Toda dona de casa, e especialmente toda cozinheira, tem seu próprio conjunto de facas usadas para cortar alimentos e preparar pratos. Faca especial para pão, peixe, carne, vegetais e outros.

E se um cutelo pode cortar todos os produtos de carne, então as facas para vegetais e frutas têm um grande número de modificações diferentes.

Contente
- Características das facas para descascar vegetais
- Tipos de facas para vegetais
- Faca de descascar de cozinha clássica
- Faca com lâmina flutuante para descascar vegetais e frutas
- Canivete
- Como usar facas para frutas e vegetais
- Como escolher uma faca de qualidade para processar vegetais
- Lista de fabricantes populares de facas
- VÍDEO: Faca universal para vegetais e frutas.
Características das facas para descascar vegetais
De toda essa diversidade, apenas três características podem ser distinguidas.
- Tamanho compacto.
Quase todas as facas para cortar vegetais e frutas têm um tamanho de lâmina de trabalho pequeno – não mais que 10 cm.

- Lâmina muito fina e afiada.
Processar vegetais e frutas não exige nenhum esforço, por isso as lâminas para eles são feitas de aço fino para movimentação rápida e manobrabilidade.

- Uma grande quantidade de variedades.
Para quase todos os vegetais e frutas, a humanidade criou sua própria faca. Além disso, há um grande número de modificações universais que também são consideradas vegetais. Somente a prática ajudará você a entender sua qualidade e, mais importante, a necessidade de usá-los.

Tipos de facas para vegetais
Vamos tentar organizar toda a gama de facas para vegetais em vários grupos.
- Faca curta clássica para vegetais.
Feito com uma lâmina curva.

- Descascador de legumes com lâmina flutuante.
Equipado com uma lâmina giratória de dois lados.

- Faca de cozinha universal.
Uma pequena faca de cozinha adequada tanto para vegetais e frutas, quanto para cortar alimentos preparados: carne, peixe, etc.

- Santoku.
Uma lâmina japonesa afiada com um fio largo.

- Dispositivos para cortar o núcleo ou a cavidade.
Lâminas redondas ou cônicas projetadas para remover caroços indesejados de maçãs, abacaxis, tomates, etc.

- Tipos especializados de facas.
Eles são destinados exclusivamente para cortar um ou dois tipos de vegetais ou frutas, sendo completamente inadequados para os demais. Por exemplo, para limpar abacaxi, para cortar maçãs, para melancia, etc.

Faca de descascar de cozinha clássica
Traduzido literalmente do inglês - uma faca para remover pele. Possui lâmina curta, em formato de foice, com 3 a 10 cm de comprimento, feita de aço fino ou cerâmica. Ela termina em uma ponta fina e afiada, semelhante a uma lâmina, ideal para perfuração. Eles são produzidos com bordas regulares e serrilhadas.

Faca com lâmina flutuante para descascar vegetais e frutas
Em configuração, assemelha-se a uma navalha com lâmina larga. A cabeça flutuante consiste em duas lâminas finas e afiadas localizadas paralelamente uma à outra, com as bordas afiadas voltadas para dentro. Os produtos são produzidos com posicionamento horizontal, vertical e inclinado da cabeça flutuante.

Ideal para descascar vegetais de raiz: batatas, cenouras, rabanete e outros.
Além disso, muitos chefs os utilizam para fatiar vegetais e frutas com as melhores espessuras: pepinos, abobrinhas, mangas, etc.

Canivete
Para processar e picar vegetais, não é necessário comprar uma faca especializada. Uma faca de cozinha de uso geral será suficiente. Equipado com uma lâmina curta de 8 a 15 cm, ele pode lidar com quase qualquer trabalho. Sua ponta é feita de material fino, o que permite descascar vegetais e frutas sem danificá-los ou amassá-los.

Como usar facas para frutas e vegetais
Para garantir que as facas durem muito tempo, há várias nuances na hora de usá-las.
Eles devem ser usados somente para a finalidade a que se destinam. Lave e limpe após cada uso.

Guarde cada lâmina separadamente, evitando contato com outros utensílios de cozinha. Além disso, durante o armazenamento e o transporte, a lâmina não deve entrar em contato com nada.

Não corte em superfícies duras: vidro, porcelana, metal. Evite impactos e pressões fortes.
Segure o produto corretamente durante o trabalho para que a borda não dobre e não trabalhe na quebra.

Como escolher uma faca de qualidade para processar vegetais
Ao escolher um produto de qualidade, é importante prestar atenção ao seguinte.
Alavanca
Os cabos geralmente são feitos de plástico, madeira ou metal. Todos eles têm suas vantagens e desvantagens. Os cabos de metal tornam o produto mais pesado, o que significa que a faca pode não ser muito confortável para pessoas acostumadas a ferramentas leves.

Os cabos de madeira podem rachar com o tempo. A madeira absorve bastante umidade, por isso tais aparelhos não podem ser lavados na máquina de lavar louça. É aconselhável não lavar o cabo de madeira, mas apenas limpá-lo com um pano úmido.
O cabo de plástico é mais confortável e prático que os modelos anteriores. Não acrescenta peso ao produto e cabe confortavelmente na mão.

Uma faca bem feita possui uma parte metálica que se estende até a ponta do cabo, conseguindo assim o equilíbrio ideal do produto, tornando-o menos sujeito a deformações e durando mais.
O mais importante na escolha de um cabo é sua ergonomia. Ele deve caber confortavelmente na mão sem causar desconforto à pessoa. Não deve balançar nem escorregar.

Lâmina
Esta é a base de todo o produto, por isso deve receber atenção especial. Na produção, aço inoxidável de alta qualidade é usado com uma mistura de outros elementos para dar resistência ao material e nitidez ao produto final.

Antes de comprar, você precisa verificar a superfície da lâmina e seu fio. Elas devem ser perfeitamente lisas, sem lascas, ranhuras, abrasões, rugosidades ou outros defeitos. Além disso, não deve haver manchas ou riscos nas bordas.

Facas de cerâmica são um bom complemento para seu conjunto básico de produtos de metal. Suas lâminas permanecem afiadas por muito tempo, mas não são indicadas para alguns tipos de trabalho na cozinha. Eles também são muito frágeis e propensos a lascar sob cargas pesadas ou quando caem. Ao escolher eletrodomésticos de cerâmica, dê preferência às lâminas pretas, elas são mais confiáveis e duráveis.
Afiação
Uma faca nova de qualidade deve ser afiada. Portanto, você deve prestar atenção ao fio da lâmina ou ao fio. Ela deve ser reta, brilhante e bem afiada. O ideal é que a lâmina seja afiada dos dois lados. Se a afiação for feita com laser, marcas opacas perpendiculares ficarão visíveis na lâmina. Isso permitirá que ele permaneça afiado por muito mais tempo.

Características adicionais: ponta serrilhada, autoafiável, cabo com furo para pendurar e outros truques úteis.
Lista de fabricantes populares de facas
Como em qualquer indústria, a produção de facas de cozinha tem suas próprias marcas populares.
- Alemão: Boker, Fissler, Gude, Pohl Force, Victorinox, Wuesthof, Zwilling.
- Doméstico: Kizlyar, Russo Bulat, Vityaz, Zlatoust.
- Japonês: Global, Kanetsugu, Kasumi, Masahiro, Samura.

Por exemplo, a empresa Victorinox produz uma gama bastante grande de facas de cozinha, incluindo aquelas para descascar vegetais e frutas. Cada um certamente encontrará a melhor opção para si.
