A frigideira é considerada, com razão, um dos utensílios de cozinha mais populares. Eles fritam, cozinham e, às vezes, assam ou tostam algo delicioso nele. É ele que se torna um auxiliar indispensável para preparar ovos mexidos simples, bem como para deliciosos estrogonofes de carne ou risotos. E muitas vezes a qualidade dos pratos e o humor da anfitriã durante o processo de trabalho dependem do revestimento.
Contente
Para que serve o revestimento antiaderente?
Hoje em dia, cozinhar em casa não é mais uma necessidade. Você será alimentado deliciosamente tanto no restaurante quanto no seu café favorito. O processo de preparar refeições caseiras é uma ótima oportunidade para expressar seus sentimentos aos seus entes queridos, agradá-los e aproveitar o processo de cozimento. É por isso que escolher a frigideira certa com um revestimento de qualidade é de suma importância.
É raro encontrar uma frigideira sem revestimento antiaderente hoje em dia. As vantagens da camada antiaderente são óbvias:
- Evita que os alimentos queimem ou grudem. E mesmo que sua obra-prima esteja um pouco cozida demais, ela não deixará marcas na superfície;
- Ao fritar ou cozinhar, você não precisa de muito óleo;
- Esta frigideira é muito fácil de limpar.
Aliás, o revestimento antiaderente é aplicado não apenas na superfície interna da frigideira, mas também na externa. Isso facilita o cuidado com os utensílios de cozinha e ajuda a manter uma aparência decente por muito tempo.
Talvez o único material que não precisa de uma camada antiaderente seja o ferro fundido. Mas panelas de ferro fundido são muito pesadas e inconvenientes para trabalhar, além de muito caras. Portanto, podemos seguramente chamá-los de exceção à regra e começar a escolher um revestimento decente.
Notemos desde já que é impossível dar uma resposta clara à pergunta: qual revestimento de frigideira é melhor. Muito depende de suas preferências pessoais, bem como dos pratos que você vai cozinhar.
Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de revestimentos
Infelizmente, não há uma única opção que não tenha uma falha. Portanto, quando você se familiarizar com os prós e contras, escolha um modelo cujas deficiências você possa aceitar mais facilmente. E as respostas para as perguntas: Para quais pratos você escolhe uma frigideira? Em que óleo você frita? E que tipo de fogão você tem? ajudará você a tomar a decisão certa.
Teflon
Este material é considerado o pioneiro da era dos revestimentos antiaderentes. Muitas donas de casa, por terem sido as primeiras a comprar uma frigideira dessas, ainda permanecem fiéis à sua escolha. Embora informações sobre os danos do Teflon tenham surgido há relativamente pouco tempo. Mas com o tempo descobrimos que isso não passava de maquinações dos concorrentes. Não há nenhum dano à saúde causado por esse tipo de revestimento. Uma fina camada de Teflon é aplicada no fundo e nas laterais da panela, transformando o processo de cozimento em um verdadeiro prazer.
Vantagens do Teflon:
- Preço razoável;
- Facilidade de operação;
- Amplas configurações de aplicação de camadas especiais;
- Altas características técnicas da camada antiaderente.
Imperfeições:
- Para usar o Teflon com segurança, é importante monitorar as condições de temperatura. Aquecimento acima de 200 graus ameaça o aparecimento de vapores nocivos;
- Não é possível cozinhar sem óleo em uma frigideira assim, você ainda terá que adicionar um pouco;
- Arranhado facilmente;
- A superfície danificada não é adequada para uso posterior;
- Evite mudanças bruscas de temperatura (por exemplo, despejar água fria em uma frigideira quente).
Segundo donas de casa experientes, uma frigideira de Teflon não é a melhor opção para fritar carne, mas panquecas ou ovos mexidos ficam muito bons nela.
Revestimento cerâmico
Infelizmente, apesar do nome, não há nada de “cerâmico” neste revestimento. Mas essa frigideira é ecologicamente correta e não causa danos à saúde, mesmo com o uso diário. O revestimento é composto de areia, argila e pedra. Não emite nenhuma substância nociva quando aquecido.
Durante o processo de produção, a camada antiaderente é aplicada usando dois métodos:
- Pulverização;
- Rolando.
A camada aplicada por pulverização é mais durável e confiável. É usado para panelas prontas. E a camada de rolamento cobre uma folha de metal, da qual os utensílios de cozinha são posteriormente feitos.
Vantagens da cerâmica:
- Suporta temperaturas mais altas (até 450 graus Celsius);
- Resistente a arranhões e pequenos danos;
- Esses utensílios de cozinha são fáceis de usar, pois nada gruda na superfície durante o cozimento;
- Em comparação com o revestimento de Teflon, é necessário menos óleo para fritar.
Contras:
- Uma frigideira de cerâmica de qualidade de uma marca conhecida custará uma bela grana; não é um prazer barato;
- Objetos metálicos (facas ou espátulas) causam danos irreparáveis a tais pratos;
- Não é recomendado deixar de molho com produtos químicos, lave a panela imediatamente após o cozimento;
- Como principal ferramenta para lavar o revestimento cerâmico, utilize uma esponja macia. Esqueça esponjas de metal e abrasivos.
Pedra, granito e mármore
Acontece que esses materiais são usados não apenas na oficina do escultor, mas também para revestir utensílios de cozinha. É claro que estamos falando de uma tecnologia especial para aplicar um determinado revestimento em objetos feitos de diferentes metais (incluindo alumínio). Segundo especialistas no assunto, não é preciso focar muito no material (mármore ou granito); via de regra, tais “habitantes” da cozinha têm a mesma composição. Uma camada composta especial, constituída de polímero e lascas de mármore, é aplicada no fundo e nas paredes da frigideira. Este revestimento é ecológico, pois não contém fluoropolímeros.
Externamente, é difícil confundir uma frigideira de mármore com suas outras “parentes”: ela tem uma cor escura e pequenas inclusões claras. Os fabricantes prometem que esse item será usado por quase sempre e nem sequer proíbem o uso de garfos, facas ou espátulas de metal para misturar alimentos. Eles alegam que não causará nenhum dano. Mas a espessura do fundo e das paredes desempenha um papel importante: quanto mais grossas as paredes e o fundo, maior a qualidade e a confiabilidade da frigideira em suas mãos, pois isso indica um maior número de camadas de revestimento especial.
Vantagens:
- Resistência a danos mecânicos;
- Aquecimento uniforme e rápido da frigideira;
- Retenção de calor duradoura;
- Você pode fritar carne sem adicionar óleo;
- O período de operação ativa é de dois anos ou mais.
Imperfeições:
- Alto custo;
- Intolerância a agentes de limpeza abrasivos;
- Fragilidade (quedas e impactos danificam seriamente a panela);
- Alguns modelos de mármore não podem ser lavados na máquina de lavar louça.
Revestimento de titânio
Alguém exclamará alegremente: “Aqui está, a máquina de movimento perpétuo da cozinha!”, e estará enganado. Existem tantos mitos e lendas em torno do revestimento antiaderente de titânio que às vezes até os próprios fabricantes acreditam nas propriedades únicas de suas “criações”.
Para ser justo, deve-se notar que o teor de titânio neste revestimento é muito pequeno. Claro, isso contribui para a força e resistência das panelas a arranhões e pequenos danos. A vida útil média de uma frigideira com esse revestimento antiaderente não é nem mais nem menos que 25 anos, o que, você deve concordar, é muito bom. E você não precisa se preocupar que a comida adquira algum tipo de cheiro ou sabor durante o cozimento.
Este revestimento é absolutamente seguro, o material não oxida. Isso significa que não importa o que você cozinhe: peixe, vegetais ou carne, o prato ficará delicioso. Mas você terá que pagar pela durabilidade, confiabilidade e respeito ao meio ambiente da frigideira. Esses espécimes são muito mais caros do que os de mármore ou cerâmica.
O que procurar ao comprar
Se seu objetivo é comprar uma frigideira para um longo período de tempo, e não para alguns jantares, escolha sua opção com cuidado.
- É melhor comprar um modelo de uma marca conhecida e comprovada;
- Verifique se a superfície é lisa e livre de saliências ou saliências. Uma superfície irregular indica uma aplicação de baixa qualidade da camada antiaderente;
- Dê preferência ao tipo de frigideira com cabo substituível. Esta é uma opção mais versátil;
- Vale a pena comprar a tampa imediatamente e verificar o aperto do encaixe. Quanto mais denso, melhor;
- Uma boa frigideira tem um peso impressionante e um fundo grosso;
- Ao comprar, verifique com o vendedor a presença do certificado. Produtos certificados geralmente são de qualidade superior;
- Se você encontrar arranhões ou danos, mesmo que sejam quase imperceptíveis, na superfície, é melhor recusar a compra. Não há garantia de que uma pequena falha não se transforme em um defeito sério após a primeira fritura.
Marcas mais populares
Ao fazer sua escolha, guie-se por suas próprias preferências e avaliações dos utensílios de cozinha que você já comprou. Em particular, as seguintes empresas que oferecem frigideiras antiaderentes estão em alta demanda:
- O Teflon é um verdadeiro veterano no mercado. Somente produtos de alta qualidade e uma ampla variedade;
- "Neva-metall" é uma marca relativamente nova, mas já conquistou a confiança dos clientes;
- Bergner – frigideiras de cerâmica de alta qualidade a preços razoáveis;
- Gipfel – frigideiras de mármore e granito. Os novos modelos também contam com fundo de indução. De fato, a empresa acompanha os tempos;
- De Buyer Mineral B Element – frigideiras seguras e confiáveis;
- "Biol" é a escolha certa para os apreciadores de panelas de ferro fundido.
Uma ampla variedade de revestimentos antiaderentes diferentes garante a escolha certa para você. Além disso, o processo em si certamente se tornará agradável e criativo. E seguir rigorosamente as instruções certamente prolongará a vida útil da frigideira e ajudará você a deliciar seus entes queridos com obras-primas culinárias por muito tempo.