Organizar o espaço de trabalho na cozinha significa não apenas mais conforto e facilidade de uso, mas também segurança. É por isso que é necessário pensar em cada pequeno detalhe, o mesmo se aplica à questão de escolher uma bandeja para talheres, que muitas vezes fica exposta nos móveis da cozinha.
Este artigo abordará os designs básicos de organizadores, auxiliares de secagem usados em bandejas e acessórios para talheres. Os dados podem ser usados ao considerar o armazenamento ideal de talheres na cozinha.
Contente
- Características das bandejas de talheres em uma gaveta de cozinha
- Materiais para inserção de talheres
- O que é uma bandeja deslizante para talheres
- Como aparar uma bandeja
- Quais são as dimensões da gaveta para colheres e garfos?
- Opções de gaveta para talheres
- Outros acessórios para talheres
- Características do secador de talheres na gaveta
- Melhores fabricantes de encaixes de gaveta para colheres, garfos e facas
- VÍDEO: Como fazer uma bandeja de talheres com suas próprias mãos.
- 50 opções de organizadores de utensílios de cozinha:
Características das bandejas de talheres em uma gaveta de cozinha
Uma bandeja para colheres e garfos está se tornando cada vez mais um item padrão em móveis. Mas quando isso não acontece, você tem que resolver o problema sozinho. caso contrário, secar e armazenar talheres é muito inconveniente.
Hoje, existem 3 opções mais comuns para a colocação desta estrutura retrátil:
- Layout horizontal superior. Neste caso, a bandeja está localizada diretamente abaixo da parte superior da gaveta, na gaveta superior removível. Na maioria das vezes, ele é feito bem pequeno (plano) - cabe apenas uma caixa com colheres e garfos, além de alguns outros eletrodomésticos. Dessa forma, esse arranjo não ocupa espaço livre útil.
- Horizontal inferior – neste caso, a gaveta extraível, incluindo a estrutura de armazenamento, está localizada a uma altura de aproximadamente 0,3-1 m do chão. A principal desvantagem é que, se houver crianças pequenas na família, elas podem facilmente alcançar esta caixa e retirar dispositivos perigosos.
- Estojo vertical removível – aqui você pode organizar uma grande variedade de ferramentas em várias fileiras. Este inserto fica bem original na fachada externa dos armários da cozinha.
Nos móveis de hoje, especialmente se forem representados por um conjunto de cozinha bastante grande, existem várias gavetas. Isso permite que você organize confortavelmente tudo o que precisa, tendo feito a triagem necessária. Assim, facas de carne, batedores, colheres de bolo e outras ferramentas raramente usadas podem ser armazenadas separadamente (em uma seção separada). Enquanto aqueles que são usados diariamente podem ser colocados em um compartimento separado.
Pela sua forma:
- direto;
- angular;
- carrossel.
Materiais para inserção de talheres
Esses produtos podem ser feitos de madeira, vários tipos de plástico ou aço inoxidável. Cada material tem suas próprias características distintas e prerrogativas de uso.
Por exemplo, uma bandeja de madeira pode ser suscetível à umidade se itens forem colocados nela enquanto estiverem molhados.
Ao escolher o plástico como material, é necessário comprar apenas produtos de alta qualidade, pois a própria bandeja pode emitir componentes nocivos. Para evitar esse inconveniente, basta ficar atento aos acessórios de marcas confiáveis que não permitem o uso de plástico de baixa qualidade.
Organizadores de metal são suscetíveis à umidade, assim como os de madeira. Portanto, é necessário secar os acessórios antes de guardá-los.
Insertos de plástico
Na maioria das vezes, inserções de plástico são usadas em armários extraíveis. Isso se deve ao fato de que esse secador não fica exposto à umidade e não a deixa sair (se o design for feito sem furos). Neste caso, não há impacto negativo no material do qual o próprio móvel retrátil é feito.
Para facilitar o uso, é necessário que 1 produto inclua 6 a 8 compartimentos de diferentes formatos e tamanhos:
- um compartimento separado, bastante grande, para armazenar colheres e garfos;
- um recipiente separado para facas e outros itens cortantes e perfurantes;
- uma seção curta e separada na qual itens de sobremesa, bem como colheres de chá e café, são armazenados;
- outro compartimento ou suporte no qual é conveniente armazenar itens maiores, como conchas, esmagadores de batatas, etc.;
- É muito conveniente ter um recipiente para armazenar pequenos mixers e outros utensílios de cozinha portáteis.
Bandejas de madeira
As bandejas de madeira têm formatos mais simples. Mas elas parecem muito atraentes. Principalmente se as frentes dos armários da cozinha também forem feitas desse material natural.
Produtos de madeira de alta qualidade são impregnados com compostos especiais que evitam o inchaço causado pela exposição à umidade. Naturalmente, esta opção é a mais cara.
Bandejas de metal
O aço inoxidável é usado como metal. Esta é a melhor opção para aquelas donas de casa que não têm tempo algum para secar a louça antes de colocá-la no sistema de armazenamento.
O que é uma bandeja deslizante para talheres
O dispositivo deslizante da bandeja é um recipiente com uma parte superior de fechamento na qual são feitos furos para ventilação.
Só pode ser usado se os pratos estiverem pré-secos. Caso contrário, irá desenvolver-se mofo.
Como aparar uma bandeja
Se a bandeja não couber na gaveta do armário da cozinha, você terá que cortá-la. O método de corte depende do material. Mas é melhor usar uma serra especial para metal, madeira ou plástico. Isso resulta em uma borda extremamente lisa e sem rebarbas.
É importante levar em consideração que, para manter a atratividade externa, você deve cortar a borda mais distante do recipiente, que ficará localizada na profundidade da caixa.
Quais são as dimensões da gaveta para colheres e garfos?
Embora os compartimentos e suportes sejam todos diferentes, as dimensões principais ainda oscilam dentro de certos intervalos:
- Largura de 0,3 a 0,9 m.
- Altura de 20 a 30 cm.
- Profundidade de 0,4 a 0,6 m.
Opções de gaveta para talheres
Para instalar um sistema de armazenamento para talheres, são utilizadas as seguintes opções de design de gaveta:
- Os retráteis são os mais comuns e fáceis de usar.
- As de canto, que têm um design curvo que permite aproveitar ao máximo todo o espaço com benefício.
- O sistema carrossel permite utilizar áreas remotas de móveis, por exemplo, aquelas localizadas em um canto, com máxima eficiência. A porta deslizante abre um conjunto de gavetas e sistemas de armazenamento que permitem que você coloque tudo o que precisa. Além disso, isso deve ser feito da maneira mais segura possível, do ponto de vista do acesso de crianças.
Gaveta escondida para colheres e garfos
A estrutura oculta é como duas caixas colocadas uma dentro da outra. Mas cada um deles segue seu próprio guia. Assim, ao abrir a gaveta principal, o compartimento interno fica visível. Se você movê-lo para mais fundo, a entrada para o fundo da caixa ficará acessível.
Esta parte é usada com mais frequência para armazenar itens perigosos de corte e perfuração ou itens que são usados muito raramente.
Gaveta dupla para talheres
Este design, quando aberto, consiste em dois compartimentos, um acima do outro. Isso só é conveniente se houver cozimento regular na cozinha com muitos talheres.
Outros acessórios para talheres
Além da bandeja para guardar colheres, garfos, facas e outros talheres, há uma grande variedade de acessórios diferentes. Eles são projetados não apenas para organizar o espaço na cozinha, mas também para facilitar o trabalho da dona de casa.
Recipiente para colher e garfo em uma gaveta
Se o móvel que você comprar não tiver um compartimento embutido com divisórias para guardar os talheres de forma prática, você terá que comprá-lo.
Há uma variedade de recipientes e organizadores de diferentes marcas que ajudarão você a “colocar cada coisa em seu lugar”.
Uma ampla gama de produtos permite que você escolha esses acessórios com base em suas necessidades. Podem ser tanto os mais simples divisores-limitadores quanto sistemas mais complexos que incluem vários compartimentos para instrumentos de vários tamanhos.
Esses recipientes são feitos dos mesmos materiais – ou seja, madeira, plástico, metal.
Uma característica interessante existe em algumas estruturas de madeira. Para organizar o armazenamento seguro das facas, é feita uma bandeja, parte da qual é feita na forma de um recesso sólido. A segunda parte é um bloco sólido de madeira com cortes estreitos feitos nele. Isso é feito especificamente para que a lâmina da faca se encaixe neste corte, enquanto o cabo se dobra para dentro do recipiente principal.
Bandeja para talheres em uma gaveta
Há também outras opções de substratos. Esses são designs mais simples e, portanto, mais baratos.
Existem opções de tapetes de silicone que possuem limitadores nas bordas. É conveniente colocar colheres ou garfos sobre eles.
Mas vale a pena considerar que a durabilidade de tal substrato é significativamente inferior em comparação com uma bandeja estacionária feita de materiais mais duráveis.
Organizador
Organizadores são bandejas bem grandes, projetadas para armazenar tudo o que você precisa na cozinha. Sua divisão interna é organizada da maneira mais conveniente, levando em consideração as necessidades ergonômicas de uma pessoa. Ao adquirir um produto como esse, a dona de casa não precisará mais enfrentar questões como:
- Onde armazenar garfos e colheres e classificá-los por calibre.
- Como organizar facas com segurança em um sistema de armazenamento para não se cortar acidentalmente com elas.
- Onde colocar conchas, esmagadores de batatas e outros utensílios de cozinha relacionados.
- Onde é conveniente colocar o saleiro e o pimenteiro para não quebrá-los acidentalmente.
- Muitas vezes, esses organizadores têm espaço para tudo de uma vez. Há compartimentos onde você pode armazenar potes de temperos.
- Há até caixas para guardanapos e toalhas.
Vale ressaltar que tais organizadores ocupam bastante espaço em armários internos. Na maioria das vezes, eles são feitos na forma de vários elementos, cada um dos quais é inserido em seu próprio compartimento separado. Mas no final dá um ótimo efeito: tudo na cozinha fica arrumado. Não há utensílios de cozinha ou pratos espalhados.
Características do secador de talheres na gaveta
Um secador de talheres é necessário quando o sistema de armazenamento não permite colocar colheres, garfos, etc. molhados em seus compartimentos.
A secadora pode ter várias opções de design:
Estruturas de metal nas pernas. Aqui também há compartimentos para mais do que apenas pratos, panelas e pires. Mas também elementos especiais, que geralmente são feitos em forma de cilindro, para secar colheres, garfos, facas e outros talheres. Este design é exibido ao lado da pia. Para evitar que a água pingue na bancada, a secadora foi projetada com uma bandeja especial. Toda a umidade que escorre dos pratos é coletada nele.
Há também secadoras embutidas no armário. Eles são encontrados com mais frequência em armários verticais deslizantes. Quando a fachada (porta) de tal compartimento se desenrola ao longo dos trilhos, uma estrutura metálica feita em forma de grade de arame é puxada para trás dela. A distância entre os dois fios é projetada de forma que seja conveniente inserir pratos, potes, colheres, facas, garfos, conchas, etc. para armazenamento e secagem. Além disso, o formato da curva é feito de tal forma que é possível colocar todos os utensílios de cozinha necessários de forma confortável e prática, sem quebrá-los.
Cada tipo de secadora tem suas vantagens e desvantagens.
Por exemplo, uma secadora autônoma colocada na superfície de trabalho, embora possa não parecer esteticamente agradável o suficiente e também ocupe espaço livre na bancada, ainda tem suas vantagens. Isso inclui a secagem rápida de pratos, já que os itens molhados têm acesso constante ao ar corrente. Também vale a pena notar que é muito prático colocar tudo o que você precisa em uma secadora. Afinal, ele está localizado bem ao lado da pia. Portanto, a dona de casa só precisa fazer um leve movimento com a mão e colocar os pratos ou talheres no escorredor.
Enquanto os sistemas de secagem extraíveis criam uma maior estética na cozinha. Porque não há nada supérfluo à vista. Mas apesar de tudo isso, não é muito prático colocar pratos em tal gaveta. Afinal, mesmo que ele esteja localizado bem próximo da pia, você terá que se curvar sobre ele toda vez que for colocar algo lá. Também é importante considerar que, mesmo que a umidade se acumule na bandeja inferior, ela não terá para onde ir. Portanto, é necessário ventilar periodicamente o gabinete para que mofo e bolor não se formem nele.
Melhores fabricantes de encaixes de gaveta para colheres, garfos e facas
Naturalmente, para que esse sistema de armazenamento dure o máximo possível e agrade seus proprietários, é necessário escolher produtos de fabricantes confiáveis. Entre elas estão as seguintes empresas: Blum, Tandembox, Orgaline, Movento. São fabricantes que prezam seu nome, por isso seus produtos são de alta qualidade, confortáveis e duram muito tempo.