É “criminoso” beber conhaques das categorias Extra Velho e Grande Reserva em copos de shot comuns. Os apreciadores da bebida forte atirarão pedras nos aventureiros que decidirem ignorar tradições centenárias. Para se juntar à sociedade fechada dos gourmets, escolha os copos certos. Apreciando os tons do buquê aromático e observando o sol através do copo, você será aceito como um dos verdadeiros fãs da bebida alcoólica.

Contente
Como deve ser uma taça de conhaque?
O formato, o tamanho, o volume e o material do qual o copo é feito – tudo isso afeta o sabor e as qualidades aromáticas da bebida. É bebido em temperatura ambiente e o copo é aquecido com as mãos.

O calor permite que as 3 “ondas” de distribuição do aroma sejam reveladas.
- O primeiro é sentido a uma curta distância do vidro.
Neste caso, o copo cheio exala leves notas de baunilha.
- A segunda “onda” revela toda a paleta do destilado.
Notas frutadas e florais dominam aqui. Ao inalar o aroma, você pode sentir o cheiro de nozes, café, rosas, tília, violeta e damasco.
- A "onda" final é chamada de aroma do envelhecimento.
Aqui há uma tonalidade complexa, na qual prevalecem notas amadeiradas, especiadas e resinosas. Os sommeliers franceses falam sobre 54 principais tons de aroma que os conhaques têm.

Para que o buquê se abra completamente, o copo deve ter:
- área ampla da tigela;
- topo cônico cônico;
- perna confortável.
Eles produzem taças de vidro e cristal para conhaque. Vidro de parede fina e cristal de rocha são usados para produzir copos de vidro. O primeiro é um material sintético, e o segundo é natural.
A principal vantagem dos utensílios de vidro é que eles transferem bem o calor das mãos para o conteúdo. Mas os copos de vidro quebram facilmente, têm uma estrutura irregular e ficam turvos com o tempo.
O cristal não tem tanta condutividade térmica, mas é muito mais forte, mais transparente e mais apresentável. O copo de cristal parece ter sido criado para bebidas de elite. Os fabricantes produzem conjuntos exclusivos, incrustados com pedras semipreciosas, decorados com impressões douradas e padrões coloridos.
De acordo com a etiqueta, os copos para beber permitem:
- abrir o buquê completamente;
- experimente a diversidade de sabores;
- considere a saturação da cor.
O principal requisito para uma taça de vinho é a facilidade de uso. Ele deve caber confortavelmente na palma da sua mão. O volume ideal varia de 125 a 150 ml, mas copos maiores de até 800 ml são usados para degustações.
Importante! Existe uma regra tácita: quanto mais tempo a bebida envelhece, maior deve ser o tamanho do copo. Em um recipiente grande, a bebida libera seu aroma mais rápido, mas não permite que ele evapore no ar.
Quais são os formatos de taças e taças para conhaque?
A bebida forte pertence à categoria de conhaque. Por isso, o conhaque é frequentemente servido em copos que não são feitos para ele. Os seguintes tipos pertencem a copos de conhaque e copos de shot:
- taça;
- tulipa;
- oscilação;
- vidro com um cachimbo;
- vidro em forma de gota.
Observe! Cada uma das espécies listadas tem uma perna. Ao contrário de seu parente, o brandy, o conhaque não é servido em copos de shot ou taças similares.
Muitas pessoas confundem um copo com um copo de shot. Todo mundo pensa que esses são dois nomes para o mesmo navio, mas não é bem assim. Um copo de shot é um pequeno recipiente com uma haste, enquanto um copo de shot se assemelha a um copo de vidro na aparência.
Conhaques não podem ser servidos em copos Old Fashioned, Rocks ou Nosing. Todos esses tipos são indicados para consumo com outras bebidas alcoólicas fortes.
Coquetéis feitos com conhaques podem ser servidos em um copo alto. Um copo de conhaque difere de seus análogos em peso, espessura do fundo e formato. Em uma loja de porcelana você pode comprar copos redondos, retangulares, quadrados, ovais e triangulares. Muitas vezes seu volume varia de 150 a 300 ml.
Taça
O copo clássico para conhaque é a taça snifter. Este é o tipo de copo mais conhecido e difundido.
Design do copo:
- tigela esférica;
- pescoço cônico e estreito;
- perna curta;
- suporte amplo.
Graças ao formato redondo e ao topo cônico, o aroma é retido dentro do recipiente. O álcool não derrama de um copo virado. É confortável de segurar na mão: as paredes do copo tocam a palma da mão e a bebida esquenta rapidamente.
Fato interessante! O formato original da taça de vinho foi adotado para a produção de outros produtos. Hoje em dia, vasos, tigelas para doces, florários e aquários são produzidos em forma de taças.
O volume varia de 70 a 700 ml. Os porta-suprimentos para lembranças são produzidos com maior capacidade. Este tipo é indicado para beber e degustar com calma. O conhaque é despejado no fundo do copo, preenchendo cerca de ¼ do copo. Antes de experimentar, eles observam atentamente os tons âmbar-dourados do destilado, inalam o aroma e tomam o primeiro gole. Após sentir o gosto residual, você pode tomar outro gole e continuar bebendo a bebida com longos intervalos entre os goles.
Tulipa
O copo faz jus ao seu nome. Externamente, assemelha-se a um botão de flor em um caule fino.
Projeto:
- tigela com base arredondada;
- pescoço estreito;
- perna longa e fina;
- O tamanho do suporte corresponde ao diâmetro do braço.
Importante! Na terra natal do conhaque, eles preferem beber em copos de cristal com haste.
Ao contrário da crença popular, os franceses deram a palmeira à tulipa, não à taça. O cinema é o culpado de tudo. Na tela azul você pode ver outro mafioso, bebendo uma bebida forte em uma taça de conhaque.
A característica distintiva da tulipa é seu formato requintado, difícil de associar a um álcool forte e brutal. É utilizado para beber conhaques das seguintes categorias:
- Superior;
- VSOP – Very Superior Old Pale;
- VO – Muito Antigo;
- VVSOP – Very Very Superior Old Pale.
Esta marcação se refere ao álcool envelhecido por 3 a 5 anos. Essas bebidas jovens têm um aroma acentuado, que se reflete na impressão das qualidades do sabor. Graças ao gargalo expansível, o cheiro que entra no seu nariz desaparece rapidamente.
Vidro oscilante
O formato do wobble é idêntico ao do snifter. Este copo está sem haste. A tigela esférica é sustentada por uma saliência cônica pontiaguda. Wobble não tem uma posição estável, ele está constantemente de lado e rola como um tambor. Esta é sua principal característica distintiva, devido à qual o conteúdo se mistura com o ar.
Wobble é uma sensação e um choque no mundo dos padrões. Sua forma original é um destaque no consumo de álcool. Apesar de sua pequena capacidade, é adequado para um programa de shows e demonstração de bebidas alcoólicas caras.
farejadores de cachimbo
O formato bizarro deste copo parece mais um copo de souvenir que não é para beber bebidas. O design exclusivo aproveita o melhor de uma taça e de um narguilé.
O copo é uma taça clássica com um canudo fino e longo preso ao fundo. Ele também tem um formato de tigela redondo e esférico, um pescoço estreito e um pé baixo e pequeno no suporte.
Um copo de cachimbo, como também é chamado, permite separar claramente o aroma e o sabor da bebida. O degustador bebe o conteúdo do fundo do copo através de um canudo e então se inclina em direção ao gargalo para avaliar o aroma. Devido a isso, o cheiro do álcool não entorpece as papilas gustativas.
Graças a esse copo, você pode facilmente julgar a qualidade da bebida e formar uma opinião mais objetiva sobre ela.
Vidro em forma de gota
Não é costume servir conhaques de elite em copos desse tipo.
Óculos em formato de lágrima são frequentemente escolhidos por colecionadores. Eles são pequenos, quase minúsculos para os padrões de um sommelier. O volume não excede 50 ml.
Este tipo de copo é feito principalmente de cristal. O preço de um conjunto de taças de conhaque é bem alto. Eles chegam ao mercado em edições limitadas ou são produzidos sob encomenda. Eles são decorados com lapidações de designer, douramento, pedras preciosas e semipreciosas.
Não se esqueça de que beber uma bebida nobre em copos comuns é equivalente a uma blasfêmia. Escolha quais taças de conhaque você gostaria de usar para experimentar a garrafa aberta. Talvez seja uma taça, como uma homenagem aos clássicos, ou uma tulipa. Ou talvez você goste de óculos exclusivos, como os wobble ou os tubulares. Amantes de vidro e colecionadores de peças de cristal complexas apreciarão esses copos de presente em formato de lágrima, que são impossíveis de encontrar em produção em massa.
O que é correto - um copo de "conhaque" ou "cognac"?
De acordo com o trabalho linguístico de Ditmar Elyashevich Rosenthal, duas formas de uso da palavra “conhaque” no caso genitivo são permitidas. Ambas as terminações -a e -u são apropriadas.
Ao usar um substantivo com significado material, eles dizem “um copo de conhaque”. Neste caso, a palavra "vidro" indica quantidade.
A palavra "conhaque" também é usada na linguagem coloquial quando não há uma quantidade específica. Por exemplo: "Que tal tomarmos um conhaque?"
Mas se tivéssemos que caracterizar a bebida com qualquer adjetivo, a expressão apropriada seria “um copo de conhaque”. Por exemplo, um copo de conhaque forte, mas não um copo de conhaque forte.
O que é servido com conhaque?
A bebida forte geralmente é consumida com vários produtos obtidos na mesma região onde as uvas foram cultivadas. A principal função dos petiscos é suavizar o sabor e atenuar o amargor da bebida nobre.
Os lanches populares incluem:
- queijos;
- sobremesas e doces;
- chocolate escuro;
- carne de aves rosa;
- sucos;
- café;
- frutas exóticas.
Não sabe o que escolher? Siga a regra dos três "C": Chocolate-Café-Charuto. Este conjunto de petiscos permitirá que você experimente o papel de um sommelier experiente. Chocolate amargo, café preto e um charuto são petiscos populares que realçam o sabor do conhaque de elite.
Conclusão
A arte de "beber" é um mundo no qual é fácil se perder. Usar o copo certo ajudará você a sentir o aroma e o sabor da sua bebida alcoólica.
Eu realmente aprecio esta bebida, o conhaque, mas para entendê-lo, é preciso revelar sua essência, MAS nesta bebida, direi logo, um ingrediente interfere: o álcool. Evaporá-la mexendo não é a percepção dela (da bebida). Inicialmente, o álcool deve ser parcialmente evaporado para que seja possível inalar completamente todo o aroma da bebida.