Hoje em dia, esses itens são muito populares e frequentemente usados em cozinhas. Seu valor aumentou muito nos últimos tempos. Esses pratos são muito procurados hoje em dia e apresentam muitas vantagens e propriedades úteis.
Contente
- Vantagens das panelas de fundo duplo com tecnologia “sanduíche”
- Por que a comida tem um sabor melhor em potes com parede dupla e fundo duplo
- Nuances do design de vasos com fundo duplo
- "Sanduíche" tradicional
- O que é um sanduíche cápsula?
- Como escolher um modelo de parede dupla de qualidade
- Cuidados com vasos de fundo duplo
- VÍDEO: Como escolher a panela de aço inoxidável certa.
Vantagens das panelas de fundo duplo com tecnologia “sanduíche”
Essa alta demanda pelo produto se explica pelo fato de ele ter muitas propriedades e vantagens úteis.
- Em comparação aos modelos com fundo fino, seu uso é mais prático.
- Usar esses utensílios torna o processo de cozimento muito mais fácil.
- O tempo de cozimento do prato é significativamente menor.
- Se você pensar bem, pode chegar à conclusão de que isso afeta a energia (gás), ou mais precisamente, sua (sua) economia.
O fundo grosso aquece uniformemente, o que afeta o processo de cozimento. Isso significa que a possibilidade de alimentos queimarem na superfície inferior é quase completamente eliminada. Esses utensílios de cozinha permitem cozinhar pratos no próprio suco do produto. Não é necessário usar nenhuma gordura ou óleo. Esta notícia é especialmente exclusiva para aqueles que seguem uma nutrição adequada e comem alimentos saudáveis.
Essa estrutura inferior ajuda a preservar nutrientes.
- Isso se deve ao tempo de cozimento rápido.
- Todos os nutrientes do produto não têm tempo de ser destruídos, como aconteceria com a exposição prolongada a altas temperaturas.
- Uma temperatura média típica é de 35 graus.
Como os pratos praticamente não queimam nesses utensílios de cozinha, a limpeza dos mesmos é muito mais fácil. Para isso, basta lavar a louça com detergente e manter seu produto limpo. Nenhuma manipulação adicional é necessária.
Por que a comida tem um sabor melhor em potes com parede dupla e fundo duplo
Quando surge um tipo de panela com fundo e paredes grossas, a dona de casa imediatamente sente a diferença em comparação com outros utensílios de cozinha. A primeira coisa que chama a atenção é a rapidez do preparo. O calor é distribuído uniformemente e os alimentos cozinham mais rápido. A principal recomendação dos chefs e dos próprios fabricantes é desligar o fogão 15 minutos antes do prato ficar pronto. Devido à velocidade do cozimento, os alimentos não têm tempo de perder suas propriedades benéficas, vitaminas e microelementos. Pode-se concluir que alimentos saudáveis são preparados com tal ferramenta.
Além de todas essas vantagens, há outra vantagem igualmente significativa. Você pode cozinhar o prato por menos tempo e desligar o gás, o material permitirá o armazenamento de calor a longo prazo e permitirá que o alimento atinja a consistência desejada. Dessa forma o prato absorverá totalmente o aroma e o sabor.
Se houver algum problema com alimentos grudando no fundo. Então não tenha pressa em roubar o produto. Devido ao design especial, você precisa esperar, após o qual poderá virar a comida com calma e sem muito esforço.
Devido à distribuição uniforme do calor, você pode preparar obras-primas culinárias com a menor quantidade de óleo e gastar o mínimo de tempo fritando. Seu prato ficará leve e saudável. Você também pode esquecer alguns eletrodomésticos adicionais na cozinha. Por exemplo, você não precisará mais de um fogão de leite.
Panelas com superfície brilhante retêm o calor por mais tempo e, se você levar em conta a superfície fosca, o resfriamento ocorrerá um pouco mais rápido.
Nuances do design de vasos com fundo duplo
Fundo encapsulado não significa apenas usar mais material. Para criar tal estrutura, é necessário utilizar um número maior de metais diferentes. Essas panelas de fundo duplo são equipadas com diferentes tipos de materiais para atingir os valores de condutividade térmica necessários. Cada material conduz e retém calor à sua maneira. Pode haver um número diferente dessas camadas. A sobreposição deles funciona com base em um princípio sanduíche interessante, universal e prático.
As camadas superior e inferior são absolutamente idênticas, mas há outros materiais entre elas. Normalmente, uma camada de aço inoxidável é usada como camadas superior e inferior, e o alumínio é colocado internamente. O alumínio em si é um material propenso à oxidação. Mas duas camadas de cobertura o protegem desse problema.
É fácil chegar à conclusão de que, dependendo de quantas camadas seu modelo tem, a espessura do fundo varia. Pode variar de 5 a 12 mm. Para cozimento padrão, a espessura ideal pode chegar a 8 mm.
- Se o produto for mais espesso, a distribuição de calor será completamente diferente.
- O aquecimento levará mais tempo, mas o resfriamento também levará mais tempo.
Se você não conhece essas nuances, seus primeiros pratos provavelmente serão estragados. É melhor usar os parâmetros médios aos quais o chef está acostumado.
Este design tem dois subtipos: tradicional e cápsula.
"Sanduíche" tradicional
Esse desenvolvimento envolve primeiro fazer os pratos em si, mas sem o fundo. A parte de alumínio é fixada por dois discos de aço inoxidável. A colagem é feita por meio de alta temperatura sob forte pressão. Depois, ele é processado em uma máquina e fixado na própria louça.
O fundo é extremamente preciso e marcado. Seu diâmetro é um pouco menor que o próprio produto. Mas gradualmente esse princípio de fabricação está se tornando irrelevante. O tipo cápsula é tecnologicamente mais avançado e preferível.
O que é um sanduíche cápsula?
Toda a tecnologia de fabricação é semelhante à descrita acima, com uma exceção. Este método não envolve o processamento do fundo usando uma máquina. A mesma fusão de camadas ocorre sob alta pressão, mas os discos já têm o diâmetro e o tamanho necessários. Portanto, por exemplo, um bule com fundo de cápsula já terá um fundo fundido e um formato uniforme.
Produtos com fundo multicamadas são os mais preferidos, independentemente do tipo de construção. Mas a produção de cápsulas exige mais mão de obra, então seu preço é significativamente mais alto.
Como escolher um modelo de parede dupla de qualidade
Ao escolher um modelo, preste atenção ao peso do produto. Quanto mais pesada a estrutura, mais camadas há na área inferior. Se o modelo for muito pesado, você deve prestar atenção em como as alças estão bem fixadas. Ao utilizar fixações por parafuso, é importante entender que, com o tempo, as alças podem se soltar e os rebites muitas vezes oxidam no futuro. A opção mais prática é uma conexão dobrada.
Ao escolher um aparelho, não se esqueça de cuidar da tampa. Certifique-se de que ele esteja bem ajustado para que o alimento possa atingir a consistência desejada enquanto cozinha sob a tampa. O produto deve estar em perfeitas condições e não apresentar defeitos de fabricação, como arranhões, lascas ou amassados. Isso fará com que bactérias se acumulem no interior e os utensílios de cozinha se tornarão inadequados para cozinhar.
Cabos revestidos de teflon são preferíveis aos de silicone ou madeira. Eles não toleram muito bem altas temperaturas. Como resultado, com o tempo, eles gradualmente se tornam defeituosos e seu uso se torna impossível.
Quanto ao volume necessário, concentre-se no número de membros da família. Se você tem uma família grande que adora comer comidas saborosas com frequência, compre um aparelho do tamanho apropriado. Caso contrário, uma panela pequena para várias porções será suficiente. Se possível, é melhor comprar um conjunto de vasos de tamanhos diferentes que serão úteis para todas as ocasiões. Conchas pequenas de 2 litros serão excelentes auxiliares para preparar mingau. E o modelo de 10 litros será um excelente auxiliar no preparo de conservas, além das geleias preferidas de todos.
Cuidados com vasos de fundo duplo
Em geral, esses produtos são despretensiosos, mas há uma série de regras que é melhor seguir se você quiser que eles durem muito tempo. Dessa forma você pode estender suas propriedades e preservar suas características.
Na hora de cozinhar, é melhor usar espátulas de plástico ou silicone. Isso preservará a integridade da superfície e não danificará o revestimento. Não utilize esponjas duras na limpeza, pois isso só danificará o aparelho e removerá a camada antiaderente. Use esponjas macias e detergentes comuns.
Se possível, certifique-se de que o diâmetro do fundo da panela seja o mesmo do queimador. Tente não recorrer ao uso de fogo grande, a menos que seja absolutamente necessário. Para esse tipo de design de fundo, um nível de chama baixo a médio será suficiente.
Se, por algum motivo, você acabar com comida queimada, para se livrar dela sem danificar a louça, basta fazer uma solução à base de água e detergente. Após 10 minutos, o resíduo pode ser facilmente lavado com uma esponja simples.
Para evitar danos ao aparelho, certifique-se de que as paredes não fiquem expostas à pressão da chama. A chama deve aquecer apenas o fundo da panela.
Em geral, podemos dizer que um eletrodoméstico tão útil deve estar no arsenal de toda dona de casa. Essas panelas economizam tempo de cozimento e a comida fica com um sabor incrível. Além de tudo isso, também é útil. Esses modelos se tornarão seus assistentes na economia de recursos e dinheiro. Você poderá preparar verdadeiras obras-primas culinárias. Você e sua família vão se deliciar com pratos deliciosos todos os dias. Cozinhar trará verdadeira alegria.