Além disso, seu peso e elasticidade mínimos são adequados para o trabalho de longo prazo com produtos.
As desvantagens das facas de titânio incluem o alto custo e a incapacidade de manter o fio afiado, além de ser extremamente difícil fazer o produto funcionar sozinho.
Aço de Damasco
Essa matéria-prima recebeu esse nome devido à mistura de diversos materiais, como metal e aço. Este tipo de aço é dividido em dois tipos: refinado e soldado. A primeira opção é durável, mas não é resistente à corrosão. O segundo tipo também é durável e contém carbono.
Produtos profissionais para trabalhar com produtos cárneos requerem cuidados especiais: devem ser lubrificados periodicamente com produtos especiais.
As nuances do processamento e afiação de facas de trinchar
O ângulo desempenha um papel importante na afiação de facas, portanto cada tipo de faca deve ser processado no grau pretendido:
- desossa - de 25 a 30;
- universal - de 30 a 35;
- cozinheiro - de 20 a 25;
- para peixes - de 20 a 25;
- para carne - de 25 a 30.
Se você não seguir essas instruções, poderá danificar seus equipamentos de cozinha, que serão impossíveis de “trazer de volta” à vida.
É importante atentar para o fato de que o tipo de seção da lâmina também determina o dispositivo utilizado para afiar este utensílio de cozinha. Na maioria das vezes, uma ferramenta de dois lados é usada para afiar uma faca, que é dividida em vários tipos:
- convexo;
- côncavo;
- pentaédrico;
- em forma de cunha.
Essas afiações são consideradas universais e adequadas para muitos tipos de equipamentos de corte.
Qual faca de trinchar escolher
Antes de comprar este produto, vale a pena considerar todas as sutilezas não apenas do produto, mas também do trabalho futuro. Portanto, é importante ficar atento aos seguintes pontos:
- que tipo de carne será usada durante todo o processo de corte;
- qual modelo é mais adequado para um determinado tipo de produto e seu formato;
- qual faixa de preço deve ser atendida?
Ao examinar os produtos, você deve tentar segurá-los na mão, porque a conveniência desempenha um papel importante no corte: o dispositivo não deve escorregar ou esfregar sua mão.
Conselho. Não há necessidade de comprar todos os tipos de facas de uma só vez na loja. Para começar, você pode comprar vários modelos adequados para trabalhar com vários tipos de carne. Dessa forma, você não só economiza dinheiro, mas também encontra a marca que mais gosta.
Marcas populares de facas de trinchar
O mercado moderno oferece ao comprador uma grande variedade de marcas de facas de trinchar. Os seguintes itens estão em grande demanda hoje em dia:
- Tupperware, especialmente o produto chamado “Gourmet”;
- OPINEL Parallele 120;
- Fiskars 1014204;
- Linha Gourmet BergHOFF 1399607;
- Rondell Flamberg RD-681;
- Gipfel 6671.
Os modelos desses fabricantes têm em comum não apenas a multifuncionalidade e a adequação a qualquer tipo de produto cárneo, mas também o custo otimizado. Além disso, é necessário atentar para o fato de que os produtos apresentados acima podem ser operados tanto por um chef profissional quanto por um iniciante.
Conclusão
Escolher a faca certa e conhecer suas funções desempenha um papel fundamental no preparo de pratos de carne, pois se você usar este ou aquele dispositivo para outros fins, é bem possível que você estrague não só a futura obra-prima culinária, mas também a faca. Portanto, você não deve ignorar as informações fornecidas acima.